Chocobo GP [NSW] - Correr Atrás da Nostalgia



Os jogos de corridas de Karts conseguem trazer à tona o melhor e o pior de cada um de nós! Existindo claramente uma ténue linha entre o divertimento e frustração, é uma experiência que consegue frequentemente levar-nos aos limites do entretenimento.

Mais de uma década passada desde o lançamento do obscuro jogo de karts de Final Fantasy para a PlayStation 1, Chocobo Racing, eis que surge um sucessor espiritual (ou nem tanto) deste título à muito tempo esquecido (pelo menos assim aparentava!). Desta vez a SquareEnix decidiu apostar o lançamento numa plataforma mais alternativa, a Nintendo Switch. É sobre esta decisão que iniciamos esta análise!




O nosso tempo passado com Chocobo GP revelou-o como uma experiência sólida (ainda que com diversos entraves que abordaremos de seguida). Tudo o que experimentamos apresentou algum interesse e se tivesse sido lançado em qualquer outra plataforma, teria pelo menos dado aos jogadores um novo título de corridas de karts sem a preocupação de bater de frente com o campeão reinante do género. É verdade, as comparações com Mario Kart são impossíveis de não realizar e depois de experimentar Chocobo GP, ficamos na dúvida se a SquareEnix realizou a aposta mais correcta. Fundamentalmente, temos grandes reservas que alguém passará muito tempo neste título, considerando a existência de uma alternativa claramente superior e que conta com uma plano de expansão para os próximos dois anos. Como tal, é provável que quem o venha a jogar mais a sério seja, à semelhança de nós, fã da série Final Fantasy.

Não obstante, é nesta mesma associação ao nome de Final Fantasy que o jogo consegue mais brilhar. Contando com um modo história repetitivo, mas associado a uma escrita perspicaz e cativante, somos presenteados com um conjunto de personagens icónicos e imediatamente identificáveis dos diversos títulos da série. A sua caracterização está cativante o suficiente e devidamente adequada à personalidade dos títulos originais, revelando-se assim um ponto positivo das características do título. O modo de história é bastante simples e curto, mas ajuda os jogadores a dominar as mecânicas principais de controlo dos karts e navegação nos cenários.



E já que estamos no tópico dos cenários, não podemos deixar de abordar um pouco a sua caracterização. Comparativamente a Mario Kart, não existem muitos, somente 9, ainda que cada tenha dois a quatro layouts bem distintos. Ainda assim, estes encontram-se devidamente caracterizados, possivelmente uns pontos abaixo na sua modelação e definição de mecânicas. Queremos com isto afirmar que, na globalidade, as pistas tenderão a ser bem mais curtas, com menos mecânicas de utilização e menos obstáculos. Isto resulta em corridas mais curtas e intensas onde a balança sorte versus habilidade tende a desequilibrar-se mais do que o desejado.

Efectivamente, um dos aspectos essenciais e que tem mantido Mario Kart na ribalta (para alem do design interessante das suas pistas) é conseguir balancear perfeitamente a recompensa que recebemos por sermos os jogadores mais habilidosos…mesmo no meio do caos de uma corrida. Em alternativa, se formos jogadores menos hábeis, Mario Kart consegue eficazmente manter-nos na corrida e dar uma sensação de possível vitória. Em Chocobo GP, este equilíbrio não é notório e os mecanismos que o estúdio incluiu na jogabilidade não são suficientes para nivelar a experiência.

A jogabilidade de Chocobo GP é, na sua vasta maioria, tradicional e remetente a títulos do mesmo género: A para acelerar, Botão R para drift/saltar e botão L para usar itens. Adicionalmente, existe uma habilidade especial para cada personagem accionada com o ZL ou Y, que serviria (supostamente) para dar mais hipótese aos jogadores mais atrasados. Infelizmente a opção não é suficiente e a inclusão de um item que cria portais entre várias partes da pista (que supostamente nos catapultaria para a frente da corrida), também pode ser usada por outros corredores. Estes factores criam um sentimento de “impossibilidade de ainda chegar à frente”, recorrente, frustrante e que eventualmente tende a reduzir a qualidade da experiência no seu global.



Outro aspecto que também não ajuda é o pouco impacto que a escolha dos veículos/personagens tem na prestação global da corrida. Após algumas horas de jogo, rapidamente apercebemo-nos que o mais importante é saber potenciar o boost dos drifts e saltos em prol de um veiculo mais rápido.

Não obstante, o título conta com alguns aspectos positivos no que se refere à jogabilidade, em particular os itens que apanhamos espalhados pela pista (Magicites). Em Choco GP podemos, não apenas segurar três Magicites diferentes a qualquer momento, como também agrupar três do mesmo tipo de Magicite para fortalecê-los ainda mais. Por exemplo, o Fire Magicite pode-se tornar Fira, ou Firaga se apanharmos dois ou três Magicites de Fogo (respectivamente).

Um dos melhores aspectos de toda a experiência é a sua banda sonora, contando com faixas reformuladas de icónicas melodias de Final Fantasy. Desde o recorrente Chocobo Theme a Melodies of Life de Final Fantasy IX, a banda sonora está excelente e verdadeiramente memorável para qualquer um que tenha jogado os títulos originais. Poder correr em algumas das reconhecidas localizações dos títulos da série, enquanto ouvindo estas musicas, é sempre remanescente das experiencias que associamos a eles, potenciando o efeito de nostalgia positiva.



Abordando um pouco a questão dos modos de jogo, em Chocobo GP, contamos com cinco modos diferenciados: Chocobo GP; Multiplayer; Story; Time Attack; Series Races. O jogo, certamente, poderia beneficiar de alguns modos diferenciados, à semelhança de títulos como Mario Kart ou Sonic Racing, mas considerando a proposta introduzida, digamos terem sido considerados os modos essenciais para um jogo do género.

Destacamos principalmente e pela positiva o Chocobo GP, um modo online por eliminatória, onde o jogador terá de ficar nos 4 primeiros lugares para passar à ronda seguinte (na ronda final é determinado o vencedor). Neste modo é onde iremos ganhar pontos para subir níveis no passe de temporada e ganhar autocolantes, personagens ou itens novos.

De igual forma, destacamos a Series Races, caracterizadas como as típicas taças single player, onde o jogador irá correr em quatro pistas e receber uma taça no final. Os demais modos são exactamente o que transmitem pelo seu nome: Um modo de história; Um modo multijogador e um modo contra-relógio.



Por fim, não podemos deixar de mencionar as transacções dentro do jogo. Chocobo GP conta com uma versão LITE que poderão fazer o download gratuitamente na eshop. Como tal, as suas receitas são conseguidas através de compras dentro do jogo. Durante o modo de história somos apresentados a uma saudável quantidade de personagens e respectivos veículos. Nomeadamente somos presenteados com 23 personagens, algumas das quais bastante icónicas dentro da série Final Fantasy. Estamos a falar de Cid, Vivi, Shiva, Ifrit, Steiner, Terra ou mesmo o próprio Chocobo. As demais são personagens de menor, o que indica que os grandes pesos pesados da série somente serão desbloqueados por micro transacção ou algum possível evento especial. 

Actualmente somente estão disponíveis para desbloquear Squall (Final Fantasy VIII) e Cloud (Final Fantasy VII), ambos parte do passe de temporada. Teremos de jogar o modo Chocobo GP para ir subindo de nível e desbloqueá-los. Isto leva a personagens como Sephiroth, Aeris, Zidane ou Tidus somente estarão disponíveis mediante uma PayWall, algo que os fãs poderão não ficarão satisfeitos.





Conclusões

Chocobo GP é um divertido jogo de corridas de kart, no qual poderemos facilmente passar algum tempo, mas no final das contas não consegue introduzir nada de inovador no género. A verdade é que a maioria dos jogadores (inclusive nós), irão investir algum tempo neste título, simplesmente por adorarem Final Fantasy. No final, é seguro afirmar que Chocobo GP é uma experiencia que não supera outros títulos do género, mas se os jogadores entrarem mentalizados das suas limitações e daquilo que é actualmente, poderão aproveitar uma boa dose de diversão.



O melhor:

  • Divertido e óptimo potencial para crescer;
  • Cenários bastante cativantes, em localizações bem reconhecidas pelos fãs.
  • Banda sonora, verdadeiramente fenomenal
  • História com personagens cativantes e bem escrita…


O pior:

  • …ainda que demasiado simplicista e curta.
  • Alguns dos melhores personagens presos a passes de época;
  • Dificuldade desequilibrada.



Pontuação do GameForces: 7/10



Título: Chobobo GP
Desenvolvedora: Square Enix
Publicadora: Square Enix
Ano: 2022



Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo, através de um código para a Nintendo Switch gentilmente cedido pela Nintendo.

Chocobo GP [NSW] - Correr Atrás da Nostalgia Chocobo GP [NSW] - Correr Atrás da Nostalgia Reviewed by Carlos Silva on abril 07, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.