Notícias PlayStation da Semana – 22 Jan. 2022

Activision Blizzard Adquirida Pela Microsoft, Mas Jogos Podem Continuar a Chegar à PlayStation (via news.xbox.com; wsj.com; & twitter.com)
 
A maior notícia desta semana prendeu-se pela aquisição da gigante editora Activision Blizzard e todas as suas produtoras por parte da Microsoft. No entanto, Phil Spencer, agora CEO da Microsoft Gaming deu algumas indicações de que os jogos desta editora poderão continuar a ser lançados nas consolas PlayStation.

“Como equipa, estamos numa missão para estender a comunidade e a alegria de jogar até toda a gente no planeta. (…) Na procura de realizar essa missão, é com um entusiasmo incrível que anunciamos que a Microsoft chegou a acordo para adquirir a Activision Blizzard,” começa a publicação de Spencer que abalou toda a indústria esta semana. Esta aquisição significa que a Microsoft passará a ser detentora de aclamados franchises como Call of Duty, Crash Bandicoot, OverwatchWarcraft ou Diablo.
 
Muitos jogadores estarão a perguntar-se se alguns destes jogos que tanto sucesso têm na PlayStation continuarão a chegar às consolas da gigante japonesa. Neste sentido, a própria publicação contém uma pista, já que num dos últimos parágrafos se pode ler: “Os jogos da Activision Blizzard são apreciados numa grande variedade de plataformas e planeamos continuar a suportar essas comunidades daqui para a frente.”
 
Numa primeira reação a toda esta situação, a Sony deu uma resposta curta: “Esperamos que a Microsoft continue a cumprir com os acordos contratualizados e que continue a assegurar que os jogos da Activision são multiplataforma.” De recordar que, quando a Microsoft adquiriu a Bethesda, já haviam sido anunciados dois jogos das suas equipas como exclusivos temporários da PlayStation 5 – Deathloop e Ghostwire: Tokyo -, e que a empresa americana tem cumprido com esses acordos.
 
Na sequência de tudo isto, foi Phil Spencer a ter a última palavra sobre o assunto. Recorrendo à sua conta pessoal no Twitter, o chefe da Xbox escreveu o seguinte: “Tivemos boas chamadas com os líderes da Sony esta semana. Confirmei a nossa intenção de honrar todos os acordos existentes após a nossa aquisição da Activision Blizzard e o nosso desejo de manter Call of Duty na PlayStation,” pode ler-se na sua publicação. “A Sony é uma parte importante da nossa indústria, e valorizamos a nossa relação,” remata Spencer.
 
Assim, há algumas indicações de que novos jogos da Activion Blizzard e de toda a sua família de produtoras poderão continuar a chegar às consolas PlayStation. No entanto, há que ressalvar que todo o fraseamento de Phil Spencer abre a porta a alguma ambiguidade, havendo muita incerteza se o chefe da Xbox se refere apenas à manutenção de jogos e serviços já presentes na PlayStation (por exemplo, Call of Duty: Warzone). De recordar que isto foi o que aconteceu com a Bethesda, onde jogos como Starfield ou The Elder Scrolls VI foram confirmados como exclusivos Xbox apesar de terem sido anunciados antes da aquisição da editora. 

É cedo para tirar conclusões, e apenas o tempo dirá se os jogadores PlayStation deixarão de poder jogar novos Call of Duty ou até títulos tão ligados à história das consolas da Sony como Crash Bandicoot ou Spyro the Dragon.
 

Sony Reafirma 2022 Como Ano de Lançamento Para Vários Jogos de Elevado Interesse (via playstation.com)
 
A Sony lançou no site oficial da PlayStation uma publicação onde destaca 22 jogos a caminho da PlayStation 4 e/ou da PlayStation 5 em 2022. Nesta publicação, podemos encontrar afirmações claras da chegada de alguns dos títulos mais aguardados no decorrer deste ano, ajudando a dissipar eventuais dúvidas.
 
Entre exclusivos com datas já definidas, como Horizon Forbidden West, Uncharted: Legacy of Thieves Collection ou Gran Turismo 7, podemos encontrar outros exclusivos cujo lançamento em 2022 sai daqui reiterado. Embora a publicação não adiante datas concretas, encontramos na mesma uma reafirmação de que God of War: Ragnarök e Ghostwire: Tokyo chegarão mesmo este ano.
 
O mesmo acontece com jogos de produtoras externas parceiras da PlayStation, maiores e mais pequenas. Entre jogos com datas de lançamento para breve, como Elden Ring, Dying Light 2 ou Sifu, podemos encontrar reiterado o lançamento para este ano de títulos tão aguardados como Suicide Squad: Kill the Justice League, Gotham Knights, The Lord of the Rings: Gollum, Oxenfree II: Lost Signal, Salt and Sacrifice ou Little Devil Inside.
 
Deste modo, a própria PlayStation ajuda a confirmar 2022 como o ano de lançamento para vários títulos com muita expectativa associada, reforçando a ideia de que este será um grande ano para os fãs de videojogos, como afirmamos no nosso próprio artigo dos jogos mais aguardados para 2022. O primeiro grande lançamento do ano será Uncharted: Legacy of Thieves Collection para a PlayStation 5, já no dia 28 de janeiro.
 

Anunciado Evento de Celebração dos 20 Anos da Série Kingdom Hearts (via twitter.com)
 
A aclamada série da Square Enix que mistura os mundos da Disney com vários de JRPGs, Kingdom Hearts celebrará este ano o seu 20º aniversário. Como tal, foi anunciado um evento de celebração da ocasião para abril deste ano.
 
Este evento foi anunciado através da conta oficial da série no Twitter. “No dia 10 de abril realizaremos um evento do 20º aniversário de Kingdom Hearts em Tóquio,” começa a mensagem. “Começaremos as celebrações do 20º aniversário com um miniconcerto, uma conversa e uma sessão de perguntas e respostas com a equipa de produção, uma exibição e muito mais. Um vídeo do evento será disponibilizado numa data posterior.”
 
Embora nada nesse sentido tenha sido indicado, este anúncio gerou muita especulação acerca da possibilidade de novidades acerca de potenciais futuros jogos na série. Mas para já, apenas sabemos que este evento será a celebração de toda a série Kingdom Hearts à qual os fãs quererão certamente assistir, e ficaremos atentos a quaisquer novidades que possam sair da mesma.
 
A série principal de Kingdom Hearts estreou-se nas consolas da Sony com lançamentos para a PlayStation 2 – Kingdom Hearts em 2002 e Kingdom Hearts 2 em 2005 -, e terminou, até ver, em 2019 com a chegada de Kingdom Hearts 3 à PlayStation 4, com vários spinoffs e aventuras complementares pelo meio. A celebração do 20º aniversário da série decorrerá em Tóquio no dia 10 de abril, não havendo ainda uma data na qual os fãs ocidentais poderão assistir à mesma.
 

Revelada Data de Lançamento de Shadow Warrior 3 (via store.playstation.com)
 
O frenético, violento e bem-humorado shooter na primeira pessoa da Flying Wild Hog parece finalmente ter visto a sua data de lançamento na PS4 confirmada. Shadow Warrior 3 deverá chegar no dia 1 de março deste ano.
 
Esta informação não nos chega através de qualquer anúncio por parte da editora Devolver Digital, mas antes através da própria PS Store. Na loja digital da PlayStation podemos encontrar Shadow Warrior 3 atualmente disponível para pré-reserva por €49,99, com a indicação do dia 1 de março como a data de lançamento do jogo. Adicionalmente, esta página refere quais os bónus de pré-reserva o jogo – as versões completas dos primeiros dois jogos Shadow Warrior, bem como uma skin de katana de edição limitada para o novo jogo.
 
Assim, ficamos a saber que a nova aventura louca de Lo Wang, que o levará a tentar recapturar um dragão ancestral que se libertou da sua prisão eterna, chegará muito brevemente à PlayStation 4.
 

The Artful Escape Anunciado Para a PS4 e PS5 (via twitter.com & youtube.com)
 
Um dos jogos independentes mais aclamados de 2021 vai chegar à PlayStation 4 e à PlayStation 5 em breve. Falamos de The Artful Escape, o jogo de aventura musical da Beethoven and Dinosaur e publicado pela Annapurna, que passará a ficar disponível no dia 25 de janeiro de 2022.
 
O anúncio foi feito através de uma curta mensagem na conta oficial da PlayStation no Twitter, onde se pode ler: “Arrasem, voem e dancem ao longo do multiverso na aventura musical psicadélica de The Artful Escape, que chega à PS5 e PS4 a 25 de janeiro.” Para acompanhar esta mensagem, um curto trailer foi publicado no canal oficial da PlayStation no YouTube, onde se destaca o louvor da crítica ao jogo e onde podemos ver um pouco da ação psicadélica em torno do protagonista adolescente e guitarrista prodigioso.
 
Assim, esta louca e colorida aventura, que conta com um elenco de luxo ao incluir os trabalhos de voz de Michael Johnston, Caroline Kinley, Lena Headey, Jason Schwartzman, Mark Strong, e Carl Weathers, chegará finalmente à PlayStation. The Artful Escape ficará disponível para a PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 25 de janeiro.
 

Data de Lançamento de Monster Crown Confirmada Pela Soedesco (via twitter.com)
 
Depois de ver a sua data de lançamento adiada à última hora, a editora Soedesco anunciou quando Monster Crown chegará à PlayStation 4. Este RPG de coleção de monstros chega à consola da Sony no dia 22 de fevereiro.
 
Este anúncio foi levado a cabo pela editora na sua conta oficial no Twitter. “Finalmente, está *quase* cá! Monster Crown chegará à PS4 e Xbox One no dia 22 de fevereiro,” pode ler-se na mensagem. Na mesma, é ainda confirmado que Monster Crown chegará tanto em edição digital como física, portanto talvez seja possível encontrar o jogo à venda em disco nas lojas habituais depois da sua chegada.
 
Monster Crown é um jogo em 2D com um estilo gráfico pixelizado onde teremos de formar pactos com monstros e participar com os mesmos em combates por turnos. O jogo incluirá centenas de criaturas, mas o foco será na reprodução e criação de novas espécies em vez de simplesmente os encontrar e apanhar. O jogo chegará à PlayStation 4 no dia 22 de fevereiro deste ano.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Rainbow Six Extraction [PS4 & PS5] (Ubisoft) é a mais recente entrada na agora aclamada série de shooters táticos na primeira pessoa, que serve de spinoff de Rainbow Six Siege lançado em 2015. Em grupos de até três jogadores, temos que mergulhar em mapas infestados de seres alienígenas e ir cumprindo uma série de missões com objetivos gerados aleatoriamente. Com uma boa variedade de inimigos para enfrentar, um design que incentiva estilos de jogo mistos, uma jogabilidade de disparos impecável e várias mecânicas que dão um toque único a toda a experiência, este é mais um jogo que promete cativar os fãs do género durante muito tempo.
 
Windjammers 2 [PS4] (Dotemu) é um jogo de arcada competitivo de arremesso de discos, e a sequela do aclamadíssimo jogo originalmente lançado para a NEOGEO. No papel de uma das personagens retornadas ou novas, este é o regresso de um clássico de culto que apresenta mecânicas simples e compreender, mas desafiantes de dominar, que promete encantar igualmente novos jogadores e fãs do original. Com uma vertente artística vibrante e fantasticamente animada, uma banda sonora nostálgica e uma jogabilidade surpreendentemente profunda e estratégica, este é um título que jogadores com vários gostos quererão experimentar.
 
River City Girls [PS5] (WayForward) é um jogo de arcada beat ‘em up em 2D, e um spinoff moderno da lendária série Kunio-kun. No papel de Misako e Kyoko, teremos de combater ao longo das ruas de River City com o objetivo de salvarmos os nossos namorados, Kuni e Riki. Com mecânicas de combate gratificantes e recheadas de ação, a possibilidade de jogar a solo ou em cooperação com outro jogador, uma série de habilidades, itens e armas para utilizar em combate e uma direção audiovisual bastante cativante, os fãs deste género parecem ter aqui uma oferta extremamente apelativa.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 22 Jan. 2022 Notícias PlayStation da Semana – 22 Jan. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on janeiro 22, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.