Notícias PlayStation da Semana – 10 Nov. 2021

Lançado Novo Trailer de Jogabilidade de Elden Ring (via youtube.com)
 
A aclamada produtora From Software, responsável pela série Dark Souls e pelos títulos de sucesso Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice, lançou um vídeo onde apresentou a jogabilidade do seu próximo jogo, Elden Ring. O novo RPG de ação foi recentemente adiado, chegando à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 25 de fevereiro de 2022.

No total, foram mostrados cerca de 20 minutos de Elden Ring em ação. Foi mostrado uma ampla secção do mundo aberto, onde o Tarnished (a personagem jogável) monta o seu cavalo, corre pelo mundo e se cruza com inimigos. A primeira mecânica distintiva do jogo evidenciada prende-se com os locais de descanso – aqui chamados Sites of Grace -, que ao serem ativados emitem uma luz que nos guiará até ao próximo objetivo principal. Caber-nos-á escolher se queremos seguir essa luz ou ignorá-la para explorar.
 
Este mundo aberto encontra-se recheado de animais selvagens e criaturas grotescas que podem ser combatidas. Numa das partes da demonstração, vê-se o Tarnished a aproximar-se de um grupo de inimigos, até que surge um volumoso dragão que os aniquila, despoletando um combate contra o que parece ser um mini boss. Nesta sequência, é evidenciada a possibilidade de fugir de ataques ou de usar manobras quando estamos montados a cavalo. Quando a pé, as mecânicas de combate parecem assemelhar-se bastante às encontradas em Dark Souls, com esquivas, ataques e bloqueios a necessitarem de timing impecável.
 
Este parece, portanto, ser um mundo bastante dinâmico, dando a impressão de que este ataque por parte do dragão foi um evento algo espontâneo. Este dinamismo também se traduzirá na possibilidade de encontrar personagens pelo mundo que necessitam da nossa ajuda. 

Para facilitar a navegação pelo mundo de Elden Ring, teremos ao nosso dispor um mapa, que vai ficando mais completo à medida que colecionamos fragmentos do mesmo. Este vídeo mostra também a possibilidade de usarmos marcadores para assinalarmos locais relevantes, ou colocarmos faróis que nos ajudem a orientar enquanto exploramos.
 
Depois, foi evidenciado que Elden Ring terá um sistema de recolha de recursos e de construção de itens. Isto tornará a exploração cuidada ainda mais essencial, de modo que estejamos sempre preparados para obter as ferramentas necessárias para enfrentar bosses ou assaltar acampamentos de inimigos.
 

Foi durante a demonstração de um assalto destes que novas opções de ataque foram mostradas. Primeiro, vemos o Tarnished a baixar-se para andar mais sorrateiramente e atacar um inimigo silenciosamente, demonstrando a presença de mecânicas de furtividade. Depois, vemos o Tarnished a evocar espíritos para atacar um número de inimigos mais elevado, sendo explicado que existirão vários tipos de espíritos disponíveis para lançar em combate quando necessário. Isto não invalida a componente online, onde outros jogadores podem ser evocados para uma experiência cooperativa ou onde estes podem invadir o nosso mundo para uma experiência competitiva.
 
Outro aspeto mecânico relevante demonstrado ao longo do vídeo é a possibilidade de saltarmos. Tanto a pé como montados no cavalo, podemos saltar quando exploramos o mundo, não havendo o risco de sermos danificados caso caiamos de um precipício, uma vez que não haverá dano de queda – desde que se caia numa área jogável. A possibilidade de saltar também pode ser útil em combate, dando-nos uma maior variedade de opções de ataque ou de esquiva, podendo ser usado para deixar inimigos e bosses estonteados mais depressa.
 
O mundo de Elden Ring está também repleto de túmulos e masmorras exploráveis. Estas encontram-se repletas de inimigos e de armadilhas ambientais, podendo também conter vários tesouros ou bosses escondidos. Estes locais são relativamente complexos e podem ser explorados ou conquistados seguindo vários caminhos diferentes. Na demonstração, foi mostrada uma pequena sequência onde um baú se encontrava escondido por trás de uma parede ilusória, mecânica que surge aqui depois de introduzida nos títulos Souls.
 
Para terminar a apresentação, foi mostrada uma sequência mais longa onde o Tarnished chega a um local chamado Stormveil Castle. Este foi descrito como uma masmorra de grandes dimensões que se mistura perfeitamente com a região circundante. Nesta secção da demonstração vemos um pouco de tudo o mostrado até aqui – interações com NPCs, furtividade, combate com e sem espíritos ou o salto. No final, é mostrado um pouco do confronto contra um dos semideuses e principais bosses do jogo, Godrick the Golden.
 
Esta demonstração evidenciou ainda uma direção artística riquíssima em detalhes e com uma fantástica utilização de cor e de efeitos luminosos, sobretudo durante ataques mágicos e na variação da luminosidade quando dentro de masmorras. Também a direção sonora merece destaque, com os ruídos ambientais e de combate a apresentarem-se bastante imersivos, e com a música orquestral presente durante o combate com Godrick a parecer elevar o confronto.
 
Elden Ring chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no dia 25 de fevereiro de 2022, estando já disponível para pré-compra na PS Store.
 

Apresentadas as Máquinas de Horizon Forbidden West (via Last Lap)
 
A Sony Interactive Entertainment (SIE) lançou um artigo a promover o tão aguardado jogo de ação na terceira pessoa, Horizon Fobidden West. Trata-se de um artigo com a assinatura de Bo de Vries, chefe de comunidade da Guerrilla, no qual são abordadas as mudanças implementadas nas máquinas que a protagonista Aloy terá de enfrentar na sua nova aventura.
 
de Vries detalha que tem sido feito um extenso trabalho nas máquinas de Horizon Forbidden West, desde a sua conceção até ao elemento final do jogo, tendo sempre em mente o compromisso em criar um mundo autêntico. Nesta sequela, para além da presença de algumas das máquinas do jogo original (como o Watcher e o Snapmaw), foram criadas novas máquinas baseadas em dinossauros, mamutes e aves. Cada uma destas máquinas terá um comportamento único e o seu papel no mundo de Horizon, por forma a garantir a harmonia do ecossistema.
 
Foi explicado que as máquinas do novo Horizon Forbidden West serão mais hábeis, sendo que se poderão mover de diversas formas, como por exemplo saltar, nadar e agarrar-se às superfícies, e serão mais perigosas. No entanto, haverá várias formas de serem derrotadas que serão visíveis para o jogador através das texturas que mostram os pontos fracos ou os componentes interativos.
 
Por fim, foi explicado que o jogador poderá ainda perceber o comportamento das máquinas e prever os seus movimentos através do áudio, uma vez que terão sons específicos para determinadas ações, o que, na versão PlayStation 5 do jogo, será ainda mais preciso com o Áudio 3D. Com esta funcionalidade, será possível escutar o sussurrar da vegetação ao sabor do vento, os pássaros a esvoaçar e grandes máquinas mecânicas a nadar na água, à medida que se explora os vários ambientes.
 
Este é mais uma indicação do trabalho cuidado que aprece estar a ser colocado em Horizon Forbidden West. Este jogo chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 18 de fevereiro de 2022, estando já disponível para pré-compra.
 

Versão PS5 de The Persistance Agora Disponível Via Atualização da Oferta PS Plus (via pushsquare.com)
 
A versão PS4 de The Persistance, um dos jogos oferecidos via PS Plus no mês de novembro, pode agora ser atualizada gratuitamente. Isto significa que qualquer jogador que tenha descarregado este título poderá agora adquirir a versão PS5 do mesmo sem qualquer custo adicional.
 
A versão PS5 deste jogo, intitulada The Persistance: Enhanced, oferece melhorias no que toca à luminosidade e à interface de utilizador, incluindo ainda ray tracing e funcionalidades de feedback háptico com o DualSense. De referir que este é um jogo desenhado com VR em mente, mas pode ser jogado sem qualquer periférico de realidade virtual.
 
Assim, e no que é uma manobra pouco usual, será possível atualizar gratuitamente a versão de The Persistance oferecida via PS Plus. Isto sugere também que esta decisão dependerá mais dos produtores do que da própria Sony, depois de atualizações gratuitas não terem sido oferecidas para Final Fantasy VII Remake ou para Greedfall quando estes títulos foram disponibilizados através deste serviço.
 

Anunciada a Data de Chegada de Spider-Man a Marvel’s Avengers (via avengers.square-enix-games.com)
 
A Square Enix anunciou a próxima grande atualização de Marvel’s Avengers, que incluirá a chegada de Spider-Man às versões PS4 e PS5 do jogo. Esta será a atualização 2.2 do jogo, e chegará no próximo dia 30 de novembro.
 
Esta atualização trará muitas mudanças no jogo apresentado como um serviço contínuo, a maior das quais será exclusiva para os jogadores PlayStation, com a chegada do herói aracnídeo. Com Spider-Man, chega também o novo evento chamado “With Great Power,” que incluirá várias missões através das quais viveremos a história deste super-herói. A narrativa deste evento andará à volta do desafio que é para Peter Parker trabalhar com outros heróis enquanto mantém a sua identidade secreta, tendo de se juntar a Ms. Marvel e a Black Widow de modo a impedir a AIM de adquirir uma nova e perigosa tecnologia.
 
Esta atualização introduzirá ainda uma nova raid onde os jogadores poderão enfrentar o vilão Klaw, que está determinado em devastar Wakanda. Algumas mudanças de jogabilidade também serão introduzidas, com o aumento do nível de poder máximo para 175, a possibilidade de recolher várias vezes recompensas semanais para o mesmo herói, ou a possibilidade de reciclar equipamento de nível elevado para melhorar o equipamento em utilização.
 
Assim, fica confirmada a chegada de um dos super-heróis mais amados a Marvel’s Avengers, mais de um ano depois do lançamento do jogo. Marvel’s Avengers está atualmente disponível para a PS4 e PS5, e Spider-Man chegará ao jogo exclusivamente nestas plataformas no dia 30 de novembro deste ano.
 

Dois Jogos Metal Gear Solid Temporariamente Retirados da PS Now e PS Store (via konami.com)
 
A Konami deu conta de que dois amados jogos da série Metal Gear Solid foram temporariamente retirados da PS Store, bem como da PS Now. Trata-se das versões remasterizadas em HD de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e Metal Gear Solid 3: Snake Eater.
 
A editora afirma que esta decisão está relacionada com a renovação de licenças de algumas das cenas históricas presentes em ambos estes títulos. “Estamos atualmente a trabalhar para renovar as licenças de imagens históricas de arquivo usadas nos jogos, e, deste modo, decidimos suspender temporariamente a venda de Metal Gear Solid 2, Metal Gear Solid 3 e todos os produtos que incluem estes jogos das lojas digitais (…).”
 
Assim, as versões PS3 e PS Vita de Metal Gear Solid 2 e Metal Gear Solid 3, bem como a coleção HD que inclui ambos estes títulos, estão atualmente indisponíveis para aquisição nestas consolas. Metal Gear Solid HD Collection está também atualmente indisponível para jogar via streaming na PS Now. Esta será uma situação temporária, não havendo ainda qualquer indicação da normalização da disponibilidade destes títulos.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition [PS4 & PS5] (Rockstar Games) é a versão remasterizada e retrabalhada da lendária trilogia de jogos GTA originalmente lançada para a PlayStation 2. Este título permitir-nos-á regressar aos mundos abertos de Liberty City, Vice City e San Andreas, e reviver as aventuras dos criminosos Claude, Tommy e CJ. Com uma vertente visual melhorada, um sistema de luminosidade novo, várias melhorias técnicas implementadas e uma jogabilidade modernizada, este é um pacote recheado de conteúdo imperdível, tanto para novos jogadores como para fãs destes clássicos.
 
The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition [PS4 & PS5] (Bethesda Softworks) é mais uma versão remasterizada do aclamadíssimo RPG ocidental originalmente lançado em 2011. Descrita como a versão definitiva deste jogo, este novo pacote inclui toda a aventura original, os três DLCs originais, melhorias exclusivas para a nova geração de consolas e ainda inúmeros itens do Creation Club. Assim, este é uma nova oportunidade para os jogadores assumirem o papel do Dragonborn e derrotar o poderoso dragão Alduin, desempenhando um papel fundamental na guerra civil de Skyrim e participando uma enorme variedade de missões e atividades pelo caminho.
 
Jurassic World Evolution 2 [PS4 & PS5] (Frontier) é um simulador de construção e gestão de um parque temático à volta do franchise criado por Michael Crichton. Tentando expandir a fórmula de sucesso alcançada com o lançamento de 2018, este título apresenta uma nova história original que inclui várias personagens icónicas deste universo, uma maior variedade de dinossauros para incluir nos nossos parques, e uma jogabilidade aprofundada. Com vários modos de jogo, um maior leque de opções de construção do parque e de bioengenharia das criaturas pré-históricas, e uma vertente gráfica realista, os fãs destes géneros de jogos ou dos filmes Jurrassic Park e Jurassic World têm aqui uma oferta recheada de potencial.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 10 Nov. 2021 Notícias PlayStation da Semana – 10 Nov. 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on novembro 10, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.