[Análise] Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa [NSW]

 



Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa, desenvolvido e produzido pela editora portuguesa Nerd Monkeys, é uma adaptação do jogo com o mesmo nome mas que nos chega agora à  portátil Nintendo Switch.

Sendo do género “point and click” podemos ficar aqui um pouco duvidosos quanto a jogarmos este jogo em outra plataforma que não o PC. Mas para esse publico podemos afirmar o seguinte: “A adaptação está incrível quando usando um comando e ainda melhor quando podemos aproveitar o ecrã touch da nossa Switch”. Efectivamente o trabalho por parte da produtora é eximio na sua conversão para a plataforma da Nintendo.

Quando pensamos num Inspector e Robot vem-nos à ideia, muito provavelmente à vasta mairia dos leitores, nem mais nem menos que o grande Inspector Gadget. Mas nesta aventura, a mais portuguesa de que há memória, temos um inspector de seu nome Zé e um Robot que têm o sonho de pertencer a um circo mas tem medo de crianças. E digamos que poucas semelhanças, para além da vertente cómica, podem ser encontradas entre estes dois duos de inspectores!



O cenário deste jogo traz-nos a nossa linda cidade de Lisboa dos anos 80. Podemos também reviver ou visitar icónicas localizações como um salão de jogos, a ponte 25 de Abril com o seu belo rio Tejo, ou até mesmo uma casa de fados com música sempre condizente com o contexto em questão. E sim também estamos a incluir a casa de fados nesta última afirmação.

Se à primeira vista esta dupla não combina e parece que só poderão arranjar problemas, é porque a vossa intuição está correcta. Por um lado o Inspector Zé faz-nos lembrar o típico português dos anos 80, com as suas piadas brejeiras e falta de perspicácia com as pessoas. Pelo outro, temos o Robot Palhaço, que é uma máquina que nos guarda todos os itens encontrados na aventura num buraco negro situado dentro de si onde habita um monstro intergaláctico iconicamente chamado Joãozinho (novamente uma referência  a esta época) e que nos dá dicas e pistas sobre a aventura.



Toda a aventura anda à volta deste duo (dinâmico) que se junta para resolver um crime no Hotel Lisboa. Crime esse, um suicídio de um senhor de seu nome Love, com multiplas facadas nas costas. Sim, perceberam bem, um suicídio com facadas nas costas que somente revela o nível de ironia e comicidade que podem contar deste título!

A narrativa vai-se desenrolando á medida que vamos encontrando novas personagens e falando com as mesmas. De início iremos encontrar pistas que mais à frente poderemos usar para fazer interrogatórios que são dos mais divertidos que vi no mundo dos video jogos.

Nestes interrogatório podemos escolher que personagem vai fazer as questões, seja o Inspector ou o Robot e esse facto é determinante para a personalidade e tom das perguntas. Teremos também uma dinâmica de associação de perguntas a itens encontrados anteriormente fazendo assim com que consigamos respostas concretas.


Seguindo sempre esta fórmula, vamos avançando na nossa história e percebendo melhor todos os mistérios que nos vão aparecendo no caminho sendo eles da nossa narrativa principal ou “saidequestes”, como é descrito pelo querido Robot Palhaço.

Tanto a sonoridade como o aspecto visual deste jogo estão muito bem enquadrados com a época, sendo o segundo o que merece mais relevo. Com uma resolução nativa de 256x192 pixéis lembrando o velhino ZX Spectrum (o quão épico seria existir uma edição deste jogo, com uma versão para o Spectrum!).

Por fim de referir que quase todos os bugs que poderiam ser vislumbrados na versão de PC foram corrigidos. Tendo assim a Nerd Monkeys a perspicácia de fazer novos teste de qualidade, alguns deles com participação ultra especial da pessoa que escreveu esta análise.



Resumo 

No geral, Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa cumpre  bastante bem aquilo a que se propõe. Num jogo com uma divertida narrativa e super fluido, desafiamos alguém que o consiga jogar até ao fim sem soltar uma gargalhada.

Com a resolução dos problemas que vinham da versão de PC, esta versão melhorada não deixa nada a apontar a fãs do género, ou mesmo a quem queria só passar um bom tempo com piadas tipicamente portuguesas.

 

 O Melhor: 

  • Personalidade cómica das personagens
  • Uma vizão sobre o nosso país rara no mundo dos video jogos
  • Melhoria grande nos bugs da versão de PC

 

O Pior: 

  • Poderia ter uma longevidade maior

 

Pontuação do GameForces – 7.0/10 

 


Título: Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa
Desenvolvedora: Nerd Monkeys
Publicadora: Nerd Monkeys
Ano: 2020


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nerd monkeys

 

 

Autor da Análise: Bruno Neves 

[Análise] Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa [NSW] [Análise] Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa [NSW] Reviewed by Bruno Neves on outubro 29, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.