[Análise] Valfaris [PS4]


A qualidade e o sucesso comercial de um videojogo nem sempre devem ser medidos pelo seu custo de produção e em muitos casos certas ofertas disponibilizadas por estúdios independentes têm deixado a sua marca no meio dos videojogos, não é novidade. Valfaris é um shooter clássico de plataformas desenvolvido pela Big Sugar Games e a Steel Mantis, que saiu em várias plataformas no final do ano passado. Esta análise é apresentada considerando a versão PS4, procurando tentar responder à seguinte questão: Valfaris é um pequeno jogo com um estilo retro, mas com texturas actuais,  mas será que possui com uma jogabilidade que o destaca da vasta oferta do género? A resposta estará presente nos seguintes parágrafos.

Logo no primeiro contacto no menu inicial se presenceia uma certa simplicidade: existe apenas um modo de campanha e é também possível efetuar-se alguns ajustes ao nível do som e vídeo, contudo a dificuldade não tem qualquer tipo de opção de ajuste. O ambiente é do tipo futurista ao estilo da ficção cientifica.  Inicialmente é apresentada uma pequena história, mas a narrativa não é certamente o seu ponto forte, servindo apenas para localizar toda a ação, essa sim o grande foco deste jogo: controla-se uma personagem que num estilo de acção frenética tem de se dizimar diversos inimigos e com vários tipos de armas.



A primeira boa impressão transmitida deve-se ao excelente design dos níveis, sendo de enaltecer o bom trabalho apresentado ao nível do cenário bem como da palete de cores utilizada, caracterizando de uma forma geral todo o ambiente de Valfaris como único. Na versão testada da PS4 corre fluidamente e apesar do seu estilo retro nota-se claramente um aspecto actual. Para os jogadores mais veteranos transmite uma certa nostalgia, mas sem desvanecer o sentimento de novidade que transmite também o efeito de actualidade.

Apesar de simples, a jogabilidade é também um dos aspectos positivos, não sendo um titulo para todos pois é bastante marcado pela sua elevada dificuldade (como já referenciamos, não é disponibilizado qualquer tipo de ajuste do grau de dificuldade). Em pouco tempo e logo num primeiro contacto facilmente se assimila toda a mecânica, apesar de que ao longo da campanha algumas capacidades e “upgrades” ao armamento vão sendo adquiridas. 

Por um lado, percebe-se perfeitamente que é um jogo duro, que pretende transmitir toda a nostalgia de uma era de videojogos marcada pelo “vicio” em função do desafio, mas que nos dias de hoje é uma receita um pouco desactualizada. Para estar ao alcance e agrado dos jogadores de uma forma geral seria necessária a opção de ajustar a dificuldade.



Aquilo que pode tornar Valfaris um pouco frustrante é que a acção que decorre na televisão é difícil de acompanhar com a mesma velocidade através dos comandos. A utilização do armamento tem um “delay” demasiado grande para a necessidade da acção, utilizar o escudo de protecção para se defender dos disparos inimigos muitas das vezes é preciso adivinhar ou mesmo persentir o que pode ocorrer. A música também podia ser mais diversa, sendo que ao longo da campanha parece estar presente sempre a mesma melodia, num estilo de “heavy metal” apropriado, mas pouco diversificado.

Todo o jogo está traduzido para a língua de Camões apesar de não ser uma produção de elevado custo, servindo de exemplo para outras produções mais dispendiosas. A campanha também tem uma longevidade apropriada e apesar da sua dificuldade intrínseca transmite uma boa experiencia de jogo. Acima de tudo bastante divertido para os jogadores mais veteranos e também para aqueles que pretendam desafios deste género.



Conclusão
Valfaris é um shooter de plataformas que pretende transmitir toda a nostalgia de uma era dourada de videojogos. Para os dias de hoje pode ser considerado frustrante, mas é um jogo que apresenta uma qualidade considerável. O seu ambiente agradável associado a uma campanha divertida torna-o bastante apetecível para fãs do género, mas não agradará certamente a todos.


O Melhor:
  • Grafismo
  • Divertido
  • Traduzido em português
  • Campanha não muito longa mas de qualidade
  • Desafiante

O Pior:
  • … mas pode ser um pouco frustrante para alguns
  • Poderia ter a opção de ajustar a dificuldade
  • Som um pouco repetitivo
  • Delay nos controlos que dificulta a jogabilidade


    Pontuação do GameForces – 9/10



    Título: Valfaris
    Desenvolvedora: Big Suger Games,  Steel Mantis & Stage Clear Studios
    Publicadora: Big Suger Games
    Ano: 2019 

    Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PS4, através de um código gentilmente cedido pela Big Sugar Games.

    Autor da Análise: Vítor Carvalho

    [Análise] Valfaris [PS4] [Análise] Valfaris [PS4] Reviewed by Vítor Carvalho on janeiro 27, 2020 Rating: 5

    Sem comentários:

    Com tecnologia do Blogger.