[Análise] Catherine Full Body [PS4]




A desenvolvedora Atlus, tem vindo ao longo dos anos a solidificar a sua posição de mercado como uma criadora de jogos únicos, criativos e com uma excelente dose de estilização. Catherine, originalmente lançado em 2011 e com direito a um remaster intitulado “Catheine Full Body”, é um excelente exemplo destas valências.
O modo principal do jogo (Golden Playhouse), segue a história de Vincent, um despreocupado bom vivente numa qualquer cidade Japonesa, que se vê confrontado com os desafios de uma pacata vida conjugal, versus os prazeres mais mundanos. Este desafio eleva-se a um novo patamar, quando durante a noite começa a ter pesadelos que poderão muito bem por em risco a sua própria vida. É nesta altura que a verdadeira jogabilidade e desafio coloca o jogador à prova, sendo submetido a diversos puzzles, com o objectivo de escalar uma torre movendo blocos com um conjunto restrito de regras. Cada nível tem diversas áreas, onde é possível conversar com outras personagens e tentar decifrar as ligações com o mundo “real”.
Outra componente de jogabilidade, menos exigente no que se refere às habilidades do jogador, passa pelos diálogos entre a personagem principal e as demais, onde as escolhas que efectuamos ditam significativas mudanças do evoluir da história, levando a haver 13 finais possíveis do jogo.


No que toca ao Remaster em si, foram incluídas significativas adições ao jogo base. A nova personagem, Rin, foi incorporada na história aos níveis mais profundos, sendo verdadeiramente admirável a quantidade de conteúdo adicionado ao jogo. Mais podemos, desde já, salientar que se por ventura enredarem pelo caminho romântico com a nova personagem, poderão contar com novos e diferentes desafios, assim como  um ramo da história totalmente novo. Não somente existe uma relação entre Vincent e Rin, como todas as demais personagens elementos são afectadas pelo novo elemento da história, desde chamadas telefónicas, a NPCs genéricos que são afectados por ela.
Também durante os pesadelos, a jogabilidade é alterada neste remaster. A nova personagem, quando presente, tem um papel activo no desafio e um novo modo está disponível para escolher, onde as peças poderão ter formatos diferente para além de um cubo simples.
  


De louvar está também o ambiente, banda sonora e caracterização das personagens que continua ao melhor nível, como a Atlus já nos habituou. Toda a envolvência do jogo está orientada para a captar o jogador e deixa-lo submergir neste mundo. Por isso mesmo, no final vamos ficar com a sensação de ser um jogo curto (contem com cerca de 12/13 horas para uma playtrough), deixando-nos a desejar por mais. Ainda assim, será necessário passar o jogo várias vezes para ver todos os finais, que com quase toda a certeza será uma vontade com que ficarão ao final do primeiro. As próximas playtroughs serão mais rápidas, pois já teremos interiorizado todas as técnicas e truques necessários para passar os pesadelos e conhecemos os diálogos mais tradicionais.
Em adição ao modo Golden Playhouse, existem os modos de desafio e multijogador, denominados de “Babel” e “Vs Colosseum” respectivamente. No modo Babel, existem quatro fases que poderão ser disputadas em co-op até dois jogadores. Já o “VS Colosseum” procura ser uma competição para determinar quem chega primeiro ao topo.



Conclusões
A Atlus, acima de tudo, apresenta uma lição de como efectuar um Remaster ou versão definitiva de um jogo da melhor maneira. As modificações, justificam plenamente a nova aquisição do jogo, mesmo para quem já o tenha jogado anteriormente, pois a sensação final que ficamos é estarmos perante um novo e refrescante jogo. Pode-se dizer que quem decidir apostar neste resmaster, que se prepare para uma nova montanha russa de emoções e sensações, com novos e desafiantes desafios éticos que nos deixam a ponderar naquilo que os produtores nos transmitem.
Catherine Full Body é a derradeira versão deste jogo, que não podemos deixar de recomendar enquanto uma experiência única da indústria.


O Melhor:
  • Ambiente, Caracterização e Banda sonora do Jogo;
  • Humor Sofisticado;
  • Inclusão da nova personagem no jogo.


O Pior:
  • Nada significativo a assinalar.




Pontuação do GameForces - 9/10




Título: Catherine Full Body
Desenvolvedora: Atlus
Publicadora: Atlus
Ano: 2019


Autor da Análise: Carlos Silva 

[Análise] Catherine Full Body [PS4] [Análise] Catherine Full Body [PS4] Reviewed by Carlos Silva on outubro 02, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.