Notícias PlayStation da Semana – 23 Jul. 2022


FIFA 23 Recebe Data de Lançamento e Primeiros Detalhes (via blog.playstation.com)

A próxima entrada da sempre popular série de simuladores de futebol, FIFA, foi oficialmente apresentada esta semana. Para além de terem sido adiantados vários detalhes sobre a nova entrada, foi revelado que FIFA 23 chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 30 de setembro deste ano.

Um correspondente do blog oficial da PlayStation, De’Angelo Epps, levou a cabo uma publicação que revela a data de lançamento bem como alguns dos primeiros detalhes do jogo. Primeiro, Epps explica que existirá cross-play em modos de 1 contra 1 entre as versões PS4 e PS5 de FIFA 23. Será também possível jogar nos restantes modos online com amigos, mas apenas os que estejam em plataformas da mesma geração – ou seja, jogadores da PS4 apenas poderão jogar, por exemplo, Ultimate Team ou Pro Clubs contra jogadores na Xbox One, enquanto na PS5 o poderão fazer contra jogadores numa Xbox Series X|S ou num PC.

Depois, Epps destaca o foco que a EA Sports está a colocar na autenticidade do jogo, destacando a evolução do sistema de captura motora Hypermotion 2, através do qual o jogo oferecerá “mais de 6000 animações realistas.” O jogo apresentará também “repetições em realidade aumentada” e elementos ambientais mais realistas, como relvado mais detalhado e ambientes de estádio com mais animações. A publicação destaca ainda melhorias à jogabilidade que “aumentarão o controlo” por parte dos jogadores, não entrando em detalhe acerca das mesmas.

Por fim, Epps destaca a variedade de modos que FIFA 23 oferecerá aos jogadores. Para além dos já habituais modos de carreira, Ultimate Team, Pro Clubs e Volta Football, o novo jogo incluirá um modo com o Mundial 2022 no Qatar. Para além disso, e talvez ainda mais significativo, é a introdução de duas competições de clubes de futebol feminino: a French Division 1 Féminine e a English Women’s Super League. Para além destas competições, e de todos os clubes que compõem as mesmas, o Mundial 2022 de futebol feminino na Austrália e Nova Zelânida também marcará a sua presença.

Assim, ficamos a conhecer várias das novidades que podemos esperar de FIFA 23. O novo jogo de futebol, que contará com Kylian Mbappé (jogador francês do Paris Saint-Germain) e/ou com Sam Kerr (jogadora australiana do Chelsea) na capa chegará tanto à PS4 como *à PS5 no dia 30 de setembro deste ano.


Revelada a Jogabilidade de The Last of Us Part I (via youtube.com)

A Sony Interactive Entertainment (SIE) demonstrou esta semana a jogabilidade de The Last of Us Part I, o remake do aclamado jogo de ação na terceira pessoa, lançado originalmente em 2013. O jogo chegará exclusivamente à PlayStation 5 no dia 2 de setembro deste ano.

Esta demonstração chega-nos através de um vídeo lançado no canal oficial da PlayStation no YouTube. Este começa com Neil Druckmann, diretor de ambos os jogos The Last of Us, a explicar que a ideia deste remake é tornar o primeiro jogo tão avançado, gráfica e mecanicamente, quanto The Last of Us Part II e, assim, tornarem o jogo mais próximo da visão original que a equipa tinha.

Ao longo do vídeo, vários intervenientes deste projeto vão explicando as melhorias desta nova versão do jogo, começando por referir a possibilidade de o pôr a correr em 4K com 60 FPS, de aproveitar as funcionalidades de feedback háptico, a possibilidade de implementar áudio 3D, e de tornar tanto o mundo como as personagens muitíssimo mais realistas. Várias imagens de comparação entre a remasterização de 2014 e este remake são mostradas, evidenciando o profundo trabalho de renovação visual do jogo.

Entre essas melhorias, são destacadas as animações faciais, sobretudo ao nível de detalhe dos olhos e de pequenas microexpressões das personagens, a possibilidade de transitar continuamente entre sequências jogáveis e cinemáticas, e os novos efeitos luminosos que tornam o mundo mais realista. É também explicado que, na PS5, passa a ser possível cada cenário ter um número muito maior de objetos afetados pelas leis da física, tornando possível incluir muitos mais elementos passíveis de serem destruídos. Isto dará aos jogadores uma maior sensação de perigo e urgência em sequências de perseguição e fuga de inimigos com armamento pesado.

De seguida, o destaque foi para as melhorias no sistema de inteligência artificial, sendo explicado que os inimigos reagem de forma mais realista e aprendem a adaptar-se aos nossos comportamentos de forma mais sofisticada, comunicando melhor entre eles. Isto deverá tornar o confronto com um amplo grupo de inimigos mais intenso, uma vez que este terá mais estratégias de flanqueamento e de timing de disparo do que no jogo original. A inteligência dos nossos companheiros foi melhorada, com estes a passarem a ter a capacidade de prever movimentos de patrulha dos inimigos e, assim, reduzir a quantidade de vezes que se atravessavam à frente de alguém a patrulhar sem desencadear um conflito.

The Last of Us Part I receberá também novos modos de jogo, que são detalhados neste vídeo. Primeiro, teremos a possibilidade de um modo permadeath, onde morrer deverá significar ter de começar todo o jogo (ou pelo menos o capítulo onde se morrer) de novo. O remake incluirá também uma panóplia de novas roupas e itens com os quais poderemos personalizar os aspetos das personagens e das suas armas. Por fim, foi destacada também a implementação de novas opções de acessibilidade, como descrições em áudio das sequências cinemáticas.

Assim, ficamos a conhecer mais profundamente as várias mudanças e melhorias implementadas em The Last of Us Part I. O jogo chegará à PlayStation 5 no dia 2 de setembro e mais tarde a PC, numa data a anunciar.


Detalhadas as Melhorias da Versão PC de Marvel’s Spider-Man (via blog.playstation.com)

A SIE revelou esta semana várias das melhorias que os jogadores podem esperar da versão para PC do aclamado jogo de ação na terceira pessoa, Marvel’s Spider-Man. O jogo, originalmente lançado para a PlayStation 4 em 2018, chegará a PC no dia 12 de agosto de 2022.

Numa publicação levada a cabo no blog oficial da PlayStation, Mike Fitzgerald, diretor de tecnologia da Insomniac Games, começou por focar-se em todas as melhorias visuais que este lançamento do jogo ostentará. Primeiro, o jogo terá vários níveis de ray-tracing ajustáveis consoante o hardware que os jogadores tiverem disponível. Funcionalidades de DLSS e de DLAA também serão suportadas (dependendo das GPUs dos jogadores), podendo conferir à experiência melhores qualidades de imagem e de desempenho. Por fim, o jogo apresentará diversas opções de personalização gráfica ausentes nas versões PlayStation, e suportará vários displays, como os 21:9 ou 32:9 de monitores ultrawide.

Para além disto, a versão para PC de Marvel’s Spider-Man suportará vários periféricos, incluindo o comando DualSense e todas as funcionalidades de feedback háptico e gatilhos adaptativos do mesmo. Usar um teclado e rato fornecerá uma experiência diferente da habitual, e será ainda possível remapear vários dos botões de um comando através da funcionalidade Steam Inputs.

Por fim, Fitzgerald adiantou também as specs mínimas para o jogo correr, bem como as specs necessárias para o modo mais exigente. Nos mínimos, o jogo correrá a 720p e 30 FPS, sendo necessário o seguinte setup: Nvidia GeForce GTX 950 (ou equivalente da AMD), Intel Core i3-4160 (ou equivalente da AMD), 8Gb de RAM, Windows 10 64-bit e 75Gb de HDD.

A opção mais exigente, chamada “Ultimate Ray Tracing,” o jogo correrá em 4K 60FPS, sendo necessário do seguinte setup: Nvidia GeForce RTX 3080 (ou AMD Radeon RX 6950 XT), Intel Core i7-12700K (ou AMD Ryzen 9 5900X), 32Gb de RAM, Windows 10 64-bit e 75Gb de SSD.

Assim, Marvel’s Spider-Man, que incluirá o jogo base e todas as suas expansões, chegará à Steam e à Epic Games Store no dia 12 de agosto deste ano.


No More Heroes 3 Recebe Data de Lançamento Para a PlayStation (via youtube.com)

A mais recente entrada da frenética e sempre violenta série de jogos de ação, No More Heroes, recebeu uma data de lançamento concreta para as plataformas PlayStation. No More Heroes 3 chegará tanto à PS4 como à PS5 no dia 14 de outubro deste ano.

Esta informação chega-nos através de um novo trailer do jogo lançado no YouTube pela Marvelous Games, uma das editoras deste título. Este trailer mostra várias sequências cinemáticas que expõem a narrativa deste jogo, que colocará o famoso anti-herói Travis Touchdown perante uma liga de assassinos alienígenas. Várias sequências da jogabilidade de hack and slash também foram exibidas, bem como vislumbres de alguns dos minijogos que este título incluirá.

Assim, fica confirmado que No More Heroes 3 chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 14 de outubro, depois de ter chegado à Nintendo Switch como exclusivo temporário em 2021.


Revelada a Data de Lançamento de Inscryption na PlayStation (via store.playstation.com)

O aclamadíssimo jogo independente que no ano passado arrecadou inúmeros prémios de jogo do ano, Inscryption, viu a sua data de lançamento para a PlayStation 5 confirmada esta semana. Este jogo de cartas e de puzzles com elementos de rogue-lite chegará à PS5 no dia 30 de agosto deste ano.

Esta conformação chega-nos através da página do jogo na PlayStation Store, com o jogo a estar já disponível para pré-aquisição por €19,99 (os subscritores da PS Plus têm um desconto de 10%, podendo adquirir o jogo por €17,99 neste período de pré-venda).

Na página da loja, o jogo apresenta a seguinte descrição: “Inscryption é uma odisseia negra, um jogo de cartas roguelike com quebra-cabeças de "escape-room", construção de baralhos e terror psicológico, tudo num batido sangrento. Os segredos gravados nas cartas são ainda mais sombrios...”

Assim, ficamos a saber que Inscryption chegará à PlayStation 5 no final deste verão, mais concretamente no dia 30 de agosto, estando atualmente disponível para pré-reservar na PS Store.


Catálogo de Clássicos da PS Plus Premium Recebe Adição Surpresa (via blog.playstation.com)

Esta semana, a nova PS Plus recebeu a sua primeira grande atualização, com os catálogos da PS Plus Extra e da PS Plus Premium a receberem múltiplos jogos. Chegada esta terça-feira, os jogadores com uma subscrição do nível mais elevado foram surpreendidos com um título clássico adicional.

O jogo adicionado à última hora foi Echoshift [PSP] (Sony), um jogo de puzzles no qual controlamos um pequeno “stickman” até ao final de cada nível. Para tal, teremos de ultrapassar uma série de obstáculos e aproveitar a mecânica de loop temporal para colaborar com ecos passados da nossa personagem de modo a resolver os vários quebra-cabeças colocados perante nós.

No blog oficial da PlayStation, a mesma publicação que anunciou todos os 18 jogos que chegaram esta semana ao serviço recebeu uma curta atualização: “Grandes notícias, o jogo de puzzles da PSP Echoshift também será adicionado ao catálogo de clássicos para os membros da PlayStation Plus Premium em julho.” Assim, esta atualização de julho da PS Plus Extra e da PS Plus Premium consistiu na adição de 19 títulos aos níveis mais elevados do serviço.

Para conferirem todas as informações sobre a PlayStation Plus e todos os seus níveis, poderão consultar o nosso guia completo da PS Plus, que vamos atualizando regularmente e cada vez que houver qualquer notícia oficial.


Lançamentos Marcantes Desta Semana

Stray [PS4 & PS5] (BlueTwelve Studio) é um jogo de aventura na terceira pessoa no qual jogamos como um gato vadio. Quando este gato tem um acidente que o separa da sua família, teremos de o ajudar a desvendar a verdade acerca de uma cidade habitada por entidades cibernéticas escondida e isolada do resto do mundo enquanto tentamos ajudar o nosso felino a regressar a casa. Com uma narrativa surpreendentemente emocional, direções artísticas e sonoras exemplares e uma jogabilidade simples, mas bastante divertida, este indie exclusivo da PlayStation é uma experiência poderosa que muitos jogadores quererão ter.

Bright Memory: Infinite [PS5] (FYQD-Studio) é um shooter na primeira pessoa desenvolvido por uma única pessoa. No ano 2036, o mundo está a atravessar um episódio meteorológico inexplicável, e, no papel de uma agente especial, teremos de desvendar o mistério. Com uma jogabilidade frenética, onde se misturam combates com armas de jogo e com espadas, várias opções de arsenal e de habilidades para desbloquear, e uma vertente visual com um nível de detalhe admirável, os fãs deste género podem ter aqui uma oferta bastante interessante.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 23 Jul. 2022 Notícias PlayStation da Semana – 23 Jul. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on julho 23, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.