Todas as Novidades da State of Play Jun. 2022


A chegada do mês de junho significa mais do que a chegada do verão para os fãs de videojogos. Este mês é também sinónimo de eventos, conferências e apresentações onde espreitamos para o futuro da nossa indústria preferida, e depois das quais ficamos todos a fazer contas à vida tanto a curto como a longo prazo. Com a E3 basicamente a aguentar-se por um fio, este verão teremos “apenas” a série de eventos da Summer Games Fest. E quem melhor para dar início às cerimónias do que a Sony?
 
Sim, tivemos esta noite mais uma edição da State of Play, durante a qual fomos brindados com cerca de 30 minutos de anúncios e novidades relacionados com jogos que estão para chegar à PlayStation 4, à PlayStation 5 e à próxima geração de realidade virtual, a PS VR2. Fiquem aqui com o nosso habitual resumo compreensivo de tudo o que foi falado nesta transmissão ao vivo:
 

Esta State of Play abriu com Resident Evil 4 Remake (Capcom). O tão adorado jogo de terror e sobrevivência vai ser agora refeito de raiz no novo motor de jogo da Capcom, aprimorando gráfica e mecanicamente todos os elementos deste clássico. O trailer mostra algumas imagens de Leon Kennedy e de Ashley Graham a atravessar alguns dos cenários rurais icónicos do título original. Embora não tenhamos visto propriamente qualquer sequência de jogabilidade, a fidelidade gráfica deste trailer deixa-nos com muito boas expectativas para Resident Evil 4 Remake, que chegará à PlayStation 5 no dia 24 de março de 2023. Foi também indicado que o jogo terá conteúdo posteriormente compatível com a PS VR2.
 
A seguir foi a vez de anunciar que Resident Evil: Village (Capcom) também receberá uma versão para PSVR2. O trailer mostrado exibe alguma da jogabilidade imersiva que podemos esperar da mais recente entrada original deste aclamado franchise de terror e sobrevivência, focando-se sobretudo em sequências em que Ethan explora o castelo Demitrescu. Nenhuma janela de lançamento para a chegada deste título ao novo periférico de realidade virtual da PlayStation foi indicada.
 
Depois ficámos a saber da chegada de The Walking Dead: Saints & Sinners Chapter 2 - Retribution (Skydance Interactive), a sequela do aclamado jogo de realidade virtual lançado em 2020. Este trailer mostra bastante da jogabilidade que poderemos esperar, demonstrando momentos de exploração, de furtividade, de combate contra hordas zombies e de resolução de puzzles ambientais espalhados pelo mundo. Depois do sucesso do jogo original, esta sequela parece querer oferecer uma experiência maior e melhor, ou pelo menos assim o sugere este trailer. Embora não tenha avançado uma data específica, este trailer indica que o jogo chegará ainda no decorrer de 2022.
 
No Man’s Sky (Hello Games) foi o jogo que seguiu. Trata-se de mais uma adaptação de um aclamado título para a PS VR2, neste caso do agora louvado jogo de sobrevivência e exploração espacial com potencial quase infinito. Tratou-se de um curto trailer que serviu meramente para ilustrar o que poderemos esperar deste jogo, sobretudo de um ponto de vista visual. Nenhuma data ou janela de lançamento foi indicada neste trailer.
 

Depois, tivemos mais um trailer para Horizon: Call of the Mountain (Guerrilla Games), um título previamente anunciado para a PS VR2. Este novo trailer exibiu bastantes momentos de jogabilidade, tanto na vertente da exploração do mundo, como na vertente de combate contra as variadíssimas máquinas a que este mundo já nos habituou. O leque de opções ao nosso dispor parece ser bastante variado, e, a julgar pelas imagens aqui mostradas, esta parece ter sido uma adaptação com bastante atenção ao detalhe. O jogo será um exclusivo PS VR2, não havendo ainda uma data de chegada.
 
Foi posteriormente anunciado que Horizon Forbidden West (Guerrilla Games) receberá ainda hoje uma nova e robusta atualização. Esta atualização acrescentará ao jogo de ação em mundo aberto lançado este ano para a PS4 e PS5 a opção de jogar em New Game +, a possibilidade de editar o aspeto dos fatos de Aloy sem se perder os efeitos e benefícios desejados, a possibilidade de redistribuir os pontos de habilidade adquiridos e atribuídos, um novo nível de dificuldade “ultra hard,” e ainda melhorias na qualidade visual do jogo quando este corre em modo de desempenho. Esta atualização acrescentará ainda ao jogo novas armas e mais troféus para desbloquear, devendo estar já disponível para descarregar e instalar.
 
O jogo que se seguiu foi Marvel’s Spider-Man Remastered (Insomniac Games), um título de ação e aventura exclusivo da PlayStation 5 que agora está a caminho de PC. O curto trailer cinemático serve apenas para exibir algumas das melhorias visuais implementadas no jogo, nomeadamente as animações ainda mais fluídas, os reflexos ainda mais acentuados, e os efeitos de partículas e de luz ainda mais complexos. O jogo chegará a PC já no dia 12 de agosto de 2022.
 
De seguida, tivemos um trailer para Stray (Annapurna Interactive), um jogo de aventura e exploração onde assumimos o papel de um gato que vive num mundo ao estilo cyberpunk. O trailer mostra algumas sequências de plataformas e de furtividade, exibindo também alguns dos cenários coloridos ou macabros que teremos de levar o nosso felino a atravessar na sua aventura. Stray chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 19 de julho de 2022, tendo sido indicado que o jogo será adicionado às bibliotecas de jogos disponíveis na PS Plus Extra e PS Plus Premium nesse mesmo dia, sem custos adicionais.
 

Fomos depois brindados com um novo trailer de The Callisto Protocol (Striking Distance Studios), um jogo de terror e sobrevivência passado numa prisão de alta segurança espacial, foi o anúncio seguinte. Para além de exibir mais algumas sequências cinemáticas, este novo trailer mostra um pouco da jogabilidade que podemos esperar deste novo título, sendo possível ver o nosso protagonista a enfrentar, a esconder-se ou a fugir de algumas das criaturas monstruosas em ação que decorre na terceira pessoa. Este antecipado título, cuja produção está nas mãos de alguns dos criadores da série Dead Space, chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 2 de dezembro deste ano.
 
A seguir tivemos Rollerdrome (Roll7), um radical jogo de ação e de patinagem na terceira pessoa, passado no ano 2030. Neste jogo teremos de assumir o papel de um patinador e participar num novo e violento desporto que nos levará a patinar por uma ampla arena enquanto matamos os nossos adversários a tiro. O trailer mostra alguma da jogabilidade estilosa e sangrenta deste título, cuja direção artística colorida e animada salta à vista. Rollerdrome chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 16 de agosto.
 
A seguir foi a vez de Eternights (Studio Sai) ser exibido, num trailer cinemático com algumas sequências de jogabilidade. Este título foi descrito como um misto de dating simulator com RPG de ação, no qual assumiremos o papel de várias personagens jovens durante o apocalipse, tendo então de variar entre encontros românticos e combates frenéticos contra criaturas monstruosas e impiedosas. O trailer não tornou claro como ambas as vertentes do jogo se influenciarão mutuamente, mas não deixa de ser um conceito intrigante evocando outras experiências como Persona ou Sakura Wars. Eternights chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no início de 2023.
 
Seguiu-se Street Fighter 6 (Capcom), a nova entrada na aclamadíssima série de jogos de luta. Este trailer sugere que poderemos levar várias das personagens clássicas ou recém-chegadas a explorar uma cidade que faz lembrar Nova Iorque entre os confrontos intensos dos combates de 1 contra 1. Por falar nestes, o trailer mostra algumas instâncias de combates entre personagens como Ryu, Chun-Li, Jamie ou Luke, exibindo vários novos efeitos visuais associados aos impactos das manobras, novas animações neste estilo artístico exagerado, e sugerindo novas mecânicas de contra-ataque e de sequências de ataques. Street Fighter 6 chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no decorrer de 2023.
 

Recebemos depois o anúncio de que Tunic (TUNIC Team) está a caminho da PlayStation. Trata-se de um jogo de aventura e exploração jogado a partir de um ponto de vista isométrico, onde teremos de assumir o papel de uma pequena raposa e ajudá-la a encontra um tesouro perdido num reino arruinado. Pelo caminho, teremos de enfrentar diversos inimigos hostis e bosses imponentes, explorar diferentes áreas deste mundo e resolver uma grande variedade de puzzles ambientais. Este pequeno jogo independente que fez furor no início deste ano chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no dia 27 de setembro de 2022.
 
A seguir foi a vez de abordar Season: A Letter to the Future (Scavengers Studio), um jogo de exploração na terceira pessoa com um foco na narrativa. No papel de uma jovem vinda de uma vila remota, teremos de viajar na nossa bicicleta, reunir artefactos e simplesmente ir documentando tudo com que nos vamos cruzando, antes que um misterioso cataclisma atinja o mundo. Esta premissa intrigante e potencialmente relaxante promete ser a base de uma narrativa bastante emocional. Season: A Letter to the Future chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no decorrer do outono deste ano.
 
E foi com Final Fantasy XVI (Square Enix) que esta State of Play encerrou. Este tão antecipado exclusivo temporário da PlayStation volta a marcar a sua presença com um novo trailer. Aqui, foram exibidas novas sequências cinemáticas que reforçam a noção de estarmos perante um mundo de fantasia medieval à beira da ruína, nomeadamente existe a ideia de haver uma guerra entre facções que irá opor famosas summons da série umas contra as outras. Do trailer existe um destaque especial a Ifrit, a evocação do famoso espirito de fogo, mas também são apresentados velhos conhecidos dos fãs, tais como Ramuh, Shiva, Titan, Phoenix, Odin, Garuda e o rei dos dragões Bahamut.
Foi ainda demonstrada mais da explosiva e vibrante jogabilidade de RPG de ação que poderemos encontrar nesta nova entrada. No final fomos brindados com a primeira janela de lançamento deste tão aguardado título, ficando a saber que Final Fantasy XVI chegará à PlayStation 5 no decorrer do verão de 2023.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades da State of Play Jun. 2022 Todas as Novidades da State of Play Jun. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on junho 03, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.