Análise | Mini Motorways - Raciocínio, Relaxamento, Rodovias

O que vos vem à cabeça quando pensam em trânsito? Relaxamento, não? Talvez passem a fazer esta associação depois de experimentarem Mini Motorways, o novo e viciante jogo de puzzle da Dinosaur Polo Club.

Desde logo, um aspeto particularmente laudável de Mini Motorways é a sua simplicidade e engenho. Mais ou menos complexos, todos os jogos de puzzles têm necessariamente um conjunto de regras que precisam de veicular ao jogador, e neste campo Mini Motorways é uma das experiências mais intuitivas. O seu conceito é simples: em cada nível, baseado na geografia de uma cidade real como Rio de Janeiro, surgirão casas e destinos de cores diferentes. Se surgir um pino num destino, isso significa que um carro, proveniente de uma casa da mesma cor, precisa de chegar a esse local. Caso demasiados pinos se acumulem num destino específico, aparecerá um temporizador sobre este. Se não chegarem carros suficientes a este local para remover os pinos excedentes até ao fim do tempo, a partida terminará!

E como evitamos isto? Através da construção de rodovias! Usando o ecrã de toque ou os botões da consola, devemos traçar estradas, autoestradas, rotundas e outras infraestruturas que conectem as casas aos destinos da mesma cor. Todos nós percorremos estradas, todos nós sabemos o que são túneis, autoestradas, etc., e por isso antes do tutorial terminar já interiorizamos plenamente todas as suas mecânicas. Assim, rapidamente voamos pelo período de aprendizagem e saltamos para a projeção e execução de estratégias! Do mesmo modo, é fácil perceber, na maior parte dos casos, onde erramos. Se surge um temporizador sobre um destino, a sua causa em última instância é simples: as trocas não estão a ser feitas em tempo útil, e tipicamente a raiz do problema é, novamente, natural à vista, podendo consistir numa zona de engarrafamento ou num trajeto demasiado longo entre casas e destinos.

No entanto, esta simplicidade não significa de todo que o jogo é fácil: o começo das partidas é bastante laxo, mas à medida que o tempo passa, à medida que temos de adicionar à nossa rodovia casas e destinos nos extremos do mapa e cruzar as rotas dos carros de diferentes cores entre si, torna-se progressivamente mais difícil evitar demoras nos trajetos dos carros. É aí que começamos a repensar a forma como posicionamos os nossos blocos e infraestruturas limitados, com cada partida a ensinar-nos um pouco mais sobre como devemos gerir estes recursos.

Apesar da sua segmentação por níveis, Mini Motorways aproxima-se mais de um jogo estilo arcade como TETRIS do que de jogos com campanha como Baba is You. Nos vários níveis, o verdadeiro apelo é tentar alcançar novas pontuações máximas, algo que é aliás encorajado pela existência de rankings mundiais. A competição nestes é mantida constantemente acesa pela implementação de desafios diários e semanais, onde as regras do jogo são alteradas. Regras como “Estradas retilíneas requerem o dobro dos blocos” e “sinais de trânsito são ilimitados” invariavelmente modificam o nosso raciocínio, mantendo a experiência fresca e levando-nos para os níveis normais com um novo modo de pensar!

Há, ainda assim, progressão linear em Mini Motorways. Para desbloquearmos novas cidades, precisamos de alcançar uma pontuação mínima num mapa específico. Cada uma destas novas cidades a que visitamos tipicamente aumenta a complexidade do desafio, por fatores como uma diferente distribuição dos rios, aumentando a importância das pontes, ou a inclusão de variações na altitude, que nos obrigam a obter e usar túneis. Embora a geografia de cada cidade seja única, os níveis são demasiado semelhantes visualmente, sendo para nós uma pena que não aproveitem o património cultural das riquíssimas localizações reais para lhes conferir uma identidade própria. Se alcançarmos 1000 viagens totais num nível, poderemos jogar a sua versão desafio, com regras partilhadas com as dos desafios do dia e da semana.

E, mesmo com este encorajamento de raciocínio, Mini Motorways revela-se uma experiência deveras relaxante, principalmente graças ao seu ambiente sonoro. Os efeitos sonoros, para além de distintamente nos notificarem de diversas informações de relevo, conjugam-se formando uma cacofonia tranquilizante.  

Felizmente, não existem condicionantes artificiais a esta sensação. Desde logo, a jogabilidade em si nunca nos restringe indevidamente. Se sentirmos que posicionamos uma infraestrutura num local desvantajoso, podemos a qualquer momento retirá-la e tê-la de volta no nosso inventário. Sempre que adicionamos uma infraestrutura à cidade, os carros poderão imediatamente deslocar-se nela, sem que seja necessário aguardar que esta seja construída, como acontece noutros simuladores. Se precisarmos de mais tempo para analisar a cidade que desenvolvemos antes de continuarmos a posicionar elementos, podemos desacelerar o avanço dos dias ou até pausar por completo o tempo. Se tiverem de desligar a consola ou trocar de jogo a meio de uma partida, quando voltarem a Mini Motorways poderão retomar a construção da vossa cidade a partir do ponto em que a deixaram. Em nenhum aspeto sentimos que os desenvolvedores cederam à tentação de introduzir uma limitação desnecessária, e o resultado é um jogo puzzle em que raramente nos sentimos alvo de alguma injustiça arbitrária e em que a experimentação é uma constante.

Mas mesmo fora do design intencionado pelos desenvolvedores poderíamos ter algum condicionante, e neste campo o que mais nos preocupava era os controlos: olhando para a interface, era óbvio que o jogo tinha sido projetado com ecrãs de toque e/ou ratos de computador em mente. Afortunadamente, após jogarmos alternadamente das duas formas, concluímos que jogar exclusivamente com botões provou ser uma alternativa excelente ao uso do ecrã de toque. Ainda assim, acreditamos que uma opção definitiva de controlo poderia ter existido: a conjugação de ambos os métodos existentes.

Ao contrário do que acontece em títulos como Super Mario Maker 2, a interação entre os comandos ativados por toque e os comandos ativados com botões é muito limitada. Por exemplo, se usarmos o ecrã de toque para fazer zoom in, assim que tocarmos em qualquer botão a câmara voltará à posição original. De igual modo, se segurarmos o botão que nos permite apagar estradas e infraestruturas e tentarmos removê-las pelo ecrã de toque, acabaremos a posicionar inadvertidamente novas estradas no lugar. Cada modo de controlo tem as suas vantagens e desvantagens, e misturando a comodidade dos atalhos dos botões com a rapidez e precisão do toque poderíamos conciliar o melhor dos dois mundos.

É surpreendente a inexistência desta opção de controlo híbrida porque de resto o jogo inclui uma quantidade razoável de opções de personalização. Por exemplo, é possível trocar para o modo noturno, em que predominam cores escuras, ativar o modo daltônico, em que o próprio jogador escolhe as cores que verá nas partidas, e uma vasta seleção de idiomas que inclui português do Brasil. Existe até a opção de importar o vosso progresso da versão Steam, mas infelizmente é impossível transferir os dados de jogo no sentido inverso.



Conclusão

Com mecânicas intuitivas, um ambiente sonoro apaziguante e um design descomplexado, Mini Motorways é o jogo perfeito para descontrair e ao mesmo tempo trabalhar a nossa massa cinzenta. É sempre recompensante aumentar as nossas pontuações máximas, ao passo que as nossas derrotas são atribuíveis por completo aos nossos lapsos na maior parte dos casos. No final de contas, este é um jogo viciante e aconchegante, que merece a atenção de todos os entusiastas do gênero e vos recompensará pelo tempo que nele investirem.


O melhor:

- Mecânicas simples e absolutamente intuitivas;

- Design encorajador de experimentação e improvisação;

- Efeitos sonoros relaxantes;

- Desafios temporários e Modo Desafio empolgantes.


O pior:

- Cidades visualmente despersonalizadas;

- Incompatibilidade entre os controlos de toque e de botões.


Nota do GameForces: 9.0

Título: Mini Motorways
Desenvolvedora: Dinosaur Polo Club
Publicadora: Dinosaur Polo Club
Ano: 2019-
2022

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Dinosaur Polo Club.

Autor: Tiago Sá

Análise | Mini Motorways - Raciocínio, Relaxamento, Rodovias Análise | Mini Motorways - Raciocínio, Relaxamento, Rodovias Reviewed by Tiago Sá on junho 01, 2022 Rating: 5

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