Notícias PlayStation da Semana – 19 Mar. 2022

Nova State of Play Revela Primeiro Vislumbre Profundo de Hogwarts Legacy (via youtube.com)

Na passada quinta-feira, foi realizada mais uma transmissão ao vivo da série de apresentações State of Play, desta feita totalmente dedicada ao tão aguardado Hogwarts Legacy, da Avalanche Software. Muitos detalhes sobre o mundo e a jogabilidade foram revelados, enquanto o lançamento do jogo foi apontado para o final de 2022.

No total, esta State of Play consistiu em pouco menos de 15 minutos dedicados a um misto de jogabilidade e sequências cinemáticas de Hogwarts Legacy. A apresentação começa por revelar alguns detalhes da história da nossa personagem. Assumiremos o papel de um novo estudante da famosa escola de feitiçaria, estudante esse que entra mais tarde do que o habitual em Hogwarts, mas que apresenta uma afinidade particular para manipular magia antiga e poderosa. A narrativa levar-nos-á a desvendar o motivo pelo qual tanta magia esquecida está a emergir de novo, e parar um grupo de duendes e os seus feiticeiros negros aliados de se apoderarem da mesma e de a usarem para destruir o mundo mágico.

Como em qualquer bom RPG, no início do jogo teremos de criar a nossa própria personagem, e ao pisarmos Hogwarts pela primeira vez seremos postos numa das quatro casas: Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw ou Slytherin. Ao longo do jogo, teremos de ir frequentando aulas das várias disciplinas ensinadas em Hogwarts, conhecendo um elenco de professores e de alunos nuca antes vistos, uma vez que esta história se passa no final do século XIX. É durante estas aulas que vamos aprender novos feitiços, criar poções, entre outras atividades mágicas.

Fora das aulas, podemos explorar o amplo castelo de Hogwarts, descobrindo muitos dos seus segredos escondidos, bem como várias outras áreas circundantes fora dos limites da escola. Nestes períodos, podemos ainda interagir e travar amizades com vários outros estudantes, que poderão, mais tarde, vir a juntar-se a nós e acompanhar-nos na nossa aventura. Todas as áreas exploráveis irão conter puzzles para resolver com magia, bem como inúmeras atividades secundárias que nos ajudarão a desenvolver a nossa personagem.


Algumas instâncias de combate foram mostradas, contra feiticeiros humanos, contra duendes e contra outras ferozes criaturas mágicas. Os combates decorrem sempre em tempo real, e parecem requerer muita atenção por parte dos jogadores, uma vez que os inimigos poderão ter à disposição uma grande variedade de feitiços e poderão adotar diversas estratégias para nos derrotar. Algumas das sequências de combate aqui exibidas mostram a nossa personagem a ter um leque igualmente vasto de opções, podendo atacar com diversos feitiços de forma mais agressiva, ser mais passivo de modo a contra-atacar, ser mais estratégico para perturbar os movimentos adversários, ou até usar elementos ambientais para surpreender inimigos.

Fora de combate, podemos gastar pontos de experiência para melhorar alguns aspetos ou capacidades da nossa personagem, e podemos ainda encontrar, comprar ou construir equipamento mágico para a tornarmos mais poderosa. Podemos também deslocar-nos à Sala das Necessidades para preparar várias poções de antemão, que nos poderão conferir diversas vantagens em combate, ou criar plantas para as usar para atacar ou atordoar inimigos durante confrontos. Será ainda possível aceder a um viveiro para ir criando uma série de criaturas mágicas, sendo o interior do mesmo totalmente decorável e personalizável.

A apresentação termina com a indicação de que todo este mundo será riquíssimo em áreas para explorar, criaturas para encontrar e salvar, puzzles para desvendar e resolver, bem como masmorras cheias de estranhos seres para descobrir e investigar. No entanto, é feito um aviso para termos cuidado por onde andamos, pois poderemos correr o risco de envergar por um caminho obscuro. O que sugere a existência de um sistema de escolha-consequência ou de um sistema de moralidade onde poderemos optar por ser um feiticeiro do bem ou virarmo-nos para as trevas, tudo isto enquanto o vídeo exibe a nossa personagem a usar o infame feitiço da morte, Avada Kedavra.

Assim, ficamos a saber bastante mais acerca deste tão promissor RPG de ação passado no mundo mágico de Harry Potter, cujos livros e filmes acompanharam o crescimento de toda uma geração de jogadores. Hogwarts Legacy chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no final de 2022.


Novo Jogo da Supermassive Games, The Quarry, Anunciado Para Junho (via youtube.com)

A Supermassive Games, produtora responsável pelo exclusivo PlayStation Until Dawn, e pela mais recente série The Dark Pictures Anthology, anunciou um novo jogo dentro do género da sua especialidade, o terror interativo. O jogo chama-se The Quarry, e chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no dia 10 de junho deste ano.

Este anúncio chega-nos através de um vídeo lançado no canal oficial no YouTube da 2K Games, que servirá de editora para a nova produção da Supermassive Games. Neste trailer cinemático, ficamos a conhecer um pouco da história, que andará à volta de 9 conselheiros de um acampamento de verão que terão de sobreviver aos horrores sobrenaturais que se abatem sobre esse mesmo acampamento quando o sol se põe.

A descrição do vídeo oferece mais detalhes sobre The Quarry, confirmando que será um jogo narrativo onde teremos de ir tomando decisões que afetarão as ações e os desfechos das personagens envolvidas. O texto promocional da descrição do trailer promete uma complexa teia de decisões-consequências, uma experiência cinemática aprimorada, e a possibilidade de jogar juntamente com até 7 amigos online. Por fim, é ainda indicado um elenco de luxo para o jogo, com a participação de conceituados atores como David Arquette, Ariel Winters, Brenda Song, Justice Smith, entre vários outros.

Assim, ficamos a saber do próximo grande projeto da Supermassive Games, The Quarry, bem como da sua chegada a ambas as consolas PlayStation no dia 10 de junho deste ano. Adicionalmente, a produtora tem ainda agendado para este ano o quarto jogo de The Dark Pictures Anthology, com o subtítulo de The Devil In Me, jogo este que fechará a primeira temporada desta série.


Sniper Elite 5 Recebe Data de Lançamento, Chega à PlayStation em Maio (via youtube.com)

A próxima entrada na aclamada série de shooters na terceira pessoa, Sniper Elite 5, recebeu agora a sua data de lançamento oficial. O jogo chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 26 de maio deste ano.

Esta informação chega-nos através de um curto trailer publicado no canal oficial da Rebellion no YouTube, produtora responsável pelo desenvolvimento dos jogos Sniper Elite. Com menos de 1 minuto e meio, este trailer mostra um pouco da ação de furtividade e combate de fogo que podemos esperar de Sniper Elite 5, jogo no encarnamos o soldado Karl Fairburne que, em França durante a 2ª Guerra Mundial, tenta pôr fim a um plano nazi chamado Project Kraken.

Este trailer termina com o anúncio da data de lançamento de Sniper Elite 5, o dia 26 de maio deste ano. O jogo já está disponível para pré-reserva tanto para a PS4 como para a PS5, e os jogadores que reservem a versão standard (€59,99) receberão ainda a missão adicional “Target Führer – Wolf Mountain,” onde o objetivo será assassinar Hitler. Uma versão deluxe (€89,99) também está disponível para pré-reserva, e incluirá o jogo completo, a missão adicional já referida, uma nova pistola silenciosa, e ainda o passe de temporada, no qual se incluirão 2 missões de campanha, 2 pacotes de skins de armas, 2 pacotes de personagens e 6 pacotes de armas.


Moss: Book II Chega à PS VR no Final Deste Mês (via youtube.com)

Moss: Book II, a sequela do aclamado jogo de realidade virtual lançado em 2018, recebem esta semana um novo vídeo de demonstração da jogabilidade. Adicionalmente, foi anunciado que o jogo será lançado para a PS VR no dia 31 de março deste ano.

Num novo episódio da PlayStation Underground, lançado no canal oficial da PlayStation no YouTube, Josh Stiksma, diretor de design da Playarc, juntou-se a Justin Massongill e Tim Turi numa pequena sessão de demonstração do jogo. Ao longo do vídeo, é explicado que voltaremos a assumir o papel do pequeno rato heroico Quill, imediatamente após os acontecimentos do primeiro jogo, e que Moss: Book II tentará expandir a interatividade que está na base do título original.

Durante este episódio, vemos Stiksma a mostrar a solução de alguns dos puzzles, como o arrastar de elementos do mundo nos quais Quill se encontra ou o ligar plataformas umas à outras de modo a permitir que o protagonista avance pelo mundo e possa progredir na sua aventura. Vemos também a possibilidade de levar Quill a encontrar armas, que podem ser usadas pelo próprio para combater inimigos ou pelo jogador de modo a resolver quebra-cabeças ambientais específicos, criando uma maior sensação de parceria entre o protagonista e o jogador em si. Esta sensação poderá ser ainda mais evidente em combate, onde vencer certos inimigos está ao alcance Quill, enquanto outros apenas podem ser derrotados quando é o jogador que interage com as armas.

E assim, ficamos a saber um pouco mais sobre um promissor título a caminho da PS VR. Moss: Book II chegará ao periférico de realidade virtual da PlayStation já no dia 31 de março.


Lançamentos Marcantes Desta Semana

Grand Theft Auto V [PS5] (Rockstar Games) é a versão melhorada do aclamado jogo de ação em mundo aberto originalmente lançado para a PS3 em 2013 e posteriormente remasterizado para a PS4 em 2014. Controlando 3 personagens diferentes, Franklin, Michael e Trevor, temos de aprender a viver enquanto criminosos na metrópole de Los Santos e nas terras circundantes, participando em complexos assaltos e sobrevivendo a diversos poderosos inimigos que se vai fazendo pelo caminho. Com uma vertente gráfica e técnica aprimorada face à primeira remasterização, um amplo mundo aberto recheadíssimo de atividades secundárias e conteúdo adicional, e com a inclusão do inigualável fenómeno multijogador que é GTA Online, os jogadores têm aqui mais uma oportunidade de jogar um dos mais aclamados e populares jogos de sempre.

Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin [PS4 & PS5] (Koei Tecmo) é um RPG de ação que serve de celebração do 35º aniversário desta aclamada série de JRPGs. Recontando uma versão alternativa, mais sombria, da história do Final Fantasy original, lançado em 1987 para a NES, assumiremos o papel de Jack Garland, um homem obcecado com a destruição das manifestações do caos. Com um sistema de combate no limiar do souls-like, um sistema de loot robusto e variado, e uma grande quantidade de ataques físicos e mágicos para experimentar e dominar, os fãs de Final Fantasy têm aqui uma oferta diferente, mas potencialmente divertida.

Persona 4 Arena: Ultimax [PS4] (Atlus/Arc System Works) é um jogo de lutas passado no universo de Persona, e um spinoff do aclamado JRPG Persona 4. Três meses depois do final da história desse jogo, um nevoeiro sobrenatural cobre a cidade de Inaba, levando a equipa de investigação de Persona 4 a unir forçar com os Shadow Operatives de modo a descobrir o que se passa e a confrontar Sho Minazukim, um utilizador de Persona hostil. Com um elenco ampliado, que inclui personagens de Persona 3 e Persona 4, bem como versões sombra das mesmas, uma jogabilidade variada e desafiante e uma direção artística colorida e animada, todos os fãs da série Persona quererão experimentar este título.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 19 Mar. 2022 Notícias PlayStation da Semana – 19 Mar. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on março 19, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.