Todas as Novidades da Nintendo Direct – Fevereiro 2022


Preparados para o primeiro grande evento da Nintendo em 2022? Sim, a gigante japonesa anunciou há cerca de 24 horas a primeira Nintendo Direct deste ano, dedicando cerca de 40 minutos a jogos que chegarão à consola híbrida ao longo dos meses vindouros. No total, foram 31 (!!) os jogos que marcaram presença nesta apresentação. Mas não se preocupem, temos aqui um resumo completo de tudo o que foi mostrado na noite passada, para ficarem rapidamente a par de todas as novidades!
 

Começamos a noite com Fire Emblem Warriors: Three Hopes. Trata-se de um jogo de ação estilo musou, cuja história vem na sequência do mais recente título desta série, Fire Emblem: Three Houses. Como é habitual nestes spin-offs, assumiremos o papel de variadíssimas caras conhecidas deste universo, enquanto enfrentamos hordas e hordas de inimigos espalhados por amplos mapas. Fire Emblem Warriors: Three Hopes chegará exclusivamente à Nintendo Switch no dia 24 de junho deste ano.
 
Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp foi o jogo que se seguiu. Trata-se do jogo de estratégia por turnos que serve de remake dos jogos originalmente lançados para o GameBoy Advance. O novo trailer aqui mostrado serviu, basicamente, para relembrar algumas das mecânicas de colocação das peças militares pelos mapas de conflitos, para reafirmar a componente online destes remakes, e para anunciar a nova data de lançamento. Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp chegará exclusivamente à Nintendo Switch no próximo dia 8 de abril, sendo já possível fazer a pré-reserva.
 
De seguida, No Man’s Sky (Hello Games) foi o jogo focado. Este é um título de exploração espacial, onde podemos ir aterrando em vários planetas que vão sendo gerados processualmente, oferecendo um universo praticamente ilimitado para navegar. Para além da exploração, apresenta ainda mecânicas de combate espacial, de recolha de recursos e de construção de abrigos e ferramentas. Este controverso, mas redimido jogo chegará à Nintendo Switch no decorrer deste verão.
 
A seguir, tivemos direito a Mario Strikers: Battle League, o tão aguardado regresso de um adorado spin-off desportivo de Super Mario. Este jogo de futebol de arcada que contempla encontros de 5 para 5 parece apresentar tudo aquilo que os fãs de longa data tanto apreciam no jogo: ação violenta e exagerada, itens para usar durante as partidas, e personagens icónicas com habilidades particulares. Este novo jogo introduzirá também itens de personalização, que alteram o aspeto das personagens bem como os seus atributos, um modo multijogador local para até 8 jogadores, e um modo de clubes online, onde o objetivo será criar um clube e levá-lo ao topo dos rankings, com cada clube a poder albergar até 20 jogadores. Mario Strikers: Battle League chegará como exclusivo Nintendo Switch no dia 10 de junho deste ano, sendo já possível pré-reservar o jogo.
 

Depois, foi a vez de Splatoon 3 marcar a sua presença! Desta feita, recebemos um novo trailer que se foca no modo “Salmon Run,” um modo cooperativo deste animado e colorido arena shooter na terceira pessoa. Neste trailer, vemos uma equipa de Inklings a derrotar vários salmões e salmonetes, bem como vários bosses, incluindo um imponente salmão gigante. Mostra ainda uma nova mecânica de atirar os pequenos ovos que vamos recolhendo para um cesto, ampliando este modo introduzido no jogo anterior. Infelizmente, não foi anunciada uma data de lançamento concreta, sabendo-se apenas que Splatoon 3 chegará em exclusivo à Nintendo Switch no decorrer do verão deste ano.
 
Front Mission 1st Remake foi o próximo jogo a marcar presença. Trata-se de um jogo de estratégia por turnos, onde controlamos máquinas armadas chamadas Wanzers, tendo de combater exércitos de máquinas pela vitória. Com um sistema de mira, onde podemos atacar partes específicas, este aclamado clássico originalmente lançado em 1995 ressurge agora com novos gráficos, novas animações e mecânicas de jogo refinadas. Este jogo chegará durante o verão deste ano, sendo também anunciado que o remake de Front Mission 2 também está a caminho.

Seguiu-se Disney Speedstorm, um jogo de corridas de karts dos mesmos produtores de Asphalt, que reúne personagens conhecidas da Disney e da Pixar. O trailer mostra um jogo claramente inspirado em Mario Kart, mas no qual cada personagem tem habilidades particulares e um poder especial único. Este será um jogo free-to-play, que será atualizado ao longo do tempo de modo a introduzir novas personagens e pistas inspiradas em inúmeros franchises detidos pela Disney. Disney Speedstorm acelera em direção à Nintendo Switch neste verão.
 
A seguir, foram anunciados uma série de clássicos modernos a caminho da Switch. Primeiro foi Star Wars: The Force Unleashed, o jogo de ação e aventura na terceira pessoa originalmente lançado em 2008. Este jogo colocar-nos-á na pele do aprendiz secreto de Darth Vader, conhecido como Starkiller, numa aventura repleta de ação com sabres de luz e poderes da Força. Esta versão do jogo será aprimorada a partir da lançada para a Wii, apresentando controlos motores opcionais, e chegará à Nintendo Switch no dia 20 de abril deste ano.
 
Depois, foi Assassin’s Creed: The Ezio Collection, a trilogia de jogos desta aclamada série de jogos de ação e aventura na terceira pessoa. No papel de Ezio Auditore, teremos de crescer junto da ordem dos assassinos de modo a vingarmo-nos dos templários que mataram a nossa família, assumir o manto de líder da ordem para a ajudar a crescer, e investigar o passado de um dos assassinos mais famosos da história da nossa ordem. Esta coleção de três dos mais bem cotados jogos desta saga chega já no dia 17 de fevereiro.
 
Seguidamente, tivemos o anúncio de SD Gundam Battle Alliance. Este é um RPG de ação no qual poderemos controlar robôs armados para combater uma ameaça que tem causado estranhos eventos pelo universo. Durante as batalhas, poderemos controlar três robôs de cada vez, sendo possível jogar tanto a solo como em cooperação com outros jogadores online. SD Gundam Battle Alliance chegará à Nintendo Switch no decorrer deste ano.
 

Depois, tivemos o anúncio Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition, uma remasterização do aclamadíssimo clássico originalmente lançado na PlayStation. Este título, sequela de um dos maiores JRPGs de todos os tempos, vê as mecânicas de viagem no tempo serem substituídas por viagens entre realidades. Seguindo uma jogabilidade de combates por turnos, muito à semelhança dos antigos Final Fantasy, iremos seguir as aventuras de Serge e Kid, numa demanda em descobrir a verdade sobre a divergência dos dois mundos que conseguem visitar. Com melhorias gráficas e de jogabilidade (por exemplo, a desativação dos encontros aleatórios), esta remasterização de Chrono Cross chega à Nintendo Switch no dia 7 de abril deste ano.
 
O tão aguardado Kirby and the Forgotten Land foi o jogo seguinte. Fomos brindados com mais um trailer deste jogo de plataformas em 3D, que evidenciou uma vez mais o colorido e vibrante mundo que poderemos explorar na pele de Kirby. Algumas sequências de jogabilidade foram mostradas, nas quais pudemos testemunhar os poderes de absorção em combate, e não só. Neste jogo, Kirby poderá absorver objetos inanimados espalhados pelo mundo, como carros ou cones de tráfego, que permitirão interagir com o ambiente de novas maneiras. Foi também indicado que à medida que vamos resgatando Waddle Dees, que uma vila vai ganhando compostura, o que nos permitirá arrecadar novos itens ou recursos úteis para a nossa demanda. Kirby and the Forgotten Land chegará à Nintendo Switch no dia 25 de março, como exclusivo da consola híbrida da Nintendo.
 
De seguida, MLB The Show 22 foi o jogo anunciado. Este simulador do desporto de basebol fará a sua estreia na Nintendo Switch, permitindo aos fãs do mesmo jogar com as suas equipas preferidas e participar em vários modos de jogo distintos. O jogo terá funcionalidades de crossplay, e será possível carregar para a Nintendo Switch todo o progresso alcançado ao jogar noutras consolas. MLB The Show 22 chegará à Nintendo Switch no dia 5 de abril.
 
Depois, foram apresentadas algumas coleções, começando com a de Kingdom Hearts: Integrum Masterpiece, que mistura elementos familiares de JRPGs com mundos mágicos de animações da Disney. Trata-se de uma coleção de jogos que apenas correrá na Switch via cloud, com os jogos a poderem também ser adquiridos separadamente. Esta coleção de jogos ficará disponível hoje, dia 10 de fevereiro.
 

Depois, foi a dupla de jogos que constituirão Klonoa: Phantasy Reverie Series a ser anunciada. Os dois jogos originalmente lançados em 1998 e 2001 apresentam-se aqui remasterizados para a Nintendo Switch, trazendo de volta estes clássicos de plataformas em 2.5D no qual o nosso protagonista utiliza poderes de vento para agarrar, carregar e atirar inimigos. Klonoa: Phantasy Reverie Series chegará no dia 8 de julho.
 
Para terminar este segmento de coleções, foi anunciado que Portal e Portal 2 estão a caminho da Nintendo Switch. Numa coleção chamada Portal: Companion Collection, estes aclamadíssimos e bem-humorados jogos de puzzles na primeira pessoa estrear-se-ão na consola híbrida da Nintendo, trazendo consigo as campanhas a solo de ambos os jogos, bem com a campanha cooperativa do segundo. Portal: Companion Collection chegará à Nintendo Switch no decorrer deste ano.
 
Live A Live foi a surpresa que se seguiu, ao ser anunciado que este JRPG clássico com quase 30 anos de existência vai finalmente chegar ao ocidente, num remake em HD-2D. Neste jogo, assumiremos o papel de oito personagens diferentes distribuídos por nove cenários distintos que se vão passando em vários períodos de tempo. Cada personagem apresenta algumas mecânicas de jogabilidade únicas, e o jogador terá toda a liberdade para ir encarando os vários cenários pela ordem que entender. Live A Live chegará à Nintendo Switch no dia 22 julho.
 
A seguir, foi a vez de Nintendo Switch Sports, uma espécie de sucessor dos tão adorados títulos Wii Sports. Este título incluirá desportos presentes em jogos anteriores, como Ténis, Bowling e Chambara, bem como novos desportos, tais como Futebol, Badminton e Voleibol. Como seria de esperar, todos os jogos têm como base os controlos motores dos Joy-con, e a edição física do jogo incluirá ainda uma alça para a perna para se simular melhor alguns minijogos de futebol. Este título suportará modos multijogador locais e online, e irá receber atualizações gratuitas no futuro que adicionarão a opção de jogar todos os modos de futebol com a alça, bem como o desporto de Golfe. Nintendo Switch Sports chegará no dia 29 de abril deste ano, com testes de rede agendados entre 18 e 20 de fevereiro (inscrições abrem no dia 16 de fevereiro; mais informações AQUI).
 

Um novo jogo de ritmos, Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival, foi anunciado de seguida. Este título apresentará mais de 76 músicas, incluindo, por exemplo, “Megalovania” e uma versão orquestral do tema principal de The Legend of Zelda, ao som das quais teremos de ir batendo ritmicamente no nosso tambor. Este jogo incluirá novos modos, como um cooperativo e um competitivo, inovando esta já aclamada série. Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival chegará à Nintendo Switch este ano, e incluirá um serviço de subscrição pago que oferecerá mais 500 músicas no dia de lançamento.
 
Chegou a vez de olharmos novamente para Triangle Strategy, o RPG de estratégica com um estilo visual pixelizado HD-2D. Este novo trailer serviu para mostrar um pouco mais do jogo e da sua narrativa, sem aprofundar muito. Serviu também para anunciar a chegada de um demo que nos levará até ao final do capítulo 3, e que nos permitirá transferir o progresso para o jogo completo quando este for lançado. Triangle Strategy chegará exclusivamente à Nintendo Switch no dia 4 de março deste ano, com o demo a encontrar-se já disponível na eShop.
 
O novo DLC de Cuphead, chamado The Delicious Last Course, foi também novamente mostrado. O trailer desta tão aguardada expansão mostra um pouco mais da desafiante jogabilidade deste jogo em confrontos com alguns dos novos e implacáveis bosses, bem como um vislumbre do que será jogar com uma nova personagem, Ms. Chalice. Tudo isto, novamente com a direção artística única e desenhada à mão que tantos olhos deleitou com a chegada do jogo base. Cuphead: The Delicious Last Course chegará à Switch no dia 30 de junho deste ano.
 
De seguida, foi anunciada uma atualização gratuita para o aclamado Metroid Dread. Esta atualização acrescentará ao jogo dois novos modos de dificuldade: o modo Dread, no qual o mínimo de dano causará um “game over,” e o modo Rookie, pensado para novatos na série e no qual os índices de recuperação de Samus são ampliados, facilitando o geral da experiência. Esta atualização já se encontra disponível para descarregar, enquanto uma segunda atualização que acrescentará um modo de Boss Rush chegará no decorrer do mês de abril de 2022.
 

Os próximos anúncios prendem-se com a chegada de dois grandes jogos às consolas virtuais da Nintendo Switch Online. Falamos dos aclamadíssimos Earthbound e Earthbound Beginnings, que chegam às aplicações da SNES e da NES respetivamente. Estes RPGs únicos e que vieram inspirar tantos outros jogos aclamados, como Undertale, chegam finalmente à Nintendo Switch Online, podendo já ser jogados nas respetivas aplicações.
 
De seguida, tivemos direito à já típica compilação de jogos com apresentações mais curtas. Os títulos incluídos nesta compilação foram:
- Zombie Army 4: Dead War, um shooter na terceira pessoa onde se enfrenta hordas de seres mortos-vivos nos meados do séc. XX, que chega à Switch no dia 26 de abril;
- GetsuFumaDen: Undying Moon, um hack ‘n slash com elementos de progressão rogue-like em 2D, que já se encontra disponível na Nintendo Switch;
- Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba -The Hinokami Chronicles, um jogo de lutas em 3D baseado na adorada série criada por Koyoharu Gotōge, que chega à Switch no dia 10 de junho;
- LEGO Brawls, um jogo de luta estilo Super Smash Bros., mas com várias personagens de LEGO como protagonistas, que chegará à Switch no mês de junho;
- Two Point Campus, um divertido e bem-humorado simulador de gestão de um campus universitário, que chegará à Switch no dia 17 de maio.
 
Depois, e no que certamente foi um dos eventos principais para muitos jogadores, foram anunciados conjuntos de DLC para Mario Kart 8 Deluxe. No total, e até ao final de 2023, vão sendo lançadas 8 novas pistas por onda, havendo um total de 6 ondas de pistas extra – ou seja, serão acrescentadas mais 48 novas pistas ao jogo ao longo dos próximos dois anos. Estas pistas serão remasterizações de percursos disponíveis em títulos anteriores da série, como “Coconut Mall” de Mario Kart Wii, “Choco Mountain” de Mario Kart 64, “Tokyo Blur” de Mario Kart Tour, entre muitos outros.
 
A primeira onda chegará no dia 18 de março de 2022, mas os jogadores que pretendam comprar já todas as seis ondas poderão adquirir o Mario Kart 8 Deluxe: Booter Course Pass agora por € 24,99. De notar que os jogadores com uma subscrição Nintendo Switch Online + Pack de Expansão poderão ir descarregando cada uma das ondas à medida que forem lançadas sem qualquer custo adicional.
 

Para terminar, o último anúncio surpreendeu-nos e entusiasmou-nos: Xenoblade Chronicles 3. Este trailer predominantemente cinemático, apresenta-nos um novo protagonista, mas a empunhar a icónica arma Monado, e parece estar a misturar os elementos mais amados dos dois primeiros jogos desta série de JRPGs. Os elementos do mundo aqui apresentados, juntamente com as raças que conseguimos distinguir, sugerem que este jogo apresentará um novo mundo que mistura as realidades dos primeiros jogos. As animações das cenas cinemáticas aqui mostradas dão também a impressão de que este jogo fugirá do realismo para assentar num estilo gráfico e de animação mais exagerados. Falta ver como será este jogo em ação, mas ficamos já a saber que Xenoblade Chronicles 3 chegará à Nintendo Switch em setembro deste ano.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades da Nintendo Direct – Fevereiro 2022 Todas as Novidades da Nintendo Direct – Fevereiro 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on fevereiro 10, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.