Notícias PlayStation da Semana – 27 Out. 2021

Nova Edição da State of Play Anunciada Para as 22h de Hoje (via blog.playstation.com)
 
A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou uma nova edição da State of Play para a noite de hoje, dia 27 de outubro. Esta nova transmissão em direto decorrerá pelas 22h de Portugal Continental, e focar-se-á em títulos de produtoras externas como, por exemplo, Little Devil Inside.

Este evento foi anunciado por Sid Shuman, diretor sénior de comunicação da SIE, através de uma publicação no blog oficial da PlayStation. “O programa terá à volta de 20 minutos, e partilhará novas informações sobre jogos previamente anunciados, mais algumas revelações de parceiros espalhados pelo globo,” pode ler-se na publicação. “Desta vez, focar-nos-emos em anúncios e atualizações acerca de jogos de parceiros externos a caminho da PS4 e PS5.”
 
Assim, os fãs da PlayStation poderão assistir a uma nova State of Play esta noite, nos canais oficiais da gigante japonesa no Youtube ou no Twitch. Este evento começará às 22h de Portugal Continental.
 

Anunciada Data e Mostradas Primeiras Imagens de de GTA: The Trilogy – Definitive Edition (via blog.playstation.com)
 
Depois do seu anúncio oficial, Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition recebeu agora uma data de lançamento oficial e um primeiro trailer que mostra o aspeto dos três jogos. Esta coleção de remasterizações, desenvolvida pela Grove Street Games, será lançada digitalmente no dia 11 de novembro deste ano para a PlayStation 4 e PlayStation 5, com uma edição física para a PS4 a chegar no dia 7 de dezembro.
 
Numa publicação colocada no blog oficial da PlayStation, um representante da Rockstar Games anunciou a dará de lançamento do jogo, bem como as várias melhorias que se pode esperar da nova versão desta clássica trilogia. “Ao trazer os clássicos mundos de Liberty City, Vice City e San Andreas para plataformas PlayStation modernas, Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition estreia novos controlos modernos inspirados nos de GTAV, bem como melhorias visuais gerais como resoluções atualizadas ou fidelidade visual do mundo ampliada, e muito mais de modo a afinar e aprimorar fielmente os três jogos enquanto mantemos a estética distinta original.”
 
De seguida, a publicação detalha um pouco mais as melhorias já referidas. Começando pela jogabilidade, é referido que o sistema de mira se apresentará mais moderno, que a rotatividade entre armas e estações de rádio serão atualizadas, e que a navegação também será aprimorada com mini mapas melhores e um sistema de pontos de passagem que facilitarão chegar aos destinos.
 
Quanto à vertente visual dos jogos, foi explicado que será implementado todo um novo sistema de luminosidade, melhores sombras e reflexos, um sistema meteorológico expandido, texturas mais limpas e detalhadas para vários elementos ambientais, e modelos de personagens e de veículos melhorados. Outro aspeto relevante prende-se com o alcance da visibilidade, passando a ser possível ver muito mais detalhadamente locais das várias cidades a grandes distâncias.
 
Para acompanhar esta publicação e as novas informações nela contidas, a Rockstar Games lançou ainda um trailer que exibe o aspeto do jogo. Neste, podemos verificar muitas destas melhorias visuais anunciadas, com todo o mundo e todas as personagens a apresentarem-se bastante mais nítidas, detalhadas e coloridas, pese embora as personagens se apresentem bastante mais cartoonescas do que inicialmente se previa. De referir que este trailer não demonstra nenhuma das melhorias na jogabilidade já indicadas.
 
Assim, ficamos a saber que Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition chegará digitalmente tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 11 de novembro de 2021, com uma versão física para a PlayStation 4 a chegar no dia 7 de dezembro. Entretanto, foi também confirmado que a nova versão de Grand Theft Auto III chegará à PlayStation Now também no dia 7 de dezembro.
 

Lançada Versão 2.0 de Returnal, Com Suspensão de Ciclo e Modo Fotografia (via blog.playstation.com)
 
O exigente e opressivo roguelike na terceira pessoa, Returnal, recebeu agora uma robusta atualização, passando para a versão 2.0. Com esta, passa a ser possível suspender um ciclo temporal, bem como utilizar um novo modo de fotografia.
 
O anúncio desta atualização foi levado a cabo numa publicação no blog oficial da PlayStation, com a assinatura de Harry Krueger, diretor do jogo da produtora Housemarque. “Ao longo dos últimos meses,” começa Krueger, “temos gostado de vos ver jogar Returnal, de aprender acerca das vossas experiências e de ouvir todas as grandes histórias de como os jogadores têm ultrapassado a miríade de desafios em Atropos. (…) Aqui na Housemarque temos ouvido todo o vosso feedback, e é com grande satisfação que anunciamos a atualização 2.0.”
 
Krueger passa, depois, a apresentar as duas grandes novidades desta atualização, começando por explicar como funciona a suspensão de ciclo. “Uma das principais características desta atualização, que vos permitirá pausar um ciclo e continuá-lo depois, deixando-vos sair do jogo e desligar a consola sem perder progresso dessa sessão.” É explicado que, ao usar esta funcionalidade, é criado um ponto de suspensão automaticamente eliminado assim que se retoma o jogo. Deste modo, os jogadores poderão continuar o ciclo exatamente onde o deixaram, não sendo depois possível carregar o jogo caso o ciclo acabe em derrota.
 
No entanto, esta funcionalidade tem algumas limitações. Não será possível suspender o ciclo quando se está a meio de um encontro com um dos bosses do jogo, a meio de um confronto particularmente intenso ou exigente, ou nas sequências jogáveis na primeira pessoa. “Sentimos que há certos momentos em Returnal que são melhores quando não são fragmentados, de modo a preservar o ritmo e fluidez desejados,” explica Krueger.
 
De seguida, o diretor do jogo aborda o novo modo de fotografia. “A viagem de Selene por Atropos está recheada de momentos que merecem ser saboreados, seja uma dança perigosa no meio de um intenso combate bullet hell, ou um fugaz momento de serenidade para apreciar a misteriosa atmosfera e beleza sombria de Atropos,” indica Krueger. Este modo poderá ser acionado em quase todos os momentos do jogo – as exceções voltam a ser a sequências na primeira pessoa -, permitindo controlar livremente a câmara e compor a imagem com diferentes ferramentas de edição.
 
Com esta atualização, os jogadores mais criativos passam a ter mais opções para capturar imagens cativantes e únicas, e uma das nossas críticas do jogo parece ter sido endereçada. Returnal está atualmente disponível exclusivamente para a PlayStation 5, tendo sido lançado em abril deste ano.
 

God of War Chega a PC em Janeiro de 2022, Quase 20 Milhões de Cópias Vendidas na PS4 (via blog.playstation.com)
 
A SIE anunciou que o adorado God of War (2018) está a caminho do PC. O jogo chegará no dia 14 de janeiro de 2022, depois de vender quase 20 milhões de cópias na PlayStation 4.
 
Numa publicação levada a cabo no blog oficial da PlayStation, Grace Orlady, gestora de comunidade sénior da Santa Monica Studio, adiantou vários detalhes sobre esta versão da mais recente aventura de Kratos. “O nosso objetivo principal ao trazer God of War para PC foi enaltecer o conteúdo excecional que a equipa criou e aproveitar o hardware poderoso que a plataforma oferece para criar uma versão do jogo única, de elevado desempenho e de tirar o fôlego,” começa a publicação.
 
Orlady refere de seguida o trabalho com a vertente gráfica desta versão de God of War. “Poderão aproveitar todo o potencial da nossa câmara cinemática sem cortes, à medida que esta segue Kratos e Atreus através dos reinos, com a opção de verdadeira resolução 4K e taxa de fotogramas desbloqueada.” É também referido que o jogo apresentará várias opções gráficas para ajustar a experiência à capacidade de cada PC, que este suportará DLSS de modo a não ser necessário sacrificar qualidade de imagem em prol de melhores desempenhos, e que poderá ser adaptado a rácios ultra-widescreen de 21:9.
 
Relativamente a outros aspetos da experiência de God of War em PC, Orlady indica que o jogo permitirá várias opções de input. O DualShock 4 e o DualSense, juntamente com vários outros comandos, poderão ser utilizados, e os jogadores que prefiram jogar com rato e teclado terão a possibilidade de personalizar profundamente as funcionalidades das teclas. Para terminar, é indicado que a versão PC do jogo incluirá alguns bónus, como quatro skins para escudos e um conjunto de armadura para Kratos e o seu filho Atreus.
 
Assim, o fantástico God of War, considerado por nós o melhor exclusivo PlayStation da geração passada, chegará a PC no dia 14 de janeiro de 2022. O jogo está atualmente disponível para a PlayStation 4, tendo já vendido 19,5 milhões de cópias desde o seu lançamento em abril de 2018.
 

Versões PS5 de The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 Adiadas Para 2022 (via twitter.com)
 
A produtora polaca CD Projekt Red anunciou que as versões PS5 do aclamadíssimo The Witcher 3: Wild Hunt e do mais problemático Cyberpunk 2077 foram adiadas. As versões de próxima geração dos jogos chegarão agora no decorrer de 2022.
 
O anúncio foi feito através de uma mensagem publicada na conta oficial da produtora no Twitter. “Temos uma atualização importante relacionada com as versões de próxima geração de Cyberpunk 2077 e The Witcher 3: Wild Hunt para consolas e PC,” começa a mensagem. “Baseando-nos nas recomendações fornecidas pelas equipas que supervisionam o desenvolvimento de ambos os jogos, decidimos adiar os seus lançamentos para 2022.”
 
A mensagem termina com os objetivos da produtora em relação aos lançamentos destes jogos para a PS5 e restantes plataformas. “O nosso objetivo atual para Cyberpunk 2077 é o primeiro trimestre de 2022, e o segundo trimestre de 2022 para The Witcher 3: Wild Hunt.” Assim, e apesar destes adiamentos, ficamos a ter uma ideia mais aproximada de quando esperar ter as versões PS5 de ambos os jogos disponíveis.
 
De recordar que The Witcher 3: Wild Hunt foi originalmente lançado em 2015 e que Cyberpunk 2077 foi originalmente lançado em dezembro de 2020, ambos para a PlayStation 4. Estes títulos continuam disponíveis para essa consola, podendo ser jogados na PlayStation 5 via a retrocompatibilidade.
 

Among Us Chega à PlayStation em Dezembro (via blog.playstation.com)
 
O fenómeno multijogador que atingiu o estrelato durante o ano de 2020, Among Us, recebeu finalmente uma data de lançamento para a PlayStation. O jogo chega tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 14 de dezembro deste ano.
 
Numa publicação levada a cabo no blog oficial da PlayStation, Victoria Tran, diretora de comunidade da produtora Innersloth, apresentou o jogo e a sua data de lançamento. “Finalmente temos uma data de lançamento. No dia 14 de dezembro, Among Us será lançado para a PlayStation 4 e PlayStation 5,” começa a publicação. “Viajem pelo espaço e tentem aguentar a vossa nave juntamente com os vossos companheiros de tripulação, mas cuidado - um impostor pode estar a bordo. Ou talvez… vocês sejam os impostores?!”
 
Tran continua a publicação explicando a essência de Among Us. “O sucesso dos tripulantes depende da vossa capacidade de dedução social. Acham que sabem quem são os impostores? Conseguem encontrá-los antes de serem assassinados? Ou talvez sejam erroneamente ejetados. No espaço ninguém vos pode salvar – boa sorte em descobrir a verdade.”
 
Para terminar a publicação, Tran indica informações relevantes acerca do conteúdo e das possibilidades desta versão de Among Us. Primeiro, é indicado que o jogo incluirá “todo o conteúdo lançado previamente, uma mão cheia de atualizações, e um conjunto cosmético exclusivo de Ratchet & Clank,” o que dará aos jogadores uma ampla variedade de opções de personalização. Depois, o jogo terá funcionalidades de crossplay, permitindo aos jogadores PlayStation participar em jogos com amigos presentes em qualquer uma das outras plataformas.
 
Assim, Among Us chegará finalmente à PlayStation 4 e à PlayStation 5, passando a estar disponível para aquisição a partir do dia 14 de dezembro deste ano.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Marvel's Guardians of the Galaxy [PS4 & PS5] (Eidos Montreal) é o jogo de ação e aventura que serve de adaptação do famoso grupo de anti-heróis da Marvel. Quando uma sequência de eventos catastróficos é despoletada, teremos de assumir o papel de Star-Lord, o carismático líder dos Guardiões da Galáxia, e garantir que o nosso grupo de mantém unido para fazer frente a uma ameaça interplanetária. Prometendo uma jogabilidade explosiva e variada bem como uma narrativa apelativa com um argumento recheado de humor, os fãs da Marvel e deste tão amado grupo de personagens poderão ter aqui uma adaptação digna e divertida.
 
Project Zero: Maiden of Black Water [PS4 & PS5] (Koei Tecmo) é a versão remasterizada do aclamado título de terror originalmente lançado em 2015 na Nintendo WiiU. No papel de Yuri Kozukata, Miu Hinasaki, e Ren Hojo, teremos de investigar o misterioso Mt. Hikami, no qual vários incidentes e fenómenos mortíferos têm acontecido. Com a jogabilidade distinta que caracteriza esta aclamada série, uma narrativa aterradora, várias melhorias gráficas, mudanças na jogabilidade e novos modos de jogo, esta versão do jogo promete encher as medidas tanto aos fãs que regressem como a novos jogadores.
 
Riders Republic [PS4 & PS5] (Ubisoft) é um jogo de mundo aberto de simulação e desportos radicais. Colocando os jogadores num amplo recreio recheado de atividades, estes terão a oportunidade de participar em eventos de bicicleta, ski, snowboard e wingsuit ao longo de vários parques naturais americanos. Com a possibilidade de partilhar eventos com até 64 jogadores, a possibilidade de personalizar o nosso avatar, e a promessa de uma jogabilidade variada, os adeptos de desportos radicais têm aqui uma oferta potencialmente interessante.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 27 Out. 2021 Notícias PlayStation da Semana – 27 Out. 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on outubro 27, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.