Notícias PlayStation da Semana – 2 Jun. 2021

Apresentação Junto de Investidores Revela Vários Dados Interessantes e Pistas Para o Futuro da PlayStation (via sony.com)
 
A Sony levou recentemente a cabo uma reunião com investidores, onde o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, realizou uma apresentação relacionada com a PlayStation. Nesta, são revelados alguns resultados financeiros, planos para o futuro da marca PlayStation e alguns dados interessantes relacionados com a mesma.
 
Começando pelos resultados financeiros, Ryan revelou que a marca PlayStation faturou cerca de 19,8 mil milhões de euros líquidos no passado ano fiscal. O lançamento da PlayStation 5 terá ajudado com estes números, uma vez que foram vendidas 7,8 milhões de unidades, mais 200 mil do que a PlayStation 4 vendeu no período de lançamento equivalente. Por isso, Jim Ryan prevê que as vendas da nova consola colmatem todo o investimento na mesma já neste mês.
 
Outro fator contribuinte para este resultado financeiro é o facto de haver mais jogadores ativos na nova consola do que havia na PlayStation 4 no período equivalente. Em março de 2021, houve 8,6 milhões de jogadores ativos, contra os 7,1 de março de 2014. Para além disso, o número médio de horas por conta ativa também tem sido significativamente maior na PlayStation 5. Na nova consola, o pico foi em janeiro de 2021, com uma média de 62,3 horas de jogo por conta, enquanto o pico da PlayStation 4 no período equivalente foi de 40,9 (janeiro de 2014).
 
No que toca aos serviços PlayStation, a apresentação indica que a PlayStation Plus continuou a crescer neste ano fiscal, terminando com cerca de 47,6 milhões de jogadores com uma subscrição ativa. Já a PS Now teve 3,2 milhões de subscrições ativas neste ano fiscal, quase o dobro do que no ano anterior. Jim Ryan prevê que estes números do serviço de streaming continuem a crescer com a introdução da capacidade de transmitir em 1080p e com a continuidade de inclusão de grandes títulos de estúdios PlayStation e de produtoras externas.
 
Quanto aos jogos, Ryan destaca o “melhor alinhamento de lançamento de sempre” de uma nova consola. São destacas as pontuações no Metacritic de Spider-Man: Miles Morales, Demon’s Souls e Sackboy: A Big Adventure, geralmente bastante superiores às dos jogos de lançamento da PS4 (Killzone: Shadow Fall, Knack e Resogun). É também destacado Returnal como um “novo IP de sucesso”, bem como grandes exclusivos que estão a caminho, como Ratchet & Clank: Rift Apart, Horizon: Forbidden West ou o próximo God of War. Para terminar este assunto, a apresentação releva ainda o lançamento de Days Gone para PC, e aponta Uncharted 4: A Thief’s End como o próximo exclusivo PlayStation a chegar a essa plataforma.
 
Por fim, e no que é uma das grandes novidades a sair desta apresentação, Jim Ryan confirma algumas das funcionalidades do próximo periférico PS VR. Embora já tivesse sido sugerido, esta apresentação confirma que os comandos do próximo sistema de realidade virtual incluirão gatilhos adaptativos e feedback háptico, tal como vemos no DualSense. No entanto, estes comandos poderão ir lais longe, com a apresentação a sugerir que serão capazes de detetar com precisão o toque dos dedos de forma a potenciar a imersão nos jogos.
 
Com tudo isto, a marca PlayStation parece estar bastante saudável e em crescimento. De recordar que a PlayStation 5 foi lançada em novembro do ano passado, havendo já um bom leque de exclusivos disponíveis para a nova consola.
 

Dying Light 2 Recebe Data de Lançamento Oficial, Chega à PS4 e PS5 em Dezembro Deste Ano (via youtube.com)
 
A Techland, produtora de Dying Light 2, lançou um vídeo onde reintroduz os jogadores ao jogo de zombies num mundo aberto. Para além de mostrar várias sequências de jogabilidade, este vídeo revela a data de lançamento do jogo: 7 de dezembro de 2021.
 
Naquele que é o primeiro trailer oficial desde a E3 de 2019, o vídeo lançado debruça-se sobre vários aspetos da experiência, como a narrativa, o estado do mundo, a possibilidade de impactar o estado da cidade na qual nos encontramos consoante as escolhas de tomamos, e as mudanças entre o dia e a noite. Como o seu antecessor, a jogabilidade decorrerá toda na primeira pessoa, e incluirá instâncias de combate contra humanos ou monstros zombificados, bem como navegação à base de parkour.
 
O trailer dá a impressão de que Dying Light 2 será um passo em frente para este franchise. O jogo chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 7 de dezembro deste ano.
 

Reveladas Imagens da Jogabilidade de Far Cry 6, Chega em Outubro de 2021 (via youtube.com)
 
Depois de um adiamento prolongado, a Ubisoft finalmente revelou mais informações acerca do tão aguardado Far Cry 6. Através de um trailer, foi mostrado um primeiro vislumbre da jogabilidade, e revelada a data de lançamento do jogo, que chegará a 7 de outubro de 2021.
 
O vídeo mostra pela primeira vez a nossa protagonista em ação. Vemo-la a interagir com várias personagens coloridas, às quais esta série já nos habituou, participar em algumas atividades secundárias e pegar em armas para combater as forças fiéis ao ditador protagonizado por Giancarlo Esposito. Ficamos com a impressão de que a fórmula habitual não será muito abalada, com um belíssimo e detalhado mundo aberto para explorar, recheado com muitas atividades e missões para cumprir de modo a enfraquecer o poder do vilão desta história.
 
Uma novidade a destacar é o facto de podermos usar várias peças e recursos para improvisar modificações de equipamentos ou de veículos, podendo resultar no manuseamento de armas bastante mais variadas. Outra nova introdução é a possibilidade de carregar connosco uma mochila “Supremo.” Estas parecem fornecer novas maneiras de combater e de interagir com o mundo, podendo ser o grande fator diferenciador da jogabilidade nesta experiência face a títulos anteriores.
 
Far Cry 6 chegará, assim, tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 7 de outubro de 2021.
 

Anunciados os Jogos PS Now de Junho de 2021 (via blog.playstation.com)
 
Com a chegada de um novo mês, a biblioteca de jogos da PS Now foi atualizada. Desta vez, são 7 as adições ao serviço de streaming da PlayStation. Eis os títulos que compõem o alinhamento de junho de 2021:
 
The Witcher 3: Wild Hunt – Game of the Year Edition (CD Projekt Red) é o fenomenal RPG de ação em mundo aberto passado no universo criado pelo autor polaco, Andrzej Sapkowski. Com Ciri desaparecida, caberá ao mutante Geralt fazer os possíveis para a encontrar e salvar de uma misteriosa força implacável conhecida como a Wild Hunt. Com um mundo meticulosamente construído, um vastíssimo leque de armas e armaduras para equipar, uma grande variedade de atividades e missões secundárias para jogar, e uma das narrativas mais emocionantes e cativantes do género, este título marca o ponto alto da CD Projekt Red, e continua a apresentar-se como um dos RPGs ocidentais mais bem conseguidos de sempre. De notar que o jogo ficará disponível na PS Now até ao dia 6 de setembro deste ano.
 
Team Sonic Racing (SEGA) é um jogo de corridas estilo arcada onde os jogadores podem colocar várias personagens do universo de Sonic the Hedgehog à frente de um volante. Com um sistema diferenciado de corridas por equipas, onde o desempenho de cada elemento conta para a pontuação final, os jogadores podem participar tanto em eventos online como offline. Com corridas a ritmos elevados, várias personagens com habilidades únicas, e várias modificações para desbloquear e aplicar aos nossos veículos, este jogo elevou o nível de jogos de corrida de Sonic, e pode ser uma oferta interessante para fãs do género ou desta amada mascote.
 
Sonic Mania (SEGA) é o título que marca o regresso de Sonic aos jogos de plataformas puramente em 2D. Continuando a narrativa dos clássicos, Sonic e os seus amigos têm de voltar a enfrentar o Dr. Robotnik e os seus robôs, atravessando níveis a alta velocidade e colecionando as Chaos Emeralds. Com uma belíssima direção artística retro, com vários modos de jogo e com uma excelente banda sonora, os fãs do ouriço-cacheiro azul têm aqui a oportunidade de jogar um dos melhores jogos recentes desta série.
 
Sonic Forces (SEGA) é um jogo de aventura e plataformas em 3D e em 2.5D. Quando o Dr. Eggman se alia a um novo vilão chamado Infinite, e a grande maioria do mundo é conquistado pelo cientista maníaco, caberá a um novo herói juntar-se a Sonic e amigos para voltar a libertar o planeta. Com a possibilidade de criar e personalizar a nossa própria personagem original, amplos níveis de ação tanto em 2.5D como em 3D, e vários colecionáveis para encontrar, os fãs de Sonic têm aqui uma oferta agradável.
 
Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown (SEGA) é a versão remasterizada do aclamado jogo de luta lançado originalmente em 2012 para a PlayStation 3. Com um novo motor de jogo, que elevou a qualidade gráfica do jogo para novos patamares, uma interface de utilizado redesenhada, e novas funcionalidades online, os amantes de jogos de luta têm aqui uma oferta extremamente cativante.
 
Slay the Spire (Mega Crit Games) é um misto de jogos de cartas com sistemas de progressão roguelike. Os jogadores terão de construir o seu próprio baralho de cartas e usá-lo para enfrentar criaturas bizarras de modo a conquistar a Espiral. Com centenas de cartas, outras centenas de itens para descobrir, dezenas de encontros, eventos diários e vários modos de jogo, esta mistura de géneros poderá proporcionar experiências interessantes aos jogadores que se aventurem neste título.
 
Car Mechanic Simulator (Playway) é um simulador que desafia os jogadores a reparar, pintar, modificar e pilotar vários automóveis. Deste modo, os jogadores terão de trabalhar e gerir uma oficina mecânica, como objetivo de a fazer crescer através da reparação e venda de vários carros. Com dezenas de veículos e de ferramentas, e com milhares de partes para manusear e montar, os fãs de automóveis e de jogos de simulação podem ter aqui uma oferta realista e cativante.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Ghosts 'N Goblins Resurrection [PS4] (Capcom) é o remake de um clássico de ação e plataformas em 2D. Quando uma donzela é raptada por um imponente monstro, caberá ao cavaleiro Arthur aventurar-se pelo reino dos demónios para a tentar salvar. Com vários níveis recheados de inimigos e bosses implacáveis, uma jogabilidade fácil de compreender, mas difícil de dominar, vários tipos de armas para empunhar e a possibilidade de jogar a solo ou em cooperação com outro jogador, este título parece fazer jus ao legado desta série, podendo ser uma experiência recompensadora para os fãs de aventuras exigentes.
 
Necromunda: Hired Gun [PS4 & PS5] (Streum On Studio) é um shooter na primeira pessoa passado nas profundezas do universo de Warhammer 40,000. No papel de um caçador de recompensas, teremos de ir aceitando vários contratos de modo a eliminar gangsters e mutantes implacáveis. Com uma variedade de alvos a abater, um grande leque de armas para manejar, inúmeras melhorias a implementar e a promessa de uma jogabilidade intensa, os fãs deste universo e de jogos deste género têm aqui uma oferta cativante.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 2 Jun. 2021 Notícias PlayStation da Semana – 2 Jun. 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on junho 02, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.