[Artigo] Top 10 dos Jogos Mais Cómicos!



Nada melhor do que uma boa comédia para relaxar depois de um dia de trabalho, certo?

E se fosse uma comédia “interactiva”? Soa melhor? Pois bem, aqui temos uma lista do que se encontra no topo da cadeia alimentar, no que se refere a videojogos com vertentes mais cómicas!



10. The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy (1984)

Plataformas: Web Browser; Amstrad PC; Atari; Commodore 64

Possivelmente muitos desconhecem esta pérola, mas a aventura em texto adaptada da reconhecida obra foi um sucesso tremendo na década de 80 e 90. Não somente mantem o belicoso sentido de humor de Adam, como a grande parte dos elementos da história, já por si cómicos, estão presentes. Cada descrição e interacção está recheada de humor, com puzzles e mecânicas de jogo distintas a condizer com todo o sentido cómico da aventura. Certamente um título que não conseguirá captar a grande massa dos jogadores acuais, mas uma experiencia sempre recomendável!



9. Goat Simulator (2014)

Plataformas: Microsoft Windows; macOS; Linux

Em Goat Simulator asusmimos o protagonismo de uma cabra que terroriza uma pacata cidade. Basicamente é isto… Um sandbox onde podemos fazer todo o tipo de loucuras com o objectivo de ganhar pontos com o caos causado. Naturalmente a quantidade de situações propensas a acontecer tendem a criar um efeito cómico bastante cativante. A título de exemplo temos para desbloquear os trofeus “Michael Bay” ao rebentar uma estação de serviço, ou o “Involuntary QA” quando o próprio jogo crasha!



8. Conker’s Bad Fur Day (2001)

Plataformas: Nintendo 64

Um jogo acerca de um esquilo com uma língua comprida, cujas tentativas de voltar para a namorada são sempre dificultadas por uma doninha...só poderia ser uma fórmula vencedora no ranking de comicidade!
 
Definitivamente uma obra prima no que se refere ao género, permanecendo também como um óptimo jogo de plataformas!




7. Worms (desde 1995)

Plataformas: MS-DOS; Microsoft Windows; Nintendo (Várias); Playstation (Várias); Sega (Várias)

Worms é aquele jogo que quanto mais caos existir melhor. Com uma premissa simples, assumimos o controlo de uma equipa de comandos (ok não, são mesmo somente umas minhocas!), devemos destruir todos os adversários com o extenso arsenal disponível.

A quantidade de animações, cenários e próprias situações geradas criam óptimos momentos de risada. Nem que seja para destruir aquele nosso amigo especial, com uma granada banana que parecia “impossível” conseguir atingir naquele local!



6. WarioWare (desde 2003)

Plataformas: GBA; Game Cube; Nintendo DS, Nintendo DSi; Wii U; Nintendo 3DS

Esta é uma experiencia que aglomera um conjunto de minijogos onde o absurdo, a surpresa e a estranhesa andam de mãos dada. O resultado? Uma experiencia frenética rechada de momentos hilariantes! Quer seja a fugir de um dinosauro ou a catar um nariz gigante, o objectivo passa sempre por tentar descobrir o que fazer num cenário absurdo (ou não!) que nos é colocado…claro tudo no menor tempo possível!



5. South Park: Stick of Truth (2014)

Plataformas: Playstation 3 e 4; XBox 360 e One; Nintendo Switch; Microsoft Windows

South Park é aquela série de televisão que todos conhecem. O seu jogo consegue seguir todos os passos no que se refere às ofensivas e ácidas piadas que a compõem, muito devido à estrita colaboração com Matt Stone e Trey Parker. Por isso podem contar com sondas anais, assaltos genitais ou uma panóplia de piadas sobre brinquedos sexuais!



4. Lego City Undercover (2013)

Plataformas: Wii U; Playstation 4; Nintendo Switch; XBox One; Microsoft Windows

Uma excelente paródia à serie GTA, na qual um policia estereotipado e praguejado de clichés, procura capturar o seu arquienimigo. Com uma quantidade absurda de referências pop culture e piadas ingame não passam 5 minutos sem conseguirmos sorrir neste jogo. Com o bónus adicional de se encontrar totalmente narrado na língua de Camões!



3. Octodad: Dadliest Catch (2014)

Plataformas: Microsoft Windows; Linux; macOS; Nintendo Switch

Em Octodad, devemos completar uma série de desafios para ajudar o protagonista a, imagine-se, esconder que é um polvo e não um humano! Óptima premissa pra começar, mas mesmo que isso não fosse suficiente, as mecânicas do jogo forçam-nos a jogar como uma polvo também! Para os fãs de multi-jogadores, este é um título essencial, onde cada jogador controla uma pata da personagem… imagine-se o caos para fazer qualquer coisa!



2. Jazzpunk (2014)

Plataformas: Microsoft Windows; macOS; Playstation 4

Jazzpunk é daqueles títulos projectados como uma comédia desde o início, com inúmeras e sofisticadas piadas recorrentemente introduzidas ao jogador.

A aventura decorre em “Japanada”, um pais fictício na década de 50, misturando temáticas associadas a espionagem com .. Trafico de pombos? Com inúmeros diálogos hilariantes, mundos psicadélicos e estranhas personagens é uma peça de comicidade hilariante.

Um dos poucos jogos que incorpora o cómico nas próprias mecânicas de jogo e que não conseguimos deixar de recomendar!



1. The Secret of Monkey Island (1990)

Plataformas: MS-DOS; Microsoft Windows; Amiga; Mega Drive

Como não podia deixar de ser, um dos grandes icons do que um jogo cómico pode ser é The Secret of Monkey Island. Numa época em que os Point n’Click eram reis e senhores, imensos foram os que surgiram com esta formula (vejam algumas menções honrosas mais abaixo), mas este título será sempre aquele que conseguiu nos surpreender em primeiro.

Desde piadas vorazes, personagens excêntricas, até às lutas de espadas controladas pelos nossos insultos, imensas são as piadas que podem encontrar neste título! Um verdadeiro trunfo neste género!





Mensões Honrosas

Não podemos, contudo deixar de apresentar algumas menções honrosas!
  • Portal 1 e 2;
  • Day of the Tentacle;
  • Leisure Suit Larry;
  • Beneath a Still Sky;
  • Ratchet & Clank;
  • Destroy All Humans!

  

[Artigo] Top 10 dos Jogos Mais Cómicos! [Artigo] Top 10 dos Jogos Mais Cómicos! Reviewed by Carlos Silva on março 22, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.