[Análise] SackBoy: A Big Adventure [PS5]




O lançamento da consola da nova geração da Sony foi acompanhada por um título no disco de todas as suas unidades. Astrobot, conforme já mencionamos previamente, é um óptimo jogo de plataformas e uma verdadeira ode ao que a marca foi e pretende ser. É um título que demonstra claramente quais os objectivos da Sony para a nova geração no que se refere a este género em particular. 

Contudo, Astrobot não é a única personagem a lutar pelo lugar de nova mascote da Sony. Sackboy apresenta uma feroz concorrência e enquanto título de lançamento da nova Playstation 5 é possivelmente o jogo superior. Certamente, mais amplo, com maior caracterização de personagens, controlo mais refinado e níveis melhor compostos. 

Ainda assim, esta análise não procura comparar ambos os títulos, mas sim abordar os motivos pelos quais Sackboy é possivelmente o renascer de jogos de plataforma na Sony. Não nos entendam mal, existem óptimos títulos do género na consola da Sony, mas nenhum verdadeiramente diferenciado ao ponto de promover a sensação “Yep, é um jogo da Sony”. 



Sackboy recupera elementos previamente observados em outros títulos (e convenhamos de outras marcas). A sua magia passa por conseguir obter uma mistura perfeita e com componentes cativantes para o jogador, desta vez bem diferentes dos elementos 2.5D do seu título anterior “Little Big Planet”. 

Existem dois grandes factores que caracterizam um bom platformer. O primeiro é a sua jogabilidade e comportamento da personagem. Sackboy apresenta um comportamento, dinâmica e física de controlo de personagem do melhor observado na indústria. A fluidez dos seus movimentos e resposta aos nossos inputs é exímia. Verdadeiramente sentimos uma facilidade de controlo da personagem em executar aquilo que pretendemos e isso é, como se costuma dizer, meio caminho andado para uma experiencia encantadora. 

Em segundo lugar, este título consegue apresentar um design de níveis bastante diferenciado entre si (onde se verifica a mistura de diversas mecânicas de jogo) e que conseguem cativar o jogador ao longo de toda a jornada. Quer seja através da introdução de novas mecânicas de jogo, quer sejam os níveis musicais onde o controlo da personagem e eventos no ecrã ocorrem ao ritmo de alguns dos temas mais famosos da actualidade, o jogador pode contar com uma experiência verdadeiramente cativante e recompensadora. 




Efectivamente a banda sonora apresentada é uma das melhores observadas nos últimos anos, com tons mais mainstream misturados com novidades que estão em perfeita harmonia com o estilo, personalidade e a aventura do pequeno Sackboy. É um prazer passar os níveis preparados e frequentemente damo-nos por nós a ansiar qual será o tema do próximo nível. 

Também a componente gráfica está bastante cativante, onde os detalhes dos inimigos, cenários e do próprio protagonista parecem ganhar vida. Todos estes elementos em conjunto caracterizam uma experiencia audiovisual de qualidade, que com toda a certeza será um elemento caracterizador que perdurará na memória dos jogadores muito depois de acabar. 

Sackboy consegue fazer bem o que caracteriza um bom jogo de plataformas, mas não é por esse motivo que o caracterizamos como um dos principais títulos de plataforma da Sony contemporânea. Como se costuma dizer, é nos detalhes que está o que caracteriza uma experiência de excelência. Neste caso, ainda que recorrentemente delegado para segundo plano num jogo deste género, a história e caracterização das personagens está verdadeiramente cativante. Sackboy é uma personagem perfeitamente bem caracterizada, expressiva e emotiva em alturas. A forma de como os personagens secundários interagem connosco é bastante interessante e o facto do jogo estar traduzido na sua totalidade para a Português de Portugal é um mimo para os nossos ouvidos. 




No que se refere à história, o título segue as aventuras de Sackboy, um pacato boneco feito de lã que vê a sua vida virada de pernas para o ar quando o vilão Vex decide raptar os seus amigos e forçá-los a trabalhar no seu inversor. Esta máquina irá transformar a casa da nossa personagem, o Artemundo (uma terra de imaginação e sonhos) numa paisagem inóspita habitada por pesadelos. Caberá ao nosso herói procurar os objectos que servirão para derrotar o vilão, enquanto torna real a antiga lenda dos cavaleiros tricotados. Um enredo bastante simples, mas que funciona perfeitamente nesta experiência. 

Abordando um pouco o seu nível de dificuldade, o título consegue ser acessível desde os mais novos e inexperientes, aos que procuram uma experiência mais desafiante. Existe uma clara curva de aprendizagem, bastante suave por sinal, mas a verdadeira dificuldade se encontra nos coleccionáveis e desafios dentro de cada nível. A pequena personagem tem diversos coleccionáveis, desde esferas, passando por pontos ou mesmo dinheiro ingame. Enquanto as esferas servem para desbloquear novos níveis, os pontos e dinheiro ingame serve primordialmente para adquirir novos fatos para Sackboy. 


 
Ainda assim existem alguns elementos que consideramos problemáticos para a Sony, nomeadamente no que se refere à Playstation 5. Sendo um título de lançamento da consola, poucas novidades ou reformulações existem para promover a consola em si e experiencia que proporciona. Principalmente no que refere a jogabilidade, enquanto seja exímia, falha em evoluir sobre uma fórmula já previamente estabelecida. 



Conclusões 

Sackboy: A Big Adventure é um óptimo título de plataformas que apresenta conceitos bem solidificados de uma forma exímia. Demonstrando uma jogabilidade quase perfeita, complementada com um design de níveis interessante e diferenciado é possivelmente uma das apostas mais interessantes da Sony para o inicio desta nova geração. 

Complementado com uma excelente caracterização das personagens, em particular o protagonista, é uma aposta certa não somente para os fãs do género, como também dos jogadores no geral. Fica o desafio para os produtores, arriscarem mais no futuro com vista a evoluir e apresentar novos conceitos dentro do género.



O Melhor: 
  • Jogabilidade intuitiva e level design cativante; 
  • Banda sonora e níveis musicais que elevam a experiência a novos níveis; 
  • Caracterização das personagens bastante interessante. 


O Pior: 
  • Não introduz nenhuma jogabilidade diferenciada para a Playstation 5. 



Pontuação do GameForces – 9,0/10 



Título: Sackboy: A Big Adventure 
Desenvolvedora: Sumo Digital 
Publicadora: Sony Interactive Entertainment 
Ano: 2020 


Autor da Análise: Carlos Silva



[Análise] SackBoy: A Big Adventure [PS5] [Análise] SackBoy: A Big Adventure [PS5] Reviewed by Carlos Silva on dezembro 07, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.