Os Nossos Jogos Favoritos Desta Geração

Dias! Faltam dias para a chegada da nova geração de consolas. No dia 10 de novembro, chegam a Portugal ambas as novas consolas Xbox – a Series X e a Series S. Os fãs da Sony terão de esperar um pouquinho mais, uma vez que a PlayStation 5 (tanto a Standard como a Digital) chegam a território nacional no dia 19 de novembro. Que altura poderia ser melhor para refletir sobre o que de melhor e mais marcante encontramos na geração que cavalga para o fim? Assim, foi lançado um desafio à equipa GameForces, sob a forma da seguinte pergunta: “Qual o vosso jogo preferido desta geração?” Pergunta difícil, bem sabemos, mas eis que temos os resultados!
 
Antes de avançarmos, alguns esclarecimentos. Primeiro, esta lista não se trata necessariamente do que cada um pensa ser o melhor jogo da geração, mas antes o mais marcante e prazeroso a nível pessoal. Trata-se, portanto, da visão subjetiva de cada um dos elementos da equipa que tenha jogado regularmente na PlayStation 4 ou na Xbox One. Depois, não irão encontrar jogos exclusivos da Nintendo Switch, uma vez que a Nintendo tem um ritmo e um calendário geracional completamente diferente do Sony e da Microsoft.
 


 
Marvel’s Spider-Man
   Produtora: Insomniac Games
   Publicadora: Sony
   Plataforma: PlayStation 4

 
Como o grande fã da Marvel que sou, não poderia não escolher Marvel’s Spider-Man como o jogo que, na minha opinião, mais marcou esta geração. Desde 2014 que os fãs aguardavam por outro jogo do super-herói mais amado da Marvel e 2018 foi o ano que Insomniac nos deu a oportunidade de voltar a vaguear por Nova York como o Spider-Man.
 
Este é um jogo que possui uma história fantástica, repleta de aventura e muita ação. Ao longo das missões principais deparamo-nos com diversos vilões icónicos do mundo das bandas desenhadas, e derrotar cada um não podia ser mais satisfatório. Além das missões principais, as missões secundárias são também bastante desafiantes e capazes de entreter durante horas.
 
Mecanicamente, este é um título que deixa qualquer um totalmente impressionado, desde o sistema de combate até ao baloiçar das teias, levando a que tudo no jogo seja bastante fluído. Outra componente que torna este jogo um dos grandes jogos desta geração é a quantidade de cosméticos presentes ao longo das nossas horas de jogo.
 
Graças a tudo isto, Marvel’s Spider-Man ficará sempre na minha memória como um dos melhores jogos desta geração.
 
Bernardo Lourenço


 

God of War
   Produtora: Santa Monica Studio
   Publicadora: Sony
   Plataforma: PlayStation 4
 
Seguindo a premissa dos seus antecessores, God of War é um excelente exemplo de como uma saga pode envelhecer e desenvolver-se de uma forma formidável. Utilizando uma magnífica combinação entre a mitologia nórdica, vários elementos e mecânicas de RPG e uma história muito bem trabalhada, fomos mais uma vez brindados com um excelente título para adicionar a esta saga tão aclamada.
 
Pudemos encontrar os vários e apaixonastes elementos de hack n’ slash que todos os fãs adoram alinhados com a fantástica história que nos transporta para um mundo mais sombrio e mais envelhecido, sem nunca esquecer o verdadeiro motivo que nos trás a estes títulos: o espartano que se tornou Deus da guerra,  mas que, apesar de tudo, não se consegue livrar por completo do seu passado.
 
Por todos estes motivos e mais alguns, God of War foi para mim um dos melhores e mais marcantes jogos desta geração.
 
Bruno Ferreira


 

Borderlands 3
   Produtora: Gearbox
   Publicadora: 2K Games
   Plataformas: PlayStation 4, PC (Steam e EGS), Stadia e Xbox One
 
Sendo Borderlands 3 a continuação de uma saga que já vêm da geração anterior, podemos ver as melhorias conseguidas pela equipa da Gearbox. Uma aventura com gráficos desenhados à mão, vilões com um humor negro raramente visto e biliões de armas, como poderia existir jogo melhor?
 
Para quem gosta de RPGs que sejam também shooters, têm aqui a melhor escolha possível para gastar carregadores cheios de balas em cima dos vossos inimigos. Com armas de todos os tipos – sejam elas pistolas, metralhadoras, caçadeiras, entre outras –, este jogo traz uma jogabilidade apurada e muitas horas de diversão. Podem jogá-lo sozinhos ou em cooperação, e as duas vertentes deixam-nos de cabeça perdida, por vezes literalmente.
 
Por isto e muito mais, desengane-se quem pensa que este jogo veio aqui só para passear. Longe disso, foi para derrotar todos os adversários como melhor jogo desta geração.
 
Bruno Neves
 



 
Persona 5 Royal
   Produtora: Atlus
   Publicadora: SEGA
   Plataforma: PlayStation 4
 
Persona 5 arrebatou os nossos corações no início desta geração, com um lançamento multigeracional, que permitiu a jogadores da PlayStation 3 e 4 usufruírem de igual modo desta experiência. Mas foi na sua versão Royal que este título apresenta um conceito vencedor e virtualmente inóculo de falhas, introduzindo um extenso conteúdo adicional e um final completamente reformulado e significativamente mais maduro.
 
Com um enredo cativante, personagens perfeitamente caracterizadas, jogabilidade irrepreensível e uma componente gráfica e banda sonora do melhor que se pode encontrar na indústria, Persona 5 Royal assume-se facilmente como um título que irá permanecer durante décadas no coração dos jogadores. Não se reflete de todo como um jogo simples de se interiorizar. O próprio processo de integração, assim como a sua curva de aprendizagem é bastante extensa, revelando-se como um título que não seja para a generalidade dos jogadores. Ainda assim, a longo prazo, damos por nós a não sentir as horas a passar e quando menos esperamos já gastamos 100, 120 ou 150 horas em Tokyo e a viver as aventuras de um estudante local.
 
A Atlus lançou a sua grande cartada nesta geração, elevando uma fórmula vencedora, na altura reformulada em Persona 3, ao seu pináculo. Resta agora ver como no futuro as restantes publicadoras, e mesmo a própria Atlus, conseguirão dar sequência, acrescentar ou mesmo reformular o género em que Persona 5 Royal se inclui.
 
Carlos Silva
 



 
Bloodborne
   Produtora: FromSoftware
   Publicadora: Sony
   Plataforma: PlayStation 4
 
Para os jogadores mais sedentos de experiências desafiantes (ou para os que tenham um pingo de masoquismo), não há produtora melhor que a FromSoftware. Depois de ser catapultada para o estrelato com o sucesso de Dark Souls, a produtora ofereceu-nos Bloodborne, aquela que é até à data a melhor experiência de RPGs de ação com a assinatura de Hidetaka Miyazaki. Passado na fictícia região de Yharnam, com vários elementos góticos, inspirada na era Vitoriana e com uma clara influência da ficção de terror de H. P. Lovecraft, o jogador encontra-se preso num sonho e terá de assumir o papel de um caçador de modo a vergar bestas incrivelmente poderosas e ferozes.
 
Como seria de esperar, a jogabilidade é do mais exigente que se pode encontrar, mas também do mais gratificante que há. Reduzindo um pouco os elementos de RPG e apostando numa jogabilidade mais virada para a ação agressiva, os jogadores são postos perante uma gestão de risco e recompensa como nenhum outro jogo desta geração conseguiu replicar. A ação é sempre acelerada, o design ambiental e dos monstros é exímio, e a narrativa contada indiretamente é extremamente cativante. Pode demorar-se um pouco a apanhar o jeito da jogabilidade, mas cada pequena vitória é sentida como uma verdadeira conquista.
 
Bloodborne ainda é o ponto mais alto desta filosofia de design, e sem dúvida o jogo que mais prazer e entusiasmo suscitou em mim nesta geração. Venham daí o remake de Demon’s Souls e o novíssimo Elden Ring!
 
Filipe Castro Mesquita




 
E pronto! Chegamos ao fim da nossa lista de jogos favoritos desta geração. Foi talvez a geração na qual despoletaram mais controvérsias, mas foi também aquela em que vimos brilhantes novos franchises nascer (ou até renascer!), onde o mercado da produção independente atingiu níveis de qualidade estonteantes, e aquela onde vimos personagens icónicas crescer ou pendurar as suas botas de aventura.
 
E é com este estado de espírito positivo que queremos dar por terminada esta geração. Queremos trazer connosco todas as boas memórias e todos os momentos espantosos que estas consolas nos proporcionaram. É assim que queremos entrar na era PlayStation 5 e Xbox Series X|S – com um sorriso no rosto e cheios de vontade de ver o que nos aguarda no futuro desta fenomenal indústria.


A equipa Gameforces,
Os Nossos Jogos Favoritos Desta Geração Os Nossos Jogos Favoritos Desta Geração Reviewed by Filipe Castro Mesquita on novembro 07, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.