[Análise] The Survivalists [NSW]


Começando pelo início de toda esta experiência podemos afirmar convictamente que estamos perante um excelente representante para o género de jogo, que nos é apresentado pelo mais recente título de sobrevivência da conhecida Team 17 (inclusive produzido e publicado por esta mesma empresa).

Neste título somos presenteados por uma experiência englobada de um conjunto de grafismo, jogabilidade, banda sonora e diversão ilimitada, que apesar de cativantes e engraçados, pode por vezes tornar-se repetitiva e sem muito sentido ou objectivo.

Falando dos vários aspectos deste título, começando pela jogabilidade, somos presenteados no início do jogo com um personagem standard (a qual podemos posteriormente personalizar de forma bastante básica). Esta encontra-se à deriva no oceano, indo posteriormente encontrar a ilha na qual vamos poder jogar e explorar, sendo esta gerada aleatoriamente. Após a nossa jangada atracar, poderemos encontrar vários itens e elementos como rochas, madeira, folhas, etc. para cumprir o único e total objectivo deste jogo: sobreviver!

 


Em termos do jogabilidade este título apresenta uma ideia bastante similar ao tão famoso Minecraft, pelo que teremos de recolher e colectar diversos recursos e materiais para que depois possamos transformar estes mesmos em novos materiais que possamos utilizar. Estes vão desde machados rudimentares, até uma espada, um forno metalúrgico ou mesmo uma simples cama na qual podemos dormir e gravar o próprio jogo. Por falar neste tema um dos pontos negativos que encontramos neste jogo foi a questão de guardar: apenas é possível guardar o jogo na cama e não existe qualquer tipo de função de autosave.

Como falamos de uma experiência de sobrevivência não podemos deixar de referir que apesar de este não dispor de uma historia, existem vários elementos em todo o mapa como por exemplo destroços de um avião despenhado ou de um barco que afundou ao largo da costa, que nos transportam através da nossa imaginação para um cenário em que tentamos descortinar o que possa ter ocorrido. Esta é uma vertente interessante que ajuda a colmatar a ausência de enredo ou história, deixando-nos um pouco curiosos e intrigados e que nos força a explorar um pouco mais todos os recantos da nossa ilha.

Ainda relativamente às mecânicas do jogo um dos pontos que para mim são uma das ideias mais engraçadas passa pela inclusão de  macacos ajudantes! Sim estão a ler bem, existe um variado número de macacos dispersos pela ilha que podem ser recrutados de modo a auxiliarem o nosso personagem desde a tarefa mais simples, como recolher recursos, até serem tornados num exército que nos ajuda a proteger a nossa base ou a explorar o mundo.


Como indicado no inicio da analise, o pacote considerado nesta experiência  não depende apenas da jogabilidade, mas também  dos restantes elementos deste jogo, como por exemplo o grafismo.

Apesar de que neste campo não existe muito a descrever porque estamos perante uns gráficos standard de pixel art, mas que nos quais vale ressaltar a excelente e bastante bem pensada e escolhida paleta de cores e movimentação de sombras que o jogo nos apresenta no decorrer das horas, sim pois este jogo não deixaria de ser um titulo de sobrevivência se nele não víssemos representado o decorrer das horas ou como é conhecido day/night cycle.

Ainda dentro do tema de grafismo acreditamos que existe um ponto que é necessário destacar. Neste caso trata-se do estilo de câmara jogo cujo controlo, pode torna-se por vezes bastante irritante, uma vez que a mesma é estática e por vezes esta questão e os restantes elementos do mapa impossibilitam bastante visualizar por onde estamos a ir.

 Ainda abordando a componente áudio visual, não podemos deixar de falar da banda sonora, que apesar de algo simples e por vezes bastante repetitiva, não deixa de ter em si pontos positivos. É o caso de todos os sons ambiente, como o rebentar das ondas ou o barulho e grunhido irritante (num ponto engraçado) que os macacos por vezes fazem.

 


Abordando este jogo na sua vertente de sobrevivência, não podemos deixar de mencionar toda a exploração que pode ser feita neste mundo. Nesta vertente  podemos ir desde explorar uma masmorra que se encontra na nossa ilha, até construir uma jangada que iremos utilizar para explorar as ilhas vizinhas que também são geradas aleatoriamente.

Por fim existe ainda um último tema que acreditamos que valha a pena salientar que é o modo multiplayer e co-op no quais podemos jogar com outro jogadores, quer seja no mesmo jogo, ou online com outros jogadores á volta do mundo. Este é um modo extremamente cativante e que potencia uma nova vida, tornando este título numa experiência bastante mais divertida e recompensadora!

 

Conclusão

Em resumo The Survivalists é uma engraçada e cativante experiencia que qualquer jogador deveria de experimentar, pois oferece uma grande diversidade e tempo de diversão que pode ir desde uns poucos minutos apenas para descomprimir como levar o jogador a várias horas de exploração e criação de itens para podermos evoluir a nossa base.

Podemos ainda contar com um modo multiplayer, o qual nos poderá proporcionar uma diversão e entretenimento significativamente superior, quer tenhamos um grupo de amigos com quem jogar ou não.



O Melhor: 

  • Excelente arte gráfica; 
  • Várias masmorras e locais para explorar; 
  • Possibilidade de jogar em multiplayer e sobreviver em conjunto;
  • Macacos ajudantes! 

O Pior: 

  • Camara estática que por vezes torna difícil ver por onde andamos;
  • Apenas existe a possibilidade de gravar de forma manual;
  • Banda sonora e jogabilidade por vezes repetitiva e monótona;

 

 

 

Pontuação do GameForces – 6.5/10 

 

 

Título: The Survivalists
Desenvolvedora: Team 17
Publicadora: Team 17
Ano: 2020

 

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Team 17. 

 

 

 

Autor da Análise: Bruno Ferreira

[Análise] The Survivalists [NSW] [Análise] The Survivalists [NSW] Reviewed by Bruno Ferreira on novembro 16, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.