“Future of Gaming” – Todas as Novidades Sobre a PlayStation 5 e Acessórios


Nos minutos finais da apresentação “Future of Gaming” da Sony, pudemos ver uma curta apresentação da nova consola. Para além do design da própria PlayStation 5, passámos a saber da existência de duas versões da mesma e de alguns dos acessórios que estarão disponíveis quando o lançamento da próxima geração chegar, algures no final de 2020. Olhemos, então, para as revelações referentes à PlayStation 5. 


As Consolas PlayStation 5 

Em primeiro lugar, a grande novidade prendeu-se com a existência de duas versões da consola: uma dedicada aos jogos em formato digital (apelidada de Edição Digital) e uma versão “completa”, que permitirá jogar versões digitais e físicas dos jogos. Em termos físicos, a única diferença notável parece ser a presença ou não de uma entrada para discos, com o resto do design da consola a ser virtualmente o mesmo. Resta saber em que medida esta diferença se irá refletir nos preços de ambas as versões da consola, mas será seguro assumir que a Edição Digital terá um custo ligeiramente inferior.

Quanto ao design em si, a consola assume a mesma dupla tonalidade que o seu comando, o DualSense. Esta opção de design não surpreende depois do comando ter sido revelado no início de abril deste ano. Assim, o exterior da PS5 apresenta um formato exterior branco e ondulado, com o interior a conter uma torre preta. Entre a torre e estas conchas exteriores, podemos observar áreas de ventilação a rodear a consola, das quais vemos emitidas luzes azuis, cor tradicionalmente associada às consolas da Sony. Este design da ventilação parece ser a estratégia de hardware para obter aquilo que Mark Cerny tinha apontado há uns meses: a ausência de som de ventoinhas na nova consola. 

Outro aspeto que salta à vista é o facto de a consola ter sido mostrada sempre colocada na vertical, através de uma base de apoio. À primeira vista, não parecia ser possível colocar a PlayStation 5 na horizontal, como tem vindo a ser hábito nas mais recentes gerações de consolas da Sony. No entanto, a PlayStation partilhou nas redes sociais uma imagem (que se encontra em baixo) na qual se pode ver a nova consola posicionada na horizontal, com a entrada para discos na concha exterior abaixo da torre. No entanto, devido à já referida forma ondulada do exterior da consola, ficamos ainda sem saber se teremos de ter outro acessório para poder “deitar” a nova consola da Sony (o que seria um senão). 

Podemos perceber que os botões se encontram na torre central da consola e voltam a ser sensíveis ao tato, com as imagens a demonstrarem que os mesmos não são particularmente salientes. Ou seja, este é um aspeto do design funcional da PlayStation 4 que se mantém na nova consola, com ambas as versões a apresentarem um traço para ligar, desligar ou suspender a consola, e a versão com entrada para jogos em formato físico a conter outro traço para ejetar o disco. Por fim, podemos ver duas entradas na torre central, uma de USB padrão e outra de USB-C (a mesma presente nos comandos DualSense). 


O Comando DualSense 

No que ao hardware diz respeito, o novo DualSense acabou por ser aquele que menos revelações teve nesta apresentação da Sony. Pudemos ver o novo comando mais de perto, bem como a entrada USB-C, o microfone incorporado e a entrada “jack” para ligar por fios acessórios de som. Durante a apresentação, vimos um reforçar das novas características do mesmo, tais como o feedback háptico ou os gatilhos adaptativos. No entanto, a meio da apresentação, fomos brindados com o que parece ser um vislumbre da interface de utilizador da consola, nomeadamente um ecrã a pedir ao jogador para carregar no botão PlayStation do DualSense, que se pode especular ser o ecrã de abertura quando se liga a PlayStation 5. 


Outros Acessórios Revelados 

Por fim, foram três os novos acessórios compatíveis com a nova PlayStation 5 revelados durante a apresentação “Future of Gaming”. O primeiro, e continuando o assunto dos DualSense, foi uma estação de carregamento para os novos comandos da PlayStation 5. As imagens indicam que permitirá carregar a bateria de dois DualSense simultaneamente. Sem grandes surpresas, outros dois dos típicos acessórios de consolas foram mostrados, sendo eles uma nova câmara HD e um headset. Na apresentação do headset foi explícita a tecnologia de áudio 3D como aspeto fulcral, sendo de esperar que este seja o melhor acessório para tirar partido deste aspeto inovador da PS5. Já com a nova câmara, existem algumas perguntas a ser colocadas, nomeadamente a capacidade de resolução que a mesma tem quando está ativa e a gravar, não se sabendo, para já, se consegue atingir os 4K que a próxima geração pretende normalizar. 

Por fim, outro acessório revelado, e talvez o mais inesperado, foi um pequeno comando de média. No curto espaço de tempo que este comando esteve em destaque, pudemos reparar que tem alguns botões esperados para este tipo de acessório: play/pause, fast forward, rewind, mute, tv, aumento e redução de volume, retroceder, menu, e botões direcionais e enter. No entanto, reparamos num botão PS e quatro botões que sem nenhuma indicação de funcionalidade. Sem quaisquer detalhes avançados, podemos assumir que este comando facilitará manusear várias aplicações normalmente acessíveis nas consolas atuais (Netlfix, YouTube, entre outras), e até a interface de utilizador dos menus da consola ou da loja online da PlayStation. 



Artigo por: Filipe Castro Mesquita
“Future of Gaming” – Todas as Novidades Sobre a PlayStation 5 e Acessórios “Future of Gaming” – Todas as Novidades Sobre a PlayStation 5 e Acessórios Reviewed by Filipe Castro Mesquita on junho 12, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.