“Future of Gaming” – Todos os Jogos PlayStation 5 Revelados

A apresentação “Future of Gaming” durou cerca de 1 hora e 20 minutos, com a grande maioria do tempo a ser dedicado aos jogos que poderemos encontrar quando a PlayStation 5 finalmente chegar no final de 2020. Depois de termos analisado tudo o que sabemos de novo sobre a nova consola da Sony, passaremos a apresentar todos os 26 jogos mostrados nesta apresentação, bem como um resumo compreensivo de tudo o que sabemos acerca dos mesmos.


Num começo algo em falso, Grand Theft Auto V (Rockstar) foi o primeiro jogo da noite a ser anunciado para a PlayStation 5. Sendo um jogo que ainda está constantemente no topo das listas de vendas, não é de admirar que a Rockstar o queira trazer (e à sua componente online) para a nova geração. Mas tendo em conta que o jogo ainda foi originalmente lançado para a PlayStation 3, esperava-se algo diferente quando o logo da gigante produtora surgiu nos nossos ecrãs. No entanto, e até ao lançamento de GTA V para a PS5 em 2021, os jogadores irão receber 1 milhão de dólares em GTA Online, como incentivo para continuar a povoar o serviço e para darem o salto quando a nova geração chegar. Não foram reveladas quaisquer melhorias esperadas desta nova remasterização.

Spider-Man: Miles Morales (Insomniac) foi a revelação seguinte, e a primeira grande novidade da noite. As imagens mostradas não foram de jogabilidade, mas do jogo a correr numa PS5. Nestas, podemos ver Miles Morales em ação utilizando o seu característico fato e habilidades que misturam as suas teias com eletricidade. O pouco que vimos pareceu impressionante, e depois da qualidade apresentada em Marvel’s Spider-Man em 2018, as expectativas são elevadas para quando o jogo chegar ainda em 2020. No entanto, ficamos sem saber se se trata de uma sequela daquele jogo ou de um capítulo intermediário entre o final do mesmo e um hipotético Marvel’s Spider-Man 2. Spider-Man: Miles Morales será um exclusivo PlayStation 5.

Gran Turismo 7 (Polyphony Digital) é a próxima entrada neste franchise deste simulador de corrida realista. Pudemos ver alguma jogabilidade, com corridas a decorrer no que aparenta ser um jogo com efeitos de luz e reflexo resplandecentes, bem como ambientes e modelos de carros e pistas extremamente realistas, tal como esta série já nos tem habituado. Pudemos ver ainda um pouco de como funcionaram os menus e a interface de utilizador fora das corridas, que fazem lembrar o que vimos em Gran Turismo 4, o que será um regresso bastante bem-vindo para fãs destes jogos. Nenhuma janela de lançamento foi fornecida, pelo que Gran Turismo 7 não deverá chegar à PS5 este ano. Gran Turismo 7 será um exclusivo PlayStation 5.

Ratchet & Clank: Rift Apart (Insomniac) é a próxima entrada neste longo franchise de aventura e ação que tem o pequeno mamífero Ratchet e o seu companheiro robótico Clank como protagonistas. Depois de um reboot bem-sucedido na PS4, o duo estará de regresso na próxima geração, numa história que envolverá ruturas no espaço e viagens por várias dimensões. E claro, um variadíssimo leque de loucas armas que tornará o combate contra legiões de inimigos bastante divertido e bem-humorado. A jogabilidade mostrada evidenciou mudanças de cenário rápidas e efeitos luminosos e de partículas bastante detalhadas, sendo de esperar que este título tire bastante partido da nova tecnologia da PS5. Ratchet & Clank: Rift Apart será um exclusivo PlayStation 5, não tendo recebido qualquer indicação do período de lançamento.


Project Athia (Square Enix) é o nome do projeto para um novo jogo em desenvolvimento primariamente para a PlayStation 5. Muito pouco foi mostrado nesta apresentação, mas as imagens mostram uma protagonista a navegar por um mundo aberto expansivo e a utilizar o que parece ser um poder que manipula raízes de árvores para combater inimigos sombrios e ferozes. O trailer foi curto mas visualmente espetacular, e ficamos a aguardar por mais informações acerca do que parece ser mais um projeto ambicioso da Square Enix. O jogo que resultará do Project Athia não recebeu qualquer indicação de período de lançamento, e será exclusivo PS5 no que toca ao mercado das consolas, chegando mais tarde a PC.

Stray (Annapurna Interactive) é um jogo de aventura passado num mundo habitado quase exclusivamente por seres robóticos, e no qual a humanidade já não existe. Em Stray, estaremos no controlo de um gato, e teremos de navegar por cenários que variam entre o vividamente colorido e o sombrio deprimente. Não vimos jogabilidade, mas as imagens dão a entender que estaremos perante um jogo detalhado e atenciosamente desenhado, com muita história a ser contada através dos seus ambientes. Stray será lançado em 2021 para a PlayStation 5 e PlayStation 4, sendo um exclusivo limitado que chegará mais tarde a PC.

Returnal (Housemarque) é um jogo de ação na terceira pessoa com elementos roguelike e bullet hell. Neste título, estamos na pele de uma astronauta apanhada num loop temporal, no qual cada morte significa recomeçar a sua jornada no planeta onde se despenhou. Para dificultar a sua tarefa, este mundo onde a astronauta se encontra sofre mudanças sempre que esta perde a sua vida, o que deverá resultar num jogo constantemente desafiante. Returnal não recebeu data ou período de lançamento, e será um exclusivo PlayStation 5.

Sackboy: A Big Adventure (Sumo Digital) é um jogo de aventura e plataformas em 3D no qual jogamos como Sackboy, a mascote originalmente apresentada na série Little Big Planet. A direção artística faz lembrar essa série, e a jogabilidade mostrada revela níveis com uma variedade e uma vertente criativa bastante interessante e vibrante, como seria de esperar. Foi mostrado que este título permitirá jogar a solo ou em modo cooperativo até quatro jogadores, o que deverá tornar ainda mais divertido saltar pelos níveis, combater inimigos e enfrentar bosses. Sackboy: A Big Adventure será um exclusivo PlayStation 5, não havendo indicação de quando será o lançamento.


Destruction All Stars (Lucid Games) é um jogo com inspirações arcada no qual nos encontramos a conduzir veículos em arenas futuristas com o objetivo de destruir os carros adversários. A direção artística é bastante animada, mas o nível de destruição que pudemos observar no trailer parecer bastante detalhado. As imagens mostradas levantam a possibilidade de podemos navegar as arenas a pé e, deste modo, atacar veículos adversários enquanto nos desviamos dos mesmos. Fica pouco claro se se trata de um jogo competitivo online ou de um título com um modo de campanha offline, havendo potencial para uma experiência divertida em qualquer uma das duas vertentes. Destruction All Stars não recebeu qualquer data de lançamento, mas sabemos que será um exclusivo PlayStation 5.

Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab) é um jogo de ação aventura indie no qual controlaremos a protagonista Kena. As imagens mostram um mundo vibrante com Kena a ter de combater seres decadentes. O combate parece ser rápido e impactante no qual vamos aprendendo a manipular o nosso ambiente com a ajuda de pequenos seres chamados Rot. Com modelos e animações a fazer lembrar os filmes animados da Pixar, este jogo parece recheado de charme, e apresenta muito potencial. Ainda sem qualquer data de lançamento, Kena: Bridge of Spirits será um exclusivo por tempo limitado da PlayStation 5.

Goodbye Volcano High (KO-OP) apresenta-se como um jogo de aventura com uma narrativa cinemática, na qual acompanhamos a história de dinossauros antropomórficos a terminar a escola secundária. A história parece focar-se em emendar erros do passado antes que o ano letivo chegue ao fim, e será acompanhada por uma direção artística extremamente atraente, fazendo lembrar desenhos animados clássicos. Este jogo independente chegará à PlayStation 5 e à PlayStation 4 em 2021, sendo um exclusivo por tempo limitado das consolas da Sony.

Oddworld Soulstorm (Oddworld Inhabitants) é a sequela do jogo de aventura e puzzles Oddworld: New ‘n’ Tasty. Com um trailer a denotar um tom mais sombrio do que o antecessor, voltaremos à pele de Abe numa nova aventura para salvar a sua raça alienígena da destruição. Este título promete apresentar mecânicas diferentes e inovadoras, bem como a introdução de mecânicas crafting. Este parece ser um passo em frente para a série Oddworld, não só visual mas também mecanicamente. Sem indicação de data de lançamento, Oddworld Soulstorm chegará à PlayStation 5 e PlayStation 4, sendo um exclusivo destas consolas por tempo limitado.

Ghostwire Tokyo (Bethesda) é um jogo de ação na primeira pessoa. Este título havia sido originalmente revelado na E3 do ano passado, com as novas imagens a revelarem uma distorcida cidade de Tóquio repleta de espíritos e recheada de elementos de terror surrealista. Teremos de misturar várias habilidades durante o combate para fazer frente a vários tipos de inimigos sobrenaturais e salvar a cidade e a sua população da destruição. O trailer denotou um jogo com ação frenética e uma narrativa profundamente misteriosa, bem como efeitos visuais impressionantes. Ghostwire Tokyo chegará exclusivamente à PlayStation 5 em 2021, chegando mais tarde a PC.


Jett: The Far Shore (Superbrothers + Pine Scented) é um jogo de aventura interestelar, no qual teremos de explorar um planeta oceânico na pele de Mei, uma astronauta que busca um futuro melhor. O trailer acaba por se apresentar algo abstrato. Os cenários são belos e impressionantes, com muitas dúvidas a pairar sobre quais serão as mecânicas deste jogo que parece ser bastante orientado pela sua narrativa. Jett: The Far Shore chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no final deste ano, sendo um exclusivo por tempo limitado.

Godfall (Gearbox) foi o primeiro exclusivo da PlayStation 5 do qual tomamos conhecimento nos Videogame Awards de dezembro de 2019. Nesta apresentação, pudemos ver um pouco da jogabilidade deste título que mistura elementos de hack ‘n slash com mecânicas de looters. O combate parece ser variado e acelerado, dando a impressão de haver uma inspiração em jogos como Dark Souls ou o God of War de 2018. Foram várias as armas mostradas, cada uma com o seu estilo de jogabilidade e conjunto de habilidades diferente, formando um pacote com uma diversidade impressionante e visualmente rico. Godfall será lançado no final de 2020, sendo um exclusivo temporário da PlayStation 5, chegando mais tarde a PC.

Solar Ash (Annapurna) é um jogo de ação visualmente rico dos mesmos produtores de Hyper Light Drifter. Misturando combate com elementos de jogos de plataformas em 3D, este jogo destaca-se pela sua direção artística, sobretudo no que diz respeito à utilização de cores vívidas e vibrantes. O trailer não avança muitos detalhes, mas dá a impressão de ser uma experiência unicamente frenética e cheia de potencial. Solar Ash será um exclusivo temporário da PlayStation 5, que chegará em 2021.

Hitman III (IOI Interactive) é o próximo jogo de ação furtiva no qual regressamos à pele do implacável Agent 47. Apresentado como a entrada final da trilogia “World of Assassination”, veremos o assassino profissional a enfrentar alguns dos seus trabalhos mais desafiantes até à data, levando-o a viajar um pouco por todo o mundo enquanto caça os seus alvos. Nenhuma jogabilidade foi mostrada, mas poderemos esperar mais uma experiência de qualidade na qual podemos abordar os vários níveis de diversas formas, e utilizar vários métodos para cumprir as missões. Hitman III chegará à PlayStation 5 e à PlayStation 4 em janeiro de 2021.


Astro’s Playroom (Sony) é um jogo de plataformas que serve como uma espécie de sequela de Astro Bot Rescue Mission e da aplicação Playroom que vinha com a PlayStation 4. Neste jogo, voltaremos a controlar Astro e ajudá-lo-emos a navegar quatro mundos, cada um baseado em componentes da nova consola da Sony. Cada um dos quatro mundos terá elementos de jogabilidade que demonstrarão bem as capacidades do novo comando DualSense. Astro’s Playroom virá pré-instalado em todas as PlayStation 5, sendo, naturalmente, um exclusivo da nossa consola da Sony.

Little Devil Inside (Neostream) é um RPG de ação com elementos de jogos de sobrevivência à mistura. A apresentação do jogo mostrou muito pouca jogabilidade, mas deu a entender que estamos perante um mundo semiaberto com uma ambiência muito própria e tensa. Podemos ver a nossa personagem a explorar vários cenários e a enfrentar ou fugir de inimigos bastante diversos, com opções de combate aparentemente bastante variadas e adaptadas a cada antagonista. Com um estilo artístico diferente do habitual, não pudemos deixar de admirar os vários ambientes mostrados e de ficar com curiosidade em saber mais sobre este promissor jogo. Little Devil Inside será um exclusivo temporário da PlayStation 5, não tendo recebido qualquer data de lançamento.

NBA 2K21 (2K) é a próxima entrada neste franchise de simulador do desporto de basketball. Não muito foi mostrado, além de algumas cenas do avatar de Zion Williamson, atleta dos New Orleans Pelicans, a encestar algumas bolas, com o foco a ser o detalhe da sua cara e do suor produzido pelo esforço. Admitidamente, foram detalhes impressionantes, mas com o histórico recente deste género de jogos por parte da 2K, há que esperar para ver como o jogo funcionará de facto. NBA 2K21 chegará este à PlayStation 5 neste outono.

Bugsnax (Young Horses) é um colorido jogo de aventura na primeira pessoa dos produtores de Octodad: Deadliest Catch. O jogador terá de explorar uma misteriosa ilha onde vários frutos e alimentos ganham vida. Assim, teremos de ir caçando estes alimentos e ir desvendando mistérios desta ilha, no que promete ser uma aventura e uma experiência única, recheada de personagens vívidas e ambientes visualmente atraentes. Bugsnax será lançado no final de 2020 para a PlayStation 4 e PlayStation 5, sendo um exclusivo temporário destas consolas.

Demon’s Souls Remake (Bluepoint Games) é o regresso da exigente primeira entrada na mítica série de RPGs de ação. Inicialmente lançado exclusivamente para a PlayStation 3, esta nova versão de Demon’s Souls apresenta gráficos melhorados, com modelos de personagens e ambientes reconstruídos de raiz, tirando partido das novas capacidades visuais da PlayStation 5. Assim, regressaremos a Boletaria e às suas várias regiões, enfrentando perigosos monstros, inimigos ferozes e bosses imolacáveis num sistema de combate tão exigente, preciso e imperdoável como seria de esperar de jogos da série Souls. Este remake de Demon’s Souls será um exclusivo da PlayStation 5, não tendo recebido data de lançamento.


Deathloop (Arkane Studios) é um shooter na primeira pessoa no qual encarnamos Colt, um homem pronunciado traidor preso numa ilha recheado de antagonistas cujo único objetivo é caçá-lo. Colt acorda todas as manhãs no mesmo dia, estando preso num violento jogo de caça ao homem que se repetirá até ele ser capaz de aniquilar as oito pessoas responsáveis por este loop. Com uma direção artística semelhante à série Dishonored, Deathloop apresenta-se como um jogo cheio de personalidade e com mecânicas que misturam furtividade com momentos de combate caóticos, e ainda elementos de poderes sobrenaturais pelo meio. Deathloop será um exclusivo temporário da PlayStation 5, não tendo ainda data de lançamento.

Resident Evil: Village (Capcom) é a próxima entrada da aclamada série de jogos de terror e sobrevivência, a oitava na linha principal. Regressaremos à pele de Ethan Winters, o protagonista do jogo anterior, que explora uma vila misteriosa em busca de respostas para as ações chocantes que Chris Redfield terá levado a cabo. De regresso a uma perspetiva na primeira pessoa, teremos de navegar esta vila repleta de figuras e criaturas aterrorizantes, com cada encontro a prometer ser visceral e mais desafiante que nunca. Resident Evil: Village chegará à PlayStation 5 em 2021

Pragmata (Capcom) é um misterioso novo jogo em desenvolvimento para a próxima geração de consolas. Muito pouco foi revelado sobre o jogo, com o trailer a mostrar alguém num fato de astronauta tecnologicamente avançado a navegar por uma cidade deserta. Esta personagem aparenta estar em busca de uma rapariga, e ao encontrá-la, ambos acabam por ir parar à lua, após uma sequência na qual escapam de um satélite em queda. Não dá para entender nesta altura a temática ou o género de jogo que este será, fazendo lembrar as primeiras revelações promocionais de Death Stranding tal é a falta de trasnparência. No entanto, parece ser um projeto intrigante, e que certamente iremos conhecer melhor nos próximos tempos até ao seu lançamento para a PlayStation 5 em 2022.

Horizon: Forbidden West (Guerrilla Games) é a tão aguardada sequela do jogo de ação em mundo aberto com elementos de RPG Horizon: Zero Dawn. O trailer revela que iremos regressar à pele da protagonista Aloy, acompanhando-a na sua exploração de novas regiões do seu mundo renascido após eventos cataclísmicos passados e numa nova aventura na qual irá tentar salvar o mundo de uma nova ameaça. Pela frente, terá de enfrentar novos inimigos robóticos, com as imagens a mostrar inimigos na forma de tartarugas gigantes, tubarões e mamutes. As imagens mostram cenários subaquáticos, praias, montanhas, desertos e terrenos devastados e corrompidos com um nível de detalhe impressionante, e estamos ansiosos por voltar a mergulhar neste mundo renascido e descobrir que segredos ainda se encontram escondidos. Infelizmente, não vimos nada de jogabilidade nem recebemos qualquer período de lançamento para Horizon: Forbidden West, que será um exclusivo da PlayStation 5.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
“Future of Gaming” – Todos os Jogos PlayStation 5 Revelados “Future of Gaming” – Todos os Jogos PlayStation 5 Revelados Reviewed by Filipe Castro Mesquita on junho 12, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.