O serviço Nintendo Switch Online oferece bons jogos?



Com a chegada da híbrida da Nintendo, a Switch, os jogadores ficaram a saber que iriam ter de pagar para jogar em multi-jogador online, algo que já acontecia na concorrência com a geração passada. Na Switch, e após algum tempo, a Nintendo decidiu cobrar também por este serviço: é possível subscrever uma conta individual ou em grupo. Um brinde “oferecido” com este serviço são alguns jogos (entre outras coisas), neste artigo pretende-se questionar se os jogos oferecidos são algo a levar em conta na subscrição do serviço.
Com a subscrição do serviço Nintendo Switch Online é possível descarregar-se duas aplicações com o nome NES e Super NES. Na primeira tem-se acesso a jogos da geração de 8-bits e na segunda de 16-bits. É possível jogar também o Tetris 99, como indica o nome é mais um titulo de Tetris, mas apenas disponibiliza a componente online, teve um grande sucesso no lançamento.


Algo que pode atrair alguns jogadores será certamente o acesso aos jogos NES e Super NES. Na verdade estão disponibilizados os títulos mais carismáticos desta geração, mas a pergunta que deve ser feita é se isto acrescenta algo ao catálogo da consola.

Respondendo directamente à questão do parágrafo anterior: sim, são jogos relevantes. Os mais novos poderão conhecer alguns dos melhores videojogos do passado, por outro lado os veteranos poderão relembrar e desfrutar das suas “pérolas” preferidas. De qualquer das formas e apesar da sua antiguidade tratam-se de títulos com qualidade e um aspecto “retro”.



Os fãs mais antigos e que já tenham passado por algumas gerações de consolas já viram estes jogos disponíveis no antigo serviço de Consola Virtual, será sempre bom revive-los novamente, mas nunca será algo de fundamental. A boa noticia é que o catálogo de jogos tem vindo a ser aumentado. Mas considerando que estamos em 2020 deve ser questionada a qualidade da oferta: a Nintendo tem séries fantásticas com lançamentos em quase todas as gerações. Será que isto é mesmo uma oferta válida, ou como a concorrência directa disponibiliza poderia oferecer jogos mais actuais e que cativasse um maior leque de jogadores? A resposta depende sempre da opinião de cada um.
A oferta de jogos aumenta a qualidade do serviço, não é essa a oferta principal do mesmo, o objetivo será sempre cobrar pela possibilidade de acesso ao multi-jogador online. Mas na maioria dos casos e visto que as grandes séries multi-plataformas com foco no multi-jogador online nem estão na Switch talvez fosse mais apelativo uma oferta de melhor qualidade e quantidade. O leque de ofertas mais alargado para além da geração de 8-bits e 16-bits seria certamenbte apreciado pelo subscritores e potenciais subscritores.


A verdade é que o serviço custa vinte euros anuais (subscrição individual) bem menos que os serviços da concorrência, mas a qualidade do mesmo também está a anos luz. Nos serviços da concorrencia são oferecidos desconcots na aquisição de jogos digitais, neste serviço também não se verifica isso.
Ao fim de mais de um ano de mercado, os mais exigentes terão certamente um ligeiro "amargo de boca". Por um lado, é de salientar que os videojogos oferecidos correm perfeitamente na consola, a emulação é boa, mas numa altura em que esses mesmo títulos estão disponíveis nas mais variadas formas e que a sua modernidade não é o aspecto positivo, não deveria a Nintendo repensar aquilo que deve oferecer aos seus fiéis subscritores?

É possível que num futuro próximo as ofertas do serviço sejam bem mais vastas e atuais, neste momento não estão ao nível dos rivais.

Autor: Vítor Carvalho

O serviço Nintendo Switch Online oferece bons jogos? O serviço Nintendo Switch Online oferece bons jogos? Reviewed by Vítor Carvalho on maio 01, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.