[Análise] Bug Academy [Switch]



Desenvolvido pela Igrek Games e publicado pela Ultimate Games S.A., Bug Academy é um quebra cabeças em 2.5D com muita animação, insectos e confusão à mistura.

 Este jogo baseado em física transporta-nos para um mundo bastante animado e caricato onde assumimos  controle de um insecto. No decorrer dos níveis vamos ganhando acesso a novos insectos, após começarmos como uma mosca. Teremos que usar as habilidades destes nossos pequenos amigos para ultrapassar todos os desafios apresentados ao longo do jogo.


 Temos quatro bichos que poderemos usar para nos ajudar nesta aventura. As moscas são as primeiras a nos aparecer pelo caminho, neste caso sem nenhum elemento diferenciador para as outras espécies podendo somente voar, agarrar objectos e juntar-se em mosquedos para transportar itens mais pesados. 

 De seguida temos os pirilampos que têm como habilidade iluminar os níveis mais escuros onde decorrem os nossos puzzles, ajudando assim a nossa missão e fazendo um efeito muito diferente no ecrã visto que cada um deles têm uma diferente cor. 

 Também os mosquitos aparecem neste jogo com especial ênfase para o facto de conseguirem sugar líquidos, proporcionando níveis muito divertidos, talvez mesmo os melhores ao longo do jogo.  

 Por fim as abelhas que podem arremessar o seu ferrão fazendo objectos insuflados rebentarem.


 Existe uma imensidão de desafios novos que podemos encontrar distribuídos por níveis, tendo em todos eles como objectivo principal o acumular de estrelas de bronze, prata ou dourada dependendo da performance apresentada.

 Sempre auxiliados pelas habilidades dos nossos pequenos amigos, temos de construir torres com objectos do cenário numa tentativa de a fazer o mais alta possível sem que caia. Atirar vacas guerreiras fazendo um castelo desmoronar (fazendo um pouco lembrar Angry Birds) ou mesmo apagar fogos com ajuda de recolha de água e vacas bombeiros.

 A variedade de desafios de Bug Academy ajuda a manter a jogabilidade actualizada a cada nível, dos muitos disponíveis. 


 Enquanto que o jogo apresenta jogabilidade apenas single player, as classificações online permitem que os jogadores compitam entre si. A obtenção de cada vez melhor classificação ou tempos em cada nível são o elemento fulcral para nos fazer regressar ao jogo.

 Os níveis e desafios são bastante intuitivos, mas, na maioria das vezes, fornecem um grau surpreendente de dificuldade. A prática leva a perfeição com a Bug Academy a esse respeito, mas os níveis também são simples o suficiente para nos conseguirmos destacar e jogar algumas rodadas quando temos apenas alguns minutos e não procuramos uma vertente competitiva. Esse equilíbrio permite que jogadores de diversas naturezas se divirtam, do iniciante ao veterano speedrunner.

 Os controles e o movimento geral dos insectos com base na física estão no ponto. Há uma ponderação razoável para os insectos reproduzíveis, especialmente ao pegar itens ou voar pela tela. Nada acontece aos insectos se forem por exemplo contra uma parede ou ficarem debaixo de algum item, mas o impacto de atingir algo ainda é muito sentido nos comandos. 


 O design e arte do Bug Academy têm um tom incrivelmente louco e vibrante que nos faz ficar com um sorriso na cara. As personagens apresentam sempre expressões e jeitos hilariantes, independentemente  da personagem que esteja presente na tela.

 Quanto à banda sonora, temos algo que nos enquadra totalmente no mood do jogo sendo também ela divertida e louca. Salientamos contudo que se demorarmos muito a cumprir os objectivos a que somos propostos em cada nível, podemos notar que se torna um pouco repetitiva.

Resumo:

 Em suma este Bug Academy faz-nos sentir num campo de treinos para insectos tal como o nome deixa a antever. Sentimos que o mais importante é treino, muito treino para fazer com que os nossos amigos consigam cumprir os níveis com a maior destreza possível.

 Tudo no jogo está bem construído e a trabalhar com um mesmo propósito, entreter o jogador e, seja em cinco minutos ou numa hora de jogo, fazer-nos dar umas boas gargalhadas e fazer um upgrade no nosso humor.


O Melhor:

  • Humor interminável em todos os níveis
  • Mecânica de jogo em termos de física

O Pior:

  • Poderia conter mais níveis
  • Música animada mas repetitiva

Pontuação do GameForces – 8.0/10


Título: Bug Academy
Desenvolvedora: Igrek Games
Publicadora: Ultimate Games S.A
Ano: 2020


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Ultimate Games S.A.



Autor da Análise: Bruno Neves



[Análise] Bug Academy [Switch] [Análise] Bug Academy [Switch] Reviewed by Bruno Neves on abril 04, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.