[Artigo] Battle Royale da Actualidade


O género intitulado "Battle Royale" não é um conceito recente, mas somente nos últimos anos ganhou a popularidade que é reconhecido. Odiado por alguns, adorado por muitos, é um género que veio para ficar. Com cada vez mais títulos a aparecer no mercado, associado a uma comunidade cada vez mais crescente, acreditamos ser interessante apresentar um breve levantamento dos mais icónicos.

O conceito, fora algumas especificidades, consideram todos a mesma premissa: Um elevado número de jogadores (ou equipas), são lançados de um avião sem qualquer tipo de equipamento, sendo o dever dos jogadores ser o último sobrevivente. Para isso torna-se necessária a procura de elementos que garantam a sua sobrevivência nas batalhas futuras.

Estes elementos são a base comum destes jogos, pois a partir daqui cada jogo introduz premissas e condicionantes que particularizam a sua experiência. Quer seja por diferentes mecânicas de construção, combinação  de habilidades ou jogos em equipa cada jogo terá a sua “jóia de coroa” com que se distingue dos demais.

Sem mais alongamento, aqui segue uma lista dos títulos recomendados pela equipa da Game forces. Estas são opiniões da experiência efectiva que os nossos membros tem em jogar cada um dos títulos. Por isso, se algum jogo que seja da vossa preferência não é mencionado, pode muito bem ser porque nunca o jogamos!

E vocês, qual o vosso Battle Royale favorito?


1. Fortnite
Fortnite é indiscutivelmente o mais popular do género, combinando ambientes coloridos, personagens carismáticas, danças características e um sistema distintivo de construção dentro do mundo do jogo, que possibilita a um vasto leque de possível tácticas de vitória. O desenvolvedor está constantemente a alterar o ambiente do jogo, criando novos desafios e ambientes com o evoluir da “história do jogo”. Fortnite apresenta diversos modos de jogo: solo, duo e em equipa de 4, para que possam disfrutar da experiência em equipa com o vosso grupo de amigos.



2. Player Unknows BattleGround
Outra sólida experiência no género é PlayerUnknown Battlegrounds (PUBG). Apostando numa temática mais realística que Fortnite, com armas similares a jogos como Call of Duty, o jogo consiste em ser o último jogador vivo de um grupo de 100. Existem vários mapas disponíveis, com diversos tamanhos e dinâmicas de jogo, apresentado desde combates a longa distância a mapas com uma maior dinâmica de combate a curta distância.
O título não é gratuito, a não ser que seja na sua versão Lite (Android e IOS), mas não deixa de ser uma sólida experiência do jogo que mais popularizou o género e serviu para criar as bases para Fortnite.



3. Apex Legends
Apex Legends, anunciado em Fevereiro de 2019 tornou-se rapidamente um fenómeno de popularidade dentro do género. Desenvolvido pela Respawn, responsável pelos títulos da serie Titanfall, apósta num jogo em equipa e com uma forte interacção entre jogadores. Existem diversas classes de personagens, cada uma com as suas habilidades e características distintas. A grande variação deste título face aos demais passa pela interacção entre jogadores da mesma equipa, que quase torna obsoleta a necessidade de ingame chat. O jogadores tem a possibilidade de recuperar elementos abatidos e solicitar apoio aéreo aos seus colegas.



4. Realm Royale
Enquanto Fortnite não pode ser batido em termos de criatividade, por vezes as mecânicas contructivas do jogo podem tornar-se avassaladoras, para quem quer uma experiência mais tradicional. Realm Royale, aposta em ambientes e personagens similares a Fortnite, mas subsituido as mecânicas de construcção por outras mais “terra à terra”. Ainda assim, Realm Royale consegue destinguir-se por mérito próprio, combinando um conjuno de classes de heróis, cada uma com uma árvore de evolução distinta, com um gameplay rápido, gratificante e divertido. O titulo considera ainda a possibilidade de um jogador voltar à vida após ter morrido, reduzindo significativamente o nível de  desmotivação ao morrer. Quando o jogador fica sem pontos de vida, este é transformado numa galinha que, com tempo, perícia e sorte suficiente, pode voltar a transformar-se na personagem principal e dar uma segunda hipótese no jogo. É fundamentalmente um dos jogos mais cómicos do género.



5. Ring of Elysium
Rinf of Alysium aposta numa premissa algo diferente dos anteriores. O objectivo deste título passa por sobreviver nos cenários e ser um dos 4 jogadores a conseguir embarcar no helicóptero de resgate. Existem dois cenários que foram atingidos por catástrofes naturais (avalanches, vulcões, etc.). É fundamentalmente um experiência mais pausada e realista que os anteriores. O desafio passa pela forma como transpomos os obstáculos naturais e como interagimos com os outros jogadores para conseguir atingir o objectivo final. De momento somente está disponível em PC, mas muitos rumores apontam para versões PS4 e XONE para breve.



6. Totally Accurate BattleGrounds
Este título começou como uma paródia do dia das mentiras, tornou-se rapidamente um dos títulos mais estranhos e divertidos do género. Uma das especificidades deste jogo passa pelo circulo de jogo não ser uma zona aberta sempre a decrescer, mais sim uma parede que vai sendo construída e fechada ao longo do jogo. As dinâmicas do título tornam certas situações cómicas uma constante e que poderá ser uma sólida alternativa ao títulos mais sérios deste género.



7. Darwin Project
Este Título, á semelhança de Ring of Elysium, foca-se significativamente na capacidade de sobrevivência dos perigos ambientais. O que distingue Darwin Project dos outros títulos é haver um 11ª jogador (cada partida tem 10 jogadores), que é um espetador que terá a possibilidade de afectar a evolução da partida, distribuindo poderes e quipamento pelos jogadores “activos”. O jogo é fortemente incluneciado pelos filmes “The hunger games” e “Running Man”, onde os jogadores são colocados em campo com o intuito de servir de espectáculo para uma audiência e um director do espectáculo. Outros elementos do jogo consideram a capacidade de avaliar pistas e colocar armadilhas para ser o último elemento vivo.



8. Fire Storm
A aposta de Battlefield neste género denomina-se FireStorm. Ainda que não tenha o mesmo impacto que os demais do género, algumas características poderão ser interessantes para um grupo restrito de jogadores. Para começar, estamos a falar de físicas de jogo bastante realistas e com mecânicas de destruição de cenário muito interessantes. Existem diversos veículos que enaltecem o factor diversão do jogo (por exemplo tanques, etc.).Ainda que seja difícil conseguir obter uma partida completa, para os fãs mais ávidos, poderá ser uma boa alternativa.



9. BlackOut
Com a explosão da popularidade de Fortnite e PUBG, era somente uma questão de tempo até Call Of Duty (COD) ter a sua versão de um Battle Royale. Sendo uma alteração significativa dos cenários mais contidos do multiplayer típico de COD, é considerável uma lufada de ar fresco na série. Ainda assim, é notoriamente um jogo típico de COD, com um ritmo acelerado de jogo, mecânicas de tiro intuitivas e gratificantes e uma plenária de equipamentos disponíveis para dar aquela vantagem essencial. É facilmente o jogo mais rápido desta lista.




10. H1Z1
O jogo H1Z1, pode ser considerado como um PUBG simplificado. Este título apresenta menos mecânicas de jogo, armas, sem possibilidade de escolher o ponto de insert, levando a uma constante luta com outros jogadores desde o inicio do jogo. O seu nível de polimento dos cenários, itens, veículos, etc. também é bastante inferior. Também a jogabilidade parece mais simplista, com movimentação da personagem mais rígida e sensação de disparo mais típica de um jogo árcade.
Ainda assim é uma boa experiência para quem quer um jogo menos complexo e mais rápido que PUBG.


Artigo por: Carlos Silva
[Artigo] Battle Royale da Actualidade [Artigo] Battle Royale da Actualidade Reviewed by Carlos Silva on novembro 21, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.