Análise | Ys VIII: Lacrimosa of DANA - Jogar e Sorrir

Sim, neste mês saiu um dos jogos mais esperados (se não "O" mais) deste ano. God of War Ragnarok anda pelas bocas do mundo, e convenhamos está excelente e "blá blá blá". Tudo certo, nada contra. Mas não só de lagosta vive o homem, que é como quem diz, venham outros títulos como por exemplo  Ys VIII: Lacrimosa of DANA . Perguntam vocês agora: Oh Filipe, mais um RPG? Ahh pois! E mais um "remaster"? Corretíssimo!

Vale a pena? Venham descobrir!




Refira-se que Lacrimosa of a Dana é (como o nome Ys VIII indica) a oitava entrada da série, num total de 9. O primeiro título com o nome de Ys I: Ancient Ys Vanished, também conhecido como  Ys: The Vanished Omens ou The Ancient Land of Ys, viu a luz do dia no longínquo ano de 1987. Ao longo dos anos, a série atravessou gerações de consolas, como a velhinha NES, Megadrive, Sega Saturn, PlayStation 2 ou PS Vita,  tendo encontrado sempre um nicho de mercado até à nossa actualidade com o seu lançamento mais recente intitulado Ys IX: Monstrum Nox (publicado em 2019)!


Em Ys acompanhamos sempre o mesmo protagonista, sendo que no desenrolar da saga vão sendo incorporadas novas personagens que acabam por seguir para os títulos seguintes, criando aqui alguma empatia de continuidade com os jogadores que tiraram proveito dos jogos anteriores. Se não é o vosso caso, não é minimamente impeditivo de saltarem logo para Ys VIII. A história tem sempre um rumo novo, num novo local e as menções a aventuras anteriores que fazem são simples, fazendo com que nos preocupemos mais com o titulo em si, do que com estas nuances de jogos anteriores.




Começamos então com o nosso herói Adol, um tripulante num navio, incumbido com as tarefas tipicas de serventia normais a este estilo de vida (lavar convés, etc). Depois de uma curta introdução, onde somos encaminhados para um pequeno tutorial com vista a aprendemos as mecânicas de combate, o nosso navio é afundado e encontramo-nos naufragados numa ilha. É esta a base da nossa história e do próprio jogo pois apesar de Lacrimosa of DANA ser um role playing game, existem várias mecânicas que fazem deste título algo original, diferenciado  e interessante.

Ao acordarmos nesta nova ilha somos compelidos a procurar outros sobreviventes. Assim vamos criando a nossa base, onde cada sobrevivente têm a sua tarefa, como por exemplo um ferreiro, um médico, um alfaiate etc. Além disso, para desbloquearmos novas áreas temos que ter um certo número de sobreviventes na nossa base, para nos ajudar a remover o bloqueio (normalmente um pedregulho ou uma árvore caída). Para acentuar esta vertente do jogo, as missões secundárias dadas pelos sobreviventes ao serem finalizadas desbloqueiam novos upgrades nas tarefas dos mesmos. 




Adicionalmente, será necessário também recolher recursos para evoluir a nossa base a nível defensivo, pois em vários momentos aleatórios da jornada somos alertados que a nossa mini vila está a ser atacada. Nestas ocasiões surge um género de um novo modo de jogo, onde temos uma pontuação a bater (pontuação essa que é definida por fatores como não sofrer danos, uso de skills,  etc).

As mecânicas de combate são as tradicionais no género. A esquiva apresenta um papel particularmente preponderante, pois um desvio no tempo correto faz com que o nosso personagem consiga fazer mais dano (através da implementação de um slow motion da acção). Os personagens vão aprendendo skills à medida que vão subindo de nível, sendo que só podemos ter quatro pré selecionados (podendo alterar quais os quatro no menu) e um poder especial que podemos usar quando enchemos uma barra especifica.




Um pormenor também interessante é que cada personagem têm um estilo de ataque especifico (Slash, Strike e Pierce), existindo monstros que são mais frágeis a um deles e resistentes a outro. Este aspecto obrigando-nos assim a ir alterando o personagem controlado por nós para assim os derrotar, numa espécie de triangulo de poder.

Todas estas temáticas do jogo por si só já tornam YS VIII um título interessante, mas para mim ainda houve algo que sobressaiu: O enredo. Apesar de linear, simples e mesmo que condensando ligeiramente ao longo da narrativa, o factor que realmente dá destaque à história são os momentos cómicos introduzidos e que são deveras um deleite. Houve vários momentos em que eu ri, literalmente, à gargalhada ao contemplar alguma cena, diálogo ou mesmo a caracterização de uma ou outra personagem. Está realmente fenomenal como certos momentos foram pensados, esquecendo completamente os gráficos desatualizados presentes neste remake.



No que se refere ao grafismo, relembro que Lacrimosa of DANA saiu originalmente para a PS Vita e Playstation 4 em 2016 e para a Nintendo Switch em 2018. Infelizmente e apesar de algumas definições de cores melhoradas e intensificadas, pouco mais é perceptível se comparado com as plataformas anteriores. Os tempos de loading também encurtaram na versão PS5, mas não a um nível relevante que mereça real destaque. A diferença significativa, para a mais recente geração de consolas, passa pela taxa de fotogramas que encontra-se fixa a 60 fps, sem qualquer quebra (comparativamente com a versão PS4 que apesar de também estar a 60 FPS denotava algumas quebras). 

Nota positiva também para a banda sonora, sempre bastante coesa e puxando para a adrenalina dos combates. Foram frequentes as ocasiões em que fez-me relembrar as bandas sonoras das máquinas arcades que existiam antigamente (acredito que a o leitor mais old school vai relembrar perfeitamente do que estou a falar).


Conclusões

Ys VIII: Lacrimosa of DANA é um titulo a ter em consideração por vários motivos. O fato de incorporar de maneira equilibrada e não excessiva as diversas mecânicas torna-o numa experiência bastante sólida, pecando somente por esta nova versão para a PS5 não acrescentar praticamente nada de novo comparado para as versões de gerações anteriores. Contudo a vertente humorística presente é realmente ótima e que dá bastante prazer continuar agarrado ao comando, sempre com um sorriso no rosto!



O Melhor:
  • Várias mecânicas/modelos presentes no jogo;
  • Enredo com várias vertentes cómicas extremamente engraçadas mas...;

O Pior:
  • ....bastante linear;
  • Poucos melhoramentos para esta nova versão;




Pontuação do GameForces – 8/10


Título: Ys VIII: Lacrimosa of DANA
Desenvolvedora:  Nihom Falcon, PH3 GmbH
Publicadora: NIS America
Ano: 2022

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PlayStation 5, através de um código gentilmente cedido pela NIS America.


Autor da Análise: Filipe Martins
Análise | Ys VIII: Lacrimosa of DANA - Jogar e Sorrir Análise | Ys VIII: Lacrimosa of DANA - Jogar e Sorrir Reviewed by Filipe Martins on novembro 30, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.