Análise | JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R - "Toma lá, Dá cá"

    


Se és fã de anime de certeza absoluta que conheces JoJo's Bizarre Adventure, seja pelo anime, memes, ou até mesmo pela quantidade absurda de otakus que amam e odeiam a série. Sim, digamos que só existem dois tipos de pessoas neste mundo, as que consideram JoJo's Bizarre Adventure o melhor anime alguma vez feito e as que não se conseguem sequer imaginar a ver a série. A mesma também é conhecida pelas suas inúmeras adaptações para os video-jogos, algo que é feito já desde 1993, este lançado para a tão aclamada super-famicom.

Em comemoração dos seus 35 anos de existência e 10 anos desde que lançaram o primeiro episódio do anime, a CyberConnect2 Co. e a Namco Bandai Games decidem lançar o JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R, um remastered de JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle lançado em 2013 para Playstation 3... porém decidiram ir para além das melhorias gráficas às quais diversas outras companhias nos habituaram!




JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R é um jogo de combate com diversas características únicas. Com a intenção de se tornar o mais fiel possível à obra, uma das características de maior relevo são as diversas personagens, todas bastante diferentes e com estilos de combate únicos. O sistema de combate é bastante simples, temos a opção de efetuarmos ataques leves ou pesados, variando entre os dois juntamente com o auxílio do analógico conseguimos efetuar os mais variados combos. Para além disso conseguimos também efetuar habilidades especiais através de movimentos específicos com o analógico esquerdo em conjunto com os botões de ataque, em que cada sequência faz um ataque diferente e todos podem ser usados em conjunto com o combo. 

Na nossa experiência esta forma de se efetuar as habilidades especiais revelou-se não ser a mais eficiente, contudo durante as partidas online verificamos que bastantes jogadores conseguem efetuar combos sem problemas... o que certamente revelará apenas a nossa falta de jeito e a necessidade de praticarmos um pouco mais! Para nos ajudar a efetuar os combos ou ajudar-nos nas situações de grande perigo, podemos utilizar o ataque de suporte de uma personagem de apoio, a presença desta é facultativa. Fundamentalmente, em situações ofensivas esta ataca o nosso inimigo de modo a aumentar o nosso combo e em situações de defesa, ajuda-nos a escapar dos ataques do adversário. Esta possibilidade de chamarmos a personagem de "suporte" é limitada, logo é importante sabermos gerir a da melhor forma.

Para além destas habilidades, temos também um ataque especial intitulados de "Great Heat Ultimate Attacks". Estes podem ser efetuados à medida que a nossa barra de energia vai enchendo, com os ataques que realizamos contra os adversários ou a nossa personagem use o "hamon". Estes ataques especiais encontram-se bastante estilizados, contando com animações excelentes e que muito fazem lembrar momentos que o anime nos propôs. 




Todo o combate conta com uma animação bastante bem conseguida, enquanto introduzindo bastantes referências ao anime. Desde os ataques que a nossa personagem efetua, ao ambiente à nossa volta que influência o desenrolar da luta, tudo encontra-se preparado para evocar sentimentos de reconhecimento aos fãs da o anime. Para além disso, também existem diversas animações especiais, estas são ativadas sempre que terminamos a luta com específicos ataques especiais, o que causa um maior impacto ao final dos combates. Estes finais variam de acordo com o cenário onde lutamos e todos fazem referência à obra original.

Ainda referente a evocar uma associação ao anime e já no que se refere ao elenco do jogo, este conta com mais 10 personagens perante o título original de PS3.  Não podemos deixar de salientar que as personagens têm os seus atributos desbalanciados, ou seja, existem personagens mais fortes que outras. Este é um aspecto que, para quem não conhece a série, poderá estranhar, contudo quem já assistiu vai perceber o porquê de tal acontecer. Algo que demonstra mais uma vez, que este jogo é 100% fiel ao anime e mangá!




Abordando agora um pouco o modos de jogo. Juntamente com o já conhecido modo "Free Battle", que nos permite lutar contra o CPU ou outro jogador (em combates 1V1 até 3V3, torneios), temos também um modo arcade (este composto por dois sub-modos, o modo "Endless" e o modo "Challenge"). O Endless mode, tal como diz o nome, consiste em escolhermos uma personagem e derrotarmos um número ilimitado de personagens de seguida. De luta para a luta apenas recuperamos parte da vida e os combates apenas têm 1 ronda. Já o Challenge mode, consiste em apenas 8 lutas e no final dessas, é feito um somatório das pontuações que obtivemos, sendo-nos atribuída uma nota de avaliação que vai do "D" até ao "S", algo que já estamos bastante acostumados nos jogos de combate. 

O jogo inclui também um modo online no qual é possível lutarmos contra outros jogadores pelo mundo. É nos dada a opção de escolhermos entre efetuarmos lutas "Ranked", onde cada vitória ou derrota modifica o nosso nível como jogador, e as lutas "Player" que não alteram o nosso nível. De uma forma geral, a nossa opinião sobre estes modos online foi bastante positiva. O jogo tem uns servidores bastante bons o que nos permitiu participar em diversas lutas sem qualquer tipo de problema de LAG ou de quebras de ligação. Adicionalmente, também contém a possibilidade de personalizarmos a nossa carta de jogador, algo que diversos outros jogos de combate já têm. Ao longo dos meses vão surgindo também eventos especiais que consistem em usarmos determinados personagens e efetuarmos determinados ataques ao longo dos combates. Em recompensa é nos dado fatos especiais para determinadas personagens.




Por fim, mas não menos importante temos o modo "All-Star Battle", que na nossa opinião revelou-se como a maior desilusão deste jogo, pois transmitiu a sensação de ser uma alternativa inferior ao aclamado modo de história que o jogo original tanto nos habituou. Este modo é composto por 13 capítulos, cada um com 7 lutas disponíveis e 1 bloqueada. Em todos eles, o nosso objetivo é concluirmos o número de lutas introduzidos, com vista a desbloquear a última luta. As lutas apresentam graus de dificuldade distintos e em certos casos são até quase impossíveis para os jogadores mais novatos.

Grande parte das lutas extra e todas as finais são mais difíceis e somente os mais profissionais conseguirão concluir sem qualquer tipo de ajuda, isto porque o nosso adversário tem atributos que melhoram o seu dano, defesa e alguns até regeneram a própria barra de vida. Contudo, sempre que perdermos durantes esses combates, temos a possibilidade de comprar 3 atributos para utilizarmos na próxima tentativa. Esse dinheiro é proveniente das lutas que concluímos com sucesso em qualquer modo de jogo (esse dinheiro também pode ser utilizado para comprar peças de arte do jogo, poses de vitória e poses de apresentação da personagem). 

Durante as lutas existem adicionalmente alguns objetivos adicionais que podem ser cumpridos, contudo os mesmos aparecem ocultos, ou seja cabe a nós descobrirmos por nós próprios do que se tratam. Este aspecto não encaixa bem na experiencia, na medida que a enorme dificuldade que as lutas apresentam, faz perder a vontade de sequer repetir inúmeras vezes a mesma luta somente para descobrirmos quais são.




O desempenho do jogo sofreu inúmeras alterações desde o original, e jogar nas consolas da nova geração sem dúvida que é algo bastante satisfatório de se fazer graças aos 60FPS fixos e a possibilidade de jogarmos em 4K nativos. Para além disso todas as personagens tiveram as suas vozes alteradas para estarem de acordo com os dobradores do anime, assim como as cores das roupas que sofreram alterações para o mesmo efeito. A música e efeitos sonoros são, tal como se haveria de esperar, suberbos e mais uma vez são completamente fieis ao que o anime sempre nos propôs desde o primeiro minuto.


Conclusão

JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R não é apenas mais uma versão remasterizada, é quase uma versão definitiva daquele que foi um dos maiores sucessos quando se trata de jogos inspirados na série JoJo's Bizarre Adventure. O combate mais fluído do que nunca, as personagens (muitas delas completamente alteradas para estarem iguais à versão animada da obra) e um modo online cativante e com bastantes jogadores, quase que consegue fazer-nos esquecer que nos foi retirado o modo de história. Este seria certamente uma opção nos faria-nos prender um pouco mais ao jogo e sem dúvida perder inúmeras horas a tentar terminá-lo. Sem este último, sentimos que a Bandai Namco Games para nos oferecer algo novo, teve de nos tirar algo primeiro. O tal conhecido..."Toma lá, Dá cá".


O melhor

  • O excelente trabalho que fizeram em colocar as personagens fieis ao anime;
  • Melhorias significativas no combate;
  • Diversas novas personagens;
  • Um modo online funcional;
  • Diversos modos de jogo...

O pior

  • ...contudo a substituição do modo de história pelo modo "All-Star Battle" é imperdoável;
  • Um modo que apenas é concluído se formos excelentes no jogo, ou através de "boosts" em troco de dinheiro do jogo.


Nota do GameForces: 8.0/10


Título: JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R
Desenvolvedora: CyberConnect2 Co.
Publicadora: Namco Bandai Games
Ano: 
2022

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Playstation 5.



Autor: Carlos Cabrita





Análise | JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R - "Toma lá, Dá cá" Análise | JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R - "Toma lá, Dá cá" Reviewed by Carlos Cabrita on setembro 16, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.