Todas as Novidades Saídas da Summer Game Fest 2022


Cá estamos nós. Mais um ano (e menos uma E3), e Geoff Keighley volta a oferecer mais um evento exclusivamente dedicado ao anúncio de novos jogos e à oferta de novidades de jogos que já sabemos estarem a caminho e pelos quais estamos tão ansiosos. Desta feita, o evento central da Summer Game Fest de 2022 durou quase 2 horas e contou com 40 jogos exibidos ao longo desse tempo. Feitas as apresentações, vamos então à tarefa hercúlea de resumir compreensivamente tudo o que foi mostrado neste início de noite, de modo a ficarem a par de todas as novidades saídas da terceira edição da Summer Game Fest. Aqui têm:


O primeiro jogo focado neste evento foi Street Fighter 6 (Capcom). Saído diretamente da State of Play da semana passada, o novo trailer aqui apresentado ficou-se no regressado Guile. Para além de uma sequência cinemática de introdução da personagem, vemos este lutador a enfrentar Luke e Ryu numa arena localizada num porta-aviões da marinha americana. Passado este mostruário do aspeto de Guile e de inúmeros dos seus ataques, voltou a ser afirmado o ano de 2023 como período de lançamento de Street Fighter 6. O jogo chegará à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

A seguir, as atenções viraram-se para Aliens: Dark Descent (Tindalos Interactive), um jogo de ação e estratégia a solo jogado a partir de um ponto de vista isométrico. Neste, assumiremos o papel de um comandante da marinha que tem de liderar o seu pelotão no combate contra os implacáveis Xenomorphs, enquanto exploramos ambientes tenebrosos em busca de ferramentas e melhorias que nos ajudem a sobreviver. Aliens: Dark Descent chegará à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC no decorrer de 2023.

Passando de um jogo de ação com elementos de terror, para outro jogo com temáticas muito semelhantes, tivemos de seguida mais um vislumbre de The Callisto Protocol (Striking Distance). O trailer aqui mostrado foi quase igual ao que vimos na State of Play da semana passada, acrescentando no final algumas sequências de jogabilidade nunca vistas bastante gráficas, e nas quais o nosso protagonista, Jacob, enfrenta várias criaturas grotescas com resultados sempre sangrentos – para os monstros e para o prisioneiro sobrevivente.

Depois de uma breve conversa com o CEO da produtora responsável pelo jogo de ação e terror, fomos ainda brindados com uma sequência de jogabilidade de The Callisto Protocol. Nesta, vemos Jacob a explorar alguns cenários arrepiantes, a deparar-se com hologramas que demonstram desfechos trágicos para algumas das pessoas presentes da prisão espacial onde se encontra e, claro, alguns momentos de combate na terceira pessoa. Em combate, vemos Jacob a usar uma arma para desmembrar inimigos e a usar outras ferramentas que lhe permitem, por exemplo, congelar inimigos e atirá-los contra paredes ou ventoinhas. Este claro sucessor em espírito de Dead Space chega à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox e PC no dia 2 de dezembro deste ano, estando atualmente já disponível para pré-reserva tanto a edição day one como a edição digital deluxe.


Seguidamente, tivemos Call of Duty: Modern Warfare II (Infinity Ward), o remake do FPS clássico lançado em 2009. Aqui, a apresentação focou-se na demonstração de uma missão da campanha, no que foi a estreia da jogabilidade do próximo título deste sempre popular franchise. Aqui, vemos o nosso protagonista a infiltrar uma estrutura petrolífera em alto mar que se encontra invadida por forças inimigas, e testemunhamo-lo e ao seu pelotão a eliminar inimigos furtivamente e durante as trocas de tiros que constituem o bolo da ação explosiva e frenética a que Call of Duty nos habituou. Call of Duty: Modern Warfare II chegará à Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC no dia 28 de outubro deste ano.

Depois, tivemos Flashback 2 (Microids), a surpreendente sequela de um clássico com 30 anos de vida. Apenas tivemos direito a um curto trailer que nos ofereceu o que parecem ser pequenos vislumbres da jogabilidade esperada, sugerindo que esta sequela introduzirá bastante mais ambientes passíveis de serem explorados tridimensionalmente, enquanto mantém o género de plataformas e ação, e um tom futurista quase cyberpunk. Flashback 2 chegará à Nintendo Switch, à Xbox One, à Xbox Series X|S, à PlayStation 4, à PlayStation 5 e a PC no inverno deste ano.

Imediatamente depois, tivemos Witchfire (The Astronauts), um shooter na primeira pessoa que mistura armas de fogo com magia. Quase 5 anos depois do seu anúncio original, temos agora o primeiro vislumbre a sério deste promissor título, com um trailer que mostra o nosso protagonista a disparar armas de fogo variadas e a usar poderes mágicos para, por exemplo, congelar inimigos no seu lugar e deixá-los mais vulneráveis aos nossos ataques. Parece ser um misto intrigante de mecânicas e temáticas, que poderemos experimentar quando Witchfire chegar em acesso antecipado à Epic Games Store em breve. Espera-se que o jogo chegue mais tarde às consolas PlayStation e Xbox.

De seguida, passámos ao anúncio de um novo jogo chamado Fort Solis (Fallen Leaf), um thriller de ação na terceira pessoa. O trailer de apresentação mostrou o nosso protagonista, o engenheiro Jack Leary, a responder a um alarme rotineiro numa estação espacial localizada em Marte e a ser engolido por um mistério que poderá ter consequências devastadoras. Contando com um elenco de luxo, que inclui Roger Clark, Julia Brown e Troy Baker, este intrigante jogo independente chegará a PC, via Steam, numa data a anunciar.


Passando a mais um novo anúncio, tivemos Routine (Lunar Software), um jogo de terror com temáticas de ficção científica. O trailer mostrou a exploração de vários corredores na perspetiva da primeira pessoa e um eventual confronto com uma entidade robótica implacável. O protagonista parece estar armado com uma pistola retro futurista, mas não chega a disparar a sua arma antes de ser brutalmente eliminado por um inimigo que o apanha de surpresa. Este novo e tenso jogo de terror chegará à Xbox One, Xbox Series X|S e PC em data a anunciar, ficando também disponível no Xbox Game Pass aquando do seu lançamento.

Depois de uma mensagem de Dwayne “The Rock” Johnson e de um trailer do seu próximo filme, Black Adam, chegou a vez de Outriders: Worldslayer (People Can Fly). Trata-se de uma nova expansão para o looter shooter RPG, que oferecerá novas classes, uma nova história, novas armas e equipamentos e novos poderes, tudo isto passível de ser jogado a solo ou em grupos de até 3 jogadores. Outriders: Worldslayer chegará à Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC no dia 30 de junho deste ano. A pré-reserva já está disponível, e quem adquirir este produto previamente terá 48 horas de acesso antecipado ao seu conteúdo.

De seguida, tivemos uma breve compilação de vários títulos que chegarão brevemente à Nintendo Switch:
  • Splatoon 3, o colorido shooter na terceira pessoa que chegará a 9 de setembro;
  • Monster Hunter Rise: Sunbreak, a nova expansão deste aclamado RPG cooperativo de ação que chegará no dia 30 de junho;
  • Cuphead: The Delicious Last Course, a expansão do aclamado, animado e exigente jogo de plataformas e ação em 2D que chega a 30 de junho (também chegará à PS4, Xbox e PC);
  • Capcom Fighting Collection, a coletânea de adorados jogos de luta clássicos que chega no dia 24 de junho (também chegará à PS4, Xbox e PC);
  • Xenoblade Chronicles 3, o tão aguardado JRPG que chegará no dia 29 de julho.

Fall Guys (Mediatonic) foi o jogo que se seguiu, com um novo trailer a reforçar o lançamento em todas as plataformas deste aclamado e divertido jogo online de cada um por si que simula um gameshow com pequenos feijões a concorrerem por uma coroa. Fall Guys chegará como free-to-play à PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e Epic Games Store já no dia 21 de junho.


Depois, recebemos um trailer cinemático de Stormgate (Frost Giant Studios). Trata-se de um título de estratégia passado num mundo de fantasia onde seres demónicos atravessaram portais para aniquilar a resistência humana. O jogo poderá ser experienciado a solo ou em cooperação com outros jogadores, e incluirá ainda modos competitivos de equipas ou de 1 contra 1. Este título ainda está numa fase precoce de produção, sendo apenas adiantado que um beta em 2023, para o qual já se pode registar no site oficial do jogo.

Seguiu-se o anúncio de Highwater (Demagog Studio), um jogo de aventura e estratégia indie onde o mundo acabou por sofrer dilúvios que inundaram todo o planeta. As imagens mostraram que a nossa personagem navega pelo mundo num pequeno barco a motor, e que terá de investigar várias áreas controladas por perigosas fações juntamente com alguns amigos sobreviventes. Highwater chegará ainda no decorrer de 2022, não tendo sido referidas quaisquer plataformas.

A seguir foi a vez de American Arcadia (Out Of The Blue), um jogo independente no qual controlamos Trevor, um homem cuja vida está constantemente a ser televisionada e à qual a audiência vai reagindo aprovadora ou desaprovadoramente. O trailer mostrou o que acontece quando o público se vira contra Trevor, que desencadeia uma fuga pela sobrevivência do protagonista. É uma proposta intrigante, e que chegará em breve a várias consolas e à Steam.

Depois, tivemos a estreia de Goat Simulator 3 (Coffee Stain Studios), a sequela do adorado e sempre bem-humorado jogo originalmente lançado em 2014. Saltando do primeiro diretamente para o “terceiro” jogo, vamos poder regressar à pele (e patas e pelo e chifres e armas de destruição massiva) de uma ovelha endiabrada cujo único objetivo é causar tanto caos quanto possível. Goat Simulator 3 chegará à Epic Games Store, à Xbox e à PlayStation no decorrer do outono deste ano.


A seguir tivemos um novíssimo trailer para Marvel’s Midnight Suns (Firaxis Games), um jogo de estratégia no qual várias personagens da Marvel terão de unir forças para derrotar Lilith, a mãe dos demónios. O trailer aqui exibido serviu para revelar mais personagens que se juntarão ao elenco de heróis que poderemos controlar nesta aventura, focando-se sobretudo em Spider-Man (protagonizado por Yuri Lowenthal). No final do trailer que mostrou o aracnídeo a lutar ao lado de outros heróis, foi revelado que o jogo chegará à Xbox One, Xbox Series X|S, à PlayStation 4, à PlayStation 5 e a PC no dia 7 de outubro de 2022.

O foco seguinte foi Cuphead: The Delicious Last Course (Studio MDHR), com a diretora da produtora, Maja Moldenhauer, a explicar que a ação deste DLC se passará numa nova ilha e que os jogadores terão novos segredos para descobrir e novos e maiores bosses para enfrentar. Moldenhauer destaca o trabalho realizado com os novos desenhos de fundo, as novas animações e com a jogabilidade associada à nova personagem, Miss Chalice. Uma demonstração de jogabilidade contra um novo boss foi também revelada, na qual vemos a nova personagem a enfrentar uma criatura no gelo e podemos testemunhar o nível a mexer-se à medida que o boss se vai transformando. Este DLC chegará à PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC no dia 30 de junho.

Depois tivemos Neon White (Angel Matrix), um shooter na primeira pessoa no qual jogaremos como um assassino vindo do inferno que aniquila demónios na esperança de ir para o paraíso. O trailer mostrou vários momentos de jogabilidade frenéticos que fazem lembrar alguns dos melhores momentos dos jogos Doom, com o twist de usarmos armas baseadas nas cartas que vamos colecionando à medida que voamos pelos níveis. Neon White chegará já no dia 16 de junho à Nintendo Switch e à Steam.

Continuando na onda de jogos com combate frenético, mas agora de um ponto de vista isométrico, temos Midnight Fight Express (Jacob Dzwinel). Este jogo colocar-nos-á na pele de cidadãos que se revoltam contra o estado corrupto em que a sua cidade se encontra, e que lutam desesperadamente com os punhos e com armas de fogo para limpar as ruas. Este título, maioritariamente desenvolvido por uma única pessoa, chegará à Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e Steam no dia 23 de agosto, chegando também ao Xbox Game Pass no mesmo dia.


As atenções foram depois viradas para Warframe: The Duviri Paradox (Digital Extremes), a nova expansão do aclamadíssimo e duradouro jogo de ação online. Um curto trailer cinemático foi exibido, deixando a promessa de mostrar jogabilidade em ação no próximo dia 16 de julho num evento online dedicado ao jogo e à sua comunidade chamado Tennocon Live 2022.

O jogo que se seguiu foi Honkai Starrail (Hoyoverse), um RPG em mundo aberto passado no espaço dos mesmos criadores de Genshin Impact. Apenas foi mostrado um trailer maioritariamente cinemático onde vemos várias das personagens com as quais nos cruzaremos nesta aventura, havendo um ou dois vislumbres de jogabilidade animada e colorida. Depois, avançou-se muito rapidamente para outro jogo dos mesmos criadores, Zenless Zone Zero (Hoyoverse), um jogo de ação futurista. O trailer apresentou-nos também algumas das personagens, mostrando alguma da jogabilidade estilo hack and slash que poderemos esperar. Nenhum destes brilhantemente animados jogos recebeu indicação de janela de lançamento nem de quais as plataformas nas quais poderemos esperar vê-los.

O tão aguardado Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (Dotemu) foi de seguida abordado. O beat ‘em up estilo arcada estará perto de estar concluído, e o novo trailer aqui apresentado serviu para revelar a presença de Casey Jones como personagem jogável. Foi também indicado que será possível jogar este título num modo cooperativo local e online em grupos de até 6 jogadores e finalmente revelado que o jogo chegará à Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e PC já no dia 16 de junho, chegando ao Xbox Game Pass no dia de lançamento.

A seguir, foi mostrado Super People (Wonder People), um battle royale no qual se controlam personagens com capacidades ampliadas e super soldados com habilidades únicas em confrontos de sobrevivência online. O trailer serviu meramente para apresentar algumas das personagens jogáveis e indicar que este título terá um beta final no dia 17 de agosto deste ano, presumivelmente apenas para PC.


Depois foi a vez de Humankind: Cultures of Latin America (Amplitude) marcar a sua presença. O trailer anunciou que o jogo de estratégia que acompanha o desenvolvimento da civilização humana receberá 6 novas culturas da américa latina com as quais poderemos jogar. Esta expansão já se encontra disponível para aquisição para PC e disponível no Game Pass para PC. Mas não parou aqui, com um trailer subsequente a anunciar que o jogo ficará disponível em breve para a Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5, chegando ao Xbox Game Pass no dia de lançamento.

O jogo seguinte foi One Piece: Odyssey (Bandai Namco), o JRPG baseado nos aclamados manga e anime criados por Eiichiro Oda. Oferecendo uma história totalmente original, o trailer mostrado exibiu algumas das sequências cinemáticas do jogo e deu alguns vislumbres de jogabilidade, mostrando Luffy e o seu grupo de piratas a explorar a misteriosa ilha na qual a narrativa decorrerá. O jogo chegará ainda este ano a PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

A isto seguiu-se um rápido vislumbre de Soul Hackers 2 (Atlus), o JRPG de ação que serve de sequela do jogo originalmente lançado há 25 anos. O curto trailer mostrado serve meramente para exibir um pouco dos desempenhos de voz da dobragem em inglês, não revelando qualquer novo detalhe da narrativa ou da jogabilidade. Soul Hackers 2 chegará à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC no dia 26 de agosto de 2022.

Depois de algumas presenças mais publicitárias da Epic Games e da Samsung, o próximo jogo foi Capcom Arcade Stadium 2 (Capcom), a segunda coletânea de jogos de arcada da aclamada produtora e editora japonesa. Esta coleção incluirá clássicos aclamados como Street Fighter, Street Fighter Alpha 2 e 3, Eco Fighter, Mega Man: The Power Battle, e mais. No total, serão 32 os clássicos presentes nesta coleção, que chegará à Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e Steam já no dia 22 de julho deste ano.

Seguiu-se mais um trailer de lançamento de Mario Strikers: Battle League (Nintendo), o jogo de futebol estilo arcada que chega hoje, dia 10 de junho, exclusivamente à Nintendo Switch.


Depois foi a vez de Metal: Hellsinger (The Outsiders), um shooter na primeira pessoa rítmico no qual temos de ir eliminando demónios à lei da bala ao ritmo de várias músicas de heavy metal compostas especificamente para este jogo por aclamados músicos como Serj Tankian, Matt Heafy, Randy Blythe ou Alissa White-Gluz. O trailer mostrou exatamente isto, reforçando que disparar e atacar demónios no ritmo certo potenciará o dano que infligimos e tornará a experiência mais gratificante. Metal: Hellsinger chegará à PlayStation 5, Xbox Series X|S e Steam no dia 15 de setembro, com um demo já disponível nestas plataformas.

Seguidamente tivemos um último vislumbre de The Quarry (Supermassive Games), o jogo narrativo e drama interativo com temáticas de terror que chega hoje, dia 10 de junho, à Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

A seguir tivemos Nightingale (Inflexion Games), um jogo de construção e sobrevivência jogado na primeira pessoa, no qual encarnamos uma personagem capaz de atravessar reinos através de portais interdimensionais. O trailer mostrou alguns momentos da jogabilidade de recolha de recursos, caça de animais, combate contra criaturas monstruosas e construção de ferramentas e utensílios, mostrando também um sistema de cartas que teremos de usar para ativar os portais que nos transportarão para diferentes dimensões. Nenhuma data de lançamento ou plataformas nas quais poderemos vir a jogar este título foram anunciadas.

Depois, seguiu-se mais um olhar sobre o reboot de Saints Row (Volition), desta vez sobre um novo demo de construção da nossa personagem, uma das vertentes mais louvadas de todo o franchise. O trailer mostrou várias sequências de ação e cinemáticas onde o protagonista ir mudando constantemente e radicalmente de aspeto, evidenciando a profundidade das ferramentas de design da personagem que teremos ao nosso dispor. Saints Row: Boss Factory Demo já se encontra disponível para descarregar gratuitamente na PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Epic Games Store. O jogo completo chegará a estas mesmas plataformas no dia 23 de agosto deste ano.


Warhammer 40,000: Darktide (Fatshark) foi o jogo que se seguiu. Tivemos direito a um novo olhar mais alargado sobre a jogabilidade esperada deste shooter cooperativo jogado na primeira pessoa. Pudemos testemunhar diversas instâncias de combate contra hordas de inimigos grotescos usando armas para lutar mais corpo a corpo ou armas de fogo para ir eliminando criaturas mais à distância. Também vimos o desempenhar de várias tarefas e a resolução de pequenos puzzles, essenciais para a concretização dos objetivos que as nossas equipas terão pela frente na reconquista da sombria e opressiva cidade de Tertium. Este jogo chegará à Xbox Series X|S e a PC no dia 13 de setembro, sendo incluído no Xbox Game Pass no dia de lançamento.

De seguida, foi apresentado um novo Layers of Fears (Bloober Team), um novo jogo de terror psicológico que marca o regresso à série que tanto sucesso trouxe a esta produtora. O trailer inquietante mostra diversos cenários de terror diferentes que teremos de atravessar para enfrentar o medo e a insanidade das personagens envolvidas. Esta experiência arrepiante chegará à PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC no início de 2023.

Gotham Knights (WB Montréal) também marcou a sua presença, desta vez com um trailer totalmente dedicado a uma das 4 personagens jogáveis, Nightwing. O trailer enquadrou de forma mais cinemática as várias manobras que teremos à nossa disposição quando assumirmos o papel deste herói pertencente à família de Batman, exibindo também alguns aspetos alternativos da personagem evidenciando a possibilidade de personalizar a mesma. Gotham Knights chegará à Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC no dia 25 de outubro deste ano.

Para terminar este evento, o foco virou-se totalmente para a série The Last of Us (Naughty Dog). Com Neil Druckmann, copresidente da produtora, no palco, foi indicado que um título multijogador passado neste universo está a ser desenvolvido, e que este jogo será “tão grande quanto os jogos a solo” que a Naughty Dog tem produzido. Este título terá como base uma narrativa única, todo um novo elenco de personagens e passar-se-á numa localização totalmente diferente dos outros jogos até aqui. Nenhum vislumbre de jogabilidade foi mostrado, mas Druckmann prometeu mais informações para 2023.

Depois de avançar com mais alguns detalhes sobre a série televisiva de The Last of Us, mostrando uma imagem de Pedro Pascal e Bella Ramsey nos papéis de Joel e Ellie e confirmando que Troy Baker e Ashley Johnson também marcarão presença na mesma, avançámos para The Last of Us Part I (Naughty Dog). Um curto trailer mostra várias sequências cinemáticas do jogo original e do seu DLC completamente revigorados, neste jogo reconstruído de raiz que promete também melhorar algumas das mecânicas de jogo, qualidade da inteligência artificial, e outros aspetos face ao original e à sua remasterização. The Last of Us Part I chegará à PlayStation 5 no dia 2 de setembro deste ano, estando também a ser produzido para PC.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades Saídas da Summer Game Fest 2022 Todas as Novidades Saídas da Summer Game Fest 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on junho 10, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.