Análise | Cotton Fantasy - O Doce Sabor de um Regresso ao Passado



Após o lançamento do remake do ano passado (Cotton Reboot!), eis que vemos a título comemorativo dos 30 anos da reconhecida série de shot ‘em ups, uma nova entrada a ver a luz do dia! Cotton Fantasy, inicialmente conhecido por “Cotton Rock 'n' Roll: Superlative Night Dreams”, foi desenvolvido pelo Studio Saizensen, um estúdio que não costuma estar muito associado a este género em particular. Contudo, o seu trabalho em Cotton Fantasy, é de louvar ao apresentar uma experiência clássica, enquanto conseguindo implementar alguns mecânicas próprias a complementar a jogabilidade principal.

Nesta nova entrada a história não foge do habitual da serie onde toda o enredo gira  em torno de uns doces daquele mundo, os Willows. A rainha das fadas do mundo de Cotton fica assustada quando os Willows desaparecem e o Oráculo conta que quando isso acontecesse alguém vestido de azul iria reaver todos os Willows. Silk, amiga e companheira de Cotton, lembra-se que só existe uma pessoa assim e pede-lhe ajuda em troca de todos os doces que consiga comer.

Juntas partem então para esta jornada no reino encantado das fadas.



Para concluir a campanha temos de passar por 6 missões de entre 16, onde 4 delas temos total liberdade para escolher, pois a primeira e ultima são fixas. No início e fim de cada missão podes assistir a hilariantes cutscenes, mas que infelizmente são fixas independentemente das missões ou personagens que escolhemos, pois são sempre contada na perspectiva de Cotton.

No que toca a personagens jogáveis, temos acesso a 5 totalmente diferentes, Cotton, Kawase, Apli, Luffe e Fine. Todas contemplam habilidades únicas que permitem ao jogador ter sempre diferentes abordagens nas distintas missões. Salientamos as magias de Cotton, a capacidade de agarrar inimigos, disparar lasers ou ter mais vidas, uma jogabilidade bem simples no género em que se resume ao disparo padrão e um ataque especial.



Sem dúvida que o jogador irá sempre experimentar novas personagens para conseguir o máximo de pontuação.

Infelizmente, para um SHMUP, o conteúdo deste jogo é muito pequeno, contando apenas com o modo história em 3 dificuldades e o modo treino onde podemos jogar em qualquer área que já tenhamos finalizado no modo história. Aqui o único incentivo é apenas melhorar a pontuação, o que reduz muito a vontade de repetir o jogo a não ser para desbloquear todas as missões.



Onde o jogo realmente brilha é no grafismo e banda sonora. O seu aspecto 3D está fantástico, com uma palete de cores bastante cativante e animações fantásticas estilo anime. Quem jogou os títulos anteriores vai notar uma grande diferença. A banda sonora também foi muito bem trabalhada com músicas resmasterizadas que encaixam que nem uma luva neste estilo arcade.



Infelizmente o jogo não inclui quaisquer bónus associados a edições remasterizadas, como por exemplo arte conceptual, banda sonora, etc. Para isso os fãs mais acérrimos da serie terão disponíveis edições físicas e de colecionador publicados pela Strictly Limited Games. Estas edições incluem bónus típicos como manuais coloridos, Livros de art, banda sonora ou posters. Itens que, em parte, facilmente poderia ser digitalizados, com vista a serem incluídos na versão normal digital do jogo. 




Conclusão

Cotton Fantasy é um excelente tributo à série e uma bela prenda pelos seus 30 anos, mantendo toda a magia do seu legado. Um clássico que continua a agradar tantos aos amantes do género como aqueles que gostam apenas de jogar casualmente.


O melhor:

  • Músicas e visuais incríveis
  • Variedade de personagens
  • Excelente tributo a serie

O pior:

  • Poucos modos de jogo
  • Jogo curto

Nota do GameForces: 7.0 / 10



Título: Cotton Fantasy
Desenvolvedora: Success
Publicadora: Success, United Games Entertainment
Ano: 2022


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela PR Hound.



Autor: Sérgio Dias



Análise | Cotton Fantasy - O Doce Sabor de um Regresso ao Passado Análise | Cotton Fantasy - O Doce Sabor de um Regresso ao Passado Reviewed by Carlos Silva on junho 06, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.