Triangle Strategy [NSW] -Mais um Tiro Certeiro da SquareEnix


Triangle Strategy, desenvolvido pelos estúdios japoneses Square Enix e Artdink, é um ardiloso RPG tático, cujo titulo evoca acontecimentos em torno das maquinações de três potências continentais envolvidas numa guerra comercial... mas cuja experiência está longe de ser tão simples como a relação tripartida dos três continentes. Desde um estilo de arte HD-2D que praticamente salta do ecrã (já usado em jogos da Square Enix como Octopath Traveler), ao seu cuidado enredo, o jogo é o epítome da complexidade.

Apesar de ser um TBRPG, todo o foco deste jogo está na sua narrativa bastante complexa e deslumbrante. Definitivamente, este é o elemento mais caracterizador de toda a experiência e que perdurará na mente dos jogadores para a posterioridade.




Esta aventura tem lugar no continente de Norzelia, onde existem 3 estados diferentes, cada um considerando um papel importante na sua economia. O Estado Sagrado de Hyzant que controla as reservas de Sal, o Império de Aesfrost que é rico em minas de ferro e o Reino de Glenbrook que serve de mediador entre o comercio do sal e ferro de forma justa por todo o continente. Durante a história iremos ter o prazer de viajar por todas estas regiões e conhecer as suas capitais, principais locais, governantes e as suas influências.

O jogo conta com três principais personagens, onde o mais reconhecível será o nosso protagonista, o jovem herdeiro da casa Wolffort do Reino de Glenbrook, Serenoa. As outras personagens são a irmã do Archduque de Aesfrost, Frederica (que irá ser a nossa futura esposa) e Roland que é o príncipe mais novo do rei de Glenbrook (e por sinal melhor amigo de Serenoa). 




A história começa quando o Império de Asfrost invade o reino de Glebrook, destruindo a família real e obrigando Roland a fugir para a casa de Serenoa. Durante toda a aventura teremos controlo na tomada das decisões mais importantes do protagonista, com vista a fortalecer as suas convicções, sendo aqui que recai a principal mecânica da narrativa. 

Em particular e no que se refere ao enredo, a nossa grande primeira decisão será de imediato se aceitamos o refúgio de Roland ou o entregamos às autoridades. A partir daqui existem grandes ramificações do enredo, ao ponto de existirem caminhos bem diferenciados da experiência.

Esta mecânica considera três factores bastante importantes que regem toda a narrativa,  nomeadamente, a Moralidade, Liberdade e Utilidade. Todas as escolhas que tomaremos ao controlar o protagonista e dentro destes factores, influenciarão tanto o desenrolar e eventos da historia, como a sua relação com os demais personagens. O processo de decisões tornar-se-á cada vez mais desafiador, considerando alternativas difíceis de julgar, todas elas num teor político, militar e social complexo.

Para além da aventura e das diversas decisões a tomar, existe ainda outra componente a adensar o desenvolvimento do enredo: as votações. Muitas destas decisões serão tão difíceis de aceitar que nem todos os companheiros de Serenoa concordarão e muitas vezes temos de os influenciar a seguir as nossas convicções.  Consequentemente e antes destas votações, podemos andar livremente por diversos cenários (como cidades ou dentro de edifícios), a recolher informações ou até mesmo itens. Estas informações muitas vezes são imperativas para que, na hora de influenciar os restantes personagens, tenhamos os elementos chave para que eles sigam as nossas intenções.

Isto faz com que existam muitas alternativas a momentos chave, deixando-nos curiosos por saber o que teria acontecido se tivéssemos tomados outras decisões. Contudo, tal só é possível usando vários slots save ou então começando tudo de novo no New Game +.
 



Não restam dúvidas que houve um grande esforço na narrativa de Triangle Strategy, transmitindo a continua sensação de estarmos perante uma experiência fundamentada numa história bastante complexa. O nível de atenção ao detalhe é notório, ao ponto de termos acesso a vários documentos que encontramos ao longo da aventura. Nestes são explicados factos sobre determinada pessoa,  localização ou até mesmo factos históricos sobre o continente de Norzelia. 

Felizmente o estúdio não deixou de dar a devida atenção à questão da jogabilidade...nem tão pouco ficará esta a dever (muito) à narrativa!

Apesar de não haver nenhuma novidade que o destaque do demais títulos do género, consideramos tratar-se uma experiência sólida, completa e que procura o reconfortante reconhecimento dos amantes do género.




Começando pelos personagens, todos eles são únicos, evitando redundâncias narrativas e de jogabilidade. Consequentemente, todos terão a sua utilidade em diversos momentos, como o guerreiro com defesa superior a qualquer outro ou então Roland com o seu cavalo e alta mobilidade ofensiva. No que toca a classes e armamento é onde as coisas ficam mais simples... não que seja mau, apenas menos complexo! Cada personagem pode evoluir, quer a sua classe, quer as armas  duas vezes (para melhorar os seus atributos), sendo portanto as classes e armas são sempre fixas. A única coisa que se pode alterar é os diversos acessórios, onde cada personagem pode considerar até 2 equipados. Existe ainda uma pequena árvore de habilidades que vai crescendo conforme se evolui a arma, sendo esta progressão alimentada por itens específicos e dinheiro.

Um último aspecto bastante importante é a existência de “kudos”, uma espécie de pontos recebidos em detrimento de diversas ações estratégicas que praticamos (como atacar pelas costas, de um ponto mais alto ou um ataque combinado com outro aliado). Estes kudos podem depois ser trocados por itens ou ataques e habilidades especiais para serem utilizados uma vez em cada combate.




No que se refere aos mapas de combate, estes  tendem a ser bastante diversos e raramente é repetido o mesmo ambiente. Consequentemente, a presença de diversos elementos diferenciadores, como casas, torres ou colinas ajuda bastante na estratégia, pois acrescentam um factor altitude (quem atacar de cima para baixo tem sempre vantagem). Outros elementos menos comuns são a chuva (que cria poças de agua, condutoras de electricidade), gelo (diminuindo a pontaria) ou chamas (retirando energia a quem passar por elas). Em resumo o combate pode não ser o mais complexo de todos os TRPGs a que estamos habituados, mas é bastante agradável e sólido na sua generalidade. Outro elemento importante é que título diferencia claramente a experiência narrativa dos eventos de batalha, uma vez que durante qualquer sessão de combate o diálogo é quase inexistente.




Relativamente à componente audiovisual, o título consegue apresentar uma experiência extremamente cativante, capaz de capturar o jogador durante horas a fio. Quer seja pela diversidade de cenários, caracterização da personagens, ou o seu cuidado grafismo HD-2D, estamos perante um título com diversos elementos a jogar a seu favor.

A sua banda sonora de elevada qualidade é um elemento que ajuda a envolver os diversos elementos da experiência e que ajuda a potenciar a sua longevidade na memória de qualquer um que tenha jogado.



Conclusões

Triangle Strategy é, sem sombra de dúvidas, um TRPG que vale a pena ser jogado. Tanto quem tenha descoberto recentemente um amor pelo género (em consequência do seu nivel de acessibilidade), como os fãs de longa data de TRPGs (por ser bastante semelhante a títulos mais antigos) terão aqui uma experiência de valor. O titulo apresenta-nos uma bela história, em que o próprio jogador decide tanto os seus capítulos como o seu fim, assim como um sistema de combate de encher o olho. No fim qualquer jogador ficará certamente com a sensação de barriga cheia!




O melhor:
  • História e narrativa bastante elaborada, contando com vários caminhos e fins;
  • Sistema de escolhas e decisões que realmente contam para o desenrolar da narrativa;
  • A direção artística HD 2D que ficou fantástica;
  • Combates empolgantes e bastante estratégicos;
  • Poder alternar a dificuldade sempre que se desejar.

O pior:

  • Evolução e progressão dos personagens bastante simplificado;
  • Podiam ter feito um sistema mais simples para se poder assistir a outros eventos sem a necessidade de repetir tudo no new game +,


Pontuação do GameForces: 9/10



Título: Triangle Strategy
Desenvolvedora: Square Enix, Artdink
Publicadora: Nintendo
Ano: 2022



Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo, através de um código para a Nintendo Switch gentilmente cedido pela Nintendo.



Autor da Análise: Sérgio Dias
Triangle Strategy [NSW] -Mais um Tiro Certeiro da SquareEnix Triangle Strategy [NSW] -Mais um Tiro Certeiro da SquareEnix Reviewed by Carlos Silva on abril 02, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.