Xuan Yuan Sword 7 [PS5] - Cultura Oriental com Dinâmicas Ocidentais

Quando falamos em relação à vertente Oriental na cultura dos videojogos, a que sem duvida trás mais impacto a nível global é a Japonesa. Contudo não é a única que tem cartas para dar. Para jogadores mais antigos, muito provavelmente o nome Metin (onde a cultura chinesa está bem enraizada) é acompanhado por doces memorias, arriscando-nos mesmo a afirmar que ainda nos dias de hoje continua com uma base sólida de jogadores. Xuan Yuan Sword 7 apresenta, de igual forma, um agradável leque de vários pontos ligados à mitologia e folclore chinesa para mergulharmos e conhecermos.




Como poderão discernir, a história deste título decorre na China, mais propriamente em algumas das suas regiões mais pitorescas e campestres. Seguimos as aventuras de Taishi Zao, um jovem com um passado trágico, que se vê obrigado a tomar conta da irmã doente. Além de estar doente, subitamente a vila onde residem é atacada e esta sofre um ferimento quase mortal. Deste os primeiros momentos que a potenciação da sensação de empatia com o nosso personagem é palpável, onde as cutscenes carregadas de emoção e suspense ajudam imenso nesta vertente. Rapidamente somos incumbidos com o objectivo de salvar a nossa irmã Xiang, revelando-se o mote para toda a nossa jornada. Esta vai tomando proporções globais onde, interligado ao salvamento da nossa irmã, passaremos a ter que salvar o mundo de uma praga que o afecta.




O enredo não revela-se significativamente diferenciado de outros anteriores, ainda assim este jogo apresenta uma vertente interessante relacionada com Elysium, acessível pelo nosso personagem através de um pergaminho deixado pelos pais. Elysium é uma espécie de local físico (mas espiritual simultaneamente), contando com um rei emprisionado que teremos de libertar para nos ajudar na nossa tarefa.

Elysium é de igual forma designado como um separador no nosso menu. Neste teremos de reconstruir, evoluir e desbloquear diversos segmentos, com vista a evoluir a nossa armadura, armas ou criar acessórios. Xuan Yuan Sword conta com um profundo sistema ligado a roleplaying games, onde quase tudo pode ser evoluído. Este aspecto revela-se não somente na vertente já mencionada, mas também ao nível do nosso personagem, NPC's que participam da nossa equipa e as várias posições de combate que vamos desbloqueando. Com vista a potenciar a associação à cultura chinesa, estas posições têm nomes de animais facilmente identificáveis com a sua mitologia.




Relativamente às mecânicas do jogo, em particular ao combate, podemos afirmar que estas tratam-se de um dos pontos mais fortes da experiência. O facto de se associar perfeitamente à temática oriental, contando com dinâmicas bem conhecidas e cativantes, é uma forma óptima de providenciar uma identidade bem definida a este título. Com um Light attack e Heavy attack que variam consoante as posições que escolhemos, saem sempre movimentos fluidos e com efeitos bastantes interessantes. Ponderando a existência de diferentes posições, podem contar com efeitos e estilos diferentes de combate, o que revela uma experiência pouco repetitiva e bastante gratificante para o jogador. Podemos exemplificar usando a posição do Urso, onde o Heavy attack faz uma espécie de terramoto até ao inimigo, ou a posição do Lobo que permite ao nosso personagem fazer um pontapé rotativo aos inimigos à nossa volta. Temos também a opção de nos defender e esquivar, podendo contra atacar com uma esquiva perfeita ou com um bloqueio certeiro.

Complementarmente a esta mecânica, é possível ainda coordenar o combate em parceria com diferentes membros da nossa equipa (ainda que não consigamos controla-los directamente). Com eles, conseguimos efectuar um ataque conjunto, ataque esse que depois de usado demora algum tempo a estar novamente disponível. Outra opção que nos é familiar é focarmo-nos num inimigo para usarmos os nossos poderes.



Complementarmente às mecânicas de combate, podem contar com uma caracterização e diversidade bastante interessante dos inimigos. Podem contar com ladrões, lobos, e até mesmo soldados numa vertente mundana. Durante a evolução da nossa jornada, contaremos ainda com presença de criaturas fora deste espectro e com tipos de ataques diferentes, o que garante sempre uma performance diferente durante os combates ajudando a manter a jogabilidade já por si fresca. Ainda que tenhamos denotado que grupos pequenos são rapidamente eliminados, um grupo maior ou mesmo os bosses, requerem uma estratégia ou abordagem mais ponderada. Consequentemente consideramos existir uma saudável e interessante curva de dificuldade ao longo de toda a aventura, que ajudam a promover o sentimente de captaçao do interesse do jogador.

Visualmente o mundo está bastante detalhado, contando com belíssimos fundos a criarem a ilusão de um open world. Infelizmente vamos descobrindo o oposto, deparando-nos com caminhos completamente lineares, apesar de ter algumas fases exploratórias que acabam por não se revelarem suficientes para evitar a sensação de monotonia na exploração.

Mesmo com as alterações do ambiente, como as pobres vilas chinesas, cidades com muralhas ou mesmo no meio de mato, não conseguimos destacarmo-nos da sensação de estarmos num longo corredor onde necessitamos de ir de um ponto A ao ponto B. Acreditamos que o título beneficiaria de uma opção de saltar, poder nadar em rios ou simplesmente caminhar em pântanos baixos. Estas opções automaticamente criariam mais espaço para exploração, uma enorme oportunidade de melhoria desperdiçada.



De igual forma detalhadas encontram-se as caracterizações da nossa personagem e restante equipa, com expressões faciais bem conseguidas e delineadas. Infelizmente esta caracterização vai-se perdendo com o resto dos NPC'S que aparecem no nosso caminho. Nos diálogos entre os personagens poderia ainda ser incluído a opção de saltar a frase (a opção de saltar o dialogo completo existe). Derivado á diferença de tempo entre o mandarim falado e as legendas em inglês, há momentos em que temos que esperar vários segundos entre frases o que pode trazer algum desconforto entre jogadores mais impacientes.

Apesar de toda uma atmosfera pesada devido á situação do mundo e da nossa irmã, não podemos deixar de destacar os vários momentos cómicos, principalmente a partir do momento em que salvamos o rei emprisionado em Elysium. Este aspecto promove uma forma óptima de ultrapassar e esquecer as pequenas falhas que vamos presenciando. Outro ponto positivo que destacamos é o jornal no menu. Este conta com todo o lore do jogo, informação complementar sobre todos os personagens, npc's , vilas, locais etc, para os jogadores mais dedicados.



Num aspecto mais técnico, Xuan Yuan Sword 7 conta com texturas 4k correndo a 60 fotogramas por segundo. Durante a nossa gameplay, não notamos quaisquer quebras significativas, apresentando recorrentemente movimentos fluidos da nossa personagem seja a caminhar ou nos combates mais intensos. Destacamos de igual forma a sólida vertente sonora, com os ataques a terem um representação interessante com efeitos sonoros bem diferenciados entre os ataques e os monstros.

Para finalizar destacamos uma quest secundária, com o objetivo de nos tornarmos o campeão de Zhulou Chess (uma espécie do jogo das Damas). Este apresenta uma vertente estratégica interessante, onde temos que fazer 3 pecas em linha num tabuleiro para poder retirar uma peça do rival, ao mesmo tempo que tentamos impedir que façam o mesmo a nós. Uma óptima forma de relaxar da aventura principal!



Conclusão

Xuan Yuan Sword 7 é a segunda entrada da série no mundo Ocidental, denotando um crescimento claro e concreto das suas peculiaridades. Para nós é claro que a saga está no caminho certo para se tornar um peso pesado, com a capacidade de facilmente fazer frente aos RPG's mais reconhecidos e que estão vincados no mundo dos vídeo jogos. Tem algumas falhas é certo, mas que no geral pouco impactam a experiencia transmitida. Contando com um enredo prazeroso de conhecer e ultrapassar, as suas virtudes deixaram-nos deliciados e agarrados ao comando!



O Melhor:
  • Enredo interessante e empático
  • Combates dinâmicos e fluidos
  • Vertente cómica genial.

O Pior:
  • Caminho extremamente linear
  • Não saltar nem percorrer caminhos de água
  • NPC's secundários sem detalhes



Pontuação do GameForces – 7/10


 
Título: Xuan Yuan Sword 7
Desenvolvedora: Domo Estudio, SoftStar, Domo Production

Publicadora: EastAsiaSoft

Ano: 2021


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PS5, através de um código gentilmente cedido pela EastAsiaSoft.


Autor da Análise: Filipe Martins


Xuan Yuan Sword 7 [PS5] - Cultura Oriental com Dinâmicas Ocidentais Xuan Yuan Sword 7 [PS5] - Cultura Oriental  com Dinâmicas Ocidentais Reviewed by Filipe Martins on novembro 19, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.