FIFA 22 [PS5] - Mais e Melhor ou Mais do Mesmo?

FIFA .........98! Foi a minha primeira ligação a simuladores de futebol. Recordo com nostalgia os tempos de juventude, numa altura em que depois das aulas e com a selecção de Portugal, gastava as minhas tardes no velhinho Pentium 2. Sozinho, com colegas em torneios, ou mesmo no 1 para 1, onde até exista um campo "secreto" de futsal, em que um de nós jogava com, imagine-se... o rato! Passados 24 anos sai a última versão de FIFA. Amado por alguns e odiado por outros, este simulador tem vindo a adicionar modos de jogos e fórmulas de jogabilidade para tentar chegar à perfeição. Equiparando com o FIFA 2021 será que esta nova versão faz um remate em cheio ou acerta ao lado?




A introdução através da criação da nossa personagem é bastante apelativa, desde o físico, ao nosso estilo inicial. Melhor que isso foi termos o tutorial enquanto percorremos as... ruas de Paris, chegando mesmo a fazer uma peladinha com um garçon (ler com sotaque francês se possível!).

Cremos que não exageramos quando mencioanmos que a publicidade do FIFA22 foi baseada fortemente na nova tecnologia HyperMotion, mas na prática o que é isso? É a EA SPORTS a fazer o seu trabalho de casa. Registou mais de 8.7 milhões de frames de centenas de jogadores com o intuito de captar o movimento de corpo quando recebem a bola, passam, rematam, movimentos com e sem bola. E realmente nota-se. A jogabilidade está mais... real. Sente-se perfeitamente durante o jogo, os movimentos fluidos dos jogadores principalmente com bola, onde a HyperMotion se focou. Esta tecnologia também ajudou a melhorar as disputas aéreas e mesmo a interacção entre jogadores, entre apontar ou gritar, consoante o momento de jogo que esteja a ocorrer.




Em relação à inteligência artificial, os jogadores controlados por ela tomam 6 vezes mais decisões que o título anterior. Estas mecânicas notam-se, por exemplo, no posicionamento dos nossos jogadores quando a defender, ou então no modo Carreira, onde os jogadores controlados pela inteligência artificial parecem estar mais organizados mesmo quando seleccionamos dificuldades mais fáceis. Inclusive, as funcionalidades dos guarda-redes foram completamente reescritas, tornando esta posição mais competente. A título de exemplo, os guarda-redes mais famosos tiveram as suas animações desenhadas e incorporadas nas suas capacidades, sendo possível reconhecer mesmo traços das suas personalidades!


Modos de Jogo


Até neste capitulo a EA decidiu arriscar em melhorias, tentando alegrar os fãs de todos os estilos.

O modo Carreira ganhou o jogo rápido, onde o jogador tem a hipótese de saltar directamente para a partida e as transacções entre clubes está mais precisa no sentido de salários, prémios a pagar etc.

Já o modo Ultimate, visto ser o modo de jogo mais utilizado dentro do FIFA, sofre bastantes alterações. Atendendo ao feedback dos fãs, foram reestruturadas as divisões: com vitórias sucessivas, agora subiremos maís rápido do que se fossemos ganhando e perdendo (permitindo cruzar jogadores com equipas e capacidades semelhantes).

Na prática, infelizmente, ainda não sentimos isso tanto neste modo como no modo Épocas. Durante a nossa experiência, nas divisões iniciais fomos emparelhados com equipas com "química" total. Este aspecto tornou quase impossível ter partidas equilibradas, devido aos jogadores iniciais que começamos. Talvez com o desenvolvimento da comunidade online este aspecto comece a encaixar mais dentro do preconizado pela editora.

Neste modo foi criado também divisões como Elite e FUT Champions, mas para acedermos a esta liga temos que ganhar pontos nas divisões anteriores.




Ainda nos modos de jogo temos, à semelhança do FIFA 2021, o modo Volta. Este contem agora uma temática mais Street, onde para além do famoso 3vs3, temos também novos minijogos desde o Fut Volley, jogar à parede ou 4 balizas. Nestes mini jogos sentimos uma maior diversão e relaxamento, sendo modos mais agradáveis e rápidos.

A experiencia em todos os modos de jogo foi bastante fluida, onde não sentimos qualquer quebra de fotogramas, mesmo quando jogámos 11vs11, mas com 5 jogadores verdadeiros em cada equipa. Ainda relativamente à vertente audiovisual, o ambiente que o publico cria permanece bastante agradável, entre assobiadelas e coros motivacionais, com os comentadores a fazerem um bom trabalho na análise do jogo. Continuamos a sentir que poderia haver comentários em Português de Portugal (existe Português do Brasil), já que houve em edições anteriores. A Soundtrack presente nos menus também trás uma energia bastante positiva com 122 temas de vários grupos e de vários países, criando aqui, novamente, um sentimento de união que tanto se fala no mundo do futebol.

Deixamos uma nota positiva relativamente aos loadings entre os jogos que se encontram também bastante mais rápidos. Onde no FIFA 21, nas actividades durante os loadings conseguíamos fazer 2 ou 3 remates durante, no FIFA 22 não conseguimos sequer fazer um!





E numa altura em que o futebol feminino está a crescer no mundo dos desportos, não podemos deixar de salientar a inclusão de mais equipas femininas (entre elas a Selecção Portuguesa), assim como a possibilidade de criar uma jogadora no modo Pro Club, tentando quebrar aqui barreiras entre géneros. Apesar disto, infelizmente estas novas jogadoras não estão tão bem caracterizadas fisicamente como os jogadores masculinos, tendo características generalizadas onde nos torna difícil distinguir que a jogadora “A” é realmente a jogadora que conhecemos na vida real.

Para terminar esta análise salientamos a existência de micro-transações dentro do jogo. À semelhança de títulos anteriores, estas servem para comprar pack de cartas onde podem sair desde jogadores com um ranking mais elevado ou itens cosméticos. Esta mecânica permite aos jogadores que tenham menos disponibilidade (ou menos paciência!) evoluírem as suas equipas mais facilmente, mas também pode levantar problemas de gastos não controlados por menores (como noticiado em diversas no passado). Consequentemente, alertamos para pais com filhos menores que estas, apesar de poderem ser compradas com moedas ganhas com vitórias dentro do jogo, também podem ser adquiridas com dinheiro real!

Conclusão

Fifa 22 sobe a parada em relação ao seu antecessor, aproximando-se bastante do que todos os jogadores procuram num simulador de futebol: uma experiencia fluida e real. Trás também novos modos de jogo e com uma implementação maior (mais que justificada!) do género feminino pode trazer ao jogo uma experiência mais diversificada e representativa. Sendo assim, recomendamos FIFA 22 não só aos fãs, mas para quem procura uma nova experiencia neste mundo. Deixamos a nota aos leitores para jogarem com várias equipas e não se agarrarem ás equipas de topo, que foram as unicas que jogamos contra. Há mais bola para além de PSG, MAN UNITED ou CITY ok?




O Melhor:
  • Fluidez e realismo de jogo
  • Vários modos de jogo
  • Implementação de mais equipas femininas e a possibilidade de criação de jogadoras.

O Pior:
  • As novas jogadoras não estão bem definidas estéticamente
  • Emparelhamentos desnivelados


Pontuação do GameForces – 8.5/10


 
Título: FIFA 2022
Desenvolvedora: 
Electronic Arts, EA SPORTS
Publicadora: Electronic Arts, EA Sports

Ano: 2021


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PS5, através de um código gentilmente cedido pela Playnext.


Autor da Análise: Filipe Martins










FIFA 22 [PS5] - Mais e Melhor ou Mais do Mesmo? FIFA 22 [PS5] - Mais e Melhor ou Mais do Mesmo? Reviewed by Filipe Martins on outubro 11, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.