Aeon Drive [PS5] – Uma Divertida Corrida Contra o Tempo


Para a grande maioria dos jogadores, a probabilidade de já se ter jogado um título de plataformas em 2D é elevadíssima. Desde fantásticos clássicos como Super Mario Bros. ou Sonic the Hedgehog, até pérolas modernas como Shovel Knight ou Celeste, este é um género onde a saturação parece não existir e no qual a criatividade parece infindável. Agora, o estúdio catalão da produtora 2Awesome Studio tenta acrescentar algo de diferente a este género de jogos. Mas será Aeon Drive uma experiência capaz de nos fazer perder a noção das horas, ou simplesmente uma perda de tempo?


Em Aeon Drive assumimos o papel de Jackelyne, uma jovem exploradora espacial vinda de outra dimensão que procura desesperadamente regressar a sua casa. Pelo caminho, acaba por se despenhar numa metrópole futurista chamada Neo Barcelona. No impacto, os núcleos energéticos da nave de Jackelyne ficaram espalhados pela cidade, tornando-se altamente instáveis e à beira de destruírem Neo Barcelona com uma explosão devastadora. Assim, Jackelyne e VERA, o seu companheiro robótico capaz de manipular o tempo, têm a missão quase impossível de se deslocarem por toda a cidade de modo a recolher esses núcleos, numa autêntica corrida contra o tempo. É uma história simples e com dois finais algo repentinos e insatisfatórios, mas nada disto impede a narrativa de cumprir o objetivo de nos explicar as motivações e as ações da nossa protagonista, justificando a jogabilidade e as mecânicas de jogo.
 
Portanto, Aeon Drive é um jogo de ação e plataformas que se apresenta em 2D. Este título ostenta 100 níveis, cada qual apresenta um tempo limite de 30 segundos – que pode ser ampliado mediante a coleção de frascos de energia -, e o nosso objetivo é trazer Jackelyn até ao fim de cada nível. Para tal, teremos de correr, saltar - pelo ar e entre paredes -, e deslizar pelas plataformas, enquanto despachamos vários inimigos e perigos ambientais com ataques da nossa espada ou com uma faca que atiramos. As habilidades com que começamos o jogo são exatamente as mesmas com as quais terminamos. Assim, temos de nos ir adaptando a novos perigos com os quais nos vamos deparando, descobrindo como as nossas habilidades podem ser utilizadas para melhor e mais eficazmente chegar ao fim de cada nível sem um único arranhão.
 

Sim, esta primeira descrição faz o jogo parecer bastante simples, mas há aqui algumas nuances que elevam a qualidade desta experiência. Talvez o fator mais diferenciador seja a já referida faca, que não serve apenas propósitos ofensivos. Esta pode ser atirada contra uma parede e ficar lá presa, o que nos permitir teletransportar para a mesma instantaneamente. Esta habilidade permite-nos encadear uma série de movimentos espetaculares e incrivelmente satisfatórios, reduzindo os nossos tempos de conclusão de cada nível. Isto torna a componente de speedrun de Aeon Drive bastante apelativa, sendo sempre um enorme prazer conseguir executar uma série de saltos e teletransportes complicados e ver o nosso recorde melhorar nas leaderboards que nos comparam com os outros jogadores. Isto não só nos leva a querer repetir o mesmo nível várias vezes, bem como leva a que nunca nos sintamos frustrados enquanto experimentamos sequências de movimentos sem sucesso.
 
Outro aspeto que temos de destacar é o design dos níveis. Cada nível pode perfeitamente ser conquistado dentro dos limites de 30 segundos iniciais, com a utilização da habilidade de manipulação temporal que amplia este limite a ser sempre opcional. É ainda possível encontrar vários percursos até ao final de cada nível. A diversidade de inimigos é bastante boa, e a sequências de ações que temos de desempenhar em cada nível é sempre diferente, gerando uma sensação de diversão bastante consistente. Tudo isto denota um design meticuloso, pensado e testado até ao mais pequeno detalhe, o que apenas podemos louvar. Apenas não podemos caracterizar o design como imaculado por conter duas ou três ocasiões onde temos de cair cegamente para plataformas que contêm inimigos ou perigos impossíveis de prever à primeira, uma tentação de aumentar artificialmente a dificuldade na qual os produtores caíram, embora apenas muito ocasionalmente.
 

Para além da ação a alta velocidade, os níveis de Aeon Drive apresentam ainda uma série de colecionáveis, geralmente bastante bem escondidos. Temos um diamante por nível, cuja coleção completa nos permite desbloquear o final secreto já mencionado; temos cubos de dados, cuja coleção nos fornece mais detalhes sobre o mundo onde nos encontramos e a sua história; e temos ainda alguns cachorros-quentes, cujo propósito nos escapa, mesmo depois de completarmos o jogo a 100%. Estes colecionáveis incentivam-nos a regressar aos níveis mais vezes, adicionando mais valor de rejogabilidade para além das tabelas classificativas que contêm os tempos de conclusão.
 
Pensar-se-ia que um jogo que tem as speedruns como característica central não seria o ideal para inserir tantos colecionáveis. E é aqui que entra outra característica louvável: as opções de personalização. A opção central acaba por ser a possibilidade de desligar os limites de tempo. Esta permite-nos explorar profundamente os níveis, fornecendo-nos a oportunidade de os conhecer a fundo e de encontrar calmamente todos os colecionáveis escondidos. Para além disso, permite que todos os jogadores consigam tirar proveito deste título e atingir os créditos finais, independentemente da sua capacidade ou domínio das mecânicas, com o único senão a ser a exclusão das leaderboards caso acionemos esta opção. Assim, esta opção tão simples acaba por se tornar um fator de acessibilidade importantíssimo que abre os braços tanto a jogadores que apenas queiram jogar descontraidamente como aos que procuram ser desafiados.
 
Estas opções de personalização aplicam-se também à componente multijogador de Aeon Drive. Até três jogadores adicionais podem juntar-se localmente à ação acelerada dos 100 níveis, que passam a poder ser jogados tanto cooperativamente como competitivamente. Podemos definir que um nível fica completo quando pelo menos um jogador consegue chegar ao fim, ou apenas quando todos o conseguirem. Ambos os modos estimulam tanto a cooperação como a competição, deixando ao critério dos jogadores como preferem encarar o jogo. De referir também que o design geral dos níveis se apresenta igualmente bem conseguido para a inclusão de vários jogadores, o que reforça a nossa impressão de cuidado e qualidade do jogo neste aspeto.
 

Olhando agora para aspetos mais técnicos, não podemos deixar de começar pela vertente visual de qualidade de Aeon Drive. A direção artística pixelizada é sempre visualmente apelativa, e a estética néon confere uma identidade muito própria à cidade de Neo Barcelona, sendo um deleite para os olhos. Mas por muito que apreciemos esta direção visual, temos que admitir alguns problemas muito ocasionais com a distinção entre a decoração de fundo e armadilhas. Foram dois os momentos onde uma coluna de fogo ou de laser se confundiam com as cores do pano de fundo do nível, confusões essas persistentes mesmo quando regressámos aos níveis mais tarde para encontrar os colecionáveis. Uma vez mais, são problemas menores e muito ocasionais, mas que não podíamos deixar de referir uma vez que levam a algumas mortes algo escusadas.
 
A direção sonora é também bastante competente, mas talvez menos memorável. A música dos níveis e dos menus apresenta-se bastante adequada ao ritmo que este título quer imprimir na sua jogabilidade, e os efeitos sonoros são igualmente apelativos, cumprindo perfeitamente o seu propósito. As vozes nas sequências cinemáticas é que deixam algo a desejar, nunca sendo convincentes nas picardias entre Jackelyne e VERA ou na sensação de urgência que tentam passar para o jogador. No entanto, temos de reconhecer que os desabafos da protagonista quando falha e regressa ao início do nível ajudam a envolver o jogador na demanda e a amenizar qualquer possível sensação de frustração que pudesse começar a surgir.
 
Por fim, olhamos para o desempenho do jogo, que se apresenta como bastante misto. Se por um lado tudo corre de feição e sem soluços enquanto estamos a voar pelos níveis, por outro temos de assinalar alguns problemas notáveis. Primeiro, o tempo que se demora a entrar ou a reiniciar um nível é incompreensivelmente excessivo, algo contraintuitivo para um jogo cuja componente de speedrun é tão vincada. Depois, houve dois momentos nos quais ficámos presos no ambiente, sendo obrigados a deixar o tempo acabar ou a reiniciar o nível. Por fim, houve uma ocasião na qual o jogo simplesmente deixou de responder aos inputs do comando enquanto estávamos num menu, tendo sido necessário fechar e reabrir o jogo. Nada disto foi particularmente danoso, mas são erros que ficam na memória e que mancham esta experiência de resto bastante recomendável.
 

Conclusões
Aeon Drive é rápido, é exigente e, acima de tudo, é bastante divertido. Com mecânicas simples de entender, mas que as distinguem de muita da concorrência, nunca deixámos de nos divertir com a exploração dos níveis bem desenhados e com o experimentar de novos encadeamentos de manobras. Falha a excelência de outros títulos do género sobretudo devido a alguns soluços técnicos e pequenas decisões menos bem conseguidas no que toca à colocação de armadilhas, mas é definitivamente um jogo que merece uma plateia maior do que aquela que conseguiu até agora.

O Melhor:
  • Jogabilidade simples, intuitiva e bastante responsiva
  • Mecânica de teletransporte gera possibilidades de navegação bastante gratificantes
  • Design de níveis muito bom e bastante diverso
  • Conjunto opções que permitem tornar a experiência mais acessível e variada
  • Direção artística pixelizada bastante apelativa
O Pior:
  • Um bug ou dois que nos obrigam a recomeçar um nível ou reiniciar o jogo
  • Níveis demoram demasiado a serem (re)iniciados
  • Algumas secções onde as armadilhas eram impossíveis de prever
 
Pontuação do GameForces – 8/10

Título: Aeon Drive
Desenvolvedora: 2Awesome Studio
Publicadora: Critical Reflex
Ano: 2021

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PlayStation 5, através de um código gentilmente cedido pela Critical Reflex.

Autor da Análise: Filipe Castro Mesquita
Aeon Drive [PS5] – Uma Divertida Corrida Contra o Tempo Aeon Drive [PS5] – Uma Divertida Corrida Contra o Tempo Reviewed by Filipe Castro Mesquita on outubro 25, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.