Todas as Novidades da PlayStation Showcase 2021


A ausência de uma grande conferência ou evento por parte da PlayStation fez-se sentir na época da E3/Summer Games Fest deste ano – pese embora ter havido uma State of Play pouco depois desse período. Agora, e cerca de um ano depois do seu último grande evento, a gigante japonesa voltou a presentear-nos com uma PlayStation Showcase. No total, foram cerca de 40 minutos de novidades relacionadas com jogos já anunciados (e muito aguardados), e até anúncios frescos de projetos que, oficialmente, não sabíamos estarem em desenvolvimento. Vejamos, então, tudo o que foi anunciado na PlayStation Showcase desta noite:


O evento abre com Star Wars: Knights of the Old Republic Remake (Aspyr), o tão aclamado RPG originalmente desenvolvido pela BioWare. Tratou-se de um teaser muito curto, cujo propósito foi anunciar este título, com a única indicação fornecida a ser a de que este título estará a ser refeito de base para a PlayStation 5. O jogo será um exclusivo de consola temporário da PlayStation 5, chegando também a PC, embora nenhuma data ou janela de lançamento tenha sido adiantada para já.
 
De seguida, temos Project Eve (Shift Up), um jogo de ação onde assumiremos o papel de uma guerreira chamada Eve e tentaremos retomar um planeta Terra perdido para seres monstruosos chamados NA:tives. Parecendo misturar elementos de fantasia e de ficção científica, o trailer revela uma jogabilidade frenética, explosiva e aparentemente bastante exigente, bem como cenários pós-apocalípticos riquíssimos em detalhe e um design de criaturas bastante variado e grotescamente criativo. Project Eve chegará à PlayStation 5, com nenhuma janela de lançamento a ser adiantada.
 
A seguir, tivemos direito a um novo vislumbre da jogabilidade de Tiny Tina’s Wonderlands (Gearbox). Este jogo adota a temática de RPGs de tabuleiro no estilo de looter shooter à qual a série Borderlands nos habituou. O trailer mostra várias instâncias de combate na primeira pessoa, misturando mecânicas de disparos com armas, de combate corpo a corpo e de poderes mágicos. Esta parece ser mais uma aventura cheia de personalidade e rica em sentido de humor deste universo, que assim se aventura por cenários de fantasia. Tiny Tina’s Wonderlands chegará à PlayStation 5 no dia 25 de março de 2022.
 
Depois foi a vez de Forspoken (Square Enix) marcar o seu regresso à nossa atenção, desta vez com um trailer que revela mais detalhes sobre a narrativa. Neste título, assumiremos o papel de Frey Holland, uma jovem misteriosamente transportada de nova Iorque para as terras de Athia. Acompanhada por uma pulseira mágica senciente, teremos de ajudar Frey a navegar este novo mundo, a enfrentar criaturas monstruosas usando poderes mágicos e a descobrir o caminho de volta a casa. De referir que este trailer voltou a mostrar um jogo que ostenta cenários ricos e belissimamente desenhados, e apresentando uma jogabilidade que aparenta ser bastante fluida, tanto em combate como em navegação. Forspoken chegará exclusivamente à PlayStation 5 no decorrer da primavera de 2022.
 

Rainbow Six: Extraction (Ubisoft) foi o título que se seguiu, com um novo trailer que mistura sequências cinemáticas e de jogabilidade. Neste, podemos ver vários agentes em ação contra as macabras e implacáveis criaturas mutantes. Nenhuma novidade em particular foi adiantada, com esta presença a servir para nos relembrar de que o lançamento do jogo estará para breve. Rainbow Six: Extraction chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 em janeiro de 2022.
 
Alan Wake Remastered (Remedy), o clássico de culto recentemente anunciado, foi mostrado pela primeira vez. Neste curto trailer podemos ver algumas das melhorias gráficas implementadas neste thriller de ação, nomeadamente nos modelos do protagonista e das criaturas que enfrenta, na decoração dos ambientes que se navegará e nos efeitos luminosos, aspeto do jogo que é fundamental nos momentos de confronto. Alan Wake Remastered, que incluirá o jogo principal e as suas duas expansões narrativas, chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 5 de outubro deste ano.
 
A nova versão do jogo mais bem-sucedido de sempre, Grand Theft Auto V (Rockstar Games) foi o jogo seguinte. Um curto trailer exibiu as melhorias gráficas, sobretudo no que toca a texturas e a efeitos luminosos, prometeu uma jogabilidade melhorada e mostrou uma redução drástica no tempo de espera aquando da mudança de personagem. Grand Theft Auto V, bem como Grand Theft Auto Online, chegarão à PlayStation 5 em março de 2022.
 
Aquele que provavelmente será o último jogo publicado pela Bethesda a chegar à PlayStation, Ghostwire: Tokyo (Tango Gameworks) recebeu a seguir um novo trailer. Este foca-se um pouco mais na narrativa do jogo, revelando que a população de Tóquio desapareceu devido às ações de um ocultista chamado Hannya, que despertou uma horda de criaturas sobrenaturais. Este trailer mostra pela primeira vez o nosso protagonista e único sobrevivente da razia em Tóquio graças a uma entidade espectral que se alia com este em busca de vingança, mostrando também mais algumas das criaturas monstruosas e poderes que teremos ao nosso dispor para as enfrentar. Ghostwire: Tokyo chegará à PlayStation 5 na primavera de 2022, sendo um exclusivo temporário da nova consola da Sony.
 

O próximo jogo do universo de personagens da Marvel, Guardians of the Galaxy (Eidos) foi o título que se seguiu. Um novo trailer foi exibido, tendo misturado sequências cinemáticas e de jogabilidade. Enquanto as primeiras evidenciam um pouco mais das personalidades de cada elemento do grupo de anti-heróis, as segundas voltaram a mostrar um pouco da jogabilidade de combate e sugeriram que o jogo incluirá momentos de confronto interestelar, onde poderemos controlar a nave dos Guardiões da Galáxia para abater naves inimigas. Marvel's Guardians of the Galaxy chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 26 de outubro deste ano.
 
Depois, seguiu-se Vampire: The Masquerade – Bloodhunt (Paradox), um battle royale gratuito baseado no universo de Vampire: The Masquerade. Os jogadores terão de assumir o papel de uma das várias espécies de vampiros que se encontram em guerra aberta, ou até de elementos de uma sociedade secreta cujo objetivo é eliminar esses seres da noite. O trailer mostra que o jogo terá elementos de furtividade, de combate à distância e corpo a corpo e um sistema de personalização profundo das nossas personagens. Este free-to-play chegará à PlayStation 5 ainda no decorrer de 2021.
 
Deathloop (Arkane Studios), o próximo exclusivo (ainda que temporário) da PlayStation 5 teve direito a mais um vislumbre antes do seu lançamento. Pudemos ver mais alguns dos cenários da ilha na qual nos encontramos presos, mais uma mão cheia de armas que poderemos encontrar e utilizar para ajudar Colt a escapar do loop temporal no qual se encontra, e ainda alguns dos elementos ambientais que poderemos utilizar para nosso proveito na demanda de eliminar todos os 8 alvos. Deathloop chega à PS5 já na próxima semana, no dia 14 de setembro.
 
A seguir, foi a vez de Tchia (Awaceb), um jogo de exploração e aventura com uma vertente artística bastante animada e colorida. Neste título, assumimos o papel da titular Tchia, uma jovem com o poder de possuir corpos de animais e controlá-los de modo a navegar por um arquipélago, podendo correr, voar ou nadar por este mundo aberto. A narrativa parece levar esta jovem a ter de desvendar e contrariar as intenções de uma entidade maléfica presente no arquipélago onde a ação decorre. Tchia chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no decorrer de 2022.
 

Depois, chegou a vez de anunciar que Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: Lost Legacy (Naughty Dog) terão versões remasterizadas para a PlayStation 5 e para PC. Um curto trailer exibiu algumas das melhorias das novas versões destes dois jogos de ação e aventura, onde pudemos observar modelos de personagens mais detalhados, efeitos luminosos e de brilho aprimorados, novos efeitos de partículas e desempenho consistentemente a 60fps. O conjunto dos dois jogos chama-se Uncharted: Legacy of Thieves Collection, e chegará à PS5 e a PC no início de 2022.
 
A seguir, uma das maiores novidades desta apresentação: o anúncio de Marvel’s Wolverine (Insomniac Games). Um curto teaser totalmente cinemático foi exibido, não revelando nada sobre a narrativa do jogo, sobre a jogabilidade ou sobre uma janela de lançamento deste título. Marvel’s Wolverine será um exclusivo PlayStation 5.
 
Um novo trailer de Gran Turismo 7 (Polyphony Digital) foi apresentado de seguida, misturando sequências cinemáticas e jogabilidade. Um bom catálogo de veículos e de pistas foi exibido neste trailer, ostentando o salto técnico que este novo título será em relação ao seu antecessor. Os cenários apresentam-se como praticamente foto realistas, com os efeitos luminosos e de reflexo a saltarem à vista. Vários dos menus de escolha dos eventos nos quais participar e de compra de novas peças para equipar nos nossos veículos também foram mostrados, bem como um modo de fotografia aparentemente profundo. Gran Turismo 7 chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 4 de março de 2022.
 

Para terminar o evento, tivemos dois trailers de sequelas muitíssimo aguardadas. O primeiro foi o de Marvel’s Spider-Man 2 (Insomniac Games). Tratou-se de um trailer meramente cinemático, onde pudemos ver tanto os alter-egos de Peter Parker como de Miles Morales a combaterem alguns inimigos, antes de serem confrontados com o que se espera ser o principal vilão desta nova entrada: Venom. Ambos os heróis apresentaram novas técnicas de combate ainda não vistas, com Peter a utilizar pernas de aranha metálicas ligadas ao seu fato para desferir novas combinações de ataques, e com Miles a parecer utilizar duas variedades de eletricidade distintas. Marvel’s Spider-Man 2 chegará exclusivamente à PlayStation 5 no decorrer de 2023.
 
O segundo trailer bastante aguardado foi o de God of War: Ragnarök (Santa Monica Studio), que nos ofereceu o primeiro vislumbre do jogo. Com um Atreus mais crescido e com o reino de Midgard coberto de neve, Kratos e o seu filho partem em busca de Tyr, o deus da guerra daquele mundo, na esperança de travar o fim do mundo. O trailer sugere que novos reinos da mitologia nórdica estarão presentes no jogo, mostra novos tipos de inimigos que Kartos terá de combater, bem como algumas das novas habilidades que terá aos seu dispor para o fazer. Sugere também que deuses como Odin e Thor serão antagonistas, e que a narrativa voltará a focar-se em aspetos muito pessoas das personagens – um conflito identitário de Atreus e o desespero de Kratos em parar o ciclo de violência entre divindades. God of War: Ragnarök chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no decorrer de 2022.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades da PlayStation Showcase 2021 Todas as Novidades da PlayStation Showcase 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on setembro 10, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.