Todas as Novidades da State of Play de Abril 2021

Parece que a nova geração de consolas está finalmente a arrancar! Com o lançamento de Returnal agendado para amanhã, e com Ratchet & Clank: Rift Apart também à porta, a Sony levou esta noite a cabo mais uma State of Play. Foi indicado que o foco seria precisamente o novo jogo de ação e plataformas da Insomniac Games, mas terá esta transmissão em direto da PlayStation tido mais alguma surpresa na manga? Vejamos um resumo de tudo o que foi anunciado na noite de hoje!


O evento arrancou com Subnautica: Below Zero (Unknown Worlds Entertainment), o jogo de sobrevivência na primeira pessoa passado num planeta alienígena aquático. Para além de mostrar um pouco da jogabilidade no planeta congelado onde a ação decorrerá e um pequeno vislumbre à sua narrativa, foi revelado que o jogo tirará partido das capacidades de feedback háptico do DualSense. Adicionalmente, foi indicado que quem já for detentor de uma cópia do primeiro Subnautica, poderá receber a versão PS5 do jogo desse jogo sem custos adicionais. Subnautica: Below Zero chega à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 14 de maio deste ano.
 
O jogo seguinte foi Among Us (Innersloth), o jogo de cooperação e competição multijogador onde se assume o papel de um tripulante espacial que tenta realizar tarefas relevantes para a sua missão, ou o de um impostor implacável com o objetivo de matar todos os tripulantes. Sempre que um corpo é descoberto, os jogadores reúnem-se e terão de discutir para tentar desvendar quem é o impostor. O fenómeno dos jogos sociais que nos prendeu a todos ao longo do ano passado chegará às consolas PlayStation4 e PlayStation 5 ainda este ano, e com o brinde especial de skins exclusivas alusivas a Ratchet & Clank.
 
Por fim, e como o prometido é devido, chegámos a Ratchet & Clank: Rift Apart, com cerca de 17 minutos do jogo a ser mostrado. O foco foi mostrar numa nova sequência de jogabilidade de Racthet, depois deste se separar do seu melhor amigo robótico. Sozinho numa dimensão onde Dr. Nefarious é um imperador intergaláctico, vimos Ratchet explorar uma cidade bastante rica visualmente. Depois de uma conversa com uma das animadas personagens a que a série nos habituou, Ratchet parte em busca do seu parceiro na metrópole onde se encontra.
 

Nesta sequência de jogabilidade, fomos chamados à atenção para novas opções de navegação de Ratchet, como a possibilidade de correr em paredes, usar um gancho para atravessar amplas falésias ou impulsionar-se, sendo possível combinar estas habilidades para movimentações mais fluidas. Em momentos de combate, foi mostrada a utilidade destas impulsões, permitindo não só escapar a ataques, mas deixar inimigos abertos a um ataque. Também os rasgos dimensionais presentes nas arenas de combate poderão ser usados para apanhar inimigos desprevenidos, dando a sequências de ação um novo dinamismo e um elemento estratégico diferente neste título.
 
Também foram especificadas as potencialidades do novo hardware da PlayStation 5. Para além da mudança de espaços instantânea ao usar os rasgos dimensionais, foi indicado que o DualSense utilizará bem o feedback háptico e tirará partido dos gatilhos adaptativos. Este último aspeto foi exemplificado com duas armas, onde pressionar o gatilho até meio levou a disparos mais focados e precisos, enquanto premir até ao fundo gerou ataques com um maior raio de ação e mais impactantes.
 
De seguida, vimos Ratchet enfrentar um imponente boss. A meio deste combate, tanto o protagonista como o inimigo foram instantaneamente transportados para um local completamente diferente para continuar o combate. A narração indicou que não se tratou meramente de uma nova arena a ser carregada, mas todo um planeta diferente, atribuindo o facto à capacidade do SSD da PlayStation 5.
 

Depois, passamos a uma sequência com a nova personagem, Rivet, juntamente com Clank. Foi referido que versões alternativas de planetas explorados em títulos anteriores estarão aqui presentes, para além de novas localidades. Foi destacado o novo nível de detalhe ambiental, não só na vertente visual como também sonora, graças à tecnologia áudio 3D. Ainda com Rivet, vimos uma sequência de viagem veicular, e algumas novas armas que teremos ao nosso dispor para combater as forças do vilão do jogo.
 
A apresentação termina com um rescaldo de muito mais que se pode esperar do jogo final, como: amplas áreas abertas para explorar, puzzles para resolver com Clank, desafios “glitch”, desafios de combate, combate aéreo, dimensões bolso para explorar, colecionáveis (onde se incluem armaduras), e um novíssimo modo de fotografia. Foi também indicado que o jogo apresentará uma série de opções de acessibilidade, de modo a tornar esta uma experiência mais abrangente e inclusiva. Ratchet & Clank: Rift Apart chega exclusivamente à PlayStation 5 no dia 11 de junho deste ano.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades da State of Play de Abril 2021 Todas as Novidades da State of Play de Abril 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on abril 29, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.