[Análise] Samurai Jack: Battle Through Time [PS4]



No início da década de 2000 o canal Cartoon Network apresentou a todos os seus espectadores um leque de excelentes títulos de animação sobre os quais não é certamente o melhor fórum para falar, mas não podemos deixar de ressalvar alguns para poder prosseguir com a análise, como foi o caso de títulos como Dexter’s Laboratory, Powerpuff Girls, Johnny Bravo entre outros.

Mas claro que neste leque não podemos deixar de incluir o título que dá nome ao jogo do qual se trata esta análise: Samurai Jack. Esta série relatava as aventuras de um samurai da era feudal que foi enviado, pelo seu arqui-inimigo Aku, para um futuro distorcido onde o mal reinava e no qual poderemos encontrar alguns dos tão conhecidos cenários onde o própria jogo decorre.

Desenvolvido pela Soleil e publicado pela Adult Swim Games, Samurai Jack: Battle Through Time relembra alguns dos fãs as excelentes memórias do que foi, na minha opinião pessoal, ou das fases douradas do Cartoon Network!



Podendo apenas contar com a sua famosa espada mágica á cintura, este jogo decorre durante o tempo das temporadas finais da própria série em que Jack é enviado por Aku para diversas localizações entre os épocas temporais, nas quais seremos obrigados a completar os diferentes níveis para ir podendo avançar na história.

Nestes mesmos níveis iremos encontrar variados e diferentes inimigos, bem conhecidos pelos fãs da série. Dos mais facilmente identificáveis, destacam-se alguns dos amigos e companheiros que Jack vai formando ao longo da série e que neste momento serão alguns dos bosses finais de cada níveis, pois Aku apoderou-se destes utilizando os seus amuletos de controlo mental.



Em termos de jogabilidade poderemos encontrar comandos simples e práticos que nos permitirão executar as diferentes acções, tais como atacar, esquivar, bloquear, arremessar armas e inclusive activar ataques especiais. O título conta também com alguns elementos RPG, como por exemplo, uma arvore de habilidades que poderemos desbloquear ao logo do jogo bastando para tal coleccionar um item específico que serve como moeda para aumentar estas habilidades. 

Falando um pouco mais em termos de comandos e controlos, conseguimos perceber que apesar de simples estes são rápidos e o nosso personagem “entende” facilmente o que queremos fazer, mesmo não requerendo muita destria de combinações existe ainda a necessidade de executar algumas destas algumas combinações embora que bastante simples. Ainda neste assunto apesar de existirem algumas no jogo em que é necessário uma rápida e frenética utilização destes, todos eles funcionam de forma rápida e com uma resposta bastante precisa do que o jogador pretende realizar.

Ainda assim notamos alguma repetividade e falta de inclusão de novos elementos ou mecânicas com o desenvolver do jogo, o que para muitos poderá transmitir a sensação de monotonia a longo prazo. Este aspecto torna-se mais evidente, quando a definição entre níveis tende a ser demasiada idêntica e sem elementos verdadeiramente diferenciadores.



Ao falarmos deste jogo e da série que o mesmo tem de background, não podemos de maneira nenhuma deixar de abordar o grafismo e banda sonora. Para além de termos uma excelente banda sonora, facilmente evocando a excelente melodias da própria série, em termos sonoros o título apresenta um dos seus melhores trunfos. Estamos a falar de todo o voice acting, que foi realizado pelos atores que dão as vozes originais aos personagens da série! Este é verdadeiramente um dos melhores elementos do jogo, garantindo facilmente uma óptima imersão na experiência.

Em termos de grafismo, o mesmo não se fica nada atrás, pois é-nos apresentado um visual 3D muito idêntico ao que podemos ver em certos episódios da série. Mesmo assim durante o percurso do jogo e dos diferente níveis podemos identificar, embora que leves, alguns “soluços” e até alguns frame drops em situações mais exigentes graficamente.

À parte destes gráficos 3D estão incluídos nesta experiência várias cutscenes com um estilo de desenho idêntico ao que nos era apresentado na série televisiva, ajudando também a potenciar alguma nostalgia sobre a mesma.





Conclusão
Samurai Jack: Battle Through Time, torna-se assim um excelente jogo para todos os amantes ou não desta tão aclamada série, sendo que poderá inclusive mostrar aos jogadores mais novos o tipo de animação que naquela altura era muito popular no canal, tornando assim estes alguns em novos fãs. 



O melhor:
  • Replica quase idêntica em termos de grafismo e banda sonora á série que lhe dá o nome;
  • Excelente enredo e história;
  • Muito bem construído esquema de evolução de habilidades;
  • Sistemas de controlo e combate bastante bem desenhado;



O pior:
  • Níveis tornam-se repetitivos após algumas horas de jogo;
  • Pequenos “soluços” durante os níveis e algum frame drop durante alguns níveis;



Pontuação do GameForces – 9/10 



Título: Samurai Jack: Battle Through Time
Desenvolvedora: Soleil
Publicadora: Adult Swim Games
Ano: 2020




Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Playstation 4, através de um código gentilmente cedido pela Sandbox Strategies.



Artigo por: Bruno Ferreira

[Análise] Samurai Jack: Battle Through Time [PS4] [Análise] Samurai Jack: Battle Through Time [PS4] Reviewed by Bruno Ferreira on setembro 07, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.