[Análise] Darius Cozmic Collection Arcade e Console [NSW]




Darius Cosmic Collection é uma das mais recentes colecções de shmups que chega ao mercado em dois volumes, a Arcade e a Console.  Nesta geração, está mais que visto que é um regalo para a velha guarda com a quantidade de colecções que vêm saindo, ainda para mais quando são excelentemente bem trabalhadas. 

Ambas as coleções contam novamente com a colaboração da M2 que têm vindo a apresentar mais do que uma vez o bom trabalho na adaptação de jogos antigos para as novas consolas, como por exemplo nos Namco Collection Volume 1 e Volume 2. Aqui a M2 ofereceu novamente a possibilidade de termos vários “continues", várias vidas, um sistema de instruções junto ao monitor de jogo e ainda em alguns títulos conseguimos ver os próximos níveis e seus Bosses marítimos para facilitar a escolha.

A saga Darius nasceu na década de 80 pelas mãos da companhia Taito Corporation, uma das mais bem conceituadas no gênero Shoot ‘em Up.

 Inicialmente começaram nas máquinas Arcade onde existia a particularidade da maquina ter mais do que um monitor e assim aumentar a zona de jogo. Outra característica de Darius são os seus vários caminhos alternativos fazendo com que raramente se repetissem os mesmos níveis numa progressão não linear. Nesta análise irei falar de ambas das colecções começando pela Arcade.

Darius

Seria o primeiro jogo da saga a nascer, em 1986, numa Arcade de 3 monitores. Existe em 3 versões diferentes: Old, New e Extra. Da old para a new reajustaram a dificuldade e encortaram os níveis, na versão extra podemos dar upgrades na nave. A versão extra apesar de ser a mais fácil das 3 não deixa de ser bastante desafiadora. O único senão é que jogando em modo portátil fica demasiado pequeno sendo a melhor maneira a jogar na TV.




Darius II

A sequela publicada em 1989 inicialmente lançada em dois monitores e posteriormente em 3 que infelizmente não esta incluído nesta versão. Aqui a nave e os inimigos ficaram maiores para facilitar a sua visibilidade e os bosses agora viagem pelo monitor trocando de lado. A escolha de caminhos alternativos também ficou mais suave conforme a sua progressão.

Sagaia

Este jogo vem com duas versões e é uma versão capada de Darius II. Basicamente é metade do jogo, tem menos caminhos alternativos, a duração dos níveis foi reduzida, alguns Bosses retirados e os restantes tiveram a sua energia diminuída. A versão 2 tem diferenças quase impercetíveis. Apesar de ser uma versão de Darius II para metade toda a dificuldade característica da série permaneceu.

Darius Gaiden

A terceira entrada da série, que no fundo é a segunda. Lançada já na década de 90 em 1994 saiu numa Arcade de apenas um monitor. Mantendo todas as características da série como os monstros marítimos e os vários caminhos alternativos foram introduzidas várias novidades. Na jogabilidade o jogo ficou mais rápido e a nossa nave conta agora com um ataque especial, uma bomba que chupa todos os inimigos para o centro como um buraco negro. Graficamente ficou também mais bonito, vários cenários diferentes e diversos efeitos visuais. Provavelmente o melhor jogo desta colecção Arcade.



Na passagem para a colectânea "consola" as diferenças são significativas, mas compreende-se devido á limitação dos vários hardwares. Todos eles foram adaptados para um ecrã, a qualidade gráfica desceu um pouco e a limitação de Sprites condicionou por exemplo a quantidade de tiros que a nave dispara. Contudo, ganha-se pelo prazer de jogar em casa e com amigos. A colecção Console contem 9 títulos distribuídos por diversos sistemas.

Darius II

Lançado para a Mega Drive em 1990 é quase uma conversão directa da versão Arcade, apenas sofereu as penalizações do hardware onde tiverem de readaptar os sprites para serem mais pequenos. O co-op foi removido e alguns Bosses trocados de sítio.




Sagaia

Lançado em 1991 para a Sega Genesis é também um port quase directo como o Darius da Mega Drive onde a diferença mais significatica foi a desactivação dos “códigos de batota” (Cheats).

Sagaia

Este foi produzido para a Master System e nunca foi lançado no Japão, ficando apenas pelo mercado europeu uma vez que lá o tempo dos 8 Bits durou mais tempo. No geral é uma conversão como os anteriores.

Darius Twin

Esta é o primeira entrada exclusiva para as consolas e ocorreu apenas 4 messes depois do lançamento da Super Famicom no Japão em 1991. Teve como base os dois ecrãs das versões Arcade mas adaptado a apenas um das consolas.

Darius Twin

Aqui trata-se de uma localização para os restantes mercados mundiais na Super Nintendo. A única diferença é que o som foi melhorado para Stereo uma vez que os cartuchos japonesas tinham menos espaço, assim sendo esta versão ficou como a definitiva.

Darius Force

Darius Force é o primeiro jogo criado de raiz exclusivamente para as consolas lançado em 1993 para a Super Famicom. Neste título existem duas grandes diferenças para os anteriores, uma está nos Bosses que deixaram de ser os tradicionais monstros marítimos e passaram a ser baseados em dinossauros e bactérias. A outra novidade esta na possibilidade de escolher uma de varias naves, cada uma com características próprias.

Super Nova

Saiu no mesmo ano que Darius Force e é exatamente o mesmo jogo só que localizado para o ocidente. Tirando alguns nomes de inimigos diferentes tudo o resto mantém-se. Tanto um como outro são considerados absurdamente difíceis o que afastou muitos jogadores na época.

Darius Plus

Darius Plus é uma versão capada do Super Darius que também saiu para o PC Engine CD-Rom2 no mesmo ano e que infelizmente não esta incluído nesta coleção. Inicialmente teria 26 Bosses mas no fim ficou com apenas 16.

Darius Alpha

Lançado em 1990 para o PC Engine trata-se um jogo com uma história estranha. Nunca foi vendido ao público e foi produzido em quantidades bastante limitadas para ser oferecido através de um passatempo aos compradores de Darius Plus. Este Darius é apenas um Boss Rush onde combatemos contra os 16 Bosses do Darius Plus. Inclui ainda um modo Time Trial de 4 minutos. Sem duvidas o maior must have desta coleção.



No geral são duas boas coleções onde nos podemos deliciar de nostalgia, seja pelas horas e moedas perdias nas Arcadas como nas versões caseiras. Apesar de alguns títulos terem ficado de fora desta enorme coleção recebemos bastantes versões e algumas delas inéditas. A M2 garantiu-nos um shmup a ferver de acção e sempre a acompanhar excelentes musicas com uma banda sonora de deixar as orelhas a chorar por mais, só ficou mesmo a faltar alguns extras como uma galeria de arte ou de música, que infelizmente teimam sempre em raramente aparecer.

Para os coleccionadores existe ainda uma edição especial onde incluí as duas versões e uns extras imperdíveis para os amantes da série.


Conclusão

Darius recebeu um belo e merecido tributo para esta lendária serie do género. Com a ajuda da M2 temos a possibilidade de experimentar mais de uma dezena de títulos e recordar velhos momentos do passado dourado das Arcadas. 

Para aqueles que comprarem apenas uma versão, a Arcade será provavelmente a melhor por conter os melhores títulos e mais fiéis ás suas raizes. No geral ambas oferecem bons momentos cheios de tiros, inimigos e Bosses gigantes a acompanhar de boa música.

O melhor:

  • Uma grande variedade de títulos
  • Ports bem adaptados
  • Alguns títulos inéditos no ocidente
  • A versão Arcade ligeiramente melhor


O pior:

  • Falta de conteúdo extra
  • Alguns títulos demasiado difícei
  • Podia estar tudo num único cartucho
  • Bastantes títulos da série mas não todos



Pontuação do GameForces: 8.0/10

Título: Darius Cozmic Colection
Desenvolvedora: M2
Publicadora: Taito
Ano: 2020 




Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Playstation 4, através de um código gentilmente cedido pela PRHound.


Artigo por: Sérgio Dias


[Análise] Darius Cozmic Collection Arcade e Console [NSW] [Análise] Darius Cozmic Collection Arcade e Console [NSW] Reviewed by Carlos Silva on setembro 05, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.