Tudo o Que Foi Mostrado na Xbox Games Showcase

Apesar de todos os contratempos e todas as dificuldades que o ano de 2020 tem imposto às pessoas por todo o mundo, a vida não para na indústria dos videojogos. Isto porque é este o ano do lançamento de novas consolas por parte da Sony e da Microsoft. Mas por agora, deixemos a gigante japonesa e foquemo-nos no que a enorme marca Xbox tem para mostrar no dia de hoje. Depois de um primeiro evento que deixou algo a desejar há uns meses atrás, a Microsoft prepara-se para dar aos fãs mais informações sobre o que esperar da consola de próxima geração, a Xbox Series X. Dividindo o evento em dois, um “pre-show” focado em jogos desenvolvidos por parceiros externos, e um “main event” que incide no trabalho árduo dos vários estúdios Microsoft, olhemos para tudo o que foi falado na Xbox Games Showcase de hoje.


Um Pre-Show Repleto de Novidades dos Parceiros Xbox

Depois de uma conversa entre Geoff Keighley e vários convidados, o primeiro anúncio foi a chegada de Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age S, da Square Enix. O aclamado JRPG chega pela primeira vez à Xbox e ficará disponível também através do Game Pass. Esta edição definitiva de Dragon Age XI trará a ação de combate por turnos contra inimigos diversos e animados para a consola da Microsoft com melhorias gráficas e a promessa de mais conteúdo e modos de jogo. A versão definitiva de Dragon Quest XI: Echoes of na Ellusive Age S chegará à Xbox no dia 4 de dezembro deste ano.

Exomecha é o primeiro jogo completamente novo anunciado no âmbito deste evento. Este título será um free-to-play e trará ação de shooting na primeira pessoa, misturando-a com confrontos entre robôs e animais robóticos gigantes. No curto trailer mostrado, pudemos ainda ver que será possível conduzir veículos no meio de toda a ação, no que parece que será um jogo frenético. Parece que irá conter vários modos de jogo, entre os quais confrontos entre equipas e um modo de battle royale único. Esperamos saber mais de Exomecha antes do seu lançamento em 2021.


De seguida, um novo trailer de Watch Dogs Legion. Este trailer reforçou e aprofundou um pouco o estado conflituoso da cidade de Londres pós-Brexit, e aprofundou o contexto no qual os jogadores terão de recrutar novos membros para uma força de resistência que faça frente às autoridades que utilizam força excessiva e ao crime organizado presente no submundo. Nada de propriamente novo foi mostrado, nem se viu nenhuma nova demonstração da jogabilidade do tão aguardado título da Ubisoft, que chegará à Xbox One no dia 29 de outubro, chegando também depois à Xbox Series X.

Echo Generation é outro novo jogo anunciado pela primeira vez neste evento. No trailer mostrado podemos ver um título de ação e aventura em 3D, mas com um vibrante estilo visual cúbico. A jogabilidade parece assentar no género de aventura com combate por turnos, ficando-se com a sensação de que o mundo é algo inspirado na famosa série Stranger Things, ao apresentar vários monstros bizarros e ferozes. Echo Generations chegará à Xbox e ao Game Pass no decorrer de 2021.


A sequela do jogo de furtividade com elementos de thriller Hello Neighbor foi anunciada de seguida. Um curto trailer mostra a ação na primeira pessoa da nossa personagem a entrar e explorar a nova casa do vizinho sombrio, que agora parece albergar outros seres misteriosos. O mostrado dá a entender que teremos novas formas de interagir com a casa e até de importunar os inimigos nela contidos, dando a impressão de apresentar uma jogabilidade e um leque de opções mais expansivo e robusto. Hello Neighbor 2 chegará à Xbox durante o ano de 2021.

O último jogo anunciado neste pre-show foi Balan Wonderland, um trabalho conjunto entre os aclamados designers Yuji Naka e Naoto Ohshima, responsáveis pela conceção dos jogos Sonic the Hedgehog e Nights. Este apresenta-se como um jogo de plataformas e ação em 3D, com uma direção artística colorida e animada. O nosso avatar poderá usar até 80 fatos diferentes, cada qual nos dará diferentes habilidades e permitirá desempenhar ações específicas. Utilizando esta grande variedade de poderes, teremos de enfrentar inimigos que parecem ser a representação do mal-estar e de emoções negativas nos corações das pessoas. Balan Wonderland chegará à Xbox One e à Xbox Series X na primavera de 2021.


O “Main Event” Muito Exclusivo para a Xbox Series X

Toda a promoção deste evento girou à volta de Halo Infinite, e é exatamente com o tão aguardado shooter na primeira pessoa que a porção principal do evento da Xbox começa. Depois de um curto trailer cinemático que mostra a criação da icónica armadura de Master Chief, pudemos testemunhar a experiência de um demo do jogo. No início, vemos uma cutscene de Master Chief e o seu acompanhante a despenharem-se e a discutir a próxima sequência de ação. As animações faciais desta personagem secundária saltaram à vista, bem como a transição extremamente suave para a jogabilidade.

A ação começa com Master Chief a sair da nave despenhada e a entrar no que foi descrito como “o maior Halo Ring alguma vez criado”. Na secção jogável demonstrada, pudemos ver o protagonista a admirar o ambiente deslumbrante à sua volta, a combater e a navegar pelo mapa, tanto a pé como através de veículos. A jogabilidade parece ter sido refinada e apresentar-se mais próxima da que tantos fãs de videojogos conquistou ao longo da trilogia original. Várias armas foram mostradas, cada qual com o seu peso e impacto, bem como vários tipos de inimigos. Pudemos ainda ver Master Chief a usar um gancho para navegar mais eficazmente para áreas em patamares superiores e para alcançar armas e itens mais distantes. Tendo deixado uma impressão muito positiva, Halo Infinite chegará ainda este ano à Xbox, esperando-se que seja um jogo de lançamento da Series X.


De seguida, mais dois jogos exclusivos foram apresentados através de curtos trailers cinemáticos e sem qualquer jogabilidade. O primeiro foi State of Decay 3, a próxima entrada na série de jogos de ação e sobrevivência. Neste trailer vimos uma sobrevivente a atravessar áreas congeladas e cheias de neve, até se cruzar com um veado zombificado, sugerindo que se poderá enfrentar inimigos sob a forma de animais transformados. O segundo jogo mostrado foi Forza Motorsport, cujo trailer mostrou um pouco dos designs de carros e pistas que se poderão encontrar. Destacando a implementação da tecnologia ray-tracing, o jogo parece ser graficamente bastante poderoso, tal como este franchise de corridas nos tem habituado. Nenhum dos dois jogos recebeu qualquer janela de lançamento.

Everwild, o próximo jogo da Rare Studios, recebeu um trailer durante esta apresentação. Este trailer focou-se em mostrar um mundo vívido e colorido habitado por diversas misteriosas criaturas. Um grupo de exploradores parece ter a missão de interagir com estas criaturas para as salvar e trabalhar em conjunto para proteger o mundo. O que mais saltou à vista neste trailer foi a belíssima direção artística do jogo, com gráficos animados em 3D. Everwild não recebeu qualquer data de lançamento, mas sabe-se que está a caminho da Xbox One e da Xbox Series X.

Tell Me Why é o próximo jogo narrativo da aclamada equipa da Dontnod. Neste título, a história vai centrar-se numa rapariga e no seu irmão transgénero, que regressam à sua casa de infância para desvendar a verdade acerca de um acontecimento passado que traumatizou ambos. A história promete ser emocional e evoluir com base em decisões que o jogador for tomando, pretendendo ser uma demonstração das dificuldades e dos preconceitos que uma pessoa transgénera tem de combater. Tell Me Why assumirá um formato episódico, com o primeiro episódio a ser lançado para a Xbox One no dia 27 de agosto.

O próximo anúncio foi de que Ori and the Will of Wisps, o aclamado jogo de ação e plataformas, está a ser trabalhado para se apresentar otimizado na Xbox Series X. A Moon Studios está a levar a cabo melhorias que permitirão ao jogo atingir uma resolução gráfica de 4K e um desempenho que atinja os 120fps. Esta versão melhorada de Ori and the Will of Wisps chegará à Xbox Series X ainda este ano, sendo compatível com a iniciativa Smart Delivery.


Chegou a vez da Obsidian mostrar tudo aquilo em que tem estado a trabalhar desde que foi adquirido pela Microsoft e se juntou aos estúdios da Xbox. Para começar, o estúdio apresentou o primeiro de dois pacotes de conteúdo adicional para The Outer Worlds, o excelente RPG na primeira pessoa lançado no final de 2019. Este DLC chama-se Peril on Gorgon, e irá permitir aos jogadores explorar uma nova área, combater novos inimigos, utilizar novas armas e experienciar mais uma narrativa bem-humorada. The Outer Worlds: Peril on Gorgon chegará no dia 9 de setembro.

Grounded é o próximo jogo da Obsidian, apresentando-se como “o jogo mais pequeno do ano.” A narrativa leva-nos ao papel de um protagonista que viu o seu tamanho ser reduzido ao de uma formiga, e com o objetivo de sobreviver no seu quintal. Assim, Grounded será um jogo de sobrevivência jogável tanto na primeira como na teceria pessoa, no qual os jogadores terão de gerir a sua fome e hidratação, bem como construir abrigos e outras ferramentas úteis para enfrentar os vários perigos. Com modos de jogo cooperativos ou a solo, Grounded será lançado para a Xbox em 2021, estando atualmente em acesso antecipado para PC.

Avowed é o próximo ambicioso jogo RPG da Obsidian. Neste evento, apenas foi apresentada um curto trailer que demonstra o contexto de fantasia medieval deste título, bem como uma curta imagem do que poderá vir a ser a jogabilidade na primeira pessoa. Neste trailer, dá a impressão que Avowed se inspira em elementos de séries como The Witcher ou Elder Scrolls, mas teremos de esperar para receber mais informações concretas sobre este promissor jogo.


As Dusk Falls é um novo jogo criado por um estúdio estabelecido recentemente pela Xbox, a Interior/Night. Este título será um drama interativo que contará a história de duas famílias apanhadas numa situação de reféns, história essa que será contada ao longo de décadas e múltiplas gerações. O curto trailer mostra um estilo visual inspirado em bandas desenhadas. Nenhum período de lançamento foi mencionado para este jogo que chegará à Xbox.

De seguida, foi a vez da Ninja Theory falar do seu tão aguardado próximo jogo, Senua’s Saga: Hellblade II. Infelizmente, nada de novo foi mostrado acerca do jogo, com a única nova informação adiantada a ser o local onde a próxima aventura de Senua decorrerá: Islândia. Senua’s Saga: Hellblade II chegará à Xbox Series X, ainda sem data para o seu lançamento.

Psychonauts 2, a tão aguardada sequela do clássico jogo de aventura e plataformas que verá o regresso do telepático Raz, recebeu um novo trailer. Neste, ficamos a saber que o músico e ator Jack Black dará a sua voz a pelo menos uma das músicas do jogo, e pudemos ver um pouco da jogabilidade deste título. As imagens mostram Raz a entrar numa mente e a enfrentar vários inimigos clássicos e novos, com o design das personagens e dos cenários a apresentar-se bastante colorida e vivída. O combate parece não ser muito diferente do encontrado no original, embora as animações deem a sensação de terem sido um ponto focal do trabalho. Psychonauts 2 chegará à Xbox One e à Xbox Series X no decorrer de 2021.

Sabendo-se da história que a Xbox tem com a Bungie, não é de estranhar que se tenha falado de Destiny 2 neste evento. Foi anunciado que o mais recente jogo da produtora responsável pela trilogia original de Halo irá chegar à Xbox Series X, bem como todo o seu conteúdo adicional. E por falar em conteúdo adicional, recebemos ainda um novo trailer para a próxima grande expansão de Destiny 2: Beyond Light, mostrando um pouco do novo mundo, novas armas, novos inimigos e novas habilidades em ação. Destiny 2 chegará ao Game Pass em setembro deste ano, e será lançado para a Xbox Series X mais tarde.


No que terá sido uma surpresa para muitos, o próximo trailer cinemático conteve o anúncio oficial de S.T.A.L.K.E.R. 2. A dada altura, a sequela do bem recebido jogo de sobrevivência e shooting na primeira pessoa havia sido cancelado com o estúdio responsável, a GSC Game World, a fechar portas. Agora, o estúdio e o projeto foram revitalizados, e o ano de 2021 foi apontado como sendo o alvo para o lançamento de S.T.A.L.K.E.R. 2, cujo trailer não mostra jogabilidade mas dá a entender o ambiente pesado e aterrorizante do título.

Warhammer 40,000: Darktide é uma nova entrada no adorado mundo fantástico de Warhammer 40,000. Este jogo assentará no género de shooter na primeira pessoa, e permitirá aos jogadores ter uma experiência que promete ser imersiva neste universo, tanto a solo como em modos cooperativos que suportam até 4 jogadores em simultâneo. Este jogo chegará à Xbox no decorrer de 2021.

Tetris Effect: Connected foi o próximo jogo anunciado. Sendo um jogo Tetris, não será difícil prever a jogabilidade esperada, mas esta versão trará para a Xbox a esplêndida vertente gráfica do jogo originalmente lançado para a PlayStation 4 e acrescentará novos modos competitivos e cooperativos. Tetris Effect: Connected chegará à Xbox One e à Xbox Series X no final de 2020, com expansão multijogador a ser lançada gratuitamente no verão de 2021.

The Gunk é o próximo jogo dos criadores do jogo independente SteamWorld. Este título apresenta-se como um jogo de aventura e exploração em 3D, com gráficos inspirados filmes de animação tridimensional. Teremos de assumir o papel de uma protagonista que explora um misterioso mundo alienígena, combatendo criaturas grotescas e resolvendo diversos puzzles pelo caminho. The Gunk chegará à Xbox One e à Xbox Series X, não tendo recebido qualquer data de lançamento.


O novo jogo de terror The Medium recebeu um novo trailer narrativo, onde se pode ver uma pequena demonstração de como funcionará a jogabilidade. Neste título, teremos a possibilidade de enfrentar vários horrores ao controlar a protagonista deste jogo em duas realidades simultaneamente, uma mais próxima da que conhecemos, outra numa realidade repleta de cenários e criaturas aterrorizantes. Esta perece ser uma experiência interessante e única, que poderemos experimentar quando The Medium chegar à Xbox Series X.

Phantasy Star Online 2: New Genesis é uma nova e melhorada experiência de RPG de ação jogada online. Demonstrando uma jogabilidade de exploração de um mundo vasto e de combate frenético, animado e visualmente impressionante contra diversas criaturas imponentes. O combate apresenta-se como decorrendo em tempo real, mas parece apresentar mecânicas um pouco mais estratégicas em simultâneo. Phantasy Star Online 2: New Genesis chegará à Xbox One e à Xbox Series X no decorrer de 2021.

Depois, recebemos mais informações sobre Crossfire X, o shooter na primeira pessoa que retrata o conflito entre duas fações paramilitares fictícias: Global Risk e Black List. O novo trailer mostra um pouco de um modo de história a solo, revelando que a componente multijogador de Crossfire X será de acesso gratuito (requerendo apenas uma subscrição Live Gold), enquanto esta campanha será vendida separadamente e não estará disponível no Game Pass.

Por fim, recebemos a primeira confirmação oficial de que um novo jogo do aclamado franchise de RPG de fantasia Fable está em desenvolvimento. Nada da história ou da jogabilidade deste novo Fable foi mostrado no curto trailer que encerrou o evento, sabendo apenas que este será “um novo começo” para a série. Este novo jogo está ao cargo do estúdio Playground Games, que é o responsável pela série Forza Horizon. O novo Fable está a caminho da Xbox Series X, não tendo recebido qualquer indicação do período de lançamento.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Tudo o Que Foi Mostrado na Xbox Games Showcase Tudo o Que Foi Mostrado na Xbox Games Showcase Reviewed by Filipe Castro Mesquita on julho 23, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.