[Análise] Dragon Ball Z: Kakarot – A New Power Awakens (Part 1) [PS4]



Dragon Ball Z: Kakarot foi o primeiro grande jogo lançado em 2020, depois de ter chegado às lojas e às mãos dos jogadores em janeiro deste ano. Adaptando de modo extremamente fiel a história de Akira Toriyama, este título foi extremamente bem recebido pelos fãs e por críticos, com a equipa da GameForces a considerar o jogo uma excelenteexperiência. Agora, o primeiro de três pacotes de conteúdo adicional chegou, adaptando a história de Dragon Ball Z: Battle of Gods e do primeiro arco narrativo de Dragon Ball Super a esta experiência RPG. Conseguiu este DLC voltar a alcançar a magia do jogo base, ou teremos de pedir aos deuses misericórdia ao mexer nesta fórmula de sucesso?


O conteúdo adicional A New Power Awakens (Part 1) começa a sua história depois dos eventos relatados no jogo base. Algum tempo depois do fim da luta contra Majin Buu, Goku e Vegeta ouvem uma voz a chamá-los e são teletransportados para um planeta desconhecido. Aqui, são confrontados por Whis, ajudante do deus da destruição Beerus, o ser mais poderoso do universo. Whis explica que o deus se encontra aborrecido e procura um desafio estimulante, tendo os heróis sido escolhidos a dedo para treinar e desenvolver poder suficiente para enfrentar o volátil Beerus. Com a promessa de atingirem níveis inimagináveis, Goku e Vegeta partem para diversas sessões de treino com o ajudante de Beerus, tendo o perigoso confronto com este deus no horizonte.

Os fãs de Dragon Ball Z e de Dragon Ball Super irão olhar para esta premissa com alguma desconfiança. Afinal de contas, o jogo base recontou a icónica história de Goku e amigos com uma fidelidade sem precedentes, e esta adaptação desvia-se tanto do filme como dos primeiros episódios de Super, as bases da história deste DLC. Enquanto isto poderá ser um detrator para alguns, há que reconhecer a necessidade mecânica desta adaptação. Com Beerus a ser uma ameaça tão mais poderosa do que qualquer outra, as mecânicas RPG deste título teriam de refletir exatamente isso, e o único modo de não entrar em dissonância com a verosimilidade da história foi o de adaptar ligeiramente a premissa e o percurso in-game que prepararia Goku e Vegeta para este derradeiro confronto.


Assim, A New Power Awakens (Part 1) acrescenta diversos desafios de treino, nos quais teremos de ir enfrentando Whis. Estes confrontos com o ajudante divino vão apresentando vários níveis de dificuldade e vários desafios a cumprir, como ganhar a batalha num curto tempo limite ou com um super attack. Para além de grandes quantidades de experiência, cada objetivo alcançado recompensa-nos com itens que atribuem ainda mais experiência aos serem utilizados. Deste modo, podemos ir rapidamente ganhando níveis com os dois guerreiros, eventualmente desbloqueando novas habilidades passivas, novos super attacks e uma nova transformação: Super Saiyan God. Tanto Goku como Vegeta passarão por estas sessões de treino e ambos alcançarão esta transformação, tendo cada um de desafiar Beerus individualmente. Apesar de alguma repetibilidade, os poucos momentos de história voltam a ser fenomenais. A experiência com cada um dos heróis tem a sua pequena narrativa com trabalho de voz, e as animações do confronto final com o deus da destruição são absolutamente exímias.

Enquanto os jogadores que já tenham terminado o jogo base ganham acesso a uma boa quantidade de conteúdo de qualidade, a implementação deste DLC pode ser algo problemática. Ao não ser necessário acabar o jogo base para jogar e aceder aos itens do DLC, pode dar-se o caso de desequilibrar completamente a experiência do mesmo. De facto, a facilidade com que se ganha níveis com Goku e Vegeta, e a capacidade de trazer de volta estes itens que fornecem grandes quantidades de experiência, pode levar a que as batalhas da história de Dragon Ball Z: Kakarot percam toda e qualquer sensação de desafio ou de tensão, prejudicando a experiência. Embora seja compreensível (e normalmente recomendável) dar acesso imediato a conteúdo adicional ao jogador que pague por ele, a implementação deste DLC acaba por parecer algo bizarra e irrefletida. É de recomendar aos jogadores que usufruam desta história pela sua ordem cronológica para garantir a melhor experiência possível.


Conclusão
A New Power Awakens (Part 1) acaba por ser um pacote de conteúdo adicional recomendável aos fãs de Dragon Ball, sobretudo aos que já terminaram a sua experiência no jogo base. A adaptação do arco narrativo que introduz o conceito de deuses da destruição pode não ser tão fiel como este título nos habituou, mas o trabalho apresentado continua exímio, sobretudo no que toca à vertente visual. Apesar de algumas atividades algo repetitivas, estamos perante um DLC que acrescenta algo à jogabilidade e que nos coloca perante batalhas verdadeiramente desafiantes.


Pontuação do GameForces – 7/10


Título: Dragon Ball Z: Kakarot – A New Power Awakens (Part 1)
Desenvolvedora: CyberConnect2
Publicadora: Bandai Namco
Ano: 2020

Autor da Análise: Filipe Castro Mesquita

[Análise] Dragon Ball Z: Kakarot – A New Power Awakens (Part 1) [PS4] [Análise] Dragon Ball Z: Kakarot – A New Power Awakens (Part 1) [PS4] Reviewed by Filipe Castro Mesquita on maio 04, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.