Notícias PlayStation da Semana - 15 Jan. 2020

Sony Volta a Não Estar Presente na E3 em 2020 (via gamesindustry.biz)

Depois de falhar pela primeira vez a Electronic Entertainment Expo (E3) em 2019, parece que a Sony voltará a falhar a maior feira de videojogos do mundo em 2020. A notícia parece ter sido confirmada por Christopher Dring da gamesindustry.biz.

“Depois de uma avaliação minuciosa, a SIE [Sony Interactive Entertainment] decidiu não participar na E3 em 2020”, terá dito um representante da Sony. “Temos muito respeito pela ESA [Entertainment Software Association] enquanto organizadora, mas sentimos que a visão para a E3 2020 não a torna o local adequado para o que nos queremos focar neste ano.”

Assim, e apesar de ser um ano de lançamento de uma nova consola, parece que a PlayStation optará por voltar a falhar a gigante feira de videojogos. Porém, o representante da Sony garante que a PlayStation participará em “centenas de eventos para consumidores espalhados pelo globo”, de modo a garantir que os “fãs se sintam parte da família PlayStation e tenham acesso para jogar os seus conteúdos preferidos.”

Em resposta, um representante da ESA garantiu que a “E3 é um evento central que celebra a indústria dos videojogos.” A ESA acrescentou ainda que a “E3 2020 será um evento entusiasmante, recheado de energia que fornecerá novas experiências, parceiros, espaços de exibidores, atividades e programação que irá entreter participantes novos e veteranos.”

Com a PlayStation 5 a chegar às lojas mais para o fim deste ano, será então expectável que a Sony apresente a sua nova consola e o respetivo alinhamento de títulos noutros eventos. A E3 2020 decorrerá em Los Angeles entre os dias 6 e 11 de junho de 2020.



PlayStation 5 com Muitas Novidades Ainda Não Anunciadas (via playstationtrophies.org)

Depois de estar presente na CES da semana passada, Jim Ryan (presidente da Sony Interactive Entertainment) concedeu uma entrevista à Buisness Insider Japan acerca da próxima consola da Sony. Mais uma vez, Ryan não revelou nenhuma nova informação específica, mas abordou alguns assuntos de interesse.

Reconhecendo que o aumento na capacidade gráfica base acaba por ser algo fundamental em qualquer nova geração de consolas, Ryan referiu que a nova consola da Sony “também terá de ter apelos especiais”. No decorrer da entrevista, Ryan garante que “há mais elementos únicos da PlayStation 5 que virão e a separarão das consolas anteriores”, concluindo que “as maiores diferenças ainda estão por anunciar”.

De recordar que na CES 2020, Jim Ryan confirmou que a PS5 utilizará um SSD, incorporará áudio 3D e terá um sistema de feedback háptico. Esta última característica foi ainda destacada por Ryan, que afirmou que “jogar o simulador de corridas Gran Turismo Sport com um comando da PlayStation 5 é uma experiência completamente diferente”. A PlayStation 5 tem lançamento marcado para o final de 2020.



Final Fantasy VII Remake Vê Data de Lançamento Adiada (via playstationtrophies.org)

Num ano que está recheado de lançamentos de peso, o remake de Final Fantasy VII encontra-se entre os títulos mais aguardados. Infelizmente, parece que os jogadores terão de aguardar ansiosamente pelo jogo durante mais algum tempo, uma vez que este foi adiado.

Yoshinori Kitase, o produtor do remake, anunciou a notícia numa nota publicada no website da Square Enix. “Para assegurar que lançamos um jogo que vá ao encontro da nossa visão, e com a qualidade que os nossos fãs esperam e merecem, decidimos alterar a data de lançamento para 10 de abril de 2020.”, pode ler-se.

Na mesma nota, Kitase explica que tomaram esta “difícil decisão de modo a ter algumas semanas extra para dar uns aperfeiçoamentos finais ao jogo e para o entregarmos com a melhor experiência possível.” A nota termina com o produtor, em nome de toda a equipa, a pedir desculpa e a agradecer a todos a paciência e o apoio.

Assim, Final Fantasy VII Remake vê o seu lançamento adiado em pouco mais de um mês, com a nova data de lançamento a ser 10 de abril de 2020.



Lançamento de Marvel’s Avengers Também É Adiado (via playstationtrophies.org)

Não têm sido dias fáceis para quem aguarda pelo lançamento dos títulos da Square Enix. Algumas horas depois de ser anunciado que Final Fantasy VII Remake iria ser adiado em cerca de um mês, foi a vez de Marvel’s Avengers ver a sua data de lançamento adiada.

Numa nota publicada no website da Crystal Dynamics, os chefes do estúdio, Scot Amos e Ron Rosenberg, anunciaram esta decisão. “Na Crystal Dynamics, a nossa ambição sempre foi lançar a derradeira experiência de gaming dos Avengers.”, pode ler-se na nota de Amos e Rosenberg. “De modo a atingir esse objetivo, tomámos a decisão difícil de adiar o lançamento de Marvel’s Avengers para 4 de setembro de 2020.”

Amos e Rosenberg continuam, afirmando: “Quando estabelecemos trazer a nossa visão de Marvel’s Avengers, comprometemo-nos a entregar uma campanha orientada para uma história original, um modo cooperativo, e conteúdo cativante ao longo de anos. Para este fim, utilizaremos este tempo de desenvolvimento adicional focando-nos no afinamento e no aperfeiçoamento do jogo, de modo a atingir os padrões elevados que os nossos fãs esperam e merecem.”

A nota termina com os chefes do estúdio a agradecer o apoio, o feedback e o entusiasmo dos fãs, a pedir desculpa pelo adiar do jogo, e a garantir que a espera vai valer a pena. Assim, a data de lançamento é adiada em quase 4 meses, com Marvel’s Avengers a chegar a 4 de setembro de 2020.



Remake de Resident Evil 3 Corta o Modo Mercenários (via videogameschronicle.com)

De acordo com a revista oficial da PlayStation do Reino Unido, o remake de Resident Evil 3 trará algumas diferenças em relação ao original lançado em 1999. Uma dessas diferenças foi revelada na edição mais recente desta revista, e prende-se com a exclusão do modo Mercenários.

Este era um modo que se podia desbloquear em Resident Evil 3: Nemesis, e que permitia aos jogadores voltar a explorar a história mas na pele de 3 mercenários. Com um estilo de jogo mais de arcada, este modo introduzia um tempo limite, que aumentava ao derrotar inimigos, motivando os jogadores a adotar um estilo mais rápido e agressivo. Ao que parece, este modo será substituído pelo já anunciado Resident Evil Resistance, um modo multiplayer assimétrico.

Na mesma publicação, é indicado que a equipa que está a desenvolver a nova versão de Resident Evil 3 pretende fornecer uma história única e definida. Assim, não haverá finais múltiplos, sendo cortada a mecânica de escolha pela ação presente no original, no qual os jogadores tomavam decisões através da jogabilidade que afetavam o desenrolar da história. Por outro lado, sugere-se que a história do remake irá incluir uma secção expandida com o protagonista Carlos Oliveira.

O remake de Resident Evil 3 foi originalmente anunciado em dezembro de 2019, e tem lançamento marcado para 3 de abril de 2020.



Novo Vídeo Mostra Animação de Abertura de Persona 5 Scramble (via playstationtrophies.org)

Depois do sucesso de Persona 5, título lançado em 2016, a aclamada série irá receber um spin-off intitulado Persona 5 Scramble: The Phantom Strikers. Esta semana, o spin-off recebeu um novo vídeo, onde a Atlus mostra a animação de abertura do título que verá o regresso de Joker e dos seus companheiros.

A história passa-se 6 meses depois do final da história de Persona 5, com os Phantom Thieves a verem as suas férias interrompidas por forças sobrenaturais. Persona 5 Scramble: The Phantom Strikers será diferente dos jogos habituais desta série, trocando as habituais mecânicas de combate por turnos dos JRPGs por mecânicas hack ‘n slash inspiradas em títulos como Dynasty Warriors.

Ainda não há uma data de lançamento para Persona 5 Scramble: The Phantom Strikers no ocidente, tendo apenas lançamento marcado no Japão para o dia 20 de fevereiro. Entretanto, Persona 5 encontra-se atualmente disponível, e Persona 5 Royale tem lançamento marcado para a PlayStation 4 no ocidente, para o dia 31 de março de 2020.



Doom e Doom II Recebem Atualizações (via playstationtrophies.org)

Durante a passada semana, a Bethesda lançou uma atualização para os originais Doom e Doom II, lançados na PlayStation 4 durante o ano de 2019. Esta atualização traz aos títulos clássicos algum conteúdo adicional, algumas correções de bugs e melhorias gerais de desempenho.

No que toca a conteúdo adicional, esta atualização traz os dois capítulos que compõem a campanha Final Doom, bem como a campanha Sigil, que foi elaborada por John Romero, o criador original dos jogos. Este update traz ainda um pacote de mapas chamado No Rest for the Living, que estava apenas disponível anteriormente na Xbox Live Arcade.

Por fim, esta atualização traz várias melhorias gráficas, tais como a introdução de um novo aspect ratio, do suporte de 60 FPS e de mais opções de brilho. Algumas melhorias de jogabilidade também foram incluídas, como o quick save e quick load, a seleção de níveis, uma roda de armas e a possibilidade de se atribuir armas aos botões do d-pad. Foram corrigidos ainda alguns bugs, incluindo um relacionado com um dos troféus de Doom II.

Os clássicos Doom e Doom II estão atualmente disponíveis para aquisição na PlayStation 4, bem como Doom 3. De recordar de o próximo título desta série de jogos, Doom Eternal, será lançado no dia 20 de março de 2020.



Lançamentos Marcantes Desta Semana (via blog.eu.playstation.com)

Mais uma semana, mais uma lista de lançamentos. Com o decorrer do primeiro mês do ano, esta será uma semana um pouco mais recheada de títulos a chegar à consola da Sony. De seguida, estarão dois dos títulos que se destacam.

Dragon Ball Z: Kakarot (Bandai Namco) é o novo jogo inspirado na aclamada série de animação japonesa. Ao contrário dos mais recentes jogos, este título apresenta-se como um RPG de ação, no qual se poderá explorar um mundo aberto com várias personagens icónicas, caracterizar o potencial das mesmas, completar diversas missões secundárias e reviver os combates espetaculares do anime de um modo extremamente fiel.

Darwin Project (Scavengers Studio) é um novo battle royale para até 10 jogadores. Para além do combate entre jogadores, este título promete introduzir mecânicas de sobrevivência e dar a um dos jogadores controlo sobre cada partida, permitindo interferir para ajudar ou dificultar o trabalho dos restantes participantes.



Jogos da Década no Blog da PlayStation (via blog.eu.playstation.com)

À semelhança do que foi feito para os jogos lançados em 2019, o blog europeu da PlayStation abriu há algumas semanas uma votação para os melhores jogos lançados nos anos ’10. Esta votação estava aberta a todos os membros da comunidade PlayStation, com os resultados a serem divulgados esta semana. Aproveitando o seu sistema de troféus, o blog atribuiu troféus aos 4 jogos mais votado, com o jogo mais votado a receber, naturalmente, o troféu de platina.

Em quarto lugar ficou Grand Theft Auto V, recebendo o troféu de bronze. Apesar de ter sido originalmente lançado em 2013, o mais recente GTA continua a ser dos jogos mais populares e mais rentáveis do mundo (tal como a peça anterior pode atestar). Assim, não é de estranhar que Grand Theft Auto V, com o seu mundo aberto e modo online cada vez mais recheado de conteúdo, tenha surgido nesta lista com tantos votantes.

Em terceiro lugar, e com o troféu de prata, surge The Witcher 3: Wild Hunt. Com esta entrada, o popular franchise de jogos e de livros (e agora de série televisiva) finalmente chegou a uma plataforma PlayStation, e com um impacto enorme. Um mundo expansivo, uma história e personagens estupendas e uma jogabilidade refinada, levaram os jogadores da PlayStation a votar neste título originalmente lançado em 2015.

De seguida, temos God of War a arrecadar o troféu de ouro e o segundo posto desta lista. Este título lançado em 2018 foi dos mais impactantes da presente geração, ao pegar no cegamente violento, mas icónico, de Kratos e transformá-lo numa personagem profunda, numa história centrada na temática da melhoria e crescimento pessoal e no ultrapassar de traumas e demónios do passado. God of War volta aqui a receber o merecido reconhecimento por parte do público da PlayStation.

Por fim, e arrecadando a primeira posição e o troféu de platina, temos The Last of Us. Lançado em 2013 (e remasterizado em 2014), este título da Naught Dog causou um enorme impacto da comunidade PlayStation ao apresentar personagens profundas, um mundo pós-apocalíptico complexo e, acima de tudo, uma história que nos leva a refletir acerca de inúmeras questões relacionadas com o ser-se humano. Sem dúvida que esta primeira aventura de Joel e Ellie ficarão para a história como um título obrigatório e como uma obra de arte intemporal.




Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana - 15 Jan. 2020 Notícias PlayStation da Semana - 15 Jan. 2020 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on janeiro 15, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.