[Artigo] O joy-con esquerdo da Hori


A Nintendo Switch é uma consola híbrida e a maior parte dos jogadores utiliza-a maioritariamente como portátil. No modo “docked” é possível utilizar o pro-controller com o seu d-pad clássico que é bastante apropriado para os títulos do género 2D de plataformas. Mas a pergunta que muitos farão é se no caso portátil o joy-con esquerdo tem um d-pad clássico, a resposta é simples: a verdade é que não, neste caso o d-pad foi substituído por quatro botões direccionais e basta jogar alguns títulos clássicos que requerem movimentos precisos e a um ritmo frenético, como o caso de Street Fighter ou uma das colecções de Mega Man, que se chega à conclusão que existem limitações significativas neste campo.

A solução que alguns procuram é modificar o joy-con, algumas lojas online vendem “carcaças” de modificação, além do aspecto transparente em alguns casos é também possível ter-se um d-pad com uma aparência clássica, mas a sua funcionalidade continua a ficar um pouco aquém do pretendido.

Mas actualmente existe uma solução mais cómoda sem a necessidade de desmontar completamente o joy-con e é de certa forma até mais bonita. O fabricante Hori lançou um joy-con esquerdo licenciado pela Nintendo e com um d-pad de elevada precisão. Um joy-con original quando vendido individualmente tem um preço de cerca de €50, no caso do produto da Hori custa metade desse valor, mas apesar de vir equipado com um d-pad digno desse nome não possui bateria, logo só poderá ser utilizado quando estiver encaixado na consola e também não possui qualquer tipo de funcionalidade de vibração.



A questão de não ter bateria faz com para além de não se poder utilizar individualmente também consume um pouco da bateria da consola, mas feitas algumas utilizações com os títulos Mega Man 11 e Street Figther II conclui-se que não se nota o aumento do consumo da bateria quando comparado com o joy-con original.

Existem três modelos no mercado, um com um aspecto alusivo à serie Super Mario, outro à série Zelda e o mais simples de todos: o azul. Ainda não chegaram oficialmente à Europa mas em lojas online são bastante fáceis de serem adquiridos. Aquilo que se destaca de mais positivo e que leva à sua recomendação é o seu d-pad, no modo portátil permite uma experiência muito mais agradável quando utilizado nos jogos já referidos, é um d-pad bastante confortável e preciso. É verdade que possui menos funcionalidades que o produto original, mas também custa cerca de metade e se o foco for a funcionalidade do seu d-pad é recomendado para quem queira desfrutar dos clássicos de plataformas 2D em modo portátil.



Vítor Carvalho
[Artigo] O joy-con esquerdo da Hori [Artigo] O joy-con esquerdo da Hori Reviewed by Vítor Carvalho on novembro 11, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.