Notícias Nintendo da Semana - 03/04/2023 a 09/04/2023


Nintendo agora repara Joy-Con Drift gratuitamente na Europa fora da garantia

Na presente geração de consolas, uma das maiores controvérsias que a Nintendo enfrenta é o "Joy-Con Drift", uma falta de responsividade dos manípulos dos comandos. Os comandos afetados por esta problema registam movimentos mesmo quando em repouso, sendo este problema anormalmente prevalente e extensamente reportado.

A resposta da Nintendo aos consumidores tem sido evasiva. A empresa chegou a afirmar que este não é um problema real nem causou a ninguém nenhuma inconveniência, apesar de o presidente da Nintendo ter pedido desculpa pelo Joy-Con Drift meses antes (sem, naturalmente, oferecer qualquer solução aos consumidores afetados).

Felizmente, várias ações judiciais em todo do planeta têm forçado a Nintendo a reparar este problema progressivamente em vários países. Nesta semana, mais de 5 anos após os primeiros relatos deste acontecimento, a Nintendo passou a reparar gratuitamente os "comandos afetados da consola Nintendo Switch" por falta de responsividade, mesmo após o fim do período de garantia, no Espaço Económico Europeu (que inclui Portugal), Reino Unido e Suíça.

Esta alteração da política da empresa, longe de ser uma ação de bom samaritano, foi uma resposta a uma iniciativa tomada pela Comissão Europeia. Em janeiro de 2021, a Organização Europeia de Consumidores já tinha recebido quase 25 000 queixas referentes a este problema, o que motivou uma queixa desta organização e seus membros. 

Em conformidade com o contacto da Comissão Europeia, a Nintendo UK atualizou a sua página de apoio ao consumidor relativa ao funcionamento indevido dos Joy-Con e da Nintendo Switch Lite. Nestas, a Nintendo salienta que os consumidores são elegíveis para a reparação gratuita dos comandos mesmo se o funcionamento indevido for resultante do desgaste do comando, e aponta como motivador da alteração o "orgulho da Nintendo em criar produtos duradouros e de elevada qualidade" e não a ação da Comissão Europeia. Salientamos que Ursula Pachl, Diretora-Geral Adjunta do organismo, alertou que esta é uma solução a curto-prazo e que a Nintendo continua a poder comercializar os seus produtos com o erro e, consequente, expectável obsolescência prematura.

Por fim, a Nintendo UK não adicionou estas informações à página de apoio ao consumidor relativa ao funcionamento indevido do Pro Controller, o que implicitamente implica que este não está abrangido pela política de reparações gratuitas em caso de "drift".



Promoção Super Mario traz descontos em jogos da mascote da Nintendo

No dia 05/04, a Nintendo deu início à sua promoção Super Mario. Esta está dividida em duas rondas e permite aos consumidores poupar numa variedade de jogos de Mario na Nintendo eShop e My Nintendo Store. 

A primeira ronda terminará a 19/04, data em que terá início a segunda ronda de descontos, e aplica preços reduzidos aos seguintes títulos:



Pokémon Stadium chega à Nintendo Switch a 12 de abril

Continuando a tradição da Nintendo de disponibilizar um novo jogo retro aos membros do Nintendo Switch Online + Pack de expansão por mês, Pokémon Stadium será adicionado à biblioteca da subscrição a 12 de abril. Infelizmente, a Nintendo confirmou que não será possível transferir Pokémon de jogos da Game Boy para esta versão do clássico da Nintendo 64.



Super Mario Bros. o filme tem performance sem precedentes para um filme de animação

Nesta semana, o segundo filme baseado em Super Mario Bros. estreou-se no cinema, e a mais recente expansão da propriedade intelectual da Nintendo provou ser um sucesso estrondoso. Atingindo a marca de 377 milhões de dólares no fim de semana de estreia, esta longa-metragem tornou-se no maior sucesso de estreia para um filme de animação, superando Frozen 2 (358 milhões de dólares), The Lion King (245 milhões de dólares), Toy Story 4 (244 milhões de dólares) e Incredibles 2 (235 milhões de dólares).

Portugal certamente contribuiu para esta performance: segundo a Universal Pictures, Super Mario Bros. o filme teve a melhor abertura de um filme de animação em Portugal dos últimos quatro anos. Infelizmente, não foram avançados números concretos do lucro deste projeto em território lusitano.



Missões e recompensas de abril são adicionadas ao My Nintendo da Nintendo Switch

Chegamos a abril, pelo que a seleção de recompensas e missões da aplicação My Nintendo da Nintendo Switch foi atualizada. A aplicação destacada deste mês é Super Mario 3D World + Bowser's Fury, pelo que presentemente podem trocar os vossos Pontos de Platina por elementos de ícones inspirados nos itens e personagens deste título.  A gama de elementos disponíveis será atualizada todas as sextas-feiras às 02h00 e manterá o destaque na remasterização do jogo da Wii U até às 01h59 de 12 de maio.

Se precisarem de Pontos de Platina, podem realizar as missões My Nintendo na Nintendo Switch, Wii U, 3DS e dispositivos inteligentes. As missões para a consola híbrida mantêm-se similares às dos meses anteriores, sendo que o jogo em destaque de abril para a missão "Utilizar as aplicações da NES" é Super Mario Bros. 2.

Por fim, também o conjunto de recompensas de Animal Crossing: New Horizons foi alterado, incluindo agora retratos dos residentes com aniversário em abril.



Fire Emblem Engage é atualizado para a versão 2.0.0

No dia 4 de abril, Fire Emblem Engage foi atualizado para a versão 2.0.0. Uma vez que a Nintendo Portugal não localizou as notas da atualização em tempo útil, abaixo incluímos uma tradução preparada por nós:

Versão 1.3.0 (Lançada a 04/04/2023)

Atualizações gerais
  • O jogo é agora compatível com o Pack 4 do Expansion Pass.
  • Foram adicionados bónus da atualização. Podes receber objetos quando entrares no Somniel a partir do capítulo 5.
  • Conteúdo de colaboração com a aplicação para dispositivos inteligentes "Fire Emblem Heroes" pode ser transferido gratuitamente a partir da Nintendo eShop.
    • Podes receber objetos quando entrares no Somniel a partir do capítulo 5.
    • Notem que jogadores que já tenham transferido os bónus por terem ligado Fire Emblem Engage a Fire Emblem Heroes não podem receber os bónus novamente.
  • Foram corrigidos vários erros para proporcionar uma experiência de jogo mais agradável.



Outras notícias...

  • Nintendo realizará o Splatoon 3 European Championship 2023, um torneio que colocará frente a frente 12 regiões europeias (incluindo Portugal);
  • Na última Splatfest de Splatoon 3, que colocou frente a frente as equipas Nessie, Aliens e Bigfoot, a equipa Nessie saiu vitoriosa.

Notícias Nintendo da Semana - 03/04/2023 a 09/04/2023 Notícias Nintendo da Semana - 03/04/2023 a 09/04/2023 Reviewed by Tiago Sá on abril 09, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.