Notícias Nintendo da Semana - 28/11/2022 a 04/12/2022

Conjunto de autocolantes de Splatoon 3 e calendário de 2023 são adicionados ao My Nintendo

Nesta semana, o programa de recompensas My Nintendo recebeu duas novas recompensas. 

A abrir caminho para a chegada do próximo ano, foi disponibilizado para encomenda um Calendário My Nintendo de 2023. Este custa 300 Pontos de Platina (acresce 2,99€ em portes de envio para Portugal) e inclui ilustrações de algumas das maiores propriedades da Nintendo, como Mario, Zelda e Pikmin. À semelhança dos cartões postais de The Legend of Zelda: Skyward Sword HD, este calendário é acompanhado por uma base de apoio de cartão, permitindo a sua exposição fácil onde bem desejarem. Infelizmente, no momento da publicação, este item encontra-se esgotado.

A segunda recompensa consiste num conjunto de autocolantes de Splatoon 3 PVC. O produto inclui três folhas 29,7x14,0cm de autocolantes diferentes com vários adesivos, que segundo a Nintendo "são fáceis de remover e podem ser aplicados com segurança numa variedade de superfícies lisas, sem deixar resíduos de cola". No momento da publicação, esta recompensa encontra-se disponível para encomenda, por 300 Pontos de Platina (e 2,99€ em portes de envio para Portugal).




Ícones de Splatoon 3 são adicionados ao My Nintendo 

Para assinalar a chegada de Chill Season 2023 de Splatoon 3 (que detalharemos mais abaixo), elementos para ícones baseados na experiência multijogador competitiva foram adicionados como recompensas à aplicação My Nintendo da Nintendo Switch. A gama de elementos disponíveis será atualizada todas as sextas-feiras às 01h00 e manterá o destaque em Splatoon 3 até às 00h59 de 10 de janeiro.

Relembramos que, para poderem usufruir das funcionalidades do My Nintendo na Nintendo Switch, é necessário terem uma subscrição Nintendo Switch Online ativa.



Nintendo Switch Sports é atualizado para a versão 1.3.0

No dia 29 de novembro, Golfe foi adicionado ao repertório de desportos de Nintendo Switch Sports. Esta novidade foi implementada com a atualização 1.3.0, que também trouxe a opção de jogar em Partida LAN. Para a utilizarem, devem, a partir do ecrã inicial, mover o cursor para a opção Jogo com amigos, e manter premidos os botões L e R e o analógico esquerdo. A opção do menu irá mudar para Partida LAN. Na sua página dedicada de assistência, a Nintendo explica o processo em maior detalhe.

Abaixo, podem consultar as notas de atualização, por cortesia da Nintendo Portugal:

Versão 1.3.0 (Lançada a 29/11/2022)

Golfe
  • O golfe foi adicionado ao jogo e pode ser disputado em todos os modos: Jogo mundial, Jogo local e Jogo com amigos.
  • Foi adicionado um modo de assistência no golfe que permite aos principiantes ambientarem-se mais facilmente ao jogo. Para utilizá-lo, acede a Opções → Definições de utilizador → Outros.
    • Esta definição só está disponível nos modos "Jogo local" e "Jogo com amigos".
    • Tem em atenção que, mesmo que tenhas a assistência ativa, esta definição será desativada no modo Jogo global.

Jogo com amigos

Geral
  • Foram corrigidos vários problemas para melhorar a experiência de jogo.



Nintendo reconhece os problemas técnicos de Pokémon Scarlet / Violet e lança atualização para os mitigar

Apesar de Pokémon Scarlet e Pokémon Violet darem vários saltos positivos para a estrondosamente popular série da Nintendo, a experiência dos jogadores tem sido gravemente afetada por problemas de performance e inúmeros glitches. Pelo menos, a Nintendo não fez vista grossa aos mesmos: no dia 1 de dezembro, a empresa mais rica do Japão anunciou que lançaria uma atualização para os jogos no dia seguinte, e que "considera seriamente os comentários dos jogadores e continuará a empregar esforços no sentido de melhorar os jogos", uma afirmação vaga mas que certamente será dirigida aos problemas que têm sido encontrados na nona geração de Pokémon.

Como previsto, a atualização já foi lançada. Para além de corrigir problemas não especificados, esta também adiciona a opção de iniciar Ranked Battles a partir do Battle Stadium. Abaixo, podem consultar as notas de atualização completas, por cortesia da Nintendo Portugal, que inclui um pedido de desculpas e a promessa de continuar a polir os jogos:

  

Ver. 1.1.0 (Lançada a 2 de dezembro de 2022)

  • Na sequência do início da primeira temporada das Ranked Battles, agora podes participar nas Ranked Battles a partir do Battle Stadium.
    • Consulta a notificação no jogo para mais informações sobre a temporada 1 das Ranked Battles.
  • Foi corrigido um erro que impedia a música de ser reproduzida corretamente durante as batalhas com a Elite Four e o Top Champion na rota Victory Road.
  • Foram corrigidos vários outros erros.

Estamos gratos por saber que os títulos Pokémon Scarlet e Pokémon Violet são jogados por tantos consumidores, mas também temos consciência de que os jogadores poderão encontrar erros que afetam o desempenho destes títulos. O nosso objetivo é sempre proporcionar aos jogadores uma experiência positiva com os nossos jogos, daí pedirmos desculpa pelo inconveniente. Consideramos seriamente os comentários dos jogadores e, por isso, estamos continuamente a trabalhar em melhoramentos aos jogos.



Monster Hunter Rise deixará de ser exclusivo da Nintendo Switch

Na passada sexta-feira, a CAPCOM anunciou que Monster Hunter Rise será lançado nas consolas PlayStation, Xbox e no Xbox Game Pass a 20 de janeiro de 2023. Assim, o título de caça de monstros com mais de 11 milhões de vendas deixará de ser um exclusivo da Nintendo Switch nas consolas (notem que, desde 12 de janeiro de 2022, o jogo já estava disponível para Steam).

Na Xbox Series X e PlayStation 5, será possível experienciar o título a 4K e 60FPS, e com áudio 3D nas consolas de nova geração. Na PlayStation 5, armas de longo alcance e escudos farão uso dos gatilhos adaptativos.

A expansão Monster Hunter Rise: Sunbreak, que apresentamos num artigo dedicado, tornar-se-á disponível para estas plataformas na primavera de 2023.



Mario + Rabbids: Sparks of Hope recebe nova atualização

Mario + Rabbids: Sparks of Hope foi lançado a 20 de outubro, e desde então os jogadores que tencionavam concluir este RPG a 100% viram-se confrontados com a amarga impossibilidade de o fazer. Em mais de um mês, a Ubisoft nada fez para resolver este problema, mas finalmente tal foi efetuado com a atualização de dezembro do título. Para a instalarem, precisarão de 176MB. Após o fazerem, poderão contar com as seguintes alterações:

  • Foram resolvidos vários problemas de progressão que impediam a finalização a 100% do jogo;
  • Foi resolvido um problema em que o jogo era abruptamente encerrado se o Boss Final tentasse atirar uma criatura invocada ou um Rabbid Mechakoopa;
  • Foram resolvidos alguns erros no texto de versões traduzidas do jogo;
  • Foram resolvidos alguns problemas em que os heróis ficavam presos ou moviam-se fora dos limites do terreno;
  • Foi efetuada otimização geral para aumentar a taxa de fotogramas e assegurar uma experiência fluida.
Ajustes de qualidade de vida
  • O jogo agora avisará jogadores se eles tiverem um Spark Slot vazio antes de uma batalha;
  • O ramo da Spark Skill Tree espicaçará os jogadores para procurarem os Giant Enemies;
  • As Spark Quests tornaram-se mais fáceis de descobrir no quest log, e possuem um ícone no mapa de viagem;
  • O nível de batalha é agora exibido tanto na Beep-0 tacticam como no menu de batalha;
  • Os objetivos de batalha são agora mais evidentes aquando da introdução do mapa de batalha;
  • As diferenças de nível de dificuldade foram tornadas mais óbvias;
  • A visibilidade de inimigos em movimento que ameaçam os heróis mas se encontram fora do campo de visão do jogador foi aumentada;
  • As poças Darkmess que recompensam heróis individuais com skins para armas agora exibirão ícones dos heróis necessários para a batalha.



Segundo trailer do filme Super Mario Bros. é divulgado

No dia 29 de novembro, a Nintendo realizou uma curta Nintendo Direct totalmente dedicada ao filme de Super Mario Bros.. Neste evento, Anya Taylor-Joy e Seth Rogen, os talentos vocais por trás de Princess Peach e Donkey Kong respetivamente, expressaram o seu entusiasmo por fazerem parte deste projeto. Após este breve prelúdio, um novo trailer do filme foi exibido. Ao longo de dois minutos, pudemos conhecer os visuais de Princess Peach e Donkey Kong no filme, ter uma ideia mais concreta das peripécias em que as personagens participarão, e descobrir várias das referências aos videojogos acarinhados que a longa-metragem reserva para nós.

Embora o trailer tenha sido apresentado em inglês (mesmo na transmissão da Nintendo Portugal), a Universal Pictures Portugal prontamente divulgou a versão dobrada para Português de Portugal do mesmo. Assim, podem optar por assistir à transmissão completa com o trailer inglês acima, ou a versão que teremos por cá abaixo.

Relembramos que esta extensão da propriedade intelectual da Nintendo chegará aos cinemas a 7 de abril de 2023 nos EUA, e em março de 2023 em Portugal.



A Chill Season 2023 já chegou a Splatoon 3

Tal como foi previamente anunciado, no dia 1 de dezembro teve início a segunda temporada de Splatoon 3: a Chill Season 2023. Assim, já podem experienciar três novos mapas, três novos tipos de armas principais, e muito mais - incluindo o primeiro Big Run, cuja data finalmente conhecemos. A primeira iteração deste evento em que os Salmonids invadem os mapas de combate de Splatsville (neste caso, Wahoo World) será realizada entre 10 e 12 de dezembro.

Para celebrar o início da nova temporada, a Nintendo divulgou o código QR abaixo, que podem ler no SplatNet3 para obterem o Mega Mountain a la Marigold! Usando-o no Crab-N-Go (no lobby), vocês e os vossos colegas de equipa receberão o dobro do dinheiro durante 20 batalhas.

Naturalmente, as várias adições da Chill Season 2023 foram implementadas com uma nova atualização, que coloca o título na versão 2.0.0. Uma vez que a Nintendo Portugal não traduziu as notas de atualização em tempo útil, incluímos abaixo uma tradução feita por nós. Nela, não abordamos as alterações do balanço de jogabilidade e correções de problemas, pelo que se quiserem conhecer todas as alterações devem consultar a página da Nintendo UK.

Ainda assim, no que toca ao balanço das armas, consideramos pertinente mencionar a alteração no funcionamento da arma especial Tenta Missiles. Agora, após o lançamento dos mísseis, o medidor do especial será lentamente esvaziado e o especial só poderá ser carregado novamente assim que este estiver completamente vazio. Consequentemente, já não é possível fazer spam deste especial, sendo assim posto um ponto final a este comportamento pouco desportivo de alguns jogadores.

    Ver. 2.0.0 (Lançada a 30 de novembro de 2022)

    Alterações a Temporada e Catálogo

    • A 1 de dezembro de 2022 às 01h00, os dados relacionados com a Chill Season 2022 serão adicionados ao jogo. Tal engloba:
      • Um novo catálogo, e com ele os novos equipamento, títulos, Splashtags, decorações, autocolantes e emotes nele incluídos;
      • Cerca de 50 novos itens adicionados à oferta das lojas;
      • Dois novos mapas de batalha: Brinewater Springs e Flounder Heights;
      • Um novo mapa de Salmon Run: Marooner’s Bay;
      • Três novos tipos de arma principal;
      • Dez novos conjuntos de armas principais pré-existentes emparelhadas com diferentes armas secundárias e especiais;
      • Treze novas cartas para Tableturf Battle.
    • Foi adicionada a opção de consultar o conteúdo do catálogo ao jogo.
      • Os jogadores podem verificar os seus catálogos abrindo o menu principal com o botão X, dirigindo-se à aba Status e selecionando Catalog.

    Alterações aos modos multijogadores

    • A configuração de alguns mapas foi alterada.

    Mapa

    Alteração

    Undertow Spillway

    o   Foram alteradas algumas partes do terreno para o modo Turf War.

    §  Foi removida parte do terreno do lado esquerdo, do ponto de vista da área de partida dos jogadores;

    §  Foram adicionadas rampas para permitir a invasão das áreas dos oponentes.

    • O efeito sonoro reproduzido quando um oponente é atingido com um tiro não penetrante de Charger é agora mais audível;
    • Os efeitos sonoros reproduzidos quando as armas secundárias Splat Bomb, Torpedo e Fizzy Bomb rolam pelo chão são agora mais audíveis;
    • Os efeitos sonoros de atingimento direto reproduzidos quando um Angle Shooter atinge um oponente e quando atinge outro objeto físico são agora diferentes;
    • O efeito sonoro de atingimento direto do Angle Shooter é agora mais audível à distância;
    • O efeito sonoro reproduzido quando um jogador empunha uma Trizooka é agora mais audível para os oponentes e menos audível para os aliados;
    • O efeito sonoro reproduzido quando um oponente se encontra a carregar uma Booyah Bomb é agora mais audível;
    • Os efeitos sonoros de arremesso e impacto das Booyah Bomb atiradas por oponentes são agora mais audíveis.

    Alterações a X Battles

    • X Battle, um novo modo de batalha, foi adicionado.
      • X Battle é um modo de batalha em que jogadores de Ranks S+0 e acima competem em confrontos por X Power;
      • O X Power é calculado isoladamente para cada modo de batalha (como Splat Zones e Tower Control);
      • Os jogadores batalham até acumularem três vitórias ou três derrotas, ganhando ou perdendo X Power em seguida consoante os resultados;
      • O mundo está dividudo em duas divisões entre as quais X Battles são realizadas para competir pelo maior X Power: a Takoroka Division, abrangendo jogadores do Japão, Hong Kong, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, e a Tentatek Division, abrangendo jogadores do continente americano e da Europa;
      • A divisão à qual o jogador é afiliado é determinada quando este participa numa X Battle pela primeira vez na temporada. Assim que a divisão é determinada, esta não pode ser alterada até ao fim da temporada;
      • X Battle tornar-se-á aberto a partidas a 30 de novembro, à mesma hora que a Chill Season 2022 tem início.

    Alterações a Ranked

    • Foi adicionada uma funcionalidade que permite aos jogadores reverterem o seu rank.
      • Esta funcionalidade apenas pode ser usada uma vez por temporada por jogadores de rank B ou melhor;
      • O rank para o qual o jogador descerá é determinado automaticamente com base nas suas habilidades estimadas de acordo com as suas batalhas até àquele ponto; 
      • Os jogadores podem usar esta funcionalidade abrindo o menu do Lobby, movendo o cursor até Anarchy Battle e premindo o botão ZL.
    • Alguns valores do custo inicial de Rank Points necessários para iniciar uma Anarchy Battle (Series) foram aumentados:

    Rank

    Custo Antes

    Custo Depois

    A-

    100

    110

    A

    110

    120

    A+

    120

    130

    S

    150

    170

    S+0 e acima

    160

    180

    Alterações a Salmon Run

    • Os dados relacionados com o evento Big Run foram adicionados.
      • Big Run é um fenómeno em que números massivos de Salmonids nadam contra a corrente uma vez a cada série de meses;
      • Enquanto uma Big Run decorre, o modo Salmon Run será realizado excepcionalmente em mapas de batalha normais;
      • No fim da Big Run, os jogadores receberão decorações diferentes em função dos resultados da Big Run. Estes serão calculados com base no maior número de Golden Eggs recolhido numa única partida Salmon Run transversalmente ao número ativo total de jogadores;
    • Foi adicionada uma funcionalidade que permite gravar e voltar a experienciar cenários de trabalho.
      • Um cenário de trabalho compreende a globalidade dos dados de um único turno de Salmon Run, incluindo o mapa, seleção de armas, Salmonids presentes e eventos especiais.
      • Os jogadores podem gravar cenários de trabalho a partir do menu Recent Jobs no terminal Grizzco;
      • Os jogadores podem reproduzir um cenário e experienciá-lo tantas vezes quanto desejarem criando uma sala de Private Job e em seguida premindo o botão ZL para escolher um cenário;
      • Cenários de trabalho podem ser partilhados com outros jogadores através do código emitido quando o cenário é gravado;

    Nota: Se inserirem um código no terminal Grizzco, também poderão transferir e gravar os cenários doutros jogadores.

      • Quando novas atualizações forem distribuídas, os cenários de trabalho de versões anteriores podem tornar-se indisponíveis.
    • As condições para usar a função de reversão de rank foram alteradas, requerendo que o jogador esteja acima de Go-Getter 40;
    • Quando um jogador com rank acima de Eggsecutive VP 100 usa a função de reversão de rank, este não será alterado para o valor 40 de uma vez. Este será diminuído 100 pontos de cada vez;
      • Quando o mapa mudar, o rank será revertido para Eggsecutive VP 40 tal como acontecia no passado.
    • O número máximo de Boss Salmonids que podem estar no mapa ao mesmo tempo foi limitado a 15.
      • Se os jogadores derrotarem Boss Salmonids a um ritmo regular, mesmo em níveis de perigo elevados, este limite não será atingido. Esta alteração foi realizada porque, em circunstâncias em que os jogadores são perseguidos por bosses que não conseguem derrotar, a presença de demasiados bosses ao mesmo tempo pode diminuir a velocidade do jogo e tornar ainda mais difícil assumir as rédeas da situação. 

    Alterações a Splatfests

    • As Tricolor Battles foram modificadas de modo a que todos os jogadores possam jogar à defesa ou ao ataque independentemente dos resultados ao meio-tempo. 
      • Os jogadores podem juntar-se individualmente ou em pares com amigos. Se jogarem a solo, eles serão emparelhados com outro jogador a solo, tal como no passado;
      • Um grupo de oito será criado a partir de quatro pares, e uma Tricolor Battle 2 vs. 4 vs. 2 terá início;
      • Os jogadores não saberão se estarão à defesa ou ao ataque até ao início da batalha;
      • Os jogadores têm 50% de probabilidade de estar ao ataque ou à defesa, independentemente da equipa Splatfest escolhida;
      • Dependendo da proporção de jogadores em cada equipa Splatfest, poderão ocorrer Tricolor Battles em que todos os jogadores pertencem à mesma equipa Splatfest. Nestes casos, não será atribuído Clout.
    • Clout ganho em Tricolor Battles será agora calculado nos resultados finais, e os pontos atribuídos por cada categoria foram ajustados;
    • Parte da forma como Clout é calculado para Tricolor Battles foi mudada.
      • Foi aumentado o bónus de vitória para a equipa na defesa;
      • Quando a equipa em primeiro lugar no meio-tempo é a equipa à defesa e as equipas ao ataque são das equipas em segundo ou terceiro lugares, 1,5x mais Clout será ganho pela vitória.
    • Quando venceres uma batalha 10x, 100x ou 333x Battle, este feito será exibido na tua Pledge Box;
    • Após venceres uma batalha 100x ou 333x, poderás entrar a bordo do carro alegórico da tua equipa a partir da tua Pledge Box para tirares fotografias comemorativas.

    Alterações aos cacifos

    • T-shirts podem agora ser dobradas pressionando o manípulo esquerdo enquanto o equipamento é segurado;
    • Ao premir o botão B para cancelar o posicionamento de itens, o cacifo retornará ao estado em que se encontrava antes de o jogador agarrar um objeto.

    Outras alterações

    • Os jogadores podem agora aceder ao Photo Mode a partir do Recon Mode;
      • Os jogadores podem utilizar o Photo Mode não só a solo mas também quando entram no Recon Mode com várias pessoas através de Private Battles.
    • Enquanto caminham por um mapa no Recon Mode a solo, o jogador pode chamar um amiibo para tirar fotografias com ele;
    • Foi adicionada uma funcionalidade que permite o uso temporário de um nome de jogador diferente do habitual em Private Battles online;
      • O propósito desta adição é, para dar um exemplo, permitir a adição de um nome de equipa ao nome do jogador apenas para Private Battles;
      • Ao criar ou juntar-se a um grupo para uma Private Battle, podes definir temporariamente um nome diferente pressionando o botão L.
    • O título e artista da música de fundo são agora exibidos no começo das batalhas;
    • No ecrã Equip, quando um jogador tem muitas armas ou equipamento, agora é mais clara qual a página de items aberta no momento; 
    • No ecrã Equip, ao ordenar por habilidades de equipamento, habilidades que não existem nos itens a ser ordenados não aparecerão como opções de ordenação; 
    • Foi adicionada uma funcionalidade que permite ouvir novamente às explicações de armas do Sheldon em Ammo Knights.
      • Os jogadores podem recorrer a esta funcionalidade se moverem o cursor sobre a arma cuja explicação querem ouvir e premirem o botão ZR.
    • Foi adicionada uma badge relacionada com o uso da Shell-Out Machine.
      • O uso prévio da Shell-Out Machine será contabilizado para o progresso da badge.

    Esta atualização foca-se na adição dos dados e novas funcionalidades relacionadas com a Chill Season 2022, ajustes a batalhas e Salmon Run e alterações a Tricolor Battles.

    Para as batalhas, para além de um ajuste para diminuir a frequência de ataques do estilo de batalha de disparo repetido de Tenta Missiles à distância, também nos focamos em mudanças para aumentar a praticidade de determinadas armas.

    Para Salmon Run, para além de diminuirmos a frequência de ataque do Big Shot e darmos aos jogadores mais oportunidades de o atacar através da diminuição da sua velocidade de movimentação, implementamos alterações para melhor fatores que dificultavam o uso de certas armas especiais. 

    Para Splatfests, conforme anunciado na última atualização, fizemos alterações significativas ao modo Tricolor Battles.

    Adicionalmente, foram adicionadas várias funcionalidades e melhorias, incluindo pequenas e grandes correções de bugs.

    A próxima atualização está planeada para o meio da temporada e será focada em ajustes do balanço, após analisarmos os dados de uso das novas armas. 

    Parece, no entanto, que o jogo receberá uma atualização bem mais cedo do que o previsto. Na versão 2.0.0, um problema leva a que os tipos de armas Roller e Brush não funcionem como o previsto em algumas situações. Face a esta ocorrência, a Nintendo prometeu lançar uma atualização de correção até ao final da semana seguinte.

    Notícias Nintendo da Semana - 28/11/2022 a 04/12/2022 Notícias Nintendo da Semana - 28/11/2022 a 04/12/2022 Reviewed by Tiago Sá on dezembro 04, 2022 Rating: 5

    Sem comentários:

    Com tecnologia do Blogger.