Todas as Novidades da State of Play Set. 2022


O verão está a acabar, os miúdos estão a voltar para a escola, e os graúdos já estão a lamentar o regresso ao trabalho – e o tempo livre a menos que temos para dedicar a videojogos. Mas para animar este período de nostalgia pós-férias, temos mais um evento digital da PlayStation, com mais uma edição da State of Play! Esta noite, fomos brindados com uma apresentação de 20 minutos onde pudemos ficar a conhecer ou a saber mais sobre 10 jogos a caminho da PlayStation 4, da PlayStation 5 e da PlayStation VR2. E para que não vos falte nada, aqui têm o nosso resumo compreensivo de tudo o que foi mostrado nesta nova edição da State of Play:
 

O jogo que abriu esta edição da State of Play foi Tekken 8 (Bandai Namco). O trailer começa com uma sequência cinemática altamente detalhada onde vemos os icónicos lutadores Jin e Kazuya a enfrentarem-se. O trailer passa depois para o que parece ser uma demonstração da jogabilidade, com os rivais a trocarem golpes explosivos e impactantes. Nenhum período de lançamento foi adiantado, com o trailer a terminar com a indicação de que deveremos estar atentos a mais detalhes para breve. Tekken 8 chegará à PlayStation 5 em data a anunciar.
 
A seguir foi a vez de nos focarmos na PS VR2, com Star Wars: Tales From the Galaxy’s Edge – Enhanced Edition (ILMxLAB). Trata-se de uma versão melhorada do jogo de aventura de realidade virtual originalmente lançado para o Oculus Quest em 2020, e no qual assumimos o papel de um técnico de reparação que se despenhou no planeta Batuu. Em ambientes imersivos de realidade virtual, teremos de completar missões e até explorar outras eras. O trailer dá a entender que a jogabilidade será um interessante misto de exploração de ambientes variados e de combate com armas de fogo. O jogo chegará à PlayStation VR2 no decorrer de 2023, em data concreta aina por anunciar.
 
Depois, e continuando com a PS VR2, ficámos a saber da chegada de Demeo (Resolution Games), um jogo cooperativo que simula a experiência de um RPG de tabuleiro em ambientes de realidade virtual. Com o que parecem ser mecânicas que misturam elementos de dungeon crawling com manobras estratégicas à base de cartas, teremos de usar poderes mágicos de várias criaturas e trabalhar em equipa com outros jogadores para travar as forças do mal em quatro aventuras distintas. Embora nenhuma data de lançamento tenha sido revelada, ficamos a saber que Demeo é mais um jogo caminho da PS VR2.
 
Like a Dragon: Ishin! (Ryu Ga Gotoku Studio) foi o jogo que seguiu. Trata-se de um RPG de ação que chegará finalmente ao ocidente, produzido pelos mesmos criadores das séries Yakuza e Judgment. E por falar em Yakuza, o trailer revela que o protagonista desta história se chama Ryoma Sakamoto e parece-se bastante com uma versão samurai de Kiryu. O nosso papel será o de ajudar Ryoma numa demanda de vingança que despoletará uma enorme revolução na história do Japão, com o trailer a mostrar alguns dos cenários e algumas das animações do combate com katanas e armas de fogo. Este tão aguardado spin-off chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 em fevereiro de 2023.
 

Depois, tivemos mais um trailer para Hogwarts Legacy (Avalanche), trailer esse completamente dedicado à missão exclusiva das versões PlayStation do jogo. O trailer apresenta-nos Madam Mason, a dona de um negócio na vila de Hogsmeade que pretende vender a sua loja por estar aparentemente assombrada. Foram revelados mais alguns momentos de exploração e de combate, sem serem adiantados quaisquer detalhes adicionais sobre as mecânicas de jogo ou sobre o enredo deste RPG de ação que chegará à PS4 e à PS5 no dia 10 de fevereiro de 2023.
 
Foi posteriormente anunciado um novo jogo chamado Pacific Drive (Ironwood Studio). Trata-se de um jogo de condução e sobrevivência com vários elementos de terror, no qual teremos de conduzir o nosso carro ao longo de uma área abandonada há décadas e recheada de perigos misteriosos e implacáveis. O trailer sugere que a jogabilidade variará entre momentos mais calmos de exploração e recolha de recursos e tensas fugas pela sobrevivência quando a ameaça começa a pairar sobre nós. É uma premissa algo intrigante e diferente do que estamos habituados a ver nestes géneros, e que chegará à PlayStation 5 em 2023.
 
Depois, tivemos uma breve apresentação do programa de recompensas PlayStation Stars. Nesta, Grace Chen, vice-presidente de marketing global da PlayStation, revelou alguns dos colecionáveis digitais que os participantes neste programa poderão adquirir e exibir nos seus perfis da PSN – entre os quais modelos tridimensionais de Ape Escape ou de hardware como a PlayStation 3 original. Este programa será lançado em algumas regiões da Ásia ainda em setembro deste ano, e a chegada do mesmo à Europa e à América seguir-se-á em breve.
 
O jogo que se seguiu foi Synduality (Bandai Namco), um jogo de ação e de disparos na terceira pessoa, passado num mundo pós-apocalíptico dizimado por uma misteriosa chuva venenosa. O nosso papel será juntarmo-nos a um robô armado e explorar a superfície do mundo em busca de recursos preciosos e procurar reconquistar território perdido para criaturas implacáveis. O jogo parece variar de ritmo entre exploração mais exaustiva e minuciosa, e combate de disparos mais acelerado e com elementos de bullet hell. Synduality chegará à PlayStation 5 no decorrer do ano de 2023.
 

De seguida, tivemos um trailer para Stellar Blade (Shift Up), um exclusivo de consola da PlayStation 5 previamente conhecido como Project EVE. No papel de Eve, teremos de atravessar um mundo onde a humanidade foi devastadoramente derrotada, e enfrentar criaturas monstruosas, implacáveis e grotescas de modo a salvar o que resta da vida na Terra. Algumas das demonstrações de jogabilidade sugerem que estaremos perante um título cujo combate mistura elementos de souls-like e de confrontos mais frenéticos como os que encontramos nos jogos NieR. O intrigante Stellar Blade chegará exclusivamente à PlayStation 5 durante 2023.
 
Recebemos depois um trailer de outro exclusivo de consola da PlayStation 5, Rise of the Ronin (Team Ninja), um jogo de ação passado no Japão do século XIV. A história colocar-nos-á na pele de um Ronin, um guerreiro que não responde perante qualquer mestre ou amo, e teremos de desempenhar o nosso papel um conflito que originará o nascer de uma nova era no Japão. O trailer sugere que esta será uma aventura passada num mundo aberto, mostrando que teremos ao nosso dispor um planador quando estivermos a explorar o mundo, e evidenciando um sistema de combate agressivo, preciso e veloz. Rise of the Ronin chegará exclusivamente à PS5 durante o ano de 2024.
 
Para terminar em beleza, tivemos um novo olhar sobre o tão aguardado God of War: Ragnarök (Santa Monica Studio). Após a breve apresentação da edição limitada de um DualSense com decorações alusivas ao jogo, fomos brindados com um trailer que foi um misto de sequências cinemáticas e de vislumbres de jogabilidade. Este revela um pouco mais da história, indicando que Tyr se juntará a Kratos e Atreus para enfrentar o fim do mundo tal como este é descrito na mitologia nórdica, e mostra vários dos novos cenários que poderemos explorar, bem como uma série de novos inimigos nunca antes vistos. Quanto ao combate, parece reter todo o impacto e a agressividade do jogo que antecedeu este título, sobretudo contra algumas das entidades mais ferozes desta mitologia. O trailer termina com uma curta olhadela ao que será o tão esperado confronto com Thor, que certamente serve para nos aguçar o apetite. Apetite esse que apenas poderá ser saciado no dia 9 de novembro deste ano, quando God of War: Ragnarök chegar à PlayStation 4 e PlayStation 5.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades da State of Play Set. 2022 Todas as Novidades da State of Play Set. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on setembro 14, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.