[Análise] Nier Replicant ver.1.22474487139 [PS4]


Existem títulos que permanecem na memória dos jogadores por longos anos. Alguns até mesmo para sempre. Nier Automata foi um jogo que, na altura do seu lançamento, a vasta maioria dos jogadores não contava com o impacto que iria ter. Contudo, Nier Automata, é uma sequela de Nier, um título que contava já com muitos dos elementos que tornara Automata único e memorável. Por este motivo o lançamento do remaster deste título foi recebido com bastante expectativa.

Lançado originalmente em 2010 para as plataformas da Sony e Microsoft, Nier vê agora novamente a luz do dia com uma versão remasterizada para a Playstation 4, intitulada “Nier Replicant ver.1.22474487139”. Contando com uma reformulação profunda dos gráficos, jogabilidade mais refinada e novos elementos de história, estamos perante um trabalho obrigatório para quem jogou Automata e essencial para a comunidade em geral.

(De notar que esta análise corresponde à versão PS4 do jogo, experienciada numa PS5 através da retrocompatibilidade. Futuras versões PS5 nativas ou experiências de jogo na PS4 ou PS4 Pro poderão diferir um pouco, sobretudo no que toca a aspetos técnicos.)




Efectivamente o termo “Remasterizado” é utilizado com ampla liberdade, pois a sensação transmitida é de ser um remake de raiz, cujo produto final somente revela a sua origem por alguns dos pontos negativos associados a problemas típicos do inicio da geração da Playstation 3 e Xbox360. Nomeadamente, a quantidade de ecrãs de carregamento é enorme, retirando uma boa quantidade da imersão que o jogo tão eximiamente consegue providenciar. De igual modo, no que se refere aos gráficos, denota-se uma simplicidade típica dos jogos dessa altura, com áreas de grandes dimensões, somente com alguns escassos elementos a aprestar a sua identidade. Um desvanecimento gráfico excessivo em certos ecrãs também se encontra presente como forma de ocultar algumas falhas de modelação em certas áreas mais fracas visualmente.

Mas desengane-se quem pensar que Nier Replicant tem gráficos pobres! Como mencionamos, todo o grafismo foi refinado e na sua globalidade é uma experiência que não deve nada aos títulos actuais. A forma de como os cenários, em tons de cinza, se combinam com os momentos de cor durante as lutas é extraordinária. Também a caracterização do mundo existente é profunda, cativante e bastante envolvente. Por fim, os modelos das reconhecidas personagens, foram completamente trabalhados e apresentam um detalhe significativamente superior ao original.




De facto, as personagens são, em parceria com o enredo e a banda sonora, um dos três pilares que tornam este título tão único. A sua caracterização é profunda, memorável e facilmente associável ao próprio jogador. Neste título em particular, os fãs mais puristas sabem que existiam duas versões do jogo original, cada uma com um protagonista diferente. Na lançada na Europa, denominada de Nier Gestalt, assumíamos o controlo do pai de Yonah. Já a distribuída no Japão, com o nome de Nier Replicant, dava-nos a possibilidade de controlar o seu irmão mais velho da pequena rapariga. Como podem assumir, Nier Replicant ver.1.22474487139, é um remaster da versão Japonesa, onde assumimos sempre o controlo do irmão mais velho, na sua demanda de cuidar e salvar a sua irmã. Ainda assim, para os mais saudosos, terão a oportunidade de controlar a personagem original, pois o DLC lançado anteriormente está incluído e incorporado na história como um diário da mãe do protagonista. 




A premissa da história é intrigante e fortemente cativante desde os primeiros instantes do jogo. Mas é o seu enredo que faz o jogador ficar colado durante as várias horas de jogo. Muito à semelhança do que experimentamos em Automata, aqui também teremos de jogar o título diversas vezes para conseguir entender toda a sua história. Desengane-se quem pensar que estamos perante um processo aborrecido ou para encher com conteúdo desnecessário e repetido. Não, em Nier Replicant teremos de passar o jogo 5 vezes para conseguir ver todo o conteúdo e história disponível, mas cada corrida é diferente da anterior, providenciando novas perspectivas, cenas e mesmo entendimento das personagens que inicialmente julgávamos conhecer. Neste jogo, nem tudo aparenta o que é, e a sensação de existir algo errado está presente desde os primeiros momentos… apesar dos esforços do nosso protagonista! É a introdução continua de novos elementos que irá capturar o jogador ao logo do tempo e que recomendamos vivamente que cada um o faça. Consideramos, inclusive que é o que o distingue de um jogo bom, para um genial e isso vale definitivamente o esforço extra. 

Se por ventura acham que, ainda assim, não se justifica o empenho, deixamos a dica que em Nier Replicant, somos presenteados com um 5º final extra que introduz novos elementos, novas histórias e personagens essenciais ao enredo e que é exclusivo a esta edição. Sem querer levantar o veu, acreditem que não se vão arrepender! Salientamos ainda que cada corrida é, em média, mais curta que a anterior, pois não teremos de jogar o jogo todo. Para referência, para visualizar os 5 finais, podem contar com um total de 50 horas se escolherem fazer a vasta maioria das sidequests.




A história em si segue as aventuras de uma personagem nomeada por nós, o irmão mais velho de Yonah, uma rapariga afectada por uma doença incurável. Com o evoluir da história iremos descobrir que existe a possibilidade de uma cura, mas um evento dramático leva o nosso protagonista a ter de lidar com uma situação muito mais problemática. Portanto o jogo encontra-se dividido em duas grandes partes e não podemos deixar de chamar à atenção que para obter os 5 finais é essencial que na primeira fase consigam adquirir todas as armas disponíveis, pois essa é uma condição obrigatória para obter os finais mais avançados.

Conforme mencionamos, para além das personagens e enredo, também a banda sonora é um dos pilares que torna este título tão singular. Muito à semelhança do que existe em Automata, a banda sonora é algo envolvente, memorável e verdadeiramente épica. Um elemento que consegue elevar a novos patamares a experiência apresentada. A sua interligação com o enredo, setting e eventos do jogo é tão bem concretizada que por vezes deixa-nos completamente absorvidos e alheios ao que acontece à nossa volta. Verdadeiramente uma obra digna de registo e elogio.




Por fim resta-nos mencionar as mecânicas de jogo e jogabilidade dos combates em si. Em Nier Replicant, as mecânicas de combate foram bastante refinadas (ou mesmo reformuladas), resolvendo um dos grandes problemas do original. Agora estamos perante uma jogabilidade intuitiva, fácil de interiorizar e que permite rapidamente concretizar as acções pretendidas. Com o evoluir da história o nosso protagonista irá reunir diversos tipos de armas e magias, dando a possibilidade ao jogador de escolher um estilo que mais se ajuste a si. Estas, ao serem embutidas com palavras mágicas que apanhamos por derrotar inimigos, verão as suas características aumentadas ou fornecerão diversos boosts à nossa personagem. Tudo bastante simples e intuitivo, onde o jogo tem inclusive um sistema de atribuição automática das ditas palavras com vista a optimizar a prestação do jogador.

Contudo, em Nier Replicant, não existe somente o modo RPG de acção. De facto, existem zonas que misturam os elementos de RPG com plataformas, shooters ou aventuras de texto. Sim, é um jogo peculiar, que através de uma utilização inteligente de movimentação de camaras e vertentes de enredo, consegue fornecer ao jogador diversas experiencias diversificadas. Exemplificando, em certas áreas, a camara fica fixa-se numa perspectiva e o jogador assume o controlo como que se de um jogo de plataformas se tratasse. Em certas alturas da história, onde temos de divagar nos sonhos ou memórias de personagens do jogo, seguimos o enredo como que uma aventura de texto se tratasse e onde temos grandes quantidades de leitura pela frente. Confessamente é uma vertente que poderão não agradar a todos, mas ainda assim consideramos tratar-se de uma saudável variação em alteração de pacing.





Conclusão
Nier Replicant ver.1.22474487139, enquanto remaster de um título de 2010, apresenta visuais, história e personagens do melhor que existe na actualidade. Verdadeiramente, um título que consegue entregar ao jogador uma experiencia profunda e memorável.

Contando com uma banda sonora de excelência, um refrescante e refinado gameplay, e todo um novo final que apresenta uma quantidade generosa de conteúdo novo e aprofundado ao lore de Nier, esta é verdadeiramente uma edição obrigatória para qualquer fã da saga.



O Melhor:
  • História, Enredo e Caracterização das Personagens Memorável;
  • Cenários com bom nível de profundidade, dando uma boa interiorização da experiencia;
  • Banda sonora marcante;
  • Jogabilidade reformulada e cativante;

O Pior:
  • Alguns cenários pobres ou com demasiado efeito de desvanecimento;
  • Algumas secções de aventuras de texto bastante extensas.



Pontuação do GameForces – 9,0/10



Título: Nier Replicant ver.1.22474487139
Desenvolvedora: Toylogic
Publicadora:Square Enix
Ano: 2021



Autor da Análise: Carlos Silva









[Análise] Nier Replicant ver.1.22474487139 [PS4] [Análise] Nier Replicant ver.1.22474487139 [PS4] Reviewed by Carlos Silva on maio 15, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.