Análise | RailWays: Train Simulator - Maquinista de Domingo





RailWays: Train Simulator é um simpático e simples jogo de puzzle, que procura apresentar ao jogador uma experiencia agradável e fugaz. Este é um título resultante de uma parceria entre os criadores originais, a Infinity Games, e a Nerd Monkeys que esteve a cargo de preparar esta versão para a Nintendo Switch (o jogo encontra-se originalmente disponível em Android) e de a publicar.

Neste jogo, o objectivo é controlar o percurso de três comboios simultaneamente, enquanto estes dão voltas pelo ecrã, no sentido de conseguir apanhar o maior número de passageiros num intervalo de tempo fixo. Efectivamente é um conceito simples, mas de rápida interiorização, onde a simplicidade das mecânicas de jogo é posta à prova por uma constante evolução das situações e layouts dos mapas.



Fundamentalmente, teremos de controlar as passagens de nível entre os diversos percursos, ponderando sempre evitar a colisão entre comboios ou entre um dos combóis com veículos não controlados pelo jogador (automóveis, camiões, aviões ou mesmo outros comboios). Para isso basta deslizar o dedo entre a máquina do combóio que pretendemos controlar e o seu novo percurso. Adicionalmente é ainda possível parar cada um dos comboios por um período de tempo limitado.

Portanto, tal como afirmamos, é um título que apresenta uma jogabilidade bastante fácil de interiorizar e que procura claramente apresentar sessões mais leves e “descomprometidas” de jogo. Não existe qualquer tipo de enredo e os seus gráficos são bastantes simplicistas (ainda que apresentem uma palete de cores bastante bem formulada).




Efectivamente é uma experiencia sem grandes pretensões e que inicialmente se revela até demasiado acessível. Felizmente, com o evoluir dos níveis, começamos a denotar uma dificuldade que consegue criar um interesse que nos faça desejar jogar mais. Ainda assim, não conseguimos deixar de ficar com a sensação que estamos perante um caso de sentir que “isto poderia ser um jogo muito mais complexo”. Mais níveis, mais variáveis no ecrã para ponderar, eventos mais dinâmicos, maior personalização dos cenários ou comboios, etc.

Esta simplicidade é também verificada nos modos de jogo. Aqui somente estão contemplados dois modos de jogo: “Contra Relógio” e “Pontuação máxima”. Seria interessante ponderar a existência de um criador de pistas que pudéssemos partilhar com a comunidade, ou então jogar em partidas online com dois ou três jogadores (cada um a controlar um comboio).


Outra situação associada à jogabilidade, que também notamos, passa por vezes o jogo não reconhecer o nosso input, principalmente quando somos demasiado rápidos a clicar no ecrã. Foram diversas as vezes que tivemos dois comboios a chocar porque um que tínhamos carregado para parar… não o fez!

Por fim deixamos a nota que este é um jogo extremamente curto, contando com somente 30 níveis, rapidamente chegarão ao final. O facto de não existir forma de prolongar a experiencia, associado a um diminuto valor de rejogabilidade, também revelou-se algo desapontante.




Conclusão
Railways: Train Simulator é um simpático e simplicista jogo de controlo, onde a nossa coordenação mão-olho é posta á prova. A capacidade de lidar com diversas variáveis, com o intuito de levar a cabo a boa conclusão do nível também revelou-se um desafio de superar nos níveis finais. No final ficamos com a sensação de que poderia ter sido algo mais, mas não deixa de ser um engraçado título para experimentarem nas horas mais mortas.



O Melhor:
  • Alguns puzzles interessantes e desafiantes, que requerem concentração e capacidade de análise;
  • Controlos Intuitivos;
  • Palete de cores agradável.

O Pior:
  • Simplicidade dos layouts que se traduz num facilitismo durante a vasta maioria do jogo;
  • Falta de modos de jogo
  • Alguns problemas de reconhecimento de input e ocasionais crashes da consola;



Pontuação do GameForces – 6.5/10


Título: Railways: Train Simulator
Desenvolvedora: Infinity Games
Publicadora: NerdMonkeys
Ano: 2022


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nerd Monkeys.
Análise | RailWays: Train Simulator - Maquinista de Domingo Análise | RailWays: Train Simulator - Maquinista de Domingo Reviewed by Carlos Silva on julho 11, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.