Tudo o Que Foi Mostrado na Xbox + Bethesda Games Showcase 2022


Se há algo que qualquer fã de videojogos adora nesta altura do ano, é uma boa conferência. Saber como corre a produção de um dos nossos jogos mais antecipados, ser surpreendido pelo anúncio de um novo jogo que parece ser mesmo a nossa cara, ou até descobrir toda uma nova produtora independente talentosa a trabalhar arduamente para nos colocar um sorriso na cara… É quase melhor que o Natal, não é? Estas duas semanas têm sido ricas em grandes anúncios, mas chegou a vez da conferência mais aguardada: a da Xbox e Bethesda.

No total, foram mostrados 37 jogos ao longo da cerca de hora e meia que este evento durou. Melhor ainda, foi prometido que todos estes jogos chegarão no decorrer dos próximos 12 meses, respondendo diretamente a todas as acusações que ainda se ouve por aí em alguns cantos das redes sociais de que a consola da gigante americana não tem nada para mostrar. Sem mais demoras, eis o nosso resumo compreensivo de tudo o que foi mostrado e falado neste evento:


O primeiro jogo focado neste evento foi Redfall (Arkane Studio). Recebemos aqui um novo olhar sobre a história e a jogabilidade deste shooter na primeira pessoa recentemente adiado para 2023. No início do trailer, vimos o que parece ser o começo de uma missão a solo, com uma das protagonistas, Layla, a investigar uma igreja infestada de vampiros, antes de ser ajudada por um companheiro. O trailer passou depois para um registo mais cinemático, explicando a história por trás da ilha de Redfall, passando de um local recatado para estar subitamente dominado por criaturas da noite que conseguiram tapar a localidade da luz solar e afastar a água circundante para cortar o acesso ao continente.

Fomos depois apresentados às 4 personagens que poderemos encarnar quando nos aventurarmos em Redfall – Jacob, o sniper, Remi, a engenheira, Devinder, o caçador de criaturas crípticas, e Layla, a que tem poderes telecinéticos. Por fim, recebemos mais um vislumbre de jogabilidade, onde se pôde ver a execução de manobras em equipa, tanto em combate aberto como através de táticas mais furtivas, bem como algumas das opções de personalização dos protagonistas que teremos ao nosso dispor. Redfall chegará à Xbox Series X|S e PC na primeira metade de 2023, ficando disponível no Game Pass no dia de lançamento.

A seguir, as atenções viraram-se para Hollow Knight: Silksong (Team Cherry), a tão aguardada sequela do aclamadíssimo jogo de plataformas e ação metroidvania com mecânicas souls-like. Neste trailer, vemos Hornet a explorar um novo reino infestado de criaturas ferozes e imponentes, combatendo-as através da utilização de armas e habilidades familiares para os fãs do primeiro jogo, apresentando também alguns novos truques, tanto de navegação como de combate. E claro, tudo isto num mundo incrivelmente belo, colorido e detalhado em 2D. Hollow Knight: Silksong não recebeu aqui qualquer data de lançamento, mas ficou confirmado que o jogo ficará disponível no Game Pass no dia em que chegar à Xbox e PC.

Tivemos de seguida um anúncio de um jogo novo - High On Life (Squanch Games). Trata-se de um shooter na primeira pessoa onde assumimos o papel de alguém que tenta travar um cartel que tem usado e traficado a humanidade como droga. Para tal, teremos de nos aliar a uma arma falante e carismática, ajudando-a a resgatar outras armas suas amigas e, pelo caminho, salvar a humanidade. Como seria de esperar da mente de Justin Roiland (criador de Rick and Morty e de Solar Opposites), toda a direção artística deste mundo é brilhantemente bizarra e única, e o argumento não parece ter qualquer problema em ir ao encontro de sentidos de humor absurdistas. Não foi indicado quando é que High On Life chegará à Xbox e PC, sendo apenas anunciado que ficará disponível no Game Pass assim que for lançado.


Depois foi a vez da Riot Games marcar a sua presença, com um representante da aclamada produtora e editora a anunciar que vários jogos da mesma estão a caminho do PC Game Pass. Foi anunciado que os MOBA League of Legends e League of Legends: Wildrift chegarão com todos os Champions desbloqueados à partida. Similarmente, o aclamado shooter na primeira pessoa Valorant chegará também com todos os agentes desbloqueados. Por fim, o jogo de cartas Legends of Runeterra virá para o Game Pass com o “Foundations Set” desbloqueado, enquanto o jogo de estratégia Teamfight Tactics incluirá alguns “Little Legends” desbloqueados. Não foi anunciado quando estes jogos e os respetivos conteúdos chegarão ao Game Pass.

Seguidamente, tivemos A Plague Tale: Requiem (Asobo Studio), a sequela do adorado título de ação e aventura na terceira pessoa que segue a história de Amicia e do seu irmão Hugo. Num trailer cujas imagens foram completamente captadas numa Xbox Series X, vimos Amicia a explorar vários cenários, a manobrar-se cautelosamente à volta das infestações de ratos, a esconder-se de soldados hostis e a usar a sua fisga e várias outras armas para combater inimigos humanos. O trailer demonstrou que a base da jogabilidade se mantém bastante semelhante à do primeiro jogo, dando aos protagonistas mais opções de progressão e navegação e de combate, denotando até que Amicia poderá estar a deixar-se afetar pelos estranhos poderes do irmão e, consequentemente, a adotar uma atitude mais violenta. A Plague Tale: Requiem chega ainda este ano à Xbox e a PC, ficando disponível no Game Pass aquando do seu lançamento.

Depois, tivemos Forza Motorsport (Turn 10 Studios), a próxima entrada da aclamada série de simuladores de corrida automóvel. Um primeiro trailer mais cinemático mostrou novas imagens do jogo, denotando uma qualidade visual bastante acima da média, mesmo nos mais pequenos dos detalhes. Depois, Dan Greenawalt e Chris Esaki, da Turn 10 Studios, apresentaram mais pormenorizadamente algumas das novas características implementadas no novo jogo, destacando o ray-tracing em tempo real nas pistas, sistema de dia e noite dinâmico, novos sistemas de simulação de leis da física e novos sistemas dinâmicos de luz e iluminação. Destacam ainda novos sistemas que afetam a corrida, nomeadamente uma gestão de compostos de pneus e combustível mais profunda e um sistema de danificação dos carros muitíssimo mais detalhado. Prometendo ser o simulador de corridas mais tecnicamente avançado no mercado, Forza Motorsport chegará à Xbox e a PC na primavera de 2023.


De seguida, passámos ao Microsoft Flight Simulator (Asobo Studio), o aclamado simulador de voo mais completo e realista até à data. Como forma de celebração do 40º aniversário deste franchise, o mais antigo nos catálogos da Microsoft, foi aqui anunciado que o jogo irá receber novo conteúdo hoje e em novembro deste ano. Hoje, o jogo receberá uma nave Pelican tal como pode ser encontrada em Halo Infinite. Para novembro, e para a edição do 40º aniversário, o jogo implementará uma parceria com a Smithsonian National Air and Space Museum para trazer mais aviões e helicópteros icónicos ao leque de veículos pilotáveis neste título. Todos estes conteúdos ficarão disponíveis no Xbox Game Pass assim que forem lançados.

Tivemos depois Overwatch 2 (Blizzard Entertainment), que recebeu aqui um novo trailer de apresentação maioritariamente cinemático. Este serviu para ilustrar as várias caras conhecidas que marcarão a sua presença no novo jogo, revelando aqui e ali alguns momentos da jogabilidade caótica que podemos esperar deste hero shooter na primeira pessoa. Foi também apresentada uma nova personagem jogável, The Wastelander, num vídeo de introdução totalmente cinemático. Overwatch 2 chegará à Xbox e a PC em acesso antecipado no dia 4 de outubro de 2022, e será um free-to-play quando o jogo completo for lançado.

Depois chegou a vez de Ara: History Untold (Oxide Games). Trata-se de um jogo de estratégia dos mesmos criadores de Ashes of Singularity, cujo foco parece ser mais focado na história e na evolução da civilização humana, algo semelhante à série Civilization. Não foi adiantada nenhuma data de lançamento deste jogo, ficando apenas claro que Ara: History Untold chegará ao PC Game Pass na mesma altura.


The Elder Scrolls Online: High Isle (Bethesda) foi o jogo que se seguiu. Trata-se de uma nova expansão para o MMORPG baseado no universo Elder Scrolls, que oferecerá aos seus jogadores a possibilidade de explorar uma localidade nunca antes vista – as ilhas do arquipélago Systres -, com o objetivo de confrontar uma ordem sinistra. O primeiro capítulo desta expansão, denominado Legacy of the Bretons, chegará à Xbox no dia 21 de junho.

Nesta mesma onda, seguiu-se Fallout 76: The Pitt (Bethesda), uma nova expansão do infame MMORPG baseado no universo Fallout. Nesta, os jogadores poderão viajar novamente para Pittsburg, que agora se encontra devastada pela radiação e onde se encontram duas fações em guerra, e onde terão de forjar novas alianças, completar novos desafios e recolher novas recompensas. Esta expansão chegará à Xbox e a PC em setembro de 2022.

Depois, recebemos um trailer de mais uma expansão, desta vez para Forza Horizon 5 (Playground Games). Nesta, o aclamado jogo de corridas celebrará uma parceria com a marca Hot Wheels, recebendo diversos veículos e pistas baseados na adorada marca de carrinhos de brincar, podendo os jogadores usufruir destes em corridas intensas e visualmente impressionantes. Esta expansão chegará à Xbox e a PC no dia 19 de julho deste ano.

Seguiu-se um novo trailer para ARK 2 (Studio Wildcard), a sequela do aclamado título de sobrevivência, recolha de recursos e construção de ferramentas e equipamentos jogado na primeira pessoa. Tratou-se de um trailer unicamente cinemático e cujo propósito foi meramente reforçar a narrativa base do jogo – a de que nos encontramos sozinhos e perdidos num mundo onde a humanidade e os dinossauros lutam pela sobrevivência. ARK 2 chegará à Xbox, a PC e ao Xbox Game Pass em 2023, numa data mais específica ainda por anunciar.


A seguir foi a vez de Scorn (Ebb Software) voltar a marcar a sua presença. Este arrepiante e grotesco shooter de terror na primeira pessoa recebeu aqui um novo trailer onde pudemos testemunhar mais dos cenários, inimigos e capacidades absolutamente macabros que poderemos encontrar. Este trailer voltou a não ser particularmente esclarecedor em relação aos acontecimentos e à história deste mundo, mas forneceu finalmente uma data de lançamento: Scorn chegará à Xbox e a PC no dia 21 de outubro deste ano, chegando nesse mesmo dia ao Game Pass.

Depois, tivemos a estreia de Flintlock: The Siege of Dawn (A44 Games), um RPG de ação jogado na perspetiva da terceira pessoa. O trailer apresentou um pouco da história deste mundo, que assenta no facto de deuses terem emergido e causado epidemias e espalhado pestes por todo o mundo. A nossa protagonista Nor e o seu companheiro Enki terão de partir numa perigosa aventura para tentar matar os deuses que lhe têm causado sofrimento, usando, para tal, um misto de armas de fogo, armas de combate corpo a corpo e magia. O trailer mostrou ainda várias instâncias de jogabilidade que sugerem tratar-se de um jogo com um combate estilo souls. Flintlock: The Siege of Dawn chegará à Xbox e PC no início de 2023, altura na qual chegará também ao Game Pass.

A seguir tivemos o anúncio de Minecraft: Legends (Mojang), um novo jogo de estratégia baseado no fenómeno mundial lançado originalmente em 2011. Quando os Piglins invadem o mundo e ameaçam corromper e destruí-lo, teremos de inspirar coragem em vários dos habitantes do nosso mundo e liderá-los em batalhas estratégicas e animadas. Este novo spin-off de Minecraft chegará à Xbox, a PC e a todas as outras plataformas no decorrer de 2023. Chegará também ao Game Pass no dia do seu lançamento.

O foco seguinte foi Lightyear Frontier (Frame Break), um novo jogo de sobrevivência na primeira pessoa. Quando nos despenhamos num planeta desconhecido, teremos de pegar no nosso fato mecânico gigante e utilizar várias das suas ferramentas para recolher recursos, efetuar construções e até começar quintas agrícolas para nos aguentarmos com vida neste novo ambiente. O trailer deu ainda a entender que o mundo onde nos despenhamos está repleto de mistérios que poderemos desvendar à medida que estabelecemos uma vida sustentável e equilibrada com a natureza. Lightyear Frontier chegará à Xbox durante a primavera de 2023, chegando também ao Game Pass no dia do seu lançamento.


Depois tivemos Gunfire Reborn (Dy Games), um hero shooter na primeira pessoa que mistura elementos de progressão roguelite e mecânicas de RPG. Quer a solo quer em cooperação com três outros jogadores, teremos de assumir o papel de uma das coloridas e animadas personagens, cada qual terá o seu leque de habilidades específico, e enfrentar níveis gerado aleatoriamente nos quais a morte significa enfrentar uma experiência quase totalmente nova. O trailer mostrou um mundo bastante colorido e bem animado e evidenciou uma grande quantidade e variedade de armas e habilidades que teremos ao nosso dispor quando Gunfire Reborn chegar à Xbox e ao Game Pass em outubro deste ano.

De seguida tivemos The Last Case of Benedict Fox (Plot Twist). O trailer revelou um jogo de plataformas e ação em 2.5D onde assumiremos o papel de um autoproclamado detetive que tem ligado a si um demónio que o acompanha para todo o lado. O nosso objetivo será explorar as mentes dos recém-falecidos de modo a desvendar pistas a resolver o mistério de uma mansão onde um casal foi assassinado e uma criança desapareceu. Tudo isto enquanto navegamos ambientes sinistros e combatemos criaturas grotescas e violentas. Este jogo chegará à Xbox, a PC e ao Xbox Game Pass na primavera de 2023.

As atenções foram depois viradas para As Dusk Falls (Interior/Night), uma experiência narrativa onde os acontecimentos se vão desenrolando conforma as decisões que forem sendo tomadas. Quer a solo quer num grupo de até 8 jogadores, teremos de assumir o papel de diversas personagens de caráter questionável e viver as suas diversas histórias de traição, sacrifício e resiliência, todas elas ligadas a uma pequena localidade. As Dusk Falls chegará à Xbox, PC e Game Pass já no dia 19 de julho deste ano.

O jogo que se seguiu foi Naraka: Bladepoint (24 Entertainment), um battle royale hack and slash, que nos coloca frente a frente contra outros 59 jogadores, tendo de usar a nossa vasta mobilidade e o nosso variado arsenal de armas brancas e armas de ataque à distância para emergir vitoriosos. A versão Xbox deste jogo incluirá a opção de crossplay, sendo possível enfrentar outros jogadores que estejam a jogar num PC, e apresentará ainda um novo modo de campanha, cujo trailer aqui apresentado não detalhou. Naraka: Bladepoint, juntamente com o seu modo de campanha, chegará à Xbox e ao Xbox Game Pass no dia 23 de junho deste ano.


O jogo abordado de seguida foi Pentiment (Obsidian Entertainment). O trailer mostrou-nos um jogo focado numa narrativa passada na Bavaria do século XVI, onde assumiremos o papel de um artista chamado Andreas. O que foi mostrado sugeriu que vamos acompanhar este artista em viagens e tomar decisões que o vão colocar perante inúmeras situações causadoras de descontentamento social, situações essas que serão importantes para Andreas aprofundar os seus dotes artísticos. Pentiment chegará à Xbox, a PC e ao Xbox Game Pass no mês de novembro deste ano.

A seguir continuámos com a mesma produtora, passando para Grounded (Obsidian Entertainment), o jogo de sobrevivência na primeira pessoa no qual assumimos o papel de uma de várias crianças que se encontram estranhamente reduzidas em tamanho, tendo então de enfrentar várias espécies de insetos hostis. O trailer exibido serviu para anunciar a chegada do jogo completo, depois de vários meses em acesso antecipado. Com o lançamento do jogo completo, poderemos esperar a introdução de mais armas, mais armaduras, novos inimigos para enfrentar e, claro, a conclusão desta interessante história. A versão completa de Grounded chegará à Xbox, a PC e ao Xbox Game Pass já no mês de setembro de 2022.

Depois foi a vez de Ereban: Shadow Legacy (Baby Root Games) marcar a sua presença. Trata-se do jogo de estreia de um pequeno estúdio independente, que nos presenteou aqui com um jogo de plataformas furtivo onde poderemos jogar como Ayana. O trailer sugeriu que a protagonista terá ao seu dispor uma série de habilidades místicas através das quais poderá usar sombras para seu benefício, de modo a escapar ou matar diversos inimigos que se encontram entre ela e a possibilidade de salvar um mundo moralmente comprometido. Este animado e visualmente vibrante jogo chegará à Xbox, a PC e ao Game Pass no decorrer de 2023.

O jogo seguinte foi Diablo IV (Blizzard Entertainment), a próxima e tão aguardada entrada neste franchise de dungeon crawler RPG. O trailer começou por nos apresentar a 5º classe com a qual poderemos enfrentar as hordas demoníacas deste jogo, a Necromancer. Depois de um curto trailer cinemático, fomos brindados com vários vislumbres de jogabilidade, nos quais todas as 5 classes foram exibidas e nos quais foi revelado que este jogo apresentará uma estrutura de mundo aberto, mundo esse que se apresentou aqui incrivelmente detalhado e sombriamente belo. Diablo IV chegará a PC e à Xbox no decorrer de 2023.


A isto seguiu-se um rápido vislumbre da temporada 7 de Sea of Thives (Rare), naquele que foi talvez o trailer mais bem-disposto do evento, e certamente o mais musical. Neste trailer, pudemos ver vários piratas numa taverna a cantar sobre algumas das novidades que poderemos esperar desta nova temporada do fenómeno de ação e aventura multijogador online na primeira pessoa. A temporada 7 incluirá a possibilidade de atribuir o estatuto de capitão de um navio, de personalizar e dar nomes aos navios, gravar loadouts para que seja mais fácil aceder e aplicar os mesmos, e aceder a pontos onde amealhar o dinheiro que recolhemos será mais rápido e fácil. A temporada 7 de Sea of Thieves, aqui denominada “Captians of Adventure” chegará no dia 21 de julho deste ano.

Depois, o próximo jogo foi Ravenlok (Cocucumber), um RPG de ação passado num mundo reimaginado de contos de fadas. Quando uma jovem rapariga vai parar a um reino amaldiçoado por uma rainha malvada, terá de ir ao encontro do seu destino e combater inimigos temíveis para salvar o mundo. O trailer exibiu ambientes riquíssimos no estilo de pixel art em 3D que caracteriza o anterior trabalho desta produtora, bem como alguns momentos de jogabilidade, ilustrando tanto a exploração do mundo como alguns momentos de combate em tempo real. Ravenlok chegará à Xbox e ao Game Pass no decorrer de 2023.

Depois foi a vez de Cocoon (Geometric Interactive), um jogo de plataformas e puzzles em 3D jogado a partir de uma perspetiva isométrica. Este título, produzido por Jeppe Carlsen, o designer principal dos aclamados Limbo e Inside, coloca-nos na pele de uma criatura acabada de sair de um casulo gigante, com o trailer a sugerir que teremos de resolver uma série de puzzles ambientais que nos ajudarão a saltitar entre dimensões. Ainda que não tenha adiantado mais informações concretas, o trailer mostrou um jogo visualmente rico e com puzzles bastante interessantes. Cocoon chegará à Xbox e ao Xbox Game Pass em 2023.


Seguidamente tivemos mais um vislumbre de Wo Long: Fallen Dynasty (Koei Tecmo, Team Ninja), jogo que nos colocará na pele de um soldado sem nome que luta desesperadamente para sobreviver perante forças demoníacas que se estão a espalhar pela China. O trailer foi totalmente cinemático, mas mesmo sem qualquer vislumbre de jogabilidade deu para notar a influência no design de criaturas de Masaaki Yamagiwa e de Fumihiko Yasuda, produtores que trabalharam nos aclamados Bloodborne e Nioh, respetivamente. Wo Long: Fallen Dynasty chegará à Xbox, a PC e ao Xbox Game Pass no início de 2023.

A seguir tivemos um anúncio muito especial: Persona 3 Portable, Persona 4 Golden e Persona 5 Royal (Atlus) estão todos a caminho da Xbox e do Game Pass. Falamos de três dos mais aclamados JRPGs de sempre que até aqui eram completamente exclusivos das consolas da Sony (salvo um lançamento de Persona 4 Golden na Steam). Estes três jogos estão, assim, a caminho tanto da Xbox como de PC, com Persona 5 Royal a chegar primeiro, já no dia 21 de outubro deste ano. Persona 3 Portable e Persona 4 Golden chegarão em datas a anunciar.

Depois, tivemos um convidado surpresa na forma de Hideo Kojima. Neste curto segmento foi anunciado que o lendário produtor e designer dos jogos Metal Gear Solid e, mais recentemente, de Death Stranding, está a colaborar com a Xbox para criar uma experiência única baseada na inovadora tecnologia de cloud que a Xbox e a Microsoft têm em mãos. Nenhum detalhe concreto foi adiantado quer pela Xbox quer por Kojima, com este último a afirmar apenas que é um projeto que demorará tempo a materializar-se.


Para terminar este evento, o foco virou-se para Starfield (Bethesda). Entre demonstrações de jogabilidade e explicações de Todd Howard, ficámos finalmente a saber muito mais sobre o que este RPG em universo aberto terá para oferecer. Pudemos ver a nossa personagem a explorar a superfície de uma lua, confrontando estranhas criaturas, recolhendo materiais e explorando o interior de alguns edifícios. Vimos também algumas instâncias de combate, sobretudo contra piratas que haviam invadido um centro de investigação. O combate consistiu em utilizar várias armas de fogo, como armas automáticas, espingardas ou pistolas de mão, podendo até usar um jetpack para manobras aéreas em espaços abertos, abrindo isso mais um pouco do leque de táticas ao nosso dispor.

Narrativamente falando, o nosso protagonista é convidado a juntar-se a uma organização de exploradores espaciais chamada Constellation, para a qual teremos de cumprir diversas missões principais e secundárias, de modo a resolver um mistério intergaláctico. Foi mostrado também um sistema de personalização bastante profundo e detalhado, no qual poderemos manipular não só o aspeto da nossa personagem, como também o seu background e traços de personalidade. Quanto ao desenvolvimento, termos ao nosso dispor um sistema de níveis e de desbloqueio de habilidades. Essas habilidades poderão ainda ser melhoradas à medida que as vamos usando ao longo do jogo, dando assim uma grande profundidade no que toca à personagem que vamos desenvolvendo ao longo da experiência.

Starfield incluirá ainda bastantes mecânicas de construção, sendo possível utilizar recursos recolhidos para construir armas ou melhorias para as mesmas. Vamos poder também construir edifícios e estruturas que nos ajudem a sobreviver a ambientes hostis dos planetas que visitamos, bem como a gerar energia e recursos. Até as nossas naves espaciais serão completamente personalizáveis, sendo possível construir uma nave completamente de raiz e contratar a nossa própria tripulação. Podemos depois levar a nossa nave para o espaço aberto e voar pelo vazio ou até entrar em lutas contra outras naves. Por fim, foi indicado que Starfield incluirá mais de um milhar de planetas totalmente abertos para explorar como quisermos, dando assim uma ideia da ambição desta experiência. O jogo chegará à Xbox, a PC e ao Game Pass na primeira metade de 2023.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Tudo o Que Foi Mostrado na Xbox + Bethesda Games Showcase 2022 Tudo o Que Foi Mostrado na Xbox + Bethesda Games Showcase 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on junho 13, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.