Análise | WWE2K22 - Depois da Tempestade vem a Bonança

Com toda a sinceridade, surpreende-me que esteja a fazer a análise deste jogo, pois após o horrível WWE2K20 (por muitos considerado o pior jogo do ano e talvez de sempre), ninguém esperava que a 2K voltasse a lançar mais um jogo da franquia. Contudo, e após dois anos de espera, WWE2K22 foi lançado e para surpresa de todos...está bastante bom, com uma melhoria enorme na jogabilidade, nos gráficos e na performance!


WWE2K22 introduz um pouco de novidade em tudo, desde os gráficos, a criação, os modos de jogo disponíveis e até na sua jogabilidade (esta última contando com uma melhoria enorme). Desde WWE2K15 que a jogabilidade pouco ou nada foi alterada, sendo que muitos fãs achavam-na aborrecida, linear e muito pouco intuitiva. Neste novo título o modelo de combate adotado foi um mais orientado para o estilo competitivo e arcade, facilitando o acesso dos jogadores aos combos e mecânicas mais exigentes, algo que ainda não tinha sido introduzido em nenhum outro título. 

Começando pelos combos. Ao contrário dos últimos títulos, agora é possível efetua-los através de uma sequência específica de botões variados entre o X, o quadrado e o círculo (ataques pesados, rápidos e grapple), fazendo esses combos conseguimos atordoar o nosso adversário durante uns segundos. O sistema de grapple também recebeu algumas alterações. Agora já não é possível faze-los tão instantaneamente carregando em apenas um botão, mas sim conjugar o circulo com ambos os botões de ataques rápidos ou pesados. À medida que vamos sofrendo dano e causando dano no nosso inimigo as duas barras que se irão situar debaixo da nossa barra de vida irão encher. Uma delas está dividida em 3. Sempre que enchemos uma das 3 partes dessa barra podemos efetuar uma habilidade específica para cada lutador. Essas habilidades podem variar entre, a nossa personagem levantar-se muito rápido, fugir do ringue, entre outras. Assim que tivermos a 3 partes preenchidas podemos fazer o nosso "Signature move". Se o efetuarmos com sucesso a nossa barra de baixo irá preencher-se automaticamente e podemos efetuar o nosso "Finisher".



A barra de stamina e o contador de reversals desapareceram. Sim, agora a nossa personagem não irá cansar-se como de antes, nem estaremos limitados durante os combates. Para além disso, o sistema de reversals foi completamente alterado. Ao invés da antiga mecânica que consistia em clicar num único botão no momento certo, agora temos de adivinhar o que o nosso adversário irá fazer, sendo que se acertarmos no botão a nossa personagem irá defender-se do ataque. Para além disso também é possível efetuar uma espécie de esquiva, o que nos ajuda a efetuar contra ataques e a desviar de certos ataques. O combate com armas também foi melhorado e para além das novas animações, agora podemos escolher em qualquer tipo de luta qual arma queremos tirar debaixo do ringue, algo que antes só era possível nas lutas de modalidade "Extreme Rules".

Um dos modos mais aclamados da série de jogos da WWE é sem dúvida o modo criação de personagem no qual os jogadores têm uma quantidade quase ilimitada de opções para criar a sua personagem de sonho. Este ano não foi diferente, apresentado um modo de criação de personagem mais completo que nunca. Contudo e infelizmente foram-nos limitadas as opções disponíveis para a criação da entrada para as personagens. Este ano apenas conseguimos escolher uma entrada completa dentro da lista que nos é dada, ao contrário dos últimos anos nos quais nos era possível escolhermos diferentes opções para segmentos diferentes da entrada. Algo que teve de ser alterado devido aos melhoramentos efetuados nas entradas das personagens. No final podemos também colocar uma imagem alternativa da nossa personagem para ficar bonito no menu de escolha de personagem e partilhar online para toda a comunidade conseguir ver, avaliar e quem sabe utilizar a nossa personagem. 



De seguida iremos falar de uma das imagens de marca da série. À semelhança dos outros anos, os jogos da WWE trazem-nos inúmeros modos de jogo. Aqui fica a nossa opinião sobre cada um!


WWE 2K SHOWCASE

Este ano o tão aclamado WWE 2K Showcase foi inspirado na carreira de um dos maiores lutadores do desporto, Rey Mysterio que inclusive narrou a totalidade do modo. Este modo é, sem dúvida alguma,  um dos melhores que alguma vez experimentamos. Não podemos deixar de destacara a qualidade da escolha das lutas, pois foram literalmente escolhidas a dedo as melhores! Realçamos em particular as lutas muito importantes, como a rivalidade que este teve com com a lenda Eddie Guerrero, contra Batista e até mais recentemente contra Seth Rollins e Buddy Murphy (lado-a-lado com o seu filho Dominik Mysterio). As lutas são nos apresentadas por ordem cronológica, mas felizmente não necessitamos de seguir essa ordem para termos uma boa experiência, pois estas são introduzidas com excertos.




Durante as lutas são apresentados objetivos, tais como efetuarmos determinados combos ou causar dano ao nosso adversário. Ao concluir esses objetivos iremos presenciar partes da luta no motor de jogo, seguidos de excertos da luta na vida real, tudo isso sempre com o nosso narrador Rey Mysterio de fundo a explicar as suas estratégias para ganhar os combates ou alguns sentimentos que teve durante o combate. Adicionalmente, no final do combate são desbloqueadas algumas roupas ou personagens que podem ser utilizadas nos diversos modos offline.



Sendo que alguns destes combates são mais antigos, o jogo apresenta também um filtro que faz lembrar as iluminações da altura, o que traz uma atmosfera excelente à luta.  A mistura entre os gráficos melhorados, os filtros que temos durante as lutas e a jogabilidade excelente fez com que toda esta experiência fosse praticamente perfeita. Se as câmaras da altura tivessem melhor qualidade, de certeza que seria muito difícil distinguir entre o que era gameplay e vida real. 

GM MODE

Passados muitos anos e após os fãs tanto insistirem, finalmente a 2K respondeu e trouxe-nos o famoso General Manager mode. Este modo consiste em entrarmos na pele de um dos responsáveis pelos shows e gerirmos assim o programa à nossa vontade... contudo nem tudo foi considerado conforme desejaríamos. Assim que entramos neste modo temos de selecionar um dos 6 possíveis gerentes, sendo que o último pode ser uma personagem criada por nós. Naturalmente, cada um dos gerentes tem a sua especialidade que pode ser usada a nosso favor ao longo do jogo. Posteriormente, temos que selecionar o espetáculo(show) que vamos gerir, o show adversário (assim como quem o irá gerir), quanto tempo irá durar o modo e se queremos efetuar o recrutamento manualmente ou automaticamente. Estas ultimas modalidades são novidades. Após isso iremos então para o Draft com um valor fixo a gastar. 


Assim que tivermos escolhido todos os lutadores (que podemos adquirir), começa o espetáculo e cabe a nós fazer um cativante para os fãs. Contudo, as limitações e a dificuldade deste modo estragaram um bocado da experiência. Apenas temos na nossa posse dois títulos, o principal masculino e feminino e para além disso só podemos fazer lutas 1X1 ou Tag-Team (2X2), sendo que para este último nem sequer temos disponíveis os respetivos títulos. Também é possível mandar os nossos lutadores efetuarem promoções, desafiarem outros lutadores ou fazerem propagandas (sendo que estas podem gerar más avaliações ao nosso show). No final de cada show irá ser feita uma comparação com o espetáculo do nosso rival. Entre shows é possível contratar lutadores a full time ou a contrato, lutadores por um determinado valor, ou melhorar o nosso show pagando por propaganda e melhores pavilhões. Nesta fase também iremos receber emails por parte dos nossos lutadores a exigirem umas lutas em específico e cabe a nós aceitar ou não. 


UNIVERSE MODE

Este é o modo que veio para ficar e mesmo passados 10 anos desde a primeira vez que apareceu num jogo, continua a ser excelente. Este segue os mesmos tramites das iterações anteriores, onde assumimos o controlo da WWE, tendo de gerir os shows, os lutadores, os campeões...ou seja, tudo mesmo! A grande novidade é no novo modo universe singular, no qual podemos escolher um lutador e fazer o nosso percurso pela WWE, algo semelhante ao modo de carreira do FIFA. Cada personagem irá começar no seu rank para um título em específico e os free agents têm a opção de irem para o show que quisermos.


MYRISE

No modo MyRise iremos criar uma personagem ao nosso gosto e percorrer um longo caminho até chegarmos ao topo da WWE, isto em forma de um modo de história no qual podemos fazer diversas escolhas (lado bom ou lado mau) que contemplam grandes diferenças no desenrolar do enredo. Durante algumas lutas são apresentados objetivos, os quais devem ser cumpridos para ganharmos mais experiência para evoluirmos a nossa personagem. A história de uma forma geral está bastante bem escrita e apresenta uma linha bastante boa. Contudo vale salientar um pequeno pormenor que notamos: existem versões alternativas de lutadores que apenas podem ser vistas neste modo. Não sabemos se isto vai ser alterado com um patch no futuro, contudo não é de todo agradável haverem personagens "injogáveis" no jogo.



MyFaction

Por fim o modo MyFaction que seria o modo "Ultimate Team" do WWE2K22, que por sua vez deixou muito a desejar. Primeiramente gostaria de elogiar a 2K por ter dado a possibilidade a todos os jogadores de obterem boas cartas facilmente sem terem de gastar dinheiro em microtransações. O modo MyRise consiste em criarmos duas equipas, uma feminina e uma masculina, com as cartas de lutadores que tivermos. Cada carta dependendo da cor tem um valor e uma raridade, algo semelhante ao que já vimos em títulos semelhantes. Após criarmos a nossa equipa e adicionarmos um manager, são nos dadas três opções: o modo torre, no qual temos de lutar contra diversos lutadores até chegarmos até ao final da torre; o modo "Proving Grounds", que funciona como um modo de história dividido em 5 capítulos e no qual vemos a nossa equipa desde o começo no NXT até aos eventos grandes; o "Faction Mode", que consiste em fazer certas lutas a fim de conquistar cartas de edições limitadas.

Quanto ao modo online, este está aceitável como sempre. Existem sempre jogadores online, os servidores são bons e o novo gameplay funciona bastante bem contra outras pessoas. É recomendado apenas que tenham uma boa ligação à internet pois sem isso o jogo vai ter bastante delay.


Já foi referido, mas vamos voltar a salientar que os gráficos estão lindos e arriscamo-nos a dizer que este é o jogo da WWE mais bonito que alguma vez jogámos. As luzes, os efeitos sonoros, as sombras e pormenores tanto de suor como do sangue estão muito bem trabalhados. As personagens parecem reais e as arenas estão bastante envolventes. Salientamos em particular o famoso Thunderdrome, que foi uma inclusão surpreendente e bastante bem feita, algo que verdadeiramente justifica os parabéns a apresentar à 2K. Obviamente que o jogo tem bugs e por vezes não são poucos, por exemplo muitas vezes vimos as personagens parecer que não tinham ossos nos braços quando as atirávamos contra um canto do ringue. Contudo, fora isso, não houve nenhum bug muito preocupante que impedisse a boa apreciação da experiencia apresentada, muito ao contrário do WWE2K20, reconhecido pela quantidade abismal de problemas e glitches. 

Salientamos, contudo, que muitas das vozes ao longo do modo MyRise, assim como do Rey Mysterio no modo 2K Showcase, pareciam gravadas com um microfone de telemóvel. Ainda assim, relembramos que esses audios foram efetuados pelos lutadores em casa durante todo o confinamento, e certamente fora das condições que um estúdio de gravação professional proporcionam. Por isso ao invés de criticarmos, pelo contrário, escolhemos elogiar o grande trabalho feito por todos.


Conclusão

WWE2K22 não é perfeito, mas é um grande upgrade do que nos foi apresentado à cerca de 3 anos atrás em WWE2K20. Neste título podem contar com uma jogabilidade completamente reformulada e melhorada,  gráficos belíssimos e inúmeros modos de jogo verdadeiramente diferentes entre si. Se formos olhar para trás conseguimos perceber que não existem jogos da WWE perfeitos, todos têm os seus erros e este não é diferente. Por isso mesmo, consideramos que este é (na nossa humilde opinião) o melhor jogo desta série alguma vez feito e recomendamos a todos os fãs de Pro Wrestling e de videojogos no geral a experimentarem.


O melhor:

- Um sistema de combate completamente inovador e moderno;
- Gráficos de deixar-nos de boca aberta com lutadores e arenas extremamente polidos;
- Modo 2K Showcase perfeito;
- O regresso do Modo General Manager...


O Pior:

- ...contudo não alcançou as expectativas;
- Versões alternativas de personagens exclusivas para alguns modos apenas.




Pontuação do GameForces – 8/10

Título: WWE2K22
Desenvolvedora: Visual Concepts
Publicadora: 2K Sports
Ano: 2022

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão física do jogo para a PlayStation 5.

Autor da Análise: Carlos Cabrita
Análise | WWE2K22 - Depois da Tempestade vem a Bonança Análise | WWE2K22 - Depois da Tempestade vem a Bonança Reviewed by Carlos Cabrita on maio 16, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.