OlliOlli World [PC] - Um novo começo da série



Quando pensamos num jogo vocacionado para o skate esperamos algo mais sério, repleto de diversos truques, quedas e muitos momentos de raiva. Nada que um verdadeiro skater não sinta, mas que no fundo não diferencia a experiência em si de tantas outras, tornando-as todas muito idênticas e sem aquela personalidade que esperamos de um jogo. OlliOlli World é, sem dúvida, um dos jogos do género com mais personalidade que alguma vez presenciámos e veio provar que é possível fazer-se um jogo único dentro de um estilo generalizado.

OlliOlli World é o terceiro título de uma série que, até ao lançamento deste, tratavam-se de jogos de plataformas 2D nos quais teríamos de completar diversas fases repletas de objectos para efectuarmos os mais variados truques e, acima de tudo, acabar os níveis com a melhor pontuação possível. Esta última entrada na série destaca-se por introduzir uma lavagem à série, trazendo com ele um ambiente pela primeira vez em 3D (ainda que mantendo a mesma jogabilidade 2D), um mundo colorido e típicas animações que vieram dar personalidade à série. Em sintonia temos uma banda sonora bastante apelativa e repleta de diversas músicas em “playlist”, que podem ser ouvidas e escolhidas a qualquer altura do jogo. Não obstante, salientamos, desde já, que a banda sonora tende a tornar-se bastante repetitiva, uma vez que alguns dos temas parecem estar em efeito “loop”.



A nossa aventura começa com a criação da nossa personagem e é nesse preciso momento que verificamos que os criadores do jogo adoptaram animações e um design mais animado do que nos títulos anteriores. Nesta fase somos presenteados com uma experiência repleta de boa disposição e vida, sem falar das inúmeras opções de personalização que nos apresentam desde o inicio do jogo. Para além da nossa personagem podemos também criar o nosso skate de acordo com o que nos é oferecido no início do jogo. O resto dos materiais de skate e roupas que estão bloqueados de início vão sendo desbloqueados à medida que concluímos os níveis. A nossa personagem encontra-se constantemente acompanhada por 4 amigos, sendo que com o decorrer da aventura irá encontrar diversas outras pessoas, todas estas bastante únicas!

O jogo funciona exactamente da mesma forma que os anteriores, no qual teremos de completar diversas fases dos diversos mundos. Ao todo temos 5 mundos, todos únicos e repletos de níveis tanto principais como secundários que apresentam graus de dificuldade diferentes e com um aumento gradual da mesma à medida que avançamos. Nenhum mundo ou níveis são iguais e nenhum nível, apesar de conterem diversos obstáculos idênticos, é igual ao anterior ou ao seguinte. Para além desses mundos, ainda temos um criador em tempo real de níveis no qual escolhemos a dificuldade, a duração e o mundo… e o jogo cria um nível completamente aleatório para nos aventurarmos! Portanto, uma experiencia onde a variedade é a palavra de ordem e que permite sessões de jogo verdadeiramente cativantes para o jogador.



Os níveis iniciam-se sempre com um diálogo entre as nossas personagens, na qual estas contam alguma história engraçada sobre o local em questão ou sobre as vidas pessoais. Nesta fase, podemos decidir se lemos a história ou se passamos essa parte à frente. Após isso são nos apresentados os diferentes objectivos.

Os níveis principais seguem sempre o mesmo esquema, no qual temos 3 conjuntos de objectivos: os principais, que são sempre terminar o nível e terminar o nível sem usar checkpoint; os exclusivos da missão, ou como eles lhe chamam “Os desafios do Mike”, nos quais teremos de cumprir certos objectivos que nos podem, até, levar a repetir diversas vezes o mesmo nível para serem cumpridos; e os “Heróis Locais”, que são diversas metas de pontuações que nos pedem para ultrapassar.



Salientamos que os objectivos denominados “Os desafios do Mike” variam desde evitar certos objectos que se vão atravessando no nosso caminho, a efetuar diversos truques até uma certa parte do nível. Não podemos deixar de salientar que estes podem-se tornar um bocado repetitivos, mas para quem gosta de desafios, é sem dúvida algo obrigatório. Já nos objectivos “Herois Locais”, as metas propostas vão se tornando cada vez mais elevadas à medida que progredimos na aventura elevando a fasquia até pontuações bastante elevadas.

Tanto os “Heróis Locais” como “Os “Desafios do Mike” sempre que concluídos na sua totalidade oferecem-nos roupas ou material de skate que podem ser equipados no menu principal.



Ainda sobre os objectivos, muitas vezes vai-nos ser pedido para encontrar uma certa personagem ao longo do nível. Ao conseguirmos tal feito, é desbloqueado um nível secundário com essa mesma personagem que cumprimentámos. Estes níveis são bastante variados e diferentes dos principais, podendo variar desde efectuarmos uma determinada quantidade de pontos dentro de um espaço de tempo, até fazermos uma corrida contra um urso que se encontra numa bóia num rio!

Ao contrário de muitos outros jogos, Olli Olli World obriga os jogadores a utilizarem um comando, mesmo quando jogado no PC. Este aspecto reflecte a natureza do controlo das personagens, baseado em apenas 4 botões de acção. Exemplificando, o X/A usaremos para “puxar” (movimento que fazemos para aumentar a velocidade em cima do skate), o triângulo ou Y serve para renascermos no checkpoint mais próximo sempre que perdemos ou necessitarmos de recomeçar o nível, já os dois manípulos analógicos servem para efectuar os diversos truques disponíveis. No que se refere a estes últimos, o jogo oferece uma grande variedade e de uma forma geral bastante simples e acessíveis de serem concretizados. Talvez com um ou outro que nos obriga a combinar mais de dois botões, mas nada demais. No fundo uma experiência que objectiva a gratificação do jogador versus uma dificuldade exagerada.





Conclusão


OlliOlli World transborda de personalidade, tornando-se um título único dentro do género e bastante inovador dentro da própria série. Fugindo assim do normal e básico jogo de skate, traz-nos uma experiência única e repleta de vida, com animações distintas, mundos únicos e bastante bem trabalhados e boa disposição aos montes. Acreditamos que este seja um título que atrairá bastante os fãs, não só da série OlliOlli mas sim também amantes do género plataformas 2D.



O melhor:
  • Uma aventura única e nunca antes experimentada num jogo do género;
  • Uma variedade enorme de níveis e de mundos todos estes diferentes;
  • Diversas opções de personalização da nossa personagem;
  • Uma boa quantidade de truques.




O Pior:
  • Uma banda sonora que apesar de boa, torna-se repetitiva;
  • Objetivos bastante repetitivos.


Nota do GameForces: 9.0/10





Título: OlliOlli World
Desenvolvedora: Roll7
Publicadora: Private Division
Ano: 2022




Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para o PC, através de um código gentilmente cedido pela Best Vision PR.



Autor: Carlos Cabrita





OlliOlli World [PC] - Um novo começo da série OlliOlli World [PC] - Um novo começo da série Reviewed by Carlos Cabrita on fevereiro 07, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.