[Artigo] O stock de hardware em 2021

 


A pandemia dos últimos tempos tem tornado a vida social bastante difícil, e mais que nunca o entretenimento virtual tem sido fundamental na vida das pessoas. Em Portugal, e para evitar o risco de contágio de covid-19, têm sido impostos períodos alargados de confinamento. Os videojogos têm tido um papel importante naquilo que se pode chamar como o nosso novo quotidiano.

Atualmente existe uma nova geração de consolas: a Playstation 5 e a Xbox Series X, como seria de esperar representam, em termos de consolas domésticas, o maior avanço de hardware. Nesta nova geração aquilo que mais se têm falado é sobre a resolução 4k, sem dúvida que o futuro passa por aqui. Com esta geração chegou também a nova tecnologia denominada por “Ray tracing”, certamente quem já teve a possibilidade de a experimentar denota que aproxima mais o virtual da realidade. A aparência dos videojogos tem com o Ray tracing uma melhoria significativa no que toca a iluminação.

No PC estamos também numa nova geração de placas gráficas, a Nvidia já vai na segunda geração de gráficas denominadas por RTX com memória GDDR6, a concorrente Amd continua a tentar alcançar o nível de performance da oferta da Nvidia. No que toca a processadores, a Intel ainda não há muito lançou a sua décima geração denominada Ice Lake, em Abril do ano passado. Já a Amd lançou em Novembro passado os Zen 3. Aqui a concorrência tem sido mais renhida, sendo que agora mais que nunca a preferência está mais dividida e nos últimos anos a Amd tem subido bastante em termos de preferência. Recentemente a Intel já anunciou a sua nova geração de processadores chamada de Rocket Lake, para 2021. Os lançamentos no PC vão de vento em popa, novas placas gráficas e processadores mais potentes estão presentes no mercado. As novas tecnologias como o Ray tracing, entre outras, têm sem duvida recebido apoio de hardware novo e potente, com o claro objetivo de o consumidor ter acesso às mesmas.

Partindo agora desta breve e resumida introdução sobre o estado atual da industria de hardware, a questão que se deve colocar, é que apesar da nova oferta tecnológica, porque de certa forma ela não está disponível ao consumidor? No mercado nacional é bastante difícil ir a uma loja e ver uma PS5 à venda, as pessoas têm dificuldades de aquisição, os stocks são baixos. No caso da Xbox X series também tem havido pouco stock.

Quando se olha para o PC o problema de stocks é também bastante grave, nas lojas nacionais de informática é quase impossível a aquisição de uma placa gráfica. Recentemente a Nvidia lançou a RTX 3060, a RTX 3070, a RTX 3080 e a RTX 3090. A maior procura seria esperada na primeira e decrescendo significativamente até à RTX 3090, trata – se de um mercado mais exigente e dispendioso. Também já foi lançada a RTX 3060 ti, neste caso seria de esperar uma procura imensa, certamente que estará aqui o maior rácio de custo – beneficio. O “drama” é que é quase impossível adquirir uma placa gráfica destas nos locais habituais.

A resposta para esta falta de stock é simples: a pandemia tem claramente afetado a produção de componentes, no caso especifico de chips nota–se claramente que a produção dos mesmos não acompanha as necessidades. Os tempos atuais não estão fáceis, o novo hardware tem sido lançado, mas a escassez de stock além de limitar o acesso à sua aquisição tem também inflacionado os preços. Em 2021 a Nvidia GTX 1060 continua a ser uma das placas gráficas mais utilizadas, e em sites de classificados, além de ser bastante procurada tem o seu valor ainda próximo do custo de lançamento. A série 20 da RTX e a nova séria 30 só está ao alcance de muitos poucos, até as antigas GTX 1650 e GTX 1660 são uma miragem nas lojas.

A escassez de stock de placas gráficas podia fazer com que as pessoas que preferem os PC’s se virassem mais para as consolas, mas como já foi referido o panorama também está um pouco complicado na Playstation e na Xbox. O maior problema é a baixa produção de chips, tem também afetado outras industrias como por exemplo a industria automóvel, resta esperar que os efeitos da pandemia desvaneçam e a produção e distribuição voltem ao normal.

No meio disto tudo estamos longe do fim do mundo dos videojogos, melhores dias virão certamente. No caso da Nintendo Switch continua a haver oferta nas lojas e na ultima comunicação da Nintendo, o Direct do passado dia 17, nos próximos tempos vão haver lançamentos interessantes. Mas claramente a pandemia também está a afetar bastante esta industria.

Autor: Vítor Carvalho
[Artigo] O stock de hardware em 2021 [Artigo] O stock de hardware em 2021 Reviewed by Vítor Carvalho on março 01, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.