[Análise] Unrailed! [NSW]

 


Existem algumas expressões sobre as quais podemos identificar ou descrever este engraçado, divertido, interactivo indie. Muito possivelmente, acreditamos que a melhor que lhe assenta é a sensação de estarmos perante um valente e arrojado jogo para telemóvel. Desenvolvido pela Indoor Astronaut e publicado pela Daedalic Entertainment, Unrailed! é uma mistura de jogo do estilo gráfico de Minecraft com um feeling bastante parecido a um jogo de telemóvel.

Após alguns minuto de jogo conseguimos desenvolver uma sensação de estarmos perante um divertido e arrojado jogo de puzzles em que nos é atribuido um personagem semi-aleatório. Apresentando um pouco similar ao conhecido crossy roads, para telemovel, com o qual deveremos recolher materiais como madeira, pedra ou inclusive ferro, deveremos utilizar estes para fabricarmos carris, sobre os quais o nosso comboio irá avançar.

Falando em termos de jogabilidade não podermos deixar de mencionar os diferentes tipos de modos, dos quais podemos destacar o Endless (que pode ser considerado o "modo história") pois é neste que vamos desbloquear os diferentes vagões e habilidades disponíveis no leque deste jogo. Destaca-se nos modos disponíveis, também o co-op, no qual podemos juntar a outros jogadores para podermos avançar pelos níveis do jogo, numa vertente cooperativa. Especificando um pouco mais as possibilidades existentes, temos ainda a hipótese de jogar estes modos tanto offline como online (onde poderemos jogar com outros jogadores no modo co-op).



Prosseguindo agora relativamente aos temas associados à banda sonora, gráficos e controlos. Pegando pelo primeiro tema, a banda sonora relembra os jogos clássicos de 8 ou 16 bits revelando-se cativante e bastante animada, ena qual todos os sons do próprio comboio são bastante engraçados e dando um saudável ritmo de progressão ao longo das horas de jogo.

Em termos de gráficos, para além do que fica já evidentemente à vista, todo grafismo em estilo de pixel e as cores vibrantes. Essencialmente, acreditamos revelar-se que o conceito e ideia que os desenvolvedores objectivaram foi bem conseguido e conseguido. O resultado é um jogo que não é apenas criativo em termos de jogabilidade e conceito, mas que também torna-se bastante apelativo em termos de visual.

Relativamente às mecânicas de controlo, estas são bastante simples sendo que necessitamos apenas de 2 ou 3 botões (fora os direccionais) para podermos realizar as acções disponíveis nos diferentes cenários de jogo.


Voltando ao tema da jogabilidade, como indicado anteriormente, conforme formos avançando no modo endless e por sua vez no próprio jogo iremos poder realizar alguns updates ás carruagens do nosso comboio. Será inclusive possível adquirir novas carruagens, sendo que o próprio jogo nos irá entregando estas novas unidades para podermos realizar upgrades e que nos vão facilitando a nossa viagem pelo modo do jogo.

Quando indicamos no inicio desta analise que este jogo caracteriza-se como sendo um valente e arrojado jogo para telemóvel, não o indicamos no sentido pejorativo. Pretendemos sim, de certa forma, enaltecer a sua fantástica simplicidade e ao mesmo tempo complexidade de até o próprio caos que podem ser os níveis desta experiência tornar-se divertido.



Falado ainda numa ultima mecânica encontrada neste jogo, e sobre a qual em particular adoramos o conceito: é disponibilizado um pequeno leque de emojis com os quais poderemos de certa forma comunicar com os outros jogadores estando em modo co-op ou simplesmente utilizar quando nos apetecer durante o modo endless em single player.



Conclusão:

Em termos gerais a Indoor Astronaut, conseguiu aliar um excelente grafismo e banda sonora (dentro do seu estilo próprio) com uma divertida e arrojada mecânica de jogabilidade. Sendo que nestes termos apenas temos a dizer que adorariamos ver o que o futuro reserva para este jogo e próximos que possam existir deste mesmo género. Ficaremos para ver o que futuros títulos nos podem trazer. 


O Melhor: 
  • Gráfico e banda sonora arrojados;
  • Mecânicas de jogabilidade bem pensadas e construídas;
  • Modo de jogo bastante bem construído e didáctico;
O Pior: 
  • Repetitividade dos níveis;
  • Ao fim de algumas horas pode tornar-se aborrecido jogar sozinho;


Pontuação do GameForces – 7.5/10 



Título: Unrailed!
Desenvolvedora: Indoor Astronaut
Publicadora: Daedalic Entertainment
Ano: 2020

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Daedalic Entertainment


Autor da Análise: Bruno Ferreira


[Análise] Unrailed! [NSW] [Análise] Unrailed! [NSW] Reviewed by Bruno Ferreira on outubro 05, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.