[Anállise] Deliver us the Moon [PS4]




Os títulos narrativos denominados de Walking Simulators na gíria dos vídeo jogos, são uma experiência de nicho com premissas interessantes, mas que por um lado poderão não agradar a todos. Fundamentalmente os jogadores são submetidos a uma aventura onde a personagem ao navegar pelos cenários, explorando e solucionando puzzles vai desenrolado o fio da história. Deliver us the moon segue a mesma premissa de muito outros do género, como por exemplo “Gone Home” ou “Everybody’s gone to the Rapture”, conseguindo contudo introduzir elementos diferenciadores que conseguem cativar o jogador quase que instantaneamente. 

Assentando num estilo de Thriller cientifico, o enredo decorre num futuro apocalíptico onde os recursos energéticos da Terra, após gerações de abuso, finalmente esgotaram, tendo a humanidade encontrado na lua o seu futuro e salvação. Durante anos o governo colonizou o satélite da Terra, criando uma operação de produção de energia e realizando transmições periódicas por microondas desta energia de volta para a Terra. Contudo a partir de certo dia, todo o contacto com o posto lunar é perdido, assim como a cessação da tão importante energia. 



A aventura segue a demanda de um astronauta, na sua procura em solucionar o motivo pelo qual a estação deixou de emitir energia e activar novamente a sua operação, numa missão de verdadeiramente tudo ou nada para a humanidade. A aventura encontra-se dividida em três fases, onde inicialmente o jogador procurará conseguir sair do planeta e completar com sucesso o lançamento do último foguetão disponível. Naturalmente as dificuldades não ficam por ai e muito rapidamente a nossa personagem se encontrará a lutar pela vida na estação espacial, para por fim conseguir à lua. Já na lua terá de superar o desafio de descobrir o que sucedeu ao colonos, assim como activar de novo o funcionamento da estação. 

Como típico neste tipo de experiências, as surpresas vão sendo diversas. A história vai sendo contada através de vários diários holográficos que os robôs de suportes dos colonos possuíam. Alias, o jogo faz um óptimo trabalho em caracterizar as personagens existentes, inclusive estes pequenos assistentes. Não somente são elementos da narrativa, como também essenciais para a jogabilidade e necessidade em resolver diversos puzzles. Efectivamente, a relação entre a nossa personagem e o pequeno robô é uma das melhores características desta experiência. 



Outro aspecto pelo qual este título prima é o acabamento gráfico e a banda sonora. Num jogo onde a experiencia assenta primordialmente na forma como a história é apresentada ao jogador, a qualidade gráfica dos cenários, efeitos sonoros e música ambiente funcionam todos em conjunto, como que um pacote perfeitamente harmonizado. Quer seja em momentos de contemplação dos cenários lunares com relaxantes melodias de fundo, ou nas sequencias mais dinâmicas onde existe um ritmo e pressão maior sobre o jogador, todas as envolvências estão bastante bem conseguidas. Não serão certamente os melhor gráficos existentes na consola, mas apresentam uma qualidade suficiente para facilitar a interiorização da experiência proposta. 



O facto da história colocar-nos na posição de um astronauta também abre portas a uma jogabilidade mais diferenciada (perante títulos do mesmo género). Diversas mecânicas de navegação em gravidade zero que verdadeiramente podem confundir ou enjoar alguns estão presentes. De igual modo a operação de veículos e diversos equipamentos cria secções que ajudam a variar a jogabilidade e manter o interesse do jogador ao longo das horas de jogo. 

Na totalidade o título demora cerca de 6 horas a correr a experiencia toda até ao final. Ainda que a forma como a história seja introduzida ajude a criar um bom ambiente e cative o jogador, no final existe a sensação de que o build up criado foi mal utilizado e alguns temas ficaram por clarificar melhor. O final é algo satisfatório, mas o destino final dos colonistas fica algo aberto a especulação. 





Conclusão 

Deliver us the moon apresenta uma óptima premissa que ajuda a criar uma experiencia diferenciadora dos jogos do mesmo género. Contando com um grafismo e banda sonora perfeitamente integrados, apresentam uma aventura que facilmente captará a atenção do jogador, facilitando a sua interiorização. Ainda que o final torne-se um pouco anti climático, perante o build up criado, não deixa de ser uma óptima opção para quem aprecie o género. 




O Melhor
  • Graficos e banda sonora bastante bem concebidos;
  • Secções antigravidade e condução de equipamentos;
  • Moonwalking.



O Pior

  • Recta final da história poderia estar melhor elaborada.




Pontuação do GameForces – 8/10 




Título: Deliver us the moon
Desenvolvedora: KeokeN Interactive
Publicadora: Wired Productions
Ano: 2018



Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Playstation 4, através de um código gentilmente cedido pela Wired Productions.


Autor da Análise: Carlos Silva



[Anállise] Deliver us the Moon [PS4] [Anállise] Deliver us the Moon [PS4] Reviewed by Carlos Silva on agosto 10, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.