[Análise] Deadly Premonition 2: A Blessing in Disguise [NSW]


O primeiro Deadly Premonition apresentou-se como uma das experiências mais únicas e interessantes do seu tempo. Apesar de ter sido mal recebido pela crítica e não ter sido um sucesso de vendas, muitos foram os jogadores que ficaram fãs de Francis York Morgan e da sua aventura paranormal, tornando aquele um jogo de culto. Agora, 10 anos depois do original, somos brindados com uma sequela, e Deadly Premonition 2: A Blessing in Disguise promete ser mais uma aventura estranha e recheada de charme. Mas será esta realmente uma nova bênção, ou um presságio de algo terrível?


Em Deadly Premonition 2, encontramos dois agentes do FBI a caminho de interrogar o protagonista do final do jogo original, acerca de um misterioso caso passado na cidade fictícia de Le Carré, Louisiana, em 2005. Ao contar os pormenores deste caso, voltamos à pele de Francis York Morgan, que chega a esta pequena cidade rural de férias e a querer aproveitar tudo o que a hospitalidade sulista tem para oferecer. Mas eis que começa a ouvir histórias de um assassínio macabro de uma adolescente, cujo corpo foi encontrado num altar, e York cedo se envolve na procura do assassino. Mas estes acontecimentos estão relacionados com uma investigação maior na qual tem trabalhado, conclusão a que York chega quando encontra vestígios da implacável droga Saint Rouge. Assim, York desvendará uma conspiração com contornos sobrenaturais que apenas ele poderá compreender, sendo o único capaz de levar os criminosos à justiça.

Dois dos pontos fortes do jogo original eram a sua história e as suas personagens, e o mesmo se pode dizer de Deadly Premonition 2. York continua a ser um dos protagonistas mais interessantes, com a sua ingenuidade e boa disposição a contracenarem extremamente bem com algumas das estranhas e exageradas personagens de Le Carré. O argumento equilibra bem assuntos pesados e complexos com momentos de leveza e humor, sendo capaz de gerar situações nonsense hilariantes que certamente retirarão boas gargalhadas de qualquer jogador. Também a história se apresenta como intrigante, com várias personagens interessantes a intrometerem-se na trama em momentos chave e a gerarem dúvidas constantes sobre as circunstâncias e as causas dos crimes. Esta história não chega a atingir a qualidade da do primeiro jogo, sobretudo por ter estabelecido à partida uma família como a principal entidade vilã e ilibado logo uma boa parte das personagens. Mas consegue ainda gerar uma surpresa ou outra, e o acompanhar os acontecimentos dos protagonistas no presente e no passado gera uma dinâmica narrativa interessante o suficiente para se querer ver o desfecho.

Apesar da história ser um ponto positivo, o modo como esta é jogada apresenta-se como o primeiro grande aspeto negativo. Deadly Premonition 2 apresenta-nos uma estrutura baseada em missões. A maioria destas assenta-se em objetivos básicos, como ir a um certo local, recolher evidências, procurar e entregar itens específicos, ou chegar ao fim de um labirinto no “outro mundo”. Para mais, estes objetivos estão geralmente ligados a um limite horário, tendo de ter em conta os períodos nos quais certas personagens ou lojas estão disponíveis. Até aqui não há problema, já que adota a mesma estrutura do primeiro jogo e que as cutscenes entre objetivos voltam a apresentar bastante valor de entretenimento. Mas desta vez, o design à volta desta estrutura apresenta falhas inconcebíveis para um jogo lançado em 2020.


Algumas das missões mais memoráveis ganham esse estatuto pelos piores motivos ao apresentar as piores versões possíveis deste design de missões já algo básico. Por exemplo, uma missão pede que recolhamos uma série de itens para entregar ao padre da cidade, que nos diz serem para criar uma trindade sagrada. Se à primeira vista podemos achar humor num pedido tão ridículo, rapidamente passamos a sentir desprezo. Um dos itens apenas pode ser encontrado numa ou duas das numerosas máquinas de vendas espalhadas pela cidade, obrigando-nos a correr aleatoriamente de um lado para o outro. Depois, outro dos itens apenas está disponível todas as segundas feiras num determinado restaurante, mas como as missões anteriores me consumiram alguns dias no jogo, tive de passar quase uma semana inteira à frente até chegar ao dia e à hora certa para poder progredir. Isto é simplesmente um ritmo narrativo mal desenhado e mal executado, já para não falar de uma filosofia de design muito pouco interessante e arcaica.

Deadly Premonition 2 recupera ainda outras mecânicas do seu antecessor, como as de fome, de sono e de odor corporal. Mas enquanto estas mecânicas passavam extremamente despercebidas no primeiro jogo, ao ponto de as considerar uma peculiaridade sem importância, aqui podem assumir contornos bastante problemáticos. A mecânica de odor corporal salta à memória, e mais uma vez por protagonizar um dos momentos mais irritantes e frustrantes que passei na Nintendo Switch. Se descurarmos o odor corporal de York, começamos a perder dinheiro cada vez que interagimos com um NPC. A solução passa por tomar banho no hotel, mas este encontra-se avariado, com a solução a ser-nos apresentada numa das várias missões secundárias do jogo. Mais uma vez, estamos perante uma missão horrivelmente desenhada que nos obriga a interagir com personagens disponíveis em momentos diferentes do dia para a concluirmos. Para não atingir níveis problemáticos de pobreza, tive de largar completamente a história e dedicar-me a esta missão particular, tendo de voltar a avançar vários dias e a interagir com tantas pessoas que fiquei praticamente sem fundos. São dois dos exemplos mais graves de toda a experiência, que exemplificam explicitamente um design descuidado que pode prejudicar o prazer que há a ser retirado da história e das personagens.


Lamentavelmente, isto também nos esgota a vontade em utilizar o tempo livre entre missões para explorar Le Carré. A pequena cidade está repleta de atividades secundárias e missões opcionais interessantes e que podem ajudar a aprofundar as personalidades da população. Estas atividades não passam de distrações, mas podem levar a momentos bem-humorados e interessantes. Já as missões acabam por apresentar objetivos algo repetitivos, pedindo-nos por vezes para desempenhar tarefas algo desconfortáveis, como alvejar cães vadios. Algo positivo prende-se com o meio de navegação pelo mundo aberto. Desta vez, York utiliza um skate para se deslocar por Le Carré, com as mecânicas associadas a este meio de transporte a serem bastante mais estáveis e satisfatórias do que as verificadas durante a condução do primeiro Deadly Premonition. Esta é uma das alterações a relevar nesta sequela, apresentando-se como uma das poucas melhorias significativas à experiência.

Mais uma vez, a ligação de York ao paranormal e sobrenatural leva a que este seja capaz de entrar numa espécie de mundo paralelo, neste jogo explicitamente apelidado de outro mundo. É neste que York enfrentará inimigos monstruosos e será capaz de ver e analisar acontecimentos passados relevantes para a investigação. Enquanto é interessante ter York a presenciar estes acontecimentos e a perfilar os intervenientes e respetivas motivações, há que apontar que estas secções do jogo são muito pouco distinguíveis umas das outras. Enquanto no primeiro jogo estas retinham o layout e várias características visíveis de locais anteriormente explorados, aqui a decoração dos labirintos é sempre constituída pelas mesmas cores e os mesmos elementos, com o layout a desviar-se bastante do que vimos no “mundo real”. Assim, ficamos com a sensação de que estas secções se apresentam como mais genéricas em Deadly Premonition 2. Sensação essa reforçada pelos inimigos criativos mas pouco variados e pelas batalhas contra bosses repetitivas e pouco estimulantes.


Olhando para as mecânicas de jogo nas situações de confronto, York é capaz de combater graças a uma arma de fogo. Desta vez, os botões atribuídos à mira e ao disparo são mais intuitivos, e York é capaz de se movimentar enquanto aponta a sua arma. Também a mira passa a mexer-se juntamente com a câmara, e não independentemente desta. Nota-se uma clara tentativa de modernizar esta vertente da jogabilidade, mas isto resulta apenas em mecânicas banais e numa perda de unicidade do todo da experiência. Adicionalmente, disparar sobre um inimigo revela-se algo inconsistente, com momentos em que com uma mira perfeitamente alinhada leva, inexplicavelmente, a disparos ao lado. Outro aspeto problemáticos, mas que acaba por tornar tudo menos frustrante, é o facto de os inimigos apresentarem uma inteligência artificial bastante defeituosa, ficando muitas vezes congelados com um disparo acertado ou presos quando nos desviamos de um ataque e este atinge um qualquer objeto.

Ainda assim, a inconsistência de acerto dos disparos torna a inclusão de um sistema de aflições problemática, havendo momentos de enorme frustração. Foram vários os momentos no quais tinha um inimigo mesmo à minha frente, o disparo falhou aleatoriamente e o ataque sofrido levou à paralisação de York. Para tratar esta aflição, teremos de usar um item específico que pode cair de um inimigo derrotado. Mas o melhor é não contarmos muito com isso, já que a queda de itens se revela demasiado aleatória, levando pouco em conta as exigências de cada desafio, outro aspeto do design geral que poderia ter sido melhorado. Compreende-se a intenção de dar outra variedade a estas seções da experiência e de introduzir novos elementos a gerir e ter em conta. E enquanto essa intenção é de louvar, é impossível de a ver como algo de positivo quando nos deparamos com tantos problemas básicos na jogabilidade.

Infelizmente, a todos os problemas mecânicos e de design geral, acrescentam-se uma série de problemas técnicos. Comecemos pela vertente mais gritante: o desempenho. Aberrante é única palavra adequada para descrever o desempenho de Deadly Premonition 2. Dentro de portas já vemos a framerate a cair um pouco quando temos mais de uma mão cheia de personagens ou elementos mais complexos no ecrã. Fora de portas, e sobretudo quando nos deslocamos no skate, o número de fotogramas por segundo atinge valores baixíssimos, por vezes congelando a imagem durante alguns segundos. Também os tempos de carregamento são excessivamente longos, podendo levar minutos a carregar uma nova área. Esta vertente é tão desastrosa que dei por mim a pensar inúmeras vezes que o jogo tinha dado um crash. Adicionalmente, houve uma ocasião em que ao iniciar o jogo e tentar carregar o meu save manual, a imagem não apareceu. O ecrã ficou continuamente preto, e se mexesse York ouvia o som dos seus passos, mas nada aparecia. Aqui, tive de carregar um ponto de gravação automático anterior, levando-me a perder progresso significativo. Não há desculpa possível para tantos e tão grandes problemas de desempenho.


A vertente gráfica de Deadly Premonition 2 foi radicalmente mudada em relação ao seu antecessor. Este jogo apresenta uma nova direção artística que utiliza cores mais vibrantes e vívidas, bem como uma line art que ajuda a relevar as diferentes características das personagens. Esta mudança é bem-vinda, e dá à experiência um aspeto mais vivo e colorido. Infelizmente, volta a ser marcado pela gritante falta de definição gráfica do ambiente e de muitos elementos e por texturas muito pobres. Ao longe, esta direção gráfica dá um aspeto francamente bonito ao jogo, mas quando nos aproximamos de uma personagem ou objeto, quer em secções jogáveis quer em cenas cinemáticas, esta falta de definição torna-se por demais evidente. Há que referir ainda que vários limites entre zonas do mundo aberto são visíveis, dando a sensação de que cada área foi desenhada e criada em separado e que a “colagem” umas com as outras foi descuidada. Nunca é bom quando conseguimos ver as costuras de um mundo aberto, e é precisamente isso que se passa com Le Carré.

Por fim, olhemos para a vertente sonora e musical do jogo. Mesmo reutilizando várias trilhas do antecessor, a generalidade da música continua a ser agradável e a ditar bem o tom de cada cena, não sendo de espantar se se ficar com uma ou outra música presa na cabeça depois de terminar a campanha. No entanto, é de lamentar que a mistura de som seja menos arrojada desta vez, um dos aspetos que tanta personalidade deu ao Deadly Premonition original. No que toca a desempenhos, há que destacar mais uma vez o trabalho de Jeff Kramer no papel do protagonista, e ainda os trabalhos de Cassandra Lee Morris como Patricia Woods, de Mela Lee como Aaliyah Davis e de Ogie Banks como Melvin Woods. No final de contas, este acaba por ser o aspeto técnico do jogo que menos problemas apresenta, mas há pelo menos um que é relevante apontar. Há algumas cutscenes onde algumas falas não são reproduzidas, e que as legendas que surgem no ecrã não são acompanhadas pelo som. Naturalmente que isto causa estranheza e prejudica a já difícil tarefa de imersão na experiência.



Conclusões
Deadly Premonition 2: A Blessing in Disguise afunda-se em demasiados problemas técnicos e mecânicos, ofuscando quase completamente a sua história intrigante e as suas personagens memoráveis. O desempenho do jogo é quase sempre atroz, as mecânicas são básicas e, ainda assim, inconsistentes, e o design de vários aspetos é frustrante. Por baixo de todos os defeitos, há aqui aspetos a aproveitar, mas apenas os ávidos fãs do primeiro jogo e do fantástico protagonista quererão e poderão levar esta experiência até ao fim.



O Melhor:
  • Francis York Morgan continua a ser um excelente protagonista
  • A história é interessante o suficiente para nos motivarmos a ver o seu desfecho
  • A nova direção artística dá ao jogo um aspeto mais vívido, mas…

O Pior:
  • Volta a sofrer de grandes problemas no que à definição gráfica diz respeito
  • É um desastre em todos os aspetos técnicos, sobretudo no desempenho
  • Péssimo design de missões
  • Mecânicas de disparo muito pouco fiáveis



Pontuação do GameForces – 4/10


Título: Deadly Premonition 2: A Blessing in Disguise
Desenvolvedora: Toybox
Publicadora: Rising Star Games
Ano: 2019


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.

Autor da Análise: Filipe Castro Mesquita
[Análise] Deadly Premonition 2: A Blessing in Disguise [NSW] [Análise] Deadly Premonition 2: A Blessing in Disguise [NSW] Reviewed by Filipe Castro Mesquita on agosto 08, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.